Foram encontrados 708 registros para a palavra: Codevasf

Codevasf apoia campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional em Juazeiro (BA), está apoiando a campanha anual de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos realizada pela Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf). As ações começaram este mês e já foram realizadas nos projetos públicos de irrigação Tourão, Mandacaru e Maniçoba. A campanha cumpre a Lei nº 9.974/00 que dispõe, entre outros itens, sobre a destinação final dos resíduos e embalagens de agrotóxicos, objetivando a preservação do meio ambiente e evitando a sua contaminação.

O recolhimento segue um cronograma. Nos dias 16 e 17, será realizado no projeto Curaçá, sendo que na quarta-feira (16) as embalagens deverão ser entregues no centro administrativo das 9h às 12h e das 13h30 às 15h. Na quinta-feira (17), haverá recolhimento no mesmo horário, tendo como local a área ao lado da casa de bomba, no Núcleo Habitacional 3 (NH3). No dia 28 (segunda-feira), o recolhimento será realizado no mesmo horário no projeto Salitre, próximo à estação de bombeamento 200 (EB 200). Antes de entregar as embalagens, os produtores devem realizar a tríplice lavagem, retirar o lacre e separar as tampas coloridas das brancas dos recipientes...

Codevasf esteve presente no XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf participou do XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura que aconteceu até sexta-feira (04) no Complexo Multieventos da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA). Uma equipe de técnicos da Companhia participou do evento, que teve como tema central "Fruticultura de precisão: desafios e oportunidades". O encontro, que começou na última segunda-feira (30/09), foi organizado pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), sendo considerado um dos mais importantes congressos direcionados à área de fruticultura na América Latina

Segundo a SBF, o evento é realizado a cada dois anos. Esta edição contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e da Univasf. A programação incluiu palestras, mesas-redondas, conferências, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos. Os temas foram voltados para o setor da fruticultura brasileira, proporcionando o intercâmbio de informações entre os agentes envolvidos, tais como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores, empresários e técnicos de empresas públicas, privadas e ONGs ligadas direta e indiretamente ao setor. Especialistas de outros países, como África do Sul, EUA, Austrália e da União Europeia, também participarem da programação...

Ações da Codevasf são apresentadas em audiência pública no vale do rio Paraguaçu

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da superintendência regional sediada em Juazeiro, no Norte da Bahia, realizou, na última sexta-feira (27), uma audiência pública no município de Barra da Estiva, que integra a bacia do rio Paraguaçu, na região Centro-Sul baiana. O objetivo foi apresentar aos representantes dos municípios de Iramaia, Itaetê, Barra da Estiva, Ibicoara. Planaltino, Maracás e Mucugê as diversas ações que a Companhia realiza na sua área de atuação.

A mesa diretora da audiência foi composta pelo presidente da Câmara de Vereadores de Barra da Estiva, Valter Silva Pereira; prefeito da cidade, João Machado Ribeiro, e superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Elmo Nascimento. O evento contou com a presença de prefeitos, vereadores, secretários municipais, profissionais liberais, professores e representantes de empresas, como Embasa e Bahia Frutas, além de associações de pequenos produtores rurais...

livro da Codevasf vira referência nacional

O engenheiro agrônomo Rodrigo Vieira Franco, funcionário da 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Juazeiro, no norte da Bahia, lançou na FENASAN- Feira Nacional de Saneamento, realizada este mês em São Paulo, um livro com o título "Manual de Válvulas Hidráulicas".

De acordo com o engenheiro "o lançamento na feira foi um sucesso, o local estava lotado e o material esgotou rapidamente". Este livro já havia sido lançado em junho na sede da Codevasf em Brasília (DF), e em outros lugares como: Universidade Federal do Recôncavo em Cruz das Almas (BA) e no Instituto Federal de Pernanbuco - IFPE Recife (PE).

Durante recente participação de Rodrigo em um curso de transientes hidráulicos, realizado em São Paulo, um instrutor que participou do evento, fez uma análise da obra junto à AESABESP - ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A entidade abriu, então, o espaço para o seu lançamento durante a FENASAN, considerada a maior feira de saneamento da América Latina. No dia 18 deste, o manual foi lançado no CONBEA, em Campinas (SP).

