Foram encontrados 3511 registros para a palavra: nis

Ministro de Minas e Energia confirma presença na abertura do 1º Fórum de Energia do Sertão

O diretor da Unidade Regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Albânio Nascimento, confirmou a participação do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, na primeira edição do Fórum de Energia do Sertão, em Petrolina – PE. O evento vai disponibilizar 300 vagas no auditório do SENAI e será realizado no dia 28 de abril.

Durante o fórum, estão programados talk show, workshops, cases, debates e palestras com alguns representantes das maiores instituições, empresas  e autarquias ligadas à energia no Brasil. São aguardados  professores e especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), representantes da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Grupo Neoenergia e do Instituto Solar de Jülich (SIJ), da Alemanha...

Deputado Guilherme Coelho acompanha Ministro da integração e Alckmin em visita a obras da Transposição

Durante toda esta quarta-feira (22/02), o Deputado Federal Guilherme Coelho acompanhou a comitiva organizada pelo Ministro da Integração, Helder Barbalho, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que sobrevoaram obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco no Nordeste. A visita técnica incluiu vistorias a dois trechos da transposição em Pernambuco. O primeiro foi no Reservatório de Copiti, nas imediações do município de Custódia. O segundo foi na Estação de Bombeamento 6 (EBV-6), localizado em Sertânia.

O governador Geraldo Alckmin quis ver de perto o uso das moto-bombas emprestadas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para o Projeto de Integração do Rio São Francisco, que vai antecipar a chegada das águas do São Francisco aos estados da Paraíba e de Pernambuco...

Ministro dos Transportes garante obra do trecho 2 da Travessia Urbana

O prefeito Paulo Bomfim, na tarde desta quarta-feira, 22, em Brasília, se reuniu com o Ministro dos Transportes, Maurício Quintela e sua equipe técnica para tratar da conclusão da obra da Travessia Urbana da BR 407. Na oportunidade, o Ministro assegurou o início dos serviços do trecho 2. , que vai do Mercado do Produtor até o contorno da São Luiz. O deputado federal Daniel Almeida mediou o encontro. 

Durante o encontro, Paulo Bomfim, também acompanhado do ex- prefeito Isaac Carvalho, rememorou ao Ministro que a obra da Travessia já tem 2km de pista duplicada. No trecho 2, serão alargados 4 km, num intervalo que vai do Mercado do Produtor, passando pela Avenida da Estação, até o contorno da São Luiz. Esta segunda etapa já foi garantida pelo Ministro Maurício Quintela, que inclusive, se comprometeu a ir à Juazeiro dar a ordem de serviço...

Ministro José Serra pede demissão do cargo

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, pediu demissão do cargo, na noite desta quarta-feira (22), por problemas de saúde. Segundo uma nota divulgada pelo G1, o ministro alega não conseguir mais acompanhar as viagens internacionais e as dificuldades dos dia a dia de trabalho. Leia a íntegra da nota:

..

FUNPEN é aprovado por unanimidade, mas sem emenda de oposicionista

Sem especificações definidas, o Fundo Penitenciário do Estado da Bahia (FUNPEN-BA) foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira (21/02). O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) apresentou emendas ao projeto de autoria do Poder Executivo, mas foram rejeitadas. "O projeto é muito importante para a Bahia, mas não deixa claro como o dinheiro será utilizado, nós queríamos dá transparência, por isso apresentamos a emenda. No entanto, elas foram rejeitadas pela relatoria, mas sabemos que por orientação da base governista", frisou Geilson.

Dentre os pontos abordados pela emenda, para serem incluídas no FUNPEN estavam o atendimento ao preso, buscando uma ressocialização mais eficaz, alternatividade das penas e sua produção e desenvolvimento no presídio. E como inovação, um olhar para com as vítimas dos delitos de crime hediondos e de violência doméstica, buscando, desta forma, um amparo aos excluídos do sistema penal...

Ministros Helder Barbalho e Fernando Coelho Filho anunciam ampliação da oferta de água e energia elétrica na região do Xingu

O Prefeito de Altamira, Eng. Domingos Juvenil, participou nesta terça-feira 21, do lançamento do início das obras do programa Luz Para Todos e Água Para Todos que irá beneficias famílias da região da UHE Belo Monte. Os Programas são uma ação do Ministério de Minas e Energia e o Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Celpa.

