Foram encontrados 1090 registros para a palavra: Chuva

Bahia possui 525 pessoas desabrigadas e 69 municípios atingidos pelas chuvas

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta segunda-feira (12), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em regiões do estado. Até a situação presente, são 525 desabrigados, 16.477desalojados e 102.601 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Também foram registrados sete feridos e um óbito. O número total de atingidos chega a 119.611pessoas.  

 Os números correspondem às ocorrências registradas em 69 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 49 estão com decreto de Situação de Emergência, são eles: Aiquara, Alcobaça, Arataca, Baixa Grande, Barro Preto, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Dário Meira, Eunápolis, Fátima, Ibicaraí, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itajuipe, Itambé, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó, Jussari, Lafaiete Coutinho, Medeiros Neto, Nova Itarana,Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, São Félix, Teodoro Sampaio, Ubaitaba, Vereda e Wenceslau Guimarães...

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em mais 148 cidades do País

A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta sexta-feira (9), a situação de emergência em mais 148 cidades brasileiras atingidas por desastres naturais. Desse total, 140 estão na Paraíba e passam por um período de estiagem. Confira a lista completa neste link.

As outras cidades que receberam o reconhecimento federal de situação de emergência são Livramento de Nossa Senhora, Mansidão e Rio do Antônio, na Bahia, que também enfrentam a estiagem, e Caracol, em Mato Grosso do Sul, e Anitápolis, Botuverá, Lajeado Grande e São José, em Santa Catarina, que foram afetadas por chuvas intensas...

9º GBM, SAAE e Defesa Civil definem plano estratégico e preventivo diante da previsão de novas chuvas para Juazeiro e Região

O 9º GBM - Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia em Juazeiro acaba de publicar no grupo de WhatsApp que compartilha com os veículos de comunicação da região a informação de que uma reunião emergencial foi realizada nesta quarta-feira (07) com vistas a traçar estratégias preventivas em função da previsão de novas chuvas para Juazeiro e Norte da Bahia.

Confira a notificação do 9º GBM:..

Após chuvas, Prefeitura de Petrolina reforça limpeza e alerta sobre descarte de lixo irregular

Nos últimos meses do ano, é comum que em Petrolina sejam registradas chuvas, o que traz alívio para população, mas também gera alguns transtornos *quanto ao lixo descartado de forma inadequada pela população.

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA) explica que parte dos pontos de alagamento poderiam ter sido evitados se o descarte tivesse sido feito de forma correta.  ..

Chuvas na Bahia: Governo do Estado atualiza dados em municípios afetados

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta terça-feira (6), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em regiões do estado.

Até o momento, são 552 desabrigados e 13.806 desalojados. O número total de atingidos chega a 78.365 pessoas. A pasta também contabilizou um óbito em decorrência das chuvas intensas.  ..

Impactos da chuva: CNA, FAEPE e FAEB divulgam orientações para produtores do Vale do São Francisco

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) divulgaram, nesta terça (6), uma série de orientações para produtores rurais do Vale do São Francisco impactados pelo excesso de chuvas na região.

Pomares, lavouras e pastagens foram danificadas, o que compromete a colheita e a produção futura nos dois Estados. De acordo com as recomendações do Sistema CNA/Senar, o primeiro passo é a elaboração de um laudo técnico para a comprovação de perdas...

Ações emergenciais promovem liberação de tráfego em rodovias estaduais afetadas pelas chuvas

Dezenove pontos de rodovias baianas afetados pelas chuvas dos últimos dias já tiveram o tráfego restabelecido após serviços emergenciais. As intervenções realizadas pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) também contam com o apoio dos Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura.

Em outra frente, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) segue acompanhando em tempo integral a situação nos municípios afetados...

Excesso de chuva influencia agricultura e geração de energia

Os impactos das chuvas causadas pelo fenômeno La Niña serão sentidos pelos produtores rurais até o final da colheita da safra 2022/23. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a irregularidade de chuvas e oscilações de temperatura devem se manter até o verão de 2023.

De acordo com dados do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as regiões mais afetadas foram a Centro-Oeste sul, Norte e litoral do Nordeste...

Comitê de Crise é instalado para atender vítimas das chuvas na Bahia

Para atender às demandas causadas pelas fortes chuvas, o Comitê de Crise Operação Chuva foi instalado nesta segunda-feira (5), no Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em Salvador, reunindo representantes de diversos órgãos do Estado, com comunicação direta com os 417 municípios baianos.

Também nesta segunda-feira, o secretário da Casa Civil, Carlos Mello, se reuniu com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Adson Marchesine, e com o superintendente de Defesa Civil da Bahia, coronel Miguel Filho, para definir detalhes logísticos...

Órgãos estaduais seguem com ações e monitoramento em municípios afetados pelas chuvas na Bahia, incluindo Juazeiro

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) divulgou os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em algumas regiões do estado.

Até então, são 495 desabrigados e 8.803 desalojados. O número total de atingidos chega a 65.521 pessoas. Não há registro de desaparecidos ou de óbitos...

Chuvas na Bahia: sobe para 16 o número de municípios em situação de emergência

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) divulgou, na tarde deste sábado (3), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em algumas regiões do estado.

