Foram encontrados 610 registros para a palavra: No Brasil

Governo formaliza contrato com Fiocruz para produzir no Brasil a vacina de Oxford

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou nesta terça (1º) contrato de transferência de tecnologia com a AstraZeneca para a produção de vacina contra a covid-19 totalmente fabricada no país. O contrato formaliza processo já iniciado de compartilhamento de inovações pela AstraZeneca em consórcio com a Universidade de Oxford com a Fiocruz.

O 1º lote de doses da Oxford/AstraZeneca foi importado. Em seguida, a Fiocruz passou a fazer o envase e finalização do processo a partir do recebimento dos ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs) vindos do exterior, no caso da China...

Na primeira rodada, Cuiabá demite técnico no Brasileirão

Alberto Valentim não é mais o técnico do Cuiabá. Após o empate em 2 a 2 diante do Juventude, neste sábado, em casa, na estreia do Brasileirão, a diretoria comunicou a demissão do comandante.

Foram dez jogos no comando do Cuiabá, sete vitórias e três empates. Apesar de não ter derrotas, Valentim não venceu jogos importantes, como na segunda fase da Copa do Brasil - eliminado nos pênaltis para o 4 de Julho-PI -, e na estreia do Brasileirão...

Mercado editorial encolhe 8,8% na pandemia e livrarias físicas perdem mais espaço

O mercado editorial no Brasil sofreu, em 2020, uma queda de 8,8% em faturamento em relação a 2019. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25) como resultado da Pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, desenvolvida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e a Nielsen Book.

Segundo o relatório anual, em 2020, o faturando na indústria editorial somou R$ 5,2 bilhões contra R$ 5,6 bilhões do ano anterior. O resultado em um ano pandêmico deriva, não só da queda de venda de livros (-18,43%), mas também na produção de novos títulos (-20,54%). A Pesquisa de Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro é uma estimativa que usa dados colhidos a partir de uma amostra das editoras...

Covid-19 mata um jornalista por dia no Brasil

Levantamento que vem sendo realizado pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) mostra que a covid-19 está matando um jornalista por dia no Brasil. Entre janeiro e abril de 2021, a categoria assistiu a perda de 124 colegas para a doença, uma média de 31 por mês, bem acima da média verificada em 2020, que foi de 8,3 óbitos/mês. No total, já são 213 profissionais mortos.

Os números fazem parte do “Dossiê Jornalistas Vitimados pela Covid-19”, documento elaborado pela Federação com a ajuda dos sindicatos de todo o país...

Covid-19: Fabricação de vacina da Fiocruz totalmente no Brasil começa dia 15

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deverá começar a fabricar a vacina da Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) produzido no Brasil no dia 15 de maio. A previsão foi feita pelo vice-presidente da instituição, Mario Moreira, em entrevista coletiva do Ministério da Saúde, em Brasília.

De acordo com o dirigente, a fundação está em condições de produzir e obteve a certificação de boas práticas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas ainda há procedimentos de avaliação a serem realizados, além do processo do registro definitivo do imunizante...

Fiocruz alerta que Covid-19 faz vítimas cada vez mais jovens no Brasil

A pandemia da Covid-19 no Brasil está se espalhando cada vez mais pelas camadas jovens da população. A constatação faz parte do Boletim do Observatório Covid-19, editado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta-feira (7). 

Os dados apresentados nesta edição confirmam o processo de rejuvenescimento da pandemia, com uma clara mudança demográfica: adultos jovens e de meia-idade representam uma parcela cada vez maior dos pacientes em enfermarias e unidades de terapia intensiva (UTI)...

Três informações que mostram impacto positivo da vacinação contra a covid no Brasil

No Brasil, apesar da vacinação contra a covid-19 seguir, conforme citam especialistas, a passos lentos – menos de 16% da população já recebeu a primeira dose e quase 8% já está totalmente imunizada, até o momento -, impactos positivos já podem ser notados. O país, que enfrenta problemas em sua campanha de imunização, principalmente em virtude da escassez de vacinas, vem reduzindo casos de infecção e mortes. Confira abaixo três boas notícias da vacinação no Brasil:

Idosos – caiu pela metade a proporção de mortes de idosos com 80 anos ou mais no Brasil após o início da vacinação contra a covid-19. Estudo recente realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, mostra que a taxa de mortalidade era de 25% a 30% em 2020 e passou para 13% no fim de abril. Quando a vacinação começou, em janeiro deste ano, o percentual era de 28%...