Segundo Vieira, o material é o resultado da compilação de catálogos técnicos e experiências de vários colegas e amigos da área de hidráulica, saneamento e irrigação, e teve como objetivo servir de orientação para os profissionais destas áreas, de modo a facilitar o uso destes dispositivos, pois havia uma lacuna na bibliografia lusófona a respeito.

"O manual dá um entendimento generalizado do que é uma válvula hidráulica, como funciona, modelos, características, e tem sido bem recebido pela Academia, por técnicos brasileiros e até por profissionais estrangeiros, embora seja o único escrito em português sobre o assunto", afirma o autor.

O livro havia sido pré-lançado no seminário Brasil/Espanha em Fortaleza (CE) e desde lá está tendo uma repercussão positiva, tanto que foi tema de uma reportagem na Revista holandesa especializada "Valve Word", a maior referência sobre válvulas do mundo.

Rodrigo afirma que nunca imaginou que o livro organizado com o apoio fundamental da Codevasf tivesse tanta repercussão, pois foi produzido de forma despretensiosa. Segundo ele "estamos tendo uma grande procura, pois até mesmo os laboratórios de hidráulica de várias universidades do Brasil estão pedindo o livro da Codevasf para ser utilizado como referência".

Ele salienta que "foi uma ação ímpar da Codevasf, principalmente através da diretoria e toda a equipe da Área de Irrigação (AI), que teve a iniciativa de viabilizar a publicação. Também foi fundamental o empenho e profissionalismo da equipe da Biblioteca Geraldo Rocha, além de tantos outros amigos e colega".

Rodrigo Vieira conclui que "tendo em vista os resultados positivos obtidos até agora, já pensamos em quanto mais ainda poderíamos evoluir".

O Manual de Válvulas Hidráulicas está disponível para retirada na biblioteca Geraldo Rocha, na sede da Codevasf em Brasília (DF), no endereço SGAN 601, Conj. I. - Ed. Dep. Manoel Novaes - Telefone: (61) 2028-4611. O horário de funcionamento é das 8h às 17h30min...

Prefeitura e Codevasf celebram convênio para pavimentação de 25 ruas de Petrolina

As comunidades da Vila Eduardo, Terras do Sul, São Jorge e Jardim Petrópolis terão 25 ruas pavimentadas. O prefeito Miguel Coelho e o superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, assinaram uma ordem de serviço para obras de infraestrutura nessas quatro localidades. A intervenção deve começar já na próxima semana e tem investimento de R$ 3 milhões.

A pavimentação será realizada com paralelepípedos nessas 25 vias. Entre as ruas que receberão obras estão a Monteiro Lobato, Estácio de Sá e Glauber Rocha (Vila Eduardo); Carpinteiro (Terras do Sul); 4 e 5 (Jardim Petrópolis); e Zinco, Fosfato e Frâncio, no São Jorge. ..

Codevasf doa terreno para implantação de campus definitivo do Centro Multidisciplinar da UFOB em Bom Jesus da Lapa (BA)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou a doação de uma área de aproximadamente 15 hectares para a construção do campus definitivo do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em Bom Jesus da Lapa (BA). A área é situada no Projeto Público de Irrigação Formoso, implantado pela Companhia no município.

A doação atende a uma solicitação da universidade, que atua no município desde 2014 – mas que ainda não possui sede definitiva. Bom Jesus da Lapa sedia a 2ª Superintendência Regional da Codevasf e é um dos 88 municípios do Médio São Francisco baiano que integram sua área de abrangência.

"A Codevasf entende, com essa doação, que o processo de desenvolvimento regional se dá também através da educação. Inserida no perímetro irrigado, a universidade pode auxiliar o desenvolvimento das atividades do perímetro e também de todo o processo de desenvolvimento regional das atividades produtivas em todo o Velho Chico. A Companhia já realizou outras doações com o mesmo intuito para a própria UFOB, em Barreiras, e para o Instituto Federal Baiano (IFBaiano), em Guanambi e em Bom Jesus da Lapa", afirma o superintendente regional Harley Nascimento. Hoje, o IFBaiano conta com três cursos de ensino superior e outros três de ensino técnico profissionalizante.

