Foram encontrados 45084 registros para a palavra: pe

Governador de Pernambuco indica engenheira civil para a presidência da Compesa

O governador Paulo Câmara indicou, nesta segunda-feira (12/08),  a engenheira civil Manuela Marinho  para assumir a presidência da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) com a missão de ampliar e consolidar o abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado. Pós-graduada em Segurança do Trabalho, Manuela coordenou o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e foi secretária de Turismo e Lazer em 2018.

Atualmente, Manuela Marinho comanda a área de Transportes da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos. A engenheira, que será a primeira mulher a presidir a Compesa, em 48 anos de existência da companhia, é também auditora fiscal da Secretaria da Fazenda da Paraíba. A indicação do governador será submetida ao Conselho de Administração da Compesa, na próxima semana...

Professores de Juazeiro e Petrolina realizam paralisação em defesa da educação e aposentadoria nesta terça (13)

Os profissionais da Educação Pública de todo o país irão paralisar as atividades nesta terça-feira (13) para a realização da greve nacional em defesa da Educação. Professores da Univasf (Juazeiro e Petrolina), Uneb Campus III, UPE aderiram ao movimento.

“Educação não é mercadoria”, dizem manifestantes em ato contra cortes orçamentários. Além de temas como a Reforma da Previdência e os cortes orçamentários, o movimento também levará para as ruas pontos que têm gerado insatisfação na categoria com relação a determinados posicionamentos do Governo do Estado...

Processo seletivo para  formação em Direitos Humanos alcança mais de 70 inscritos em Petrolina

O processo seletivo para a formação em Direitos Humanos, ofertado pela OAB de Petrolina em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) aconteceu no último sábado (10), na FACAPE, alcançando um grande número de inscritos.

75 alunos dos cursos de Direito fizeram uma redação com o tema " O papel dos Direitos Humanos no desenvolvimento civilizatório das democracias ocidentais". O resultado parcial sairá na próxima terça-feira (13) e os primeiros 30 colocados irão participar da formação que acontecerá entre os dias 19 e 20 de agosto. 

Finalizado o curso de formação, os alunos irão atuar em estágio supervisionado em locais de vulnerabilidade para promoção e defesa dos direitos humanos, indicados pela SEDESDH. Os estudantes irão ainda realizar atendimentos periódicos nessas localidades, encaminhando aos órgãos judiciários as demandas recebidas. ..

Prefeitura Juazeiro: Nota de pesar pelo falecimento da ACS Nilza Santos

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria da Saúde/SESAU lamenta e manifesta pesar pelo falecimento da Agente Comunitária de Saúde (ACS) Maria Nilsa Silva Santos, ocorrido neste fim de semana, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Dona Nilsa como era conhecida, atuava como ACS pela SESAU há pelo menos 28 anos e atualmente trabalhava na Unidade Básica de Saúde/UBS, do bairro Palmares. A servidora municipal era muito querida e respeitada por todos e se tornou referência na luta por uma saúde melhor e mais eficiente no município...

Vereadores de Juazeiro e Petrolina visitam o sanatório Nossa Senhora de Fátima

Os vereadores de Petrolina,  Cristina Costa, Major Enfermeiro, Zenildo do Alto do Cocar e Gilberto Melo, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, além de uma assessora da vereadora Maria Elena, visitaram na sexta-feira(09), o Sanatório Nossa Senhora de Fátima, em Juazeiro. Lá, encontraram a  presidente da comissão de saúde da Câmara Municipal de Juazeiro, vereadora Neguinha da Santa Casa.

Os parlamentares das duas cidades querem juntos, encontrar uma solução para evitar o fechamento da unidade de saúde mental, que hoje atende 57 pacientes dos municípios que compõem a rede PEBA nos estados da Bahia e de Pernambuco. O sanatório gasta em média 250 mil (Duzentos e cinquenta mil reais) por mês.  ..

