Foram encontrados 4509 registros para a palavra: Brasil

Neoenergia Coelba assina termo de cooperação técnica com Exército e Força Aérea Brasileira para instalar usinas solares em Salvador

Com A Neoenergia Coelba assinou termos de cooperação técnica com o Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica (CEMCOHA) e com a Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (ESFCEx). O compromisso, iniciado nesta terça-feira (30), visa a instalação de usinas fotovoltaicas em unidades das instituições na cidade de Salvador. O sistema de geração solar será viabilizado através do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela ANEEL.
 

"Estamos honrados em contribuir para a missão de Instituições tão importantes para o país, gerando inovação e sustentabilidade para o Exército e Força Aérea Brasileira. Esperamos que essa seja mais uma parceria que fortalece o importante serviço que é prestado à população", afirma o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.
 ..

Neoenergia Coelba lança o primeiro programa de talentos exclusivo para pessoas negras do setor elétrico brasileiro

A Neoenergia Coelba é a primeira distribuidora de energia do país a realizar um programa de talentos exclusivo para pessoas negras. A iniciativa inédita tem uma justificativa: a distribuidora tem em seu quadro funcional 80% de profissionais negros, mas apenas 30% deles em cargos de gerência. Para superar essa distorção e promover a ascensão profissional e social desses colaboradores, a companhia lança o Potencialize, programa para impulsionar o crescimento e carreira de pessoas negras.

Diferente de outras iniciativas para diversidade racial no mercado de trabalho, que buscam candidatos em seleções externas, a Neoenergia Coelba voltou-se para os seus colaboradores, com o propósito de promover a ascensão profissional daqueles que já estão na companhia e são maioria apenas nos cargos iniciais. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), somente 2,1% dos trabalhadores negros – homens ou mulheres - estão em cargos de direção ou gerência. Com o Potencialize, a Neoenergia busca contribuir para a mudança neste cenário e dentro da empresa ampliar em 40% a presença de profissionais negros em cargos executivos nos próximos anos...

Com Pix, Brasil já é o segundo maior mercado de pagamentos instantâneos do mundo, mostra pesquisa

O Brasil é o segundo maior mercado de pagamentos instantâneos no mundo, com 14% de todas as transações globais, atrás somente da Índia, que representa 49% das operações. No ranking, ainda aparecem a Tailândia (8%), a China (7%) e a Coreia do Sul (3%). 

Os dados são do relatório Prime Time for Real-Time 2024, desenvolvido pela empresa de software de pagamentos em tempo real, ACI Worldwide, em parceria com a GlobalData, especializada em análise e dados globais. O estudo foi divulgado hoje. ..

Homem é encontrado morto nas proximidades do Banco do Brasil, em Juazeiro

Mais um homicídio por arma branca foi registrado na cidade de Juazeiro, Bahia. De acordo com relatos de testemunhas, o crime ocorreu na subida da Ponte Presidente Dutra, nas proximidades do Banco do Brasil, na área central da cidade.

A vítima, que não foi identificada. Até o momento a Polícia não deu informações sobre as investigações...

No dia Nacional da Caatinga, Prefeitura de Juazeiro celebra a biodiversidade do bioma único e exclusivo brasileiro e conscientiza sobre a preservação

Neste dia 28 de abril, é celebrado o Dia Nacional da Caatinga e a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), reconhece a importância desse bioma, que é único e conscientiza a sociedade sobre a necessidade urgente de sua preservação.

Esse bioma abrange cerca de 11% do território nacional. Juazeiro, no Vale do São Francisco é marcado pelas belezas naturais da Caatinga, como as Cachoeiras do Salitre, riqueza do Velho Chico e uma fauna e flora com uma biodiversidade rica e única...

Série D: Com dois homens a mais, Juazeirense empata em casa na estreia

A Juazeirense estreou em casa, no Adauto Moraes, pelo Campeonato Brasileiro da Série D e perdeu uma grande oportunidade de sair na frente, diante do que aconteceu na partida deste sábado (27).

Com dois homens a mais durante boa parte do segundo tempo, o Cancão de Fogo não conseguiu furar o bloqueio do Itabaiana e empatou o jogo em 1 x 1, resultado que o time de Sergipe chegou a comemorar, diante das circunstâncias...

Artigo - Brasil tem muito a melhorar e pouco a comemorar no Dia Mundial da Educação

No transcurso do Dia Mundial da Educação, 28 de abril, cabe profunda reflexão sobre a participação brasileira no PISA 2022 – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, cujos resultados foram divulgados recentemente.

Continuamos em posição muito ruim, repetindo a baixa pontuação que se tem obtido desde o início da aplicação da prova, em 2000: 73% dos nossos estudantes não alcançaram o patamar mínimo em matemática, 50% em leitura e 55% em ciências. Dentre 81 nações, o Brasil ocupa, respectivamente, nas três disciplinas, o 65º, o 52º e o 62º lugares.  ..