A área cedida para a UFOB, avaliada em maio de 2018 em R$ 211,5 mil, será desmembrada de uma unidade parcelar empresarial de propriedade da Codevasf no projeto de irrigação Formoso. A sede deverá ser construída dentro de um prazo de cinco anos, conforme acerto entre as partes. Também como parte do acerto, ficou definido que o terreno não poderá ser utilizado para outra finalidade.

"A doação do terreno para o Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa é uma grande conquista para a consolidação da Universidade no município. Também reforça a relação de parceria entre a UFOB e a Codevasf, que desde a criação da instituição tem contribuído para a realização de muitos projetos", diz a professora Iracema Veloso, reitora Pro Tempore da UFOB...

Codevasf recupera nascentes no Baixo São Francisco Sergipano

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está realizando em Sergipe a proteção de 14 nascentes do riacho Jacaré, um afluente do rio São Francisco. Até o momento, cerca de 50% dos serviços previstos foram executados.

Codevasf recupera nascentes no Baixo São Francisco Sergipano. Foto: Divulgação/CodevasfA ação é realizada na zona rural dos municípios de São Francisco e Malhada dos Bois e tem o objetivo de garantir a produção de água de qualidade nas nascentes. Para isso, são realizadas ações como cercamento de áreas de preservação permanente, plantio de mudas de espécies nativas e manejo de solo a fim de combater a erosão...

Codevasf executará R$ 4 milhões de emendas do deputado Fernando Filho

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba foi escolhida pelo deputado federal Fernando Filho (DEM) para a execução de R$ 4 milhões de emendas parlamentares. A empresa pública, destinada ao progresso das regiões ribeirinhas, fará ações como perfuração de poços e aquisição de equipamentos como máquinas e retroescavadeiras. Doze cidades foram contempladas: Afogados da Ingazeira, Betânia, Bonito, Carnaubeira da Penha, Custódia, Flores, Itacuruba, Petrolândia, Tabira, Tacaratu, Triunfo e Tupanatinga.

"Este ano fizemos a opção de executar uma parte das nossas emendas parlamentares junto à Codevasf, que tem sido parceira no nosso trabalho de fomentar o desenvolvimento do São Francisco. Lideranças dessas doze cidades já se reuniram com o superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, estabelecendo o cronograma, e esses recursos chegarão em breve e já serão utilizados para benefício da população desses municípios", destacou Fernando Filho...

Codevasf incentiva agricultura familiar no Norte baiano

Mais duas associações de pequenos produtores familiares da região Norte da Bahia receberam da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) equipamento e materiais que vão ajudar no desenvolvimento agropecuário das duas comunidades. O investimento da Codevasf foi de aproximadamente R$ 42,3 mil em recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) repassados à companhia por meio de emenda parlamentar.

A Associação Comunitária dos Agricultores Familiares do povoado Cacimbas e Adjacências, no município de Cansanção (BA), recebeu da Codevasf uma ensiladeira motorizada. Estão sendo beneficiados cerca de 60 pequenos produtores de Cacimbinhas e também as famílias que moram no entorno do povoado.

O presidente da associação Eberthe Arcanjo Santana destacou que o novo equipamento auxiliará na manutenção dos rebanhos durante o período de estiagem prolongada. "Este incentivo da Codevasf vai ajudar muito a nossa comunidade, pois teremos como armazenar alimentos para dar aos nossos animais na seca. Nosso trabalho para picar as forragens também ficará melhor e mais rápido", comemorou o agricultor.

Já na comunidade de São Miguel, também localizada no município de Cansanção, o problema é a falta de acesso à água para produção. Para amenizar a situação, a Codevasf entregou à Associação Progressista dos Pequenos Agricultores do Povoado São Miguel e Adjacências um conjunto de tubos e reservatórios para água, que deverá ser usado por aproximadamente 58 famílias de produtores ligados à entidade agrícola.