A iniciativa deve atender os municípios do entorno da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e os moradores da Reserva Extrativista Verde para Sempre. O evento contou com as presenças do presidente da Celpa, Nonato Castro, do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho e do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho...

XI Mostra de Extensão da Univasf apresentou 118 trabalhos extensionistas

A cidade de Paulo Afonso foi palco, no último fim de semana, de um grande evento de extensão que reuniu estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A XI Mostra de Extensão da Univasf, que aconteceu no campus do IFBA, apresentou à comunidade 118 trabalhos extensionistas realizados durante o ano passado. 

Foram apresentados 95 projetos na forma de banner e outros 23 na modalidade oral, nas mais diversas áreas do conhecimento. O evento contou com a participação de estudantes de todos os campi da Univasf, que além da apresentação dos trabalhos realizados por meio dos programas Pibex e Proext, participaram de atividades artísticas e culturais, como tertúlia e show musical, realizados no sábado (18), e visita à comunidade indígena Tuxás, na manhã de domingo (19). 

Nesta XI Mostra de Extensão, dois trabalhos foram premiados com troféus e tablets. Na categoria banner, o estudante Adelmo Andrade de Souza ficou em primeiro lugar com a apresentação do trabalho intitulado “Empoderamento de agricultores no uso de caldas alternativas para controle de pragas de hortaliças em horta comunitária de base agroecológica”, orientado pelo professor Isaías da Silva Lima Neto. E na modalidade apresentação oral, o vencedor foi o estudante Luiz Gabriel Danas Pereira, com o trabalho “Programa Vida Ativa: o Esporte e o Lazer como promoção da saúde e qualidade de vida”, orientado pelo professor Marcelo de Maio Nascimento. 

Entre os alunos que apresentaram seus trabalhos nesta edição da mostra estava Lívia Bernardes Pereira, estudante concluinte do curso de Enfermagem. Para ela, a mostra representa uma grande oportunidade para os alunos ampliarem seu conhecimento. “Eu gosto muito de apresentar trabalhos. É uma experiência que agrega valor à nossa formação”, afirmou Lívia, que participou de duas mostras de extensão e se prepara para colar grau em breve. “Fui bolsista do PET por dois anos e participei da extensão como voluntária em 2015 e como bolsista no ano passado. Foram experiências muito importantes para mim, pois como profissional irei atuar na área de educação em saúde”, disse. 

Na opinião do professor Daniel Mariano Leite, do Colegiado de Engenharia Agronômica, a Mostra de Extensão possibilitou uma integração importante entre os participantes e entre as instituições parceiras, que trabalharam juntas para a realização do evento. “Foi um momento de integrar e de gerar vínculos, aproximar a comunidade da Univasf, que está distribuída nos seis campi da instituição. Também percebi que houve um cuidado grande com os alunos participantes e isso é muito positivo”, observou. 

Abertura - A cerimônia de abertura da XI Mostra de Extensão, que teve como tema “Universidade e Desenvolvimento Socioambiental”, foi realizada na noite de sexta-feira (17) no auditório do IFBA e teve a presença do vice-reitor Telio Nobre Leite; do secretário de Educação de Paulo Afonso, Severino Alves de Lima; da pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy; do coordenador do Colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso, Romero Henrique de Almeida Barbosa; da pró-reitora de Extensão da Uneb, Maria Celeste Souza de Castro; do diretor do IFBA, Arleno José de Jesus; da gerente de Recursos Humanos da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Rosa de Lourdes Pereira Simões; e da estudante de Medicina Kathary Loory Soares Silveira, representando os discentes. 

Uma apresentação do Coral da Chesf, fundado em 1994 e regido pelo maestro Sandro Rogério Bezerra da Silva, deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, a presidente do Instituto de Ecologia Humana (IEH), Maria José de Araújo Lima, proferiu palestra sobre o Plano de Ação Socioambiental (PAS), desenvolvido na região de Paulo Afonso junto com a Chesf e com a participação da comunidade e do poder público local. 

