Foram encontrados 688 registros para a palavra: MEIO AMBIENTE

Meio Ambiente: Poluição agride margens do Rio São Francisco no bairro Angary

Cena de poluição mais uma vez flagrada pela reportagem da redeGN, nas margens do Rio São Francisco, no bairro Angari, local que deveria ser um dos pontos de visitação e exemplo de educação ambiental. O que se assiste nas proximidades da estátua do Nego D'agua é poluição que agride e mata. São garrafas plásticas, embalagens plásticas, vidros, metais, tecidos, materiais de pesca, madeira manufaturada, borrachas, isopor, espumas e papel, entre outras formas de poluição.

Dezenas de pesquisadores alertam que grandiosidade do rio São Francisco sempre despertou no ribeirinho a errônea ideia de que suas águas seriam capazes de absorver tudo o que é descartado em suas águas. Atualmente, o despejo inadequado do resíduo sólido é um dos grandes problemas e mata o Velho Chico. ..

Meio Ambiente foi tema do PGP de Paulo Bomfim realizado neste sábado (29)

O Programa de Governo Participativo (PGP) do pré-candidato à reeleição para Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, realizado na manhã deste sábado (29), trouxe à luz do debate popular o Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Convivência com o Semiárido e Economia Solidária. O público mais uma vez participou da plenária virtual, e colaborou junto com Paulo e seus convidados, trazendo sugestões para os temas abordados durante a live.

O pré-candidato se disse feliz diante da disposição das pessoas em debater um tema tão relevante para as gerações atuais e futuras. “A questão ambiental impacta na vida de todo mundo, por isso todos nós temos a responsabilidade e o dever de tratar desse tema com toda seriedade possível. É assim que a gente vem trabalhando, com o foco na população, melhorando naturalmente o município e assim a gente vai caminhando, fazendo com que a população se sinta cada vez mais representada pela nossa gestão”, comentou Paulo Bomfim...

Vice presidente Mourão diz que Ministro do Meio Ambiente se precipitou e que operações na Amazônia continuam

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles se precipitou ao divulgar juntamente com a equipe uma nota na qual afirmou que o governo ordenou a suspensão das operações de combate às catástrofes ambientais na Amazônia e no Pantanal a partir de segunda-feira.

“O ministro se precipitou, pô. Precipitação do ministro Ricardo Salles. O que é que tá acontecendo? O governo está buscando recursos para poder pagar o auxílio emergencial, é isso que eu estou chegando à conclusão. Então está tirando recursos de todos os ministérios. Cada ministério oferece aquilo que pode oferecer, né? Então o ministro teve uma precipitação aí e não vai ser isso que vai acontecer, não vai ser bloqueado os R$ 60 milhões aí, entre Ibama e ICMBio, que são exatamente do combate ao desmatamento e a queimada ligada à área do ministério”, relatou...

A UNEB, a Univasf e o Ministério Público da Bahia realizam o 2º Concurso de Redação Meio Ambiente e Paz

A UNEB, a Univasf e o Ministério Público da Bahia realizam o 2º Concurso de Redação Meio Ambiente e Paz. A iniciativa é destinada aos estudantes matriculados no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio (1º ao 3º ano) em escolas públicas e privadas situadas nos Núcleos Tecnológicos de Educação de nº 10 (Juazeiro) e nº 21 (Santo Antônio de Jesus), no Estado da Bahia.

Esta edição terá como tema “Meio Ambiente, Paz e o novo coronavírus: o que eu tenho a ver com isso?” e os interessados devem solicitar inscrição até o dia 16 de outubro através do e-mail [email protected]...

MEIO AMBIENTE: Fogo no Pantanal destrói maior refúgio mundial de araras-azuis

No céu sem nuvens tingido de fumaça, dezenas de araras-azuis interrompem o tradicional voo em linha reta para se desviar das chamas que encolhem o seu mundo. Inclemente, o incêndio no Pantanal está devastando a fazenda São Francisco do Perigara, santuário que concentra 15% da população livre da espécie, ameaçada de extinção.

Localizada a 150 km em linha reta de Cuiabá, a propriedade rural, considerada o maior refúgio mundial da arara-azul, já perdeu ao menos 70% dos cerca de 25 mil hectares, quase tudo vegetação nativa. No Pantanal, o fogo neste ano consumiu 1,5 milhão de hectares, ou 10% de sua área. "No período das chuvas, no início do ano, a fazenda não teve a inundação normal, o Pantanal estava seco", afirmou, via WhatsApp, Ana Maria Barretto, sobre a propriedade adquirida pela sua família em 1960. "Esse cenário de seca descomunal, ventos e calor gerou um desastre sem precedentes."..