Petrolina: vem aí a IV Caminhada Ágape

Foi dado o primeiro passo. A Associação Ágape, instituição que cuida de homens dependentes de substâncias químicas, se prepara para realizar a IV  Caminhada Ágape em Petrolina. O evento será realizado  no dia 1º de dezembro de 2019, e visa reforçar a luta para tirar da dependência das substancias químicas, pessoas que precisam se revitalizarem e viverem vida normal, em sociedade.

Em reunião nesta quinta-feira, 8, os organizadores entenderam que neste ano é preciso mostrar mais ainda o trabalho desenvolvido pela entidade. A partir da IV Caminhada, um novo ciclo para o Ágape vai começar. Por essa razão, os organizadores do evento visam chamar a sociedade para participar do cotidiano vivido pela Associação...

Pesquisa que será realizada junto a consumidores vai nortear linha de ações para a revitalização da Souza Junior

O primeiro passo para a revitalização da Rua Souza Junior, uma das principais artérias públicas do centro de Petrolina, será dado na última semana de Agosto, quando uma pesquisa deverá ser realizada junto aos consumidores.  A ação – fruto de uma parceria entre o Sindilojas, CDL, Prefeitura de Petrolina, Sebrae e Facape – objetiva identificar as principais mudanças que devem ser feitas na via, apontadas pelo próprio público consumidor.

"Estivemos reunidos anteriormente com os lojistas, conhecemos algumas propostas de intervenção urbana apresentadas pela Prefeitura, mas decidimos começar todo o processo ouvindo o consumidor, saber o que ele deseja que seja melhorado ou implantado na área. Afinal, é para o público que trabalhamos, que ofertamos produtos e serviços. O que sabemos, de fato é que a Souza Junior, tradicional rua de nossa cidade, precisa ser revitalizada e é isso que buscamos fazer em um esforço conjunto entre o poder público e as entidades representativas do comércio", destaca o presidente do Sindilojas Petrolina, Joaquim de Castro...

Sobradinho vence seca após 20 meses e recupera economia no São Francisco

Foram quatro dias: entre 15 e 18 de novembro de 2017, o reservatório de Sobradinho, maior do rio São Francisco, atingiu o seu nível mais baixo da história, chegando a apenas 1,8% de seu volume útil. Pouco menos de 20 meses depois dessa baixa recorde, o lago começa a voltar a respirar. O volume útil da represa chegou a 42,7% na quinta-feira (8), voltando ao nível de 2013, ano em que a seca começou a fustigar o semiárido do Nordeste.

Além de dar estabilidade à produção de energia pelas usinas hidroelétricas instaladas ao longo do São Francisco, a recuperação da barragem também abre perspectivas para a retomada econômica da região, que tem na fruticultura irrigada e piscicultura como carros-chefes. Nos últimos anos, o cenário foi de estagnação. Desde junho de 2017, a ANA (Agência Nacional de Águas) reduziu a vazão da paragem de Sobradinho para 550 m³/s e proibiu a captação de água do rio todas as quartas-feiras, deixando as plantações um dia da semana sem irrigação.



Os seis anos consecutivos de seca, entre 2012 e 2018, resultaram num aumento de custos para os produtores com energia, já que a água para a irrigação passou a ser bombeada de regiões mais distantes. Além disso, parte dos agricultores deixou de lado os cultivos de ciclo curto, no qual eram produzidos melancia, melão, feijão e cebola, e concentrou-se na produção principal de manga e uva.

O cenário mudou com as chuvas que atingiram a região nas duas últimas quadras chuvosas. A restrição para a irrigação nas quartas —que resultava em queda de até 15% na produtividade— caiu no fim do ano passado, e a vazão de Sobradinho já chega a 800 m³/s.

Ao todo, a região tem 120 mil hectares de fruticultura irrigada, que resultaram numa colheita de 750 mil toneladas de frutas em 2018.Um dos principais polos de produção, a cidade de Casa Nova retomou a curva de crescimento na produção. Segundo dados do Censo Frutícola, a colheita de manga em 2018 chegou a 100 mil toneladas —aumento de 84,8% em comparação a 2016. Também foram colhidas na cidade 28 mil toneladas de goiaba e 27 mil toneladas de uva.