A pró-reitora Lucia Marisy destacou que a mostra tem grade relevância para a comunidade acadêmica por abrir espaço para discussões sobre a degradação do planeta e o compromisso das instituições de ensino e pesquisa para a mitigação dos problemas que afetam a natureza. “Compete às Instituições de Ensino Superior assumir seu papel, desenvolvendo tecnologias mais limpas, diminuindo a geração de resíduos, substituindo os insumos tóxicos e gerando uma nova cultura capaz de aprender, gerar e aperfeiçoar conhecimentos, adquirir uma nova maneira de olhar e transformar o mundo, baseada no diálogo entre saberes e conhecimentos diversos”, disse, depois de recitar o poema Águas e Mágoas do Rio São Francisco, de Carlos Drummond de Andrade. 

A XI Mostra de Extensão da Univasf foi promovida por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com IFBA, Uneb, Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e Prefeitura de Paulo Afonso. A organização contou com a participação de 30 pessoas das três IES envolvidas, 40 professores avaliadores e 14 coordenadores de projetos de extensão. ..

Novo ensino médio deve ser implementado a partir de 2019, diz ministro

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse na quinta-feira (16) que o novo ensino médio estará implementado em todo o país a partir de 2019. “Há prazos para os estados se adequarem a essa realidade. A base [Base Nacional Comum Curricular] só estará concluída até o final de 2017. Não poderíamos exigir a implementação plena pelos estados em 2018. Então, isso será feito com mais profundidade só em 2019.”

A reforma do ensino médio foi sancionada nesta semana pelo presidente Michel Temer. Entre as principais mudanças estão a flexibilização curricular, a ampliação da carga horária e a formação técnica dentro da grade do ensino médio. O próximo passo é implantar a Base Nacional Comum Curricular que, atualmente, está sendo elaborada por um comitê presidido pelo Ministério da Educação (MEC)...

Governo está convicto de que este ano será de retomada da economia, diz ministro

O ministro interino do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, disse (17), após participar de reunião com Conselho Superior de Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que o governo está convicto de que este será o ano da retomada da economia, já que a recuperação começa a ser sentida desde o final do ano passado.

“Os indicadores mostram que o pior já passou. As coisas vão começar a melhorar gradualmente e, ao final deste ano, vamos crescer no nível compatível com nossa capacidade. Esperamos, no terceiro trimestre, crescer em torno de 2%”, afirmou...

Fernando Bezerra pede apoio a ministros para demandas de Pernambuco. No Senado, líder defende vaquejadas

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) foi recebido nesta terça (14) pelos ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, aos quais o líder do PSB no Senado solicitou prioridade para o atendimento de demandas regionais. Também nesta terça-feira, durante sessão deliberativa do Plenário do Senado que aprovou a Proposta de Emenda à Constituição conhecida como “PEC da Vaquejada”, Fernando Bezerra votou favorável à matéria e defendeu a medida. “Além de ser um esporte-símbolo da tradição nordestina, um patrimônio cultural, a vaquejada é um importante indutor de arranjos produtivos locais”, destacou o senador.

Ao ministro da Agricultura, Fernando Bezerra Coelho pediu apoio do governo federal aos criadores de bovinos, ovinos e caprinos. A preocupação do senador é garantir milho, principal alimento dos rebanhos, à pecuária do Nordeste. “Estudos do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) mostram que a região deverá enfrentar o quinto ano consecutivo de seca prolongada”, alertou Fernando Bezerra, que solicitou subsídios do governo para a redução do preço do milho aos criadores...

AMMPLA ministra palestra sobre Direção Defensiva e Pilotagem Segura

Para sensibilizar motoristas e motociclistas a refletirem sobre seus comportamentos no trânsito e adotarem uma postura mais segura, a Coca-Cola Guararapes de Petrolina promoveu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) e convidou agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), para ministrar uma palestra sobre Direção Defensiva e 'Pilotagem Segura'.

O responsável pela palestra, Jilmar Barros, gerente de educação de trânsito da AMMPLA, explicou que, além de evitar acidentes, a capacitação prepara para a condução de veículos em situações de emergência, assim como, a dominar manobras de fuga para salvaguardar a vida do condutor e da população. "Passamos de uma forma descontraída e ao mesmo tempo séria uma significativa mensagem para os funcionários da Coca-cola. Levamos a melhor forma de evitar os acidentes de trânsito, que por sinal, foi muito bem aceita por todos", comentou...