Segundo o presidente da associação Arildo de Jesus Silva, os materiais contribuirão para o acesso à água na comunidade. "Esses canos servirão para fazer uma rede de distribuição de água para as comunidades vizinhas, que não têm água, e isso vai diminuir a dificuldade de acesso", declarou.

Arlindo revelou ainda que possui outros planos para os reservatórios de água. "Com essas cinco caixas d'água que recebemos da Codevasf, distribuídas na comunidade, nós poderemos aumentar a produção de hortaliças, fortalecendo essa atividade familiar e gerando alimento e sustento para as famílias e uma pequena renda para os produtores", explicou.

Para o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro Elmo Nascimento, os investimentos realizados pela companhia fortalecerão a agricultura familiar no Norte baiano. "Esse trabalho que estamos realizando, de repasse de equipamentos para comunidades que praticam e sobrevivem da pequena agropecuária tem melhorado as condições de vida de muitas famílias. Ainda vamos entregar até o final deste ano mais de 13 tratores com implementos agrícolas, além de forrageiras, carreta tanque e roçadeiras", afirmou.

Ele acrescenta que o objetivo da Codevasf é dar as condições materiais para a produção agrícola na região. "Essas próximas associações que serão beneficiadas reúnem em média 120 associados, ou famílias, que vão ser estruturadas para terem melhores condições para produzir cada vez mais, o que pode gerar mais emprego e renda nessas comunidades beneficiadas", declarou o superintendente regional da companhia em Juazeiro.

O superintendente destaca esta ação que a Codevasf realiza como um forte incentivo aos pequenos produtores e suas famílias. "Este ano já atendemos mais de 49 associações de produtores de 29 municípios com a entrega de máquinas e implementos agrícolas, Caminhão, retroescavadeira, forrageiras e kits de pesca e material para apicultura, todos adquiridos através de emendas de parlamentares que conhecem o trabalho que a Codevasf realiza na região. Foram investidos até agora neste ano mais de R$ 3,9 milhões", conclui o superintendente...

Em solenidade comemorativa, Fernando Bezerra credita à Codevasf a transformação do Vale do São Francisco

Senadores de vários partidos lembraram, em sessão especial no Plenário, nesta quinta-feira (29), os 45 anos de criação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesta quinta-feira (29).

Na solenidade, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) contou que vem da região conhecida como Polo Petrolina-Juazeiro, considerada a capital da fruticultura brasileira, com 3,8 milhões de toneladas de frutas produzidas por 150 mil trabalhadores em empregos diretos. Responsável por 90% da manga e da uva de mesa exportadas pelo Brasil, a região teve apoio da Codevasf para melhorar as condições de plantio...

Senador Ângelo Coronel defende atuação mais forte da Codevasf na recuperação do Rio São Francisco 

Senadores de vários partidos lembraram, em sessão especial no Plenário, nesta quinta-feira (29), os 45 anos de criação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesta quinta-feira (29).

O senador baiano,  Ângelo Coronel (PSD-BA), definiu a empresa como um canal de integração dos estados, mas lembrou que é preciso continuar olhando para o São Francisco.  “A transposição é importante, mas é preciso limpar calhas, plantar mata nas margens e recuperar o rio — alertou o senador...

Elmar Nascimento e Fernando Bezerra devem manter indicados nas superintendências da Codevasf, em Juazeiro e Petrolina

De acordo com publicação do colunista Tales Farias, do Uol, o deputado federal baiano José Nunes teria dito ao colega de parlamento Paulo Magalhães, que na posse do novo presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto, que aconteceu na quarta-feira (28) em Brasília, "Havia mais políticos baianos ali do que na escadaria da igreja do Bonfim”, sintetizando o desejo de proximidade de deputados baianos com o novo indicado.