Juazeiro participa da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e elege dois delegados para a Conferência Nacional, em Brasília

Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPD) de Juazeiro participaram da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizada em Salvador.  O evento foi de 23 a 25 de abril e contou com a presença dos delegados eleitos nos 27 territórios de identidade da Bahia.  Dois representantes de Juazeiro foram eleitos delegados e irão representar o Território Sertão do São Francisco na etapa nacional.

Com o tema "Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo", a V Conferência debateu os cinco eixos que nortearam os diálogos nas etapas territoriais. O Presidente do CMPD de Juazeiro, Josewilson Souza, falou da relevância da representação municipal na Conferência.  "A V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi um evento necessário para a construção e melhoria de propostas vindas de diferentes territórios, como a participação da delegação do território Sertão de São Francisco, especialmente do município de Juazeiro. Quero agradecer à gestão municipal e aos conselheiros pela representatividade e comprometimento", disse...

Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca é tema de seminários

 Dando seguimento ao cronograma de construção do 2° Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca – PAB Brasil, mais dois seminários aconteceram esta semana, respectivamente, em Paulo Afonso-BA e Delmiro Gouveia-AL.

O PAB é um dos instrumentos da Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PNCD) e visa a construção de estratégias com auxílio de diferentes atores sociais para medidas concretas de curto, médio e longo prazo para combater a desertificação e mitigar os efeitos das secas...

Artigo: O comprometimento do jornalismo ambiental brasileiro

Em manuais de jornalismo, a objetividade e a isenção dos jornalistas são aconselhadas fortemente. No manual de redação do Estado de São Paulo, de 1997, consta, já no primeiro capítulo, a sugestão do repórter ser objetivo e isento, pois seu papel é de mediação da realidade dos fatos com o leitor. No entanto, como ser isento quando o mundo se aproxima de seu colapso pelas próprias ações humanas?

Como não se posicionar diante da destruição, da ganância, das desigualdades e injustiças? Passados quase 30 anos da publicação do guia, veículos hegemônicos ainda corroboram para a visão de que o jornalista deve se manter neutro perante a realidade que se desenrola sobre ele – como se isso fosse possível. 

A ideia da objetividade já é questionada por muitos profissionais e pesquisadores, como é o caso de Fabiana Moraes e Márcia da Silva. No artigo “A objetividade jornalística tem raça e gênero: a subjetividade como estratégia descolonizadora”, as autoras discutem que essa suposta objetividade do jornalismo está ancorada em ideias patriarcais, capitalistas, ocidentais e voltadas para os ideais da Modernidade. Tais marcos atravessam a forma como nos relacionamos com a natureza, acarretando injustiças ambientais que se perpetuam até hoje...

Presidente da CBF nega pedido de CPI para suspender o Brasileirão: "A competição é limpa"

Em investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) que julga a permanência do presidente da CBF Ednaldo Rodrigues nesta quarta-feira (24), o mandatário da Confederação reiterou que não vai paralisar o Brasileirão por causa do pedido feito pelo presidente da CPI da Manipulação das Apostas Esportivas, Jorge Kajuru.

"A CBF não trabalha de forma alguma com a hipótese de paralisar o campeonato, que é íntegro. Não tem como parar uma competição que é limpa e transparente. Se tiver alguma situação nesse sentido (de tentar parar), a CBF vai trabalhar para que a competição continue"..

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quarta-feira (24) resolução que proíbe a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como cigarro eletrônico.

O texto define os dispositivos eletrônicos para fumar como “produto fumígeno cuja geração de emissões é feita com auxílio de um sistema alimentado por eletricidade, bateria ou outra fonte não combustível, que mimetiza o ato de fumar”. Estão incluídos na categoria e, portanto, proibidos:..

Associação de árbitros defende paralisação do Campeonato Brasileiro de Futebol

Em nota, a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf), por meio do presidente Salmo Valentim, defendeu a paralisação do Campeonato Brasileiro 2024 após as recentes acusações do empresário John Textor, dono da SAF do Botafogo, que prestou depoimento à CPI de Manipulação das Apostas Esportivas no Senado.

Na avaliação da Anaf as declarações do americano colocam o árbitro de vídeo (VAR) sob suspeição. Em depoimento aos senadores, nesta segunda-feira (22/4), Textor, apresentou, em sessão secreta com integrantes da comissão, a íntegra dos relatórios que trariam provas de supostas interferências indevidas e fraudulentas nos resultados de jogos das edições de 2022 e 2023 do Campeonato Brasileiro, as quais tiveram o Palmeiras como campeão...

Brasil não trata meio ambiente com seriedade, diz promotor

A Associação de Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa) promove, entre os dias 24 e 26 de abril, em Belém, no Pará, a 22ª edição do Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente. O tema é “Amazônia e Mudanças Climáticas: uma atuação socioambiental estratégica e integrada”. Mais de 30 especialistas vão discutir os desafios e as soluções para lidar com os impactos das mudanças climáticas.