Ministro do STF mantém nomeação de Moreira Franco para a Secretaria-Geral

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello manteve a nomeação do ministro Moreira Franco para a Secretaria-Geral da Presidência da República. Mello é relator de dois mandados de segurança nos quais a Rede Sustentabilidade e o PSOL questionam a indicação. Na decisão, Mello entendeu que a nomeação de alguém para o cargo de ministro de Estado não pode ser encarada como um fato de obstrução da Justiça e destacou que a prerrogativa de foro privilegiado é uma consequência da nomeação.

“A nomeação de alguém para o cargo de ministro de Estado, desde que preenchidos os requisitos previstos no Artigo 87 da Constituição da República, não configura, por si só, hipótese de desvio de finalidade. Eis que a prerrogativa de foro – que traduz consequência natural e necessária decorrente da investidura no cargo de ministro de Estado não importa em obstrução e, muito menos, em paralisação dos atos de investigação criminal ou de persecução penal”, disse Mello...

CONSULTOR LITERÁRIO MINISTRA WORKSHOP HOJE EM PETROLINA SOBRE A ARTE DA ESCRITA

O executivo em marketing publicidade e palestrante motivacional, Leonarth Piancó e o treinador comportamental e consultor literário Edilson Menezes participaram do programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta terça-feira (14) oportunidade em que convidaram a sociedade regional a participar do Workshop – A Arte da Escrita, que acontece logo mais a partir 19 horas no Teatro Dona Amélia – Sesc Petrolina – PE.

"Nós percebemos um grande potencial aqui no Vale, celeiro de grandes artistas literários e ambiente de negócios relevantes e expressivos, com o empreendedorismo em expansão", afirma Leonarth. O palestrante a frente desse workshop é ninguém menos, que Edilson Menezes, treinador comportamental e consultor literário. Na sua vasta carreira, orientou o locutor e escritor Bob Floriano no livro "Quem fala bem, vende mais"...

Ministro da integração assina portaria para renegociação de dívidas rurais

O superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Juazeiro/BA, Misael Aguilar Silva Neto, recebeu hoje (13) pela manhã no aeroporto de Petrolina uma comitiva formada pela presidente da Companhia, Kênia Régia Anasenko Marcelino, pelos ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, e de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, o secretário nacional de irrigação, Ricardo Santa Rita e outras autoridades ligadas ao vale do São Francisco, que vieram à região para participarem da cerimônia de assinatura da Portaria que definirá condições e normas operacionais para a liquidação de dívidas vencidas de responsabilidade de pessoas físicas relativas a venda de lotes irrigados para titulação e ao uso da infraestrutura de irrigação de uso comum nos perímetros públicos, o K1. A solenidade foi realizada em um clube social no núcleo habitacional 3, no perímetro irrigado Nilo Coelho na vizinha cidade de Petrolina/PE.

Segundo o superintendente Misael Neto, “esta é uma reivindicação muito forte dos irrigantes, e vai beneficiar mais de 12 mil produtores dos perímetros públicos de irrigação da região”. A renegociação abrange dívidas remanescentes dos produtores. O documento assinado em Petrolina regulamenta o artigo 13 da Lei 13.340, de 28 de setembro de 2016...

Pequenos e médios agricultores do Nordeste já podem renegociar dívidas rurais

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assinou nesta segunda-feira (13), em Petrolina (PE), portaria que estabelece novas regras operacionais para a renegociação de dívidas de agricultores em perímetros públicos irrigados sob gestão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).  A medida beneficia cerca de 12 mil agricultores atingidos pela seca prolongada em regiões do semiárido. Os débitos são relativos a vendas de lotes para titulação e uso de infraestrutura de irrigação, conhecidas como K1 O documento regulamenta o artigo 13 da Lei n. 13.340, de 28 de setembro de 2016.

"Hoje damos mais um passo para garantir a adimplência do produtor rural, para que ele possa ter preservado aquilo que é mais valioso, que é ter seu nome limpo e, dessa forma, possa continuar trabalhando com afinco para fazer o Nordeste e o Brasil crescerem", destacou o ministro Helder Barbalho. A renegociação é válida para parcelas de dívidas vencidas entre 31 de dezembro de 2006 e 31 de dezembro de 2011. Os pagamentos poderão ser quitados  até 29 de dezembro de 2017 e os descontos variam de 15% a 95%, considerando o período do débito...