O avanço da produção fez as vinícolas da região retomarem seus planos de investimento. Em dezembro, o Grupo Miolo anunciou a ampliação de sua fábrica de vinhos em Casa Nova e a instalação de uma nova fábrica de suco de uva na cidade de Barra.

Além da oferta de água, o cenário tornou-se mais promissor com o acordo entre Mercosul e União Europeia, que vai derrubar taxas para exportação de frutas e derivados. Os empresários defendem que a janela de oportunidade seja aproveitada com uma política de crédito para irrigação no longo prazo e incremento da pesquisa, além de uma primazia para a produção agrícola diante da produção energética.

“A fruticultura no Vale do São Francisco tem um potencial de crescimento muito maior do que se estima. Basta que ele seja encarado como uma política de Estado”, diz José Gualberto de Freitas, presidente da Valexport, entidade que congrega produtores e exportadores de fruta da região. O setor pesqueiro também ganhou novo impulso. Criando tilápias em tanques há sete anos no reservatório de Sobradinho, Estefani dos Santos, 28, voltou a produzir 20 toneladas de peixes por ano e já mira chegar a 30 toneladas em nos próximos anos.

“O problema é que quando a barragem seca, temos que movimentar os tanques para áreas menos rasas, e isso gera mortalidade. Já cheguei a perder três toneladas de peixes nesse processo”, diz o pescador. Rafael Ferreira, que também possui tanques em Sobradinho, chegou a pensar em desistir no auge da seca. Mas, em dois anos, conseguiu ampliar a produção de 8 para 18 toneladas de tilápias a cada ciclo de seis meses. Além de Sobradinho, a retomada do volume de água também avança nos demais reservatórios do Sistema Hídrico do Rio São Francisco. Em Três Marias (MG), o volume de água chegou a 72,7%.

Em Itaparica, a barragem chegou a 37,8% do volume útil. Há cinco anos, com 15%, o nível baixo da água fez reaparecer quase toda a estrutura antiga igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolândia (PE), inundada quando a barragem foi criada, em 1988. Apesar do avanço, o volume ainda está longe de atingir o nível pré-seca. Em fevereiro de 2012, Sobradinho chegou a ter 88% de sua capacidade, que é de 34 milhões de metros cúbicos de água.

Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo de Miranda diz que a retomada do volume é resultado de ações preventivas, mas que a situação do rio ainda inspira cuidados. Além da quantidade de água, sua qualidade também é essencial para o futuro do São Francisco. Não podemos perder o foco”, afirma Anivaldo, defendendo uma retomada nos investimentos contra o assoreamento e em sistemas de esgoto nas cidades ribeirinhas...

Grande público prestigia Super Etapa do Circuito Baiano de Judô em Juazeiro

Durante dois dias a cidade de Juazeiro se tornou o centro do judô baiano com a realização da Super Etapa do Circuito Baiano, evento da Federação Baiana de Judô (Febaju), que teve o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte).

Na última sexta-feira (09), com a presença do secretário municipal Sérgio Fernandes que representou o prefeito Paulo Bomfim, o presidente da Febaju Marcelo Ornelas da Cruz França Moreira abriu o evento na área especialmente preparada no estacionamento do Shopping Juá Garden, onde, após a pesagem dos atletas, aconteceu o Festival da Criança, reunindo judocas de até 13 anos...

ALLANA MOURA DERROTA A TOP 10 DO BRASIL E SE SAGRA CAMPEÃ DA SUPER ETAPA DO CIRCUITO BAIANO DE JUDÔ EM JUAZEIRO

Allana Moura mais uma vez representou muito bem a cidade de Juazeiro. Depois de uma derrota na primeira luta do dia na classe adulta, Allana Moura se superou na sua classe de origem, a Sub 21, com uma atuação maravilhosa caminhou rumo ao pódio depois de vencer na semifinal uma atleta de Jequié. Allana Moura foi para a final contra Luana Gouveia, (Luana é a atual TOP 10 do Brasil).