Até então, são 495 desabrigados e 8.786 desalojados. O número total de atingidos chega a 65.515 pessoas. Não há registro de desaparecidos ou de óbitos...

Governo do Estado atualiza dados e ações em municípios afetados pelas chuvas

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) informou, na tarde desta sexta-feira (2º), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em algumas regiões do estado. Até a situação presente, são 355 desabrigados e 6.802 desalojados. O número total de atingidos chega a 60.732 pessoas. 

Os números correspondem às ocorrências registradas em 43 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, doze estão com decreto de Situação de Emergência, são eles: Prado, Baixa Grande, Itabuna, Santa Cruz Cabrália, Cícero Dantas, Ibicuí, Itambé, Nova Viçosa, Vereda, Olindina, Cachoeira e Eunápolis. Não há registro de desaparecidos e nem de óbitos.               ..

Previsão de chuva para Juazeiro segue até a próxima segunda-feira

As chuvas devem continuar, em Juazeiro, até a próxima segunda-feira (05). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuvas moderadas, entre 30 e 100mm, com ventos que podem variar de 60 a 100 km/h.

O coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro fala sobre a necessidade de manter a população informada sobre a previsão do tempo. "Ao divulgar essas informações, o nosso objetivo é alertar e orientar a população a fim de atenuar os impactos das chuvas", explica o gestor...

Defesa Civil Nacional alerta para previsão de chuvas intensas em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia

A Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de chuvas intensas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia ao longo desta sexta-feira (2). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os locais mais afetados deverão ser o noroeste, central e litoral norte espírito-santense, os Vales do Mucuri, do Rio Doce e do Jequitinhonha, em Minas, e o sul e centro-sul baiano.

De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas podem superar 100 milímetros por dia. Com isso, há grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco...

Prefeitura segue trabalhando para facilitar o escoamento das águas das chuvas em Juazeiro (BA)

Dando prosseguimento às ações e serviços para minimizar os transtornos ocasionados pelas chuvas, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), vem monitorando as áreas mais afetadas e continua realizando ações emergenciais, como a desobstrução de galerias e abertura de córregos, para facilitar a fluidez das águas e diminuir os pontos de alagamentos do município.

Durante esta quinta-feira (1º), as equipes realizaram limpeza nos bairros Alto da Aliança, Piranga, Maria Gorete e Novo Encontro. Os bairros Nossa Senhora da Penha, Santo Antônio e Vila Jacaré, receberam a limpeza e desobstrução das galerias que estavam com o maior acúmulo de sujeiras...

Após chuvas, Bahia contabiliza 342 desabrigados e declara situação de emergência em nove municípios

A Bahia registrou 342 desabrigados e 3.684 desalojados após chuvas ao redor do estado. Os números são da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) informou, na tarde desta quinta-feira (1º), referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em algumas regiões. O número total de atingidos chega a 52.224 pessoas. 

Os números correspondem às ocorrências registradas em 37 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, apenas nove estão com decreto de Situação de Emergência, são eles: Prado, Baixa Grande, Itabuna, Santa Cruz Cabrália, Cícero Dantas, Ibicuí, Itambé, Nova Viçosa e Vereda. Não há registro de desaparecidos e nem de óbitos.  ..

Biblioteca Municipal sofre alagamentos após chuvas em Juazeiro; frequentadores denunciam descaso e situação de precariedade

Estudantes que frequentam a Biblioteca Municipal Professor Aristóteles Pires, em Juazeiro-BA, procuraram a RedeGN para denunciar o descaso enfrentado pelo espaço público.

Segundo relatos de uma fonte, que preferiu não se identificar, o prédio teve o teto quebrado e sofreu alagamentos após as chuvas desta semana. Com isso, diversos livros foram danificados ou perdidos. ..

Petrolina tem novembro mais chuvoso nos últimos 30 anos

Desde o último dia 26 de novembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vem registrando índices acumulados de chuva significativos na maioria dos estados do País, inclusive com emissão de alertas de perigo de precipitações intensas até a próxima segunda-feira (5) em algumas regiões do Brasil.

Na região Nordeste, sete estados estão sob alerta laranja, o segundo na escala de atenção, entre eles Pernambuco. Em Petrolina, na região do Sertão do São Francisco, a Defesa Civil tem acompanhado os alertas emitidos e continua orientando a população com relação a prevenção de riscos nos períodos de chuva...

Moradores de Riacho Seco, em Curaçá, arrecadam fundos para reforma de Igreja com mais de 100 anos

A Comunidade São Luiz Gonzaga, em Riacho Seco, distrito de Curaçá, está com a estrutura condenada e corre risco de desabamento depois das fortes chuvas que atingiram a cidade.

Com mais de cem anos de história, a Igreja que já foi cenário de vários casamentos, missas e festas de padroeiro precisa urgentemente de reforma...

CHUVA PREJUDICA SAFRA EM PETROLINA, APONTA FAEPE

O excesso de chuva tem preocupado os fruticultores em Petrolina, no Sertão do estado. Em muitas propriedades, os cultivos estão alagados e os parreirais foram derrubados.

De acordo com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), cerca de 2 mil fruticultores já contabilizam danos com as últimas chuvas no município...