De acordo com a coluna, um dos presentes, o deputado Elmar Nascimento (DEM) relatou o grau de intimidade com o novo presidente da Codevasf: “É meu amigo de muitos anos. Tem o perfil que o governo queria: vindo da iniciativa privada, com experiência em gestão, sempre um dos primeiros da turma. Acho que o Governo acertou na escolha. Fico feliz que seja um baiano", teria festejado...

Marcelo Andrade, novo presidente da Codevasf foi empossado nesta quarta, em Brasília

Foi empossado nesta quarta-feira (28), em Brasília, o novo presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto. O engenheiro de 36 anos, natural de Salvador, é filho do empresário José Moreira Pinto Netto, dono da Caaba engenharia. Numa solenidade sem muita divulgação, com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, técnicos da empresa, senadores, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades, Marcelo Andrade assumiu o comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba.

Formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e com 15 anos de experiência profissional, Marcelo Moreira possui MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduação no Programa de Formação em Finanças da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), de acordo com perfil divulgado pela Codevasf...

Posse do novo Presidente da Codevasf está marcada para esta quarta-feira (28), em Brasília


Depois de muitas especulações, finalmente nesta quarta-feira (28) o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, empossará o novo Diretor Superintendente da Codevasf- Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.

O convite para a posse, que acontece às 10h da manhã, em Brasília, passou a circular em grupos restritos, nesta terça-feira e apontam o nome de Marcelo Andrade Moreira Pinto como o novo Diretor-Presidente da companhia...

Engenheiro Maurício Mathias nega ida para a CODEVASF

O Blog GJ Notícias publicou na manhã deste sábado (17) a informação da possível indicação do engenheiro Maurício Mathias para presidência da Codevasf (Veja aqui). Por meio de nota, a assessoria do diretor de Habitação e Urbanização Integrada do Governo da Bahia, nega. Confira:

Em resposta a matéria publicada pelo Blog Geraldo José, neste sábado (17), o engenheiro Maurício Mathias rechaçou a possibilidade de assumir a presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF. Atual diretor de Habitação e Urbanização Integrada (Dihab/Conder) do Governo do Estado da Bahia, Mathias reforçou a sua posição de prosseguir no cargo. "Seguirei desempenhando minhas funções na Dihab, cumprindo com a missão confiada a mim pelo governador Rui Costa, sob a indicação do deputado federal Antônio Brito", esclareceu...

Baiano deve assumir presidência da Codevasf nos próximos dias

Fontes consultadas pelo Blog Geraldo José, neste sábado(17), dão como já encaminhada e em processo adiantado a nomeação do engenheiro baiano Maurício Mathias para a presidência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba - CODEVSF. As tratativas para a nomeação de Maurício Mathias, que seria uma indicação do deputado federal baiano Elmar Nascimento (DEM), teriam começado antes da votação da reforma da previdência e fazem parte de um acordo negociado pelo governo Jair Bolsonaro com o centrão.

Um dos principais articuladores do centrão, o deputado Elmar Nascimento, segundo matéria publicada recentemente pelo GLOBO, teria atuado nos bastidores para garantir um consenso em torno do nome de Maurício Mathias, já que outro baiano, o ex-prefeito de Feira de Santana e candidato derrotado nas últimas eleições para governador da Bahia, José Ronaldo, estaria trabalhando em outras frentes para tentar assumir o posto. Confirmada oficialmente a notícia, Maurício Mathias deve deixar o cargo de diretor que exerce atualmente na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia...

Comunidade quilombola na Bahia recebe investimentos da Codevasf para estruturação do acesso

A Codevasf está investindo nesta ação mais de R$ 3 milhões, oriundos do Orçamento Geral da União, repassados à companhia por meio de emendas parlamentares. Em Campo Formoso serão beneficiados ainda os povoados de Baixio, Curral, Caraíba, Lagoa da Roça, Pauzinhos e Torrões. Serão pavimentados cerca de 13.085 m² de vias. Em Laje dos Negros, a Codevasf deverá estruturar ainda 3.600 m² da avenida principal de acesso à localidade, o que evitará a exposição da população à poeira e à lama, contribuindo consequentemente para a melhoria da saúde coletiva.