“Allana já havia perdido para esta atleta na primeira luta do dia, porém mais concentrada partiu em busca do Ouro. As duas atletas fizeram um combate lindo de se assistir, a entrega das atletas era extraordinário e qualquer erro seria perigoso.  Em uma luta sem margens para erros as duas atletas seguiram para o Gold Scor, momento onde qualquer pontuação decide a luta, depois de quatro minutos corrido a atleta de Jequié tomou a terceira advertência sendo penalizada e Allana Moura declarada campeã” expressou o Sensei Allan Moura. ..

Paulo Câmara participa de aula inaugural para 511 agentes da Polícia Civil de Pernambuco

O governador Paulo Câmara dá as boas vindas aos 511 aprovados no concurso de agente da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) que iniciam nesta segunda-feira (12.08) o Curso de Formação da Academia Integrada de Defesa Social (Acides). A cerimônia acontecerá, às 9h, no Auditório Tabocas, do Centro de Convenções, em Olinda, e contará com a presença do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, e do chefe da PCPE, Joselito Kehrle do Amaral. Os aprovados vão reforçar as delegacias do Estado já no início de 2020.

O Curso de Formação tem caráter classificatório e eliminatório, com 716 horas/aula, e segue até 27 de dezembro. O treinamento inclui disciplinas como Investigação Policial; Inteligência de Polícia Judiciária; Abordagem Policial; Armamento, Munição e Tiro; Direitos Humanos; Criminalística; Prática Policial; e Gerenciamento de Crises e Desastres. Enquanto frequentarem a Academia, os alunos têm direito a bolsa-formação de R$ 1.100. Ao fim do curso, os aprovados ficam habilitados para a nomeação e posse...

Deputado Zó celebra Super Etapa de Judô em Juazeiro

Neste final de semana, Juazeiro se tornou a capital baiana do judô com a Super Etapa do Circuito Baiano da modalidade. A competição realizada no Juá Garden Shopping reúne cerca de 700 atletas, nas classes Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21, veterano, sênior e iniciante. Quem celebra o feito é o deputado estadual Zó (PCdoB), que contribuiu para a realização do evento. "Valeu a nossa luta com o prefeito Paulo Bomfim e o secretário de Esporte, Sérgio Fernandes. Conseguimos trazer vários programas através da  Sudesb e, agora, essa competição importante do judô baiano. Isso ajuda a desenvolver o esporte no município e na região", celebra Zó.

Segundo o deputado, ao dar apoio e manter programas sociais ligados ao esporte, o governo estadual cobre a deficiência do governo federal que acabou com o Ministério do Esporte e ameaça as políticas e os programas da área. "Parabéns ao governador Rui Costa; ao secretário Davidson Magalhães; ao diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto; ao presidente da Federação Baiana de Judô, Marcelo Ornelas, além de Diogo, Gustavo e professor Ney (da Sudesb). Estamos juntos nessa missão pelo esporte como ferramenta de inclusão social para o nosso povo", enfatiza o parlamentar...

Dodge indica ao STF como União será ressarcida pela Lava Jato

A procuradora-geral, Raquel Dodge, enviou oito petições ao Supremo em que especifica a forma como delatores que fecharam acordos de colaboração premiada no âmbito da Operação Lava Jato devem efetuar o ressarcimento à União e a outros órgãos públicos lesados. Encaminhados ao relator do caso, ministro Edson Fachin, os documentos são sigilosos e estão relacionados a colaborações de ex-executivos das empresas Odebrecht e OAS. Somados, os valores acertados a título de multa, totalizam mais de R$ 14,7 milhões.