A Agência Brasil entrevistou o presidente da Abrampa, Alexandre Gaio. Ele falou sobre os principais problemas relacionados à preservação do meio ambiente, em especial, os que envolvem a atuação dos Ministérios Públicos estaduais e federal. O promotor destacou a falta de seriedade com que o país ainda lida com questões ambientais, o crescimento do crime organizado, a falta de proteção com ativistas e comunidades tradicionais, assim como os riscos de que os desmatamentos em curso nos principais biomas do Brasil se tornem irreversíveis...

LIxo: apenas 14,7% da população brasileira tem coletiva seletiva porta a porta

A coleta seletiva porta a porta no Brasil alcançou apenas 14,7% dos habitantes, em 2022. A região Nordeste foi a que menos apresentou eficiência no serviço, atendendo somente 1,9% da população.

Os dados são da pesquisa “Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana,” edição 2023 (ISLU), da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA)...

Agricultura brasileira ultrapassa R$ 1,14 trilhão no Valor Bruto da Produção

O mês de março registrou elevação no Valor Bruto da Produção (VBP). No total, foram mais de R$ 1,14 trilhão. Nesse período, os destaques vão para a soja, o milho, a cana-de-açúcar, o café e a laranja.

Eles foram responsáveis por 52% do valor total, enquanto na pecuária, bovinos, aves e suínos representaram 25%. Para o advogado especialista em direito agrário Francisco Torma, foi um resultado satisfatório...

Caso Beatriz apresentado no programa Linha Direta provoca emoção de norte a sul do Brasil: crime covarde

A segunda temporada do programa Linha Direta com Pedro Bial estreou ontem, quinta-feira (18), por volta das 23h10, na tela da TV Globo.  A atração abordou o trágico Caso Beatriz, que aconteceu em 10 de dezembro 2015, quando a menina de 7 anos foi morta.

Depoimentos e imagens que o público não conheciam foram destaques no programa. Pelas redes sociais centenas de telespectadores comentaram a emoção e as lágrimas caídas durante o programa diante a dor de uma mãe, pai, irma e amigos de Beatriz. O programa movimentou as redes sociais e gerou cerca de 100 mil tweets. A hashtag #LinhaDireta esteve várias vezes nos trending topics do Brasil, e nos trending topics do mundo. ..

Arigo: A quem interessa usinas nucleares no Brasil

Nada discretamente, poderosos grupos lobistas, nacionais e internacionais, pressionam o governo federal e a sociedade brasileira para aceitarem a necessidade de expansão de usinas nucleares no país utilizando justificativas falaciosas e mentirosas. São conhecidos personagens e empresas que sempre boicotaram as fontes renováveis de energia, e retardaram a entrada em operação das tecnologias solares e eólicas no país. Defensores das termelétricas a combustíveis fósseis e da eletricidade nuclear desprezam os interesses nacionais, em detrimento dos interesses econômicos, pessoais e empresariais.

Afirmar que a energia elétrica produzida por materiais radioativos é "energia verde"; "energia limpa"; que é mais barata que outras formas de geração; que riscos de acidentes inexistem; que os resíduos das reações nucleares (conhecidos como "lixo atômico") podem ser armazenados com segurança por milhares de anos; que o país precisa desta fonte energética para evitar apagões futuros é desconhecer a ciência. Essas inverdades têm a intenção de buscar a aceitação popular para uma fonte de energia perigosa, suja e cara. Não esqueçamos que mentir é um ofício destes grupos, cujo único objetivo são os negócios, os interesses econômicos, pouco se lixando para a soberania nacional, para a população que acaba sofrendo com as decisões completamente equivocadas na política energética nacional...

Vereadores de Casa Nova participam do Fórum Nacional de debates sobre Emancipação de Distritos no Brasil

Um assunto sempre provoca reflexões e debates. Acontece nesta terça-feira o Forum Nacional de debates sobre emancipação de Distritos no Brasil.,no contexto do Municipalismo Republicano. Participam deste debate os vereadores de Casa Nova, Bahia João Honorato, Armando Lopes, Isabela Moreira e o presidente da Associação Emancipa Itamotinga 

Confira  texto de Antonio Pantoja Presidente da CONFEAB, destacando a importância de levar o debate para o Congresso Nacional...

MINUTO DA SAÚDE: Brasil enfrenta maior epidemia de dengue da história

A maior epidemia de dengue da história do país ultrapassou três milhões de casos prováveis e continua fazendo vítimas. Para controlar a doença, só mesmo acabando com o vetor: o mosquito Aedes aegypti.

A diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Alda Maria da Cruz, fala sobre a evolução da doença no país e a expectativa para as próximas semanas...