Pode faltar ovo no Brasil em razão da alta no preço dos insumos, alerta produtor

Além da alto preço das carnes, o ovo, principal alternativa do consumidor, pode vir a faltar no mercado. O alerta, em tom de advertência, é de um dos produtores de Minas Gerais.

O estado possui o terceiro maior plantel de aves do país.  Segundo dados do setor, cerca de um milhão e meio de galinhas entram em produção por mês, mas saem cerca de dois milhões e quatrocentas mil, ou seja, a cada 30 dias cerca de 800.000 poedeiras desaparecem do circuito produtivo...

IBGE estima que desempregados no Brasil sejam 14,4 milhões

O número de desempregados no Brasil foi estimado em 14,4 milhões no trimestre encerrado em fevereiro, o maior contingente desde 2012, início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada hoje (30), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado representa alta de 2,9%, ou de mais 400 mil pessoas desocupadas em relação ao trimestre anterior, de setembro a novembro de 2020, quando a desocupação foi calculada em 14 milhões de pessoas...

Artigo - Os desafios de empreender com uma multinacional no Brasil

Por Danilo Tamelini, Co-fundador e Presidente LATAM da BusUp*

Após a crise dos países considerados ricos em 2008, o Brasil tornou-se um dos mercados mais atraentes para investimentos. Mas, nos deparamos com uma pandemia avassaladora e que faria com que os investimentos estrangeiros na economia brasileira caíssem 50,6%, comparados com 2019...

Ministério da Saúde atualiza cenário epidemiológico da pandemia no Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, concedeu entrevista coletiva neste sábado (24) para atualização do cenário epidemiológico da pandemia de covid-19 no Brasil. Ao veículos de comunicação, ele citou que a pasta vem registrando, ao longo dos últimos dias, uma tendência de redução dos diagnósticos de infecção pelo novo coronavírus e, por consequência, uma diminuição na pressão sobre o sistema de saúde do país.

"O que, consequentemente, nos dá uma diminuição da pressão em relação a insumos como, por exemplo, insumos utilizados nos kits de intubação, de oxigênio”, destacou Queiroga. Segundo o ministro, no próximo dia 30, a pasta participa de uma coletiva de imprensa internacional que deve discutir o cenário mundial da pandemia e as medidas adotadas pelo governo brasileiro para conter a disseminação do vírus...

Deputado propõe quebra de patente para acelerar vacinação no Brasil

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) apresentou nesta segunda-feira (5) projeto de lei que estabelece a quebra de patentes de vacinas para a Covid-19. O objetivo principal da medida é acelerar o processo de imunização no país, indo inclusive ao encontro de tese defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) junto ao governo brasileiro.  
 
A proposta inclui dispositivo na Lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da pandemia, incluindo a vacinação. O PL permite ao país a desobrigação do descumprimento do Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (ADPIC). Além das vacinas, o texto inclui insumos, tratamentos e itens relacionados à prevenção e tratamento da Covid-19.
 
Apesar do desenvolvimento de imunizantes em tempo recorde contra o coronavírus, por questões de limitação física de produção e logística a vacinação está ocorrendo numa velocidade muito inferior à necessária para o controle da pandemia, alerta o deputado no projeto de lei. O diretor do Instituto Butantã, Dimas Covas, por exemplo, projeta a vacinação de algo entre 40 milhões e 50 milhões de brasileiros até o meio do ano.
 
Célio Studart ressalta, ainda, que a proposta não tem como fim antagonizar com as grandes indústrias farmacêuticas, que tiveram enorme mérito no desenvolvimento de vacinas eficazes e seguras numa velocidade sem precedentes. “O que de fato se pretende é aumentar a velocidade de vacinação e salvar vidas, num momento em que estão morrendo quase 4 mil brasileiros por dia”, ressalta o deputado. 
 
Na proposição, o parlamentar classifica a pandemia a COVID-19 de “catástrofe”. Dados oficiais do governo brasileiro apontam o registro de quase 13 milhões de casos e 331 mil mortes em território nacional.  
 
Esta não seria a primeira vez que o Brasil quebraria a patente de insumo na área da saúde de grande relevância. Em 2007 foi assinado decreto presidencial relativo à licença de um dos medicamentos do coquetel antiaids. O projeto de lei apresentado por Célio Studart inclusive destaca a remuneração justa em casos de licenças compulsórias, nos termos da Lei 9.729/1996, após a devida arbitragem da remuneração por parte do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). ..