As informações foram divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria. Em cada um dos casos, a PGR requer a divisão dos pagamentos de maneira que as partes prejudicadas sejam ressarcidas. De acordo com as solicitações, devem receber os pagamentos, por exemplo, a União, a Petrobrás, os estados do Rio e de São Paulo, e os fundos de pensão e investimentos Petros e FI-FGTS...

CNPq já usou 88% dos recursos para pagamento de bolsas de pesquisa em 2019

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) já usou 88% da verba disponível para 2019 para pagamento de bolsas de pesquisa. De acordo com o G1, dos R$ 784.787.619 previsto para o ano todo, já foram usados R$ 690.618.881. Segundo o CNPq, o restante só será suficiente para garantir as bolsas de quase 80 mil pesquisadores em agosto e setembro. A contrapartida das bolsas é que os beneficiados não mantenham outro trabalho remunerado e se dediquem exclusivamente à pesquisa.

Desde o ano passado, o CNPq alerta que necessita de pelo menos R$ 300 milhões para conseguir honrar os pagamentos referentes a outubro, novembro e dezembro. Em junho, o Congresso Nacional aprovou um crédito suplementar R$ 330 milhões, mas o repasse ainda não está garantido. O Ministério da Economia ainda precisa autorizar a abertura do crédito extra, mas ainda avalia o pedido...

A pedido de Trump, Bolsonaro quer MP para mudar lei de TV paga no país

O presidente Jair Bolsonaro determinou que o Ministério da Economia e o da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação preparem uma medida provisória modificando a lei da TV paga no país para atender a um pedido do presidente dos EUA. Donald Trump quer a aprovação da compra da Time Warner pela gigante AT&T no Brasil. 

O negócio de US$ 85 bilhões (R$ 334,5 bilhões) foi anunciado em outubro de 2016 e envolve 18 países. No Brasil, já passou pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). A transação foi aprovada porque, segundo o Cade, a concentração de canais decorrentes dessa operação não será maior que 20%. O grupo Time Warner controla canais como CNN, HBO, Cartoon Network, DC Comics, dentre outros.

Na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), no entanto, não há como a transação prosperar porque a legislação vigente desde 2011 restringe a participação acionária cruzada entre operadoras de telefonia (AT&T) e grupos de conteúdo (Time Warner). A lei determina que uma tele pode ter até 50% do capital de uma produtora de conteúdo (emissora, estúdio ou produtora), que, por sua vez, só pode deter até 30% de uma tele.

No passado, essa restrição impôs à Globo retirada do controle da Sky, empresa de TV e internet por satélite. Hoje, ela permanece na empresa como acionista minoritário (cerca de 5% de participação). O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) acompanhava esse assunto desde as primeiras conversas entre seu pai e Trump em torno de um projeto de alinhamento estratégico entre os dois países.

Prestes a ser sabatinado no Senado para ocupar o posto de embaixador nos EUA, o deputado publicou um vídeo na quarta-feira (7), no YouTube, defendendo o fim das restrições na TV paga. "Há quem diga que essa lei foi criada para reduzir a concorrência e favorecer uma famosa emissora de TV", disse.

"Dentro do governo Bolsonaro existem pessoas que dão como certa uma medida provisória a fim de acabar com essa proibição. Quem for operador vai poder ser produtor de conteúdo, e você vai poder assistir à sua série." Consultado, não respondeu até a conclusão deste texto.

Apesar das desavenças de Trump com a CNN, o presidente americano decidiu encampar o pleito da gigante AT&T, que só aguarda a aprovação da Anatel para que a junção das duas companhias seja finalizada. Outros 17 países já aprovaram a operação.

Assessores de Bolsonaro afirmam que esse negócio entrou na lista de exigências do governo americano entregue ao Brasil como parte da parceria estratégica.

Executivos da AT&T também pressionaram diretamente o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Marcos Pontes, que delegou a seus auxiliares uma solução para o impasse.

Em parceria com o Ministério da Economia, é preparada uma medida provisória que, até o momento, nada mais faz do que revogar dois artigos da legislação vigente.