Miguel Coelho e Ministro da Integração Nacional assinam convênio para obras de saneamento em Petrolina

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, visita Petrolina nesta segunda-feira (13) para assinar um convênio de R$ 5 milhões entre a Prefeitura, Codevasf e Compesa para obras de saneamento básico. O evento contará com a presença do prefeito Miguel Coelho, o vice-governador Raul Henry, o ministro de Minas e Energias, Fernando Filho, o senador Fernando Bezerra, e a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino. O anúncio ocorre a partir das 10h, na Estação de Tratamento de Esgoto da Compesa, no bairro do Jatobá.

Além de anunciar obras de saneamento, o ministro Helder Barbalho regulamentará a lei de renegociação dos débitos dos produtores dos perímetros irrigados referentes à titulação dos lotes e ao k1 (taxas de uso de água e de infraestrutura). O ato ocorre também na segunda-feira (13), a partir das 11h, na comunidade N-3. ..

Fernando Coelho Filho participa de evento para executivos da Caixa em Brasília

O ministro das Minas e Energia Fernando Coelho Filho participou nesta quinta-feira (09/02) à tarde do evento Caixa 2017, que reuniu os mais importantes executivos do banco num hotel de Brasília. O painel inicial foi apresentado pela manhã, pelo presidente Michel Temer e pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Fernando Coelho Filho participou de uma apresentação no começo da tarde, ao lado do presidente da Caixa Gilberto Occhi.

O ministro  falou sobre o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) e da necessidade de investir em energia e mineração para a retomada do crescimento no país. Fernando Coelho Filho disse aos executivos da Caixa que é fundamental aportar recursos para fomentar o desenvolvimento de energias renováveis, incluindo a energia distribuída, que é aquela gerada pelos próprios consumidores. O Brasil já trabalha com este modelo via Fundo Constitucional do Nordeste, o FNESol, financiado pelo Banco do Nordeste. O ministro voltou a defender o fortalecimento das empresas regionais como a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), que sofreu perdas nos últimos anos, mas fechou 2016 com investimentos na casa de R$ 1,3 bilhão...

Reminiscências... Há 25 anos!

Em pé: Cebola, Charles, Edésio Santos, Amarildo, Neto, Baé, Silva, Julito, Lira, Bertinho, Valdeci, Mazinho, Capitão Du, Dr. Carlos Augusto e Geraldo José.

Agachados: Xanxa, Taladinho, Brasília, Celso Maravilha, Gilmar Ranzinha, Carlos Humberto, Feijão, Benitez, Diógenes e Zica. Crianças: Michel, Sidarta, Ciro, Álisson e Bocão. ..

AGU derruba liminar que tirou Moreira Franco de ministério

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou ter derrubado, nesta quinta-feira (9), a decisão que suspendia a nomeação de Moreira Franco como ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Na quarta (8), o juiz Eduardo Rocha Penteado, da Justiça Federal do Distrito Federal, decidiu em liminar que Moreira Franco não se tornasse ministro...

NA COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO, LUCAS RAMOS ACELERA ANÁLISE DE PROJETO QUE REAJUSTA SALÁRIO DE MILITARES

Responsável pela análise de projetos que alteram a estrutura do Estado, promovem a realização de obras públicas e que afetam a previdência e a assistência social dos servidores, a Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou nesta terça-feira (07) a primeira reunião do ano e elegeu seu presidente e vice-presidente. Assumiram os postos os deputados Lucas Ramos (PSB) e Joaquim Lira (PSD), respectivamente. A escolha dos nomes se deu de forma unânime entre os parlamentes que compõem o colegiado.

Empossado presidente, Lucas Ramos já impôs um ritmo acelerado de trabalho e distribuiu para análise cinco projetos de lei, entre eles o PL Nº 1166/2016 enviado pelo Poder Executivo e que propõe o reajuste dos policiais e bombeiros militares de Pernambuco. "É um projeto importante, que é tratado pela casa como prioridade e iremos analisá-lo com responsabilidade", afirmou Lucas, que antecipou a apreciação do PL para a próxima segunda-feira. A relatoria ficará a cargo do deputado Tony Gel (PMDB)...