Bahia, primeiro lugar em vacinação no Brasil

Nas redes sociais, o Governador Rui Costa e o Secretário da Saúde Fábio Vilas Boas comemoraram o fato de que a Bahia assumiu a liderança da vacinação contra o coronavírus em todo o Brasil nesta quinta-feira (01).

A Bahia tem 11,15% da sua população já vacinada. “Meu agradecimento a todos os prefeitos e prefeitas da Bahia. Meu agradecimento a todos os profissionais da saúde e de apoio, que trabalharam exaustivamente para a Bahia conquistar o primeiro lugar em vacinação no Brasil. Motivo de orgulho pra todos nós! A guerra é longa e só vamos vencê-la com seriedade, trabalho e a colaboração de todos" expressou Rui Costa...

Covid-19: OMS diz que situação no Brasil é crítica e reforça preocupação

A líder técnica de resposta à covid-19 na Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, disse, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (1º), que a situação no Brasil no âmbito da pandemia do novo coronavírus é crítica.

De acordo com ela, com variante brasileira P.1 (identificada pela primeira vez no estado do Amazonas), que é mais transmissível, o sistema de saúde sobrecarregado pode ficar ainda mais comprometido...

Corrida do governo brasileiro pela mais nova aposta das vacinas nacionais ‘Versamune’ e ‘Butanvac’, potenciais candidatas contra a COVID-19

A vacina Versamune®-CoV-2FC foi anunciada nesta sexta-feira (26), logo após divulgarem que solicitariam à Anvisa a permissão para o início dos testes clínicos da Butanvac, vacina criada pelo Instituto Butantan.

A Versamune foi desenvolvida pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, em parceria com o grupo Farmacore e a PDS Biotechnology Corporation. O fruto deste consórcio rendeu muito assunto na última semana...

Petrolina é a cidade que mais salva vidas do coronavírus no Brasil, revela estudo

Levantamento publicado pela revista Exame, nesta sexta (26), apresenta as cidades brasileiras com menor mortalidade por coronavírus. No topo do estudo está Petrolina como município que mais salva vidas da covid-19. A pesquisa da consultoria Macroplan analisou centenas de cidades com mais de 100 mil habitantes no Brasil. 

Petrolina aparece com um índice de 65,3 mortes por 100 mil moradores. Em seguida, com menor mortalidade estão Taubaté (SP), Ribeirão das Neves (MG), Belford Roxo (RJ) e Ananindeua (PA). A cidade com maior mortalidade por covid-19, de acordo com o estudo, é Manaus (AM). ..

Toyota suspende produção no Brasil

A Toyota do Brasil informa que tomou a decisão, em conjunto com os sindicatos locais, de suspender sua produção a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de março.

A medida tem como objetivo contribuir com a redução de circulação de pessoas no momento mais crítico da pandemia no País, além de atender a antecipação de feriados por parte de autoridades em algumas dessas regiões...

Flávio Leandro lamenta 300 mil mortes pela Covid no Brasil e desabafa: “Não sei o que é mais perigoso, se o vírus ou essa gente”

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira vez. Foram 3.158 mortes pela doença nas últimas 24 horas, totalizando 298.843 óbitos desde o início da pandemia, quase 300 mil vítimas no país.

Diante da morte de quase 300 mil pessoas no país, o poeta Flávio Leandro postou na manhã desta quarta-feira, 24, um texto reflexivo sobre este momento. Flávio lamenta as mortes, mas desabafa contra os nossos governantes. Veja na íntegra abaixo:..

Volkswagen suspenderá produção no Brasil à partir de quarta (24) por agravamento da pandemia

Em um comunicado publicado nesta sexta-feira (19) a Volkswagen anunciou que suspenderá a produção de veículos no Brasil pelo agravamento da pandemia. 

A medida, de acordo com o comunicado, valerá para todas as unidades da empresa no país entre os dias 24 de março e 4 de abril. ..

Mortes por doenças cardiovasculares aumentam até 132% no Brasil durante a pandemia

Além dos óbitos causados diretamente pela doença, a Covid-19 também é apontada como responsável pelo aumento de mortes entre pessoas com doenças cardiovasculares.

Segundo estudo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as mortes por doenças cardiovasculares não especificadas, infartos e AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais) chegaram a aumentar em 132% em Manaus, 126% em Belém, 87% em Fortaleza, 71% em Recife, 38% no Rio de Janeiro e 31% em São Paulo. A pesquisa comparou dados de 2019 e 2020. ..