A reportagem teve acesso à minuta da MP. Caso fosse enviada a Bolsonaro da forma como está, acabaria com as restrições à propriedade cruzada e permitiria que operadora de telefonia adquirisse direitos de transmissão de eventos esportivos, por exemplo.

Cientes desse plano, emissoras como Globo, Band e Record, e gigantes da internet como Facebook, Google e Netflix foram ao ministério.

A Abert, associação que representa o setor, disse que não fechou um posicionamento sobre o assunto. Mas, ao ministério, esses grupos disseram concordar com o fim da restrição acionária entre produtores e distribuidores.

Em troca, a nova lei deveria enquadrar, explicitamente, a transmissão de canais ou a distribuição de pacotes de TV via internet como um serviço de internet e não como um serviço de TV paga.

O ministério concedeu mais dez dias para receber as contribuições oficiais antes de enviar a MP para a Casa Civil.

Para os grupos de mídia, essa será a nova fronteira de difusão de conteúdo.

A Globo vem investindo pesado na oferta de seus programas pelo Globoplay. A Record também oferece canais, como a ESPN, pelo PlayPlus. Estrangeiros, como a Disney, se preparam para disponibilizar mais canais no Brasil.

Por isso, os produtores de conteúdo querem apaziguar o clima de insegurança jurídica deflagrado pelo caso AT&T. Pretendem evitar o que ocorreu recentemente com a Fox.

Após reclamação da operadora Claro, a Fox foi alvo de medida cautelar da área técnica da Anatel exigindo que houvesse uma operadora autenticando os acessos de usuários que buscassem canais do grupo americano pela internet.

A Justiça cassou a decisão afirmando que os dois serviços não se confundem e, na internet, não pode existir regulação. O conselho da Anatel ainda não tinha julgado o mérito da medida cautelar de sua área técnica. Com o revés na Justiça, avisou o governo que nada poderia ser feito sem mudança legal.

No Congresso, três projetos de lei propõem o fim das restrições de propriedade cruzada na TV paga. Até o momento, o mais aceito pelos setores envolvidos é o do senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Nele, a difusão de conteúdo pela internet é tratada como querem os radiodifusores, e as operadoras poderiam produzir e transmitir conteúdo.

O projeto do senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) é o que está mais avançado porque foi o primeiro a ser apresentado, no início de julho. 

O projeto altera os dois artigos da lei da TV paga para permitir que teles e grupos de mídia possam cruzar participações societárias, sem teto definido. Uma tele poderia deter o controle de um estúdio de cinema ou uma produtora de seriados.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) desagradou o setor ao propor que, mesmo na internet, os canais devem seguir regras da TV paga, com cumprimento de cotas para conteúdo nacional, por exemplo...

Principais atrativos turísticos de Petrolina são destaques em edição da Revista Gol

As belezas naturais de Petrolina chamaram a atenção da jornalista Ines Garçoni e do fotógrafo Leo Sombra, da Revista Gol. Em uma reportagem que rendeu sete páginas na edição do mês de agosto, o município foi descrito como a 'Joia do sertão'. Além dos principais atrativos turísticos, a matéria também incluiu opções de hospedagem e dicas quanto a culinária regional. A produção contou com o apoio da Prefeitura de Petrolina, que recebeu a equipe, sugeriu roteiros e articulou visitas aos destinos escolhidos pela dupla. 

"Olhe para cima" sugeriu a repórter em um dos intertítulos. "Há uma beleza difícil de explicar no céu de Petrolina. No inverno, é azul até o fim do dia, quando se torna avermelhado e compõe, com o Velho chico, um bonito pôr do sol. À noite, a lua faz seu espetáculo", descreve Garçoni. Entre as opções de turismo, a jornalista indicou o Museu do Sertão, a Oficina do Artesão, passeio para vinícolas e o Bodódromo, principal referência gastronômica local, por servir carneiro, prato típico da cidade...