Com a melhoria do acesso ao povoado, o agricultor Rosinaldo Marcionílio Macedo comemorou. "Vai melhorar os deslocamentos da gente que mora aqui e também de quem vem de fora. Isso é muito bom para nós", declarou. Ele mora na rua Beira Rio, que foi beneficiada com as obras de drenagem e o calçamento...

CODEVASF RESPONDE REPORTAGEM SOBRE CAIXAS D'ÁGUA ABANDONADAS EM COMUNIDADES RURAIS DE JAGUARARI

O Blog GJ Notícias publicou com exclusividade no dia 31 de julho que os povoados de Bate Rede, Quixaba e Morro Branco, localizados em Jaguarari, Bahia, conforme mostramos em fotos, era para ter o abastecimento de água encanada e recebida via caixas de água, que em alguns casos foram construídas (Veja aqui). A assessoria de imprensa da Codevasf Juazeiro Bahia enviou esclarecimentos a redação do Blog Geraldo José.

Confira nota Codevasf na integra:..

Codevasf ganhará novas instalações para otimizar atendimento ao público

Com ações pautadas em beneficiar milhares de pessoas contribuindo para a redução das desigualdades regionais em sua área de atuação, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba(Codevasf) também estende esse cuidado no atendimento ao público que busca apoio nas sedes. 

A 3º Superintendência Regional da Codevasf, situada em Petrolina(PE), vem investindo nesse melhoramento através da reestruturação de suas instalações. Localizada no centro da cidade, a sede da Codevasf, já foi base da Sudene e da Embrapa, construída na década de 60, as instalações já apresentam desgastes inerentes ao tempo...

Codevasf participa de encontro nacional do setor de hortigranjeiros

O mês de agosto começou com novidades no setor de comercialização de hortigranjeiros no Norte da Bahia, área de atuação da 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Juazeiro. O engenheiro agrônomo da 6ª SR João Santana Tosta participou, na última semana, do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), na Ceasa mineira, em Contagem (MG).

O objetivo do evento foi discutir, entre outros temas, a rastreabilidade vegetal, a adoção do banco de caixas plásticas, a padronização de peso líquido mínimo, as perspectivas das Centrais de Abastecimentos no país e a inserção digital nas Ceasas. As palestras foram apresentadas por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a presença de lideranças ligadas ao setor de abastecimento de hortifrutigranjeiros e gestores de Centrais Brasileiras de Abastecimento.

Também foi realizada uma visita técnica ao entreposto da Central de Abastecimento de Minas Gerais S.A., considerada uma referência na utilização do banco de caixas plásticas. Outro assunto da visita foi o Programa de Distribuição de Alimentos (Prodal), que destina alimentos a instituições de caridade.

Mercado atacadista em Juazeiro

O representante da Codevasf no encontro, João Santana Tosta, atua na Unidade de Administração Fundiária, da Gerência Regional de Irrigação em Juazeiro, e já foi administrador do Mercado do Produtor do município antes de ingressar na Companhia.

Ele defende a instalação de uma Central Regional de Abastecimento em Juazeiro, com infraestrutura moderna e toda a logística necessária para atender à grande demanda comercial que tem crescido nos últimos anos, graças, principalmente, ao desenvolvimento trazido pelos perímetros de irrigação implantados pela Codevasf no Vale do São Francisco.

"A implantação de um centro agroalimentar vem atender à elevada demanda referente à comercialização atacadista de frutas, legumes e verduras, atualmente realizada de forma precária e insuficiente em Juazeiro. O Vale do São Francisco e a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Juazeiro e Petrolina (Ride) reúnem condições excepcionais para a estruturação de um centro de escala internacional", afirma Tosta.

Ele destaca que, de acordo com dados do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) da Conab, o Mercado do Produtor de Juazeiro é referência de mercado atacadista na região desde os anos 80, ocupa o 4º lugar no ranking nacional de Ceasas em comercialização de hortigranjeiros e a 4ª colocação em valor de vendas...