MEIO AMBIENTE: 'Essa história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira', diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (11) que o Brasil é criticado de maneira injusta e que adota uma política de tolerância zero na área ambiental. Em discurso durante encontro com presidentes da América do Sul para discutir a preservação do meio ambiente, o brasileiro disse que é mentirosa a crítica de que a floresta amazônica "arde em fogo". Segundo ele, a realidade da região é "bem diferente" do que a imprensa brasileira e governos estrangeiros apresentam.

Dados preliminares do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostraram, no entanto, que, de agosto de 2019 a julho de 2020, houve um salto de 34% na destruição florestal em comparação com o mesmo período anterior. "Essa história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira. E nós devemos combater isso com números verdadeiros. É o que estamos fazendo aqui no Brasil", disse...

Guedes: 'Sabemos que temos que reduzir os efeitos no meio ambiente'

Em meio à mudança de postura do governo em relação aos temas ambientais, o ministro da Economia, Paulo Guedes, aproveitou nesta segunda-feira, 13, a participação em evento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para fazer um discurso enfático de compromisso com a preservação da Amazônia.

Após pressões de diversos investidores internacionais, o governo tem tentando mudar a imagem do Brasil em relação à preservação da floresta...

Ex-ministros do Meio Ambiente, inclusive Edson Duarte, pedem à PGR que investigue Ricardo Salles por crimes de responsabilidade

Nove ex-ministros do Meio Ambiente brasileiros pedem, em carta, para que a PGR (Procuradoria-Geral da República) investigue o atual ministro da pasta, Ricardo Salles, por crimes de responsabilidade. Os ex-ministros formalizaram o pedido por meio do Fórum de Ex Ministros do Meio Ambiente do Brasil em Defesa da Democracia & Sustentabilidade.

"Responsáveis durante décadas pela política ambiental desde a redemocratização do país, criamos este Fórum para demonstrar que a polarização e radicalização promovidas pelo governo podem e devem ser respondidas com a união e colaboração entre pessoas de partidos e orientações diferentes fiéis aos valores e princípios da Constituição", diz a carta...

Artigo: Encerrando a Semana que comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente

Encerrando a Semana que comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, quero referir alusivamente esta imagem representando nosso Bioma Caatinga. O Bioma mais ameaçado e que causa muita preocupação por ser único, apenas nosso. Por isso toda responsabilidade em manter vivo, firme e vibrante.

Quanto à medidas governamentais para preservar/recuperar nosso Bioma não se tem muito ainda a comemorar, mas as mudanças de costumes, hábitos e a consciência criada por mais acesso a educação, tem já mesmo de forma tímida,  apresentado alguns resultados.  Trago exemplo reais do nosso dia-a-dia: Quando criança, vivendo na roça, não tive o prazer de conhecer uma Ema, agora já se ver alguns exemplares na caatinga da nossa região...

Deputado Roberto Carlos apresenta Projeto de Lei com a finalidade de contribuir com o meio-ambiente

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, apresentou o Projeto de Lei que pretende garantir a isenção de imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) para veículos automotores equipados unicamente com motor elétrico para propulsão.

Leia a íntegra da matéria AQUI..

Meio Ambiente: Pesquisadores temem explosão de desmatamento em 2020

O desmatamento consumiu 12 mil quilômetros quadrados (km2) de vegetação nativa do Brasil em 2019, num ritmo devastador de quase 1,5 km2 por hora. E o cenário para este ano é ainda mais preocupante, segundo especialistas.

A conclusão inicial vem de um relatório do Projeto MapBiomas, que revisou e consolidou todos os alertas de desmatamento registrados via satélite no País em 2019, em todos os seis grandes biomas nacionais — Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa. ..

Biodiversidade é tema da Semana do Meio Ambiente

Em 2020, a biodiversidade é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, que no Brasil foi instituída a Semana do Meio Ambiente. E, quando se trata deste assunto, o Brasil é o país que exibe a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. Grande parte desta riqueza natural é protegida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

São 334 unidades de conservação federais, distribuídas por todos os biomas. Além de cuidar das áreas de proteção, há toda uma dedicação à conservação e à recuperação das espécies ameaçadas de extinção com pesquisas e planos de ação...

Sobradinho: Secretaria de Educação lança o concurso "O Meio Ambiente que eu quero"

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Educação de Sobradinho lançou nesta sexta-feira-feira (05), o concurso de melhor vídeo sobre o meio ambiente com o tema: "O Meio Ambiente que eu quero após a pandemia do novo coronavírus".