'Nós usamos ciência, não balela de Twitter', diz ex-diretor do Inpe

Durante bate-boca na Globo News, o ex-diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Ricardo Galvão, disse a Ricardo Salles (Ambiente), que "nós [do Inpe] usamos as publicações científicas, não a balela que vocês usam, coisa de Twitter". A fala é uma resposta às críticas do presidente Jair Bolsonaro aos dados de desmatamento do Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), que apontam para o crescimento do desmate da Amazônia em junho e julho deste ano, em comparação com 2018. 

O debate, que aconteceu neste sábado (10), abordou a preservação do meio ambiente, agronegócio e a repercussão da crise no Instituto, que culminou na demissão de Galvão em 2 de agosto. Segundo Salles, os dados do Inpe não são mentirosos, como sugeriu Bolsonaro, mas dão margem para "interpretações sensacionalistas". "Eu não tenho dito que os números estão manipulados, mas que a forma de se apresentar os números está. A imprensa teve acesso a isso antes do Ibama, um repórter sabia dos dados antes do próprio órgão. Isso é inadmissível", disse...

Conferência de Assistência Social discute participação social e financiamento público em Petrolina

Órgãos e entidades que atuam na rede do Sistema Único  de Assistência Social, além de usuários e representantes da  sociedade civil estiveram reunidas na sexta-feira (9),  para a  XI Conferência Municipal de Assistência Social de Petrolina. Com o tema  ‘Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social’, o evento, organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, contou com a palestra magna sobre o assunto, além da formação de grupos de trabalho e eleição de delegados para a conferência estadual.

Em seu discurso de abertura, a presidente do Conselho Municipal de Assistência, Kátia Carvalho, enfatizou a relevância do evento. "Petrolina não pode ficar de fora das contribuições que definem o rumo da Assistência Social. Esta conferência atende uma demanda nacional para a manutenção dos nossos serviços, programas e ações tão importantes para o cidadão", disse...

Caravana de obras sobre o Nordeste chega a Petrolina

Foto: Jonathas de Andrade/Divulgação.

Foi no Nordeste que o artista visual e fotógrafo Jonathas de Andrade foi buscar a força de seu trabalho, numa linguagem que ganhou intensidade e reconhecimento internacional ao reinterpretar questões urgentes para repensar a cultura nordestina hoje. Com 12 anos de trajetória e 37 de idade, e tendo a região onde nasceu como foco de sua produção nos últimos seis anos, o alagoano radicado em Pernambuco já expôs suas obras em outros estados do Brasil e em diversos países, indo de museus internacionais como o MOMA e Guggenheim de Nova York, à Coreia do Sul; do México, ao Egito e França. Depois de terem rodado o mundo, parte destes projetos artísticos está reunida na exposição "Caravana Museu do Homem do Nordeste", que será inaugurada no dia 19 de agosto, às 19h, no SESC Petrolina, com visita guiada pelo artista. A circulação das instalações fotográficas e vídeos criados por Jonathas de Andrade, que ocorre com incentivo do Funcultura do Governo Estadual, chega também a duas outras cidades do interior de Pernambuco: Garanhuns (em novembro) e Goiana (em março de 2020)...

Lei Maria da Penha é tema de mesa redonda em evento na OAB Petrolina

Em comemoração aos 13 anos da lei que protege as mulheres de vários tipos de violência e discutir as mudanças na sociedade, as consequências da aplicação da lei e o atendimento às vítimas de violência doméstica, a Subseccção Petrolina da Ordem dos Advogados do Brasil vai organizar uma mesa redonda no próximo dia 14, a partir das 18h30.

O diálogo vai contar com a participação da Comissão da Mulher Advogada, entidades da sociedade civil e ativista. O evento faz parte das comemorações do Mês da Advocacia, promovido pela OAB Petrolina. “Este será um momento importante para ampliar a discussão sobre a Lei Maria da Penha, o quanto ela já avançou e quanto precisamos trabalhar para que ela seja realmente efetivada”, afirmou Ariana Carvalho, presidente da Comissão da Mulher Advogada...