O concurso tem por objetivo despertar nos estudantes da rede municipal de ensino o senso de pertencimento ao Meio Ambiente frente à pandemia da Covid-19, utilizando-se de técnicas acessíveis a todos. A proposta de criação do vídeo abrangerá todas as etapas de ensino do município: Educação Infantil (somente a pré-escola), Fundamental I e Fundamental II...

Semana do Meio Ambiente destaca importância da Caatinga em Juazeiro – BA

Como garantir o legado biológico e cultural da Caatinga para as futuras gerações? Esta foi a questão norteadora da 11ª Semana do Meio Ambiente da Agrovale, encerrada na manhã desta sexta-feira (5), com orientação educativa e distribuição de camisas, material didático, composto orgânico e mudas de espécies nativas do bioma Caatinga.

Durante o evento, que começou na última segunda-feira (1ª), com informes no site e nas redes sociais, o Departamento de Meio Ambiente da empresa evidenciou o tema 'Caminhos para Sustentabilidade na Caatinga' através de uma série de ações...

Semana do Meio Ambiente destaca importância da Caatinga em Juazeiro - BA

Como garantir o legado biológico e cultural da Caatinga para as futuras gerações? Esta foi a questão norteadora da 11ª Semana do Meio Ambiente da Agrovale, encerrada na manhã desta sexta-feira (5), com orientação educativa e distribuição de camisas, material didático, composto orgânico e mudas de espécies nativas do bioma Caatinga. Durante o evento, que começou na última segunda-feira (1ª), com informes no site e nas redes sociais, o Departamento de Meio Ambiente da empresa evidenciou o tema  'Caminhos para Sustentabilidade na Caatinga' através de uma série de ações.

De acordo com a coordenadora, Thaisi Tavares, as discussões giraram em torno de assuntos como a biodiversidade de fauna e flora, consumo humano e devastação das espécies vegetais...

SAAE planta mudas de árvores nativas no Dia Mundial do Meio Ambiente

Obedecendo todas as normas de segurança elaboradas pela Prefeitura de Juazeiro para evitar aglomeração nesse período de pandemia, o Setor de Meio Ambiente do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), elaborou um plantio de mudas de árvores nativas, para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente nessa sexta-feira (05 de junho).

Com uma equipe reduzida, o plantio das espécies Ipê (roxo, amarelo, rosa) e Caraibeira será feito em áreas que a Prefeitura revitalizou, a exemplo das praças dos bairros Expedito Nascimento e Country Clube, além do Parque Lagoa de Calu que também passará por intervenções...

Dia Mundial do Meio Ambiente: data terá live educativa e plantio simbólico no Parque Municipal de Petrolina

Mesmo com o período atípico que estamos passando, a Prefeitura de Petrolina não poderia deixar de comemorar os avanços e as conquistas no setor ambiental no município.

Em celebração ao 'Dia Mundial do Meio Ambiente', a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) está preparando uma programação alusiva nesta quinta (4) e sexta-feira (5). ..

Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, liderança jovem como solução para a defesa do meio ambiente

Hoje comemoramos o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, mas não só agir, é preciso nutrir um pensamento sustentável, de forma que possamos entender a importância desta data e que o Velho Chico é a essência da existência da nossa região. Precisamos conscientizar e desenvolver a capacidade humana e institucional de mitigação das mudanças climáticas, adaptação e redução do impacto da poluição.

A AIESEC no Vale do São Francisco, organização sediada no Campus Juazeiro da UNIVASF, composta por voluntários de diversas universidades, busca desenvolver ações e liderança jovem de forma a garantir que as próximas gerações continuem a luta em defesa do desenvolvimento sustentável...

Rio Salitre receberá investimento de R$ 8,3 milhões para revitalização, Juazeiro é um dos beneficiados

O Rio Salitre, que nasce no município baiano de Morro do Chapéu e deságua no Rio São Francisco, receberá um investimento de R$ 8,3 milhões para revitalização. A verba vai sair de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). 

“Em relação à bacia hidrográfica do Rio Salitre, prevemos ampliar a disponibilidade hídrica, a cobertura florestal, a proteção de nascentes e áreas de recarga, bem como beneficiar comunidades rurais e apoiá-las na produção e beneficiamento de produtos da sociobiodiversidade”, disse João Carlos Oliveira, secretário do Meio Ambiente...

Criamos a Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa em sua defesa para garantir a sua preservação. Sua benção, meu Velho Chico!

Parabéns, meu velho!

Você é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil, considerado rio da integração nacional. É fonte de vida para milhões de ribeirinhos. Aqui na Bahia é onde você percorre o maior trecho. Mesmo castigado, você é mais que um rio. É sagrado!..