Foram encontrados 462 registros para a palavra: cultural

Estudante de Juazeiro é selecionado para o Intercâmbio Artístico-Cultural em parceria com Fiac Bahia

A espera acabou! Confiram a seleção de artistas e agentes culturais que irão participar do Intercâmbio Artístico-Cultural da Funceb durante a programação do Festival Internacional de Artes Cênicas (Fiac). Juntamente com a direção e produção do FIAC, as Coordenações de Teatro, Dança e o Núcleo de Artes Circenses da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) selecionaram 25 participantes, sendo 14 selecionados e 11 suplentes. 

Nesta terceira edição do intercâmbio, a Funceb recebeu 102 inscrições de 57 municípios baianos. Na primeira etapa do projeto, à distância, os 20 artistas/agentes (selecionados e suplentes), através de plataforma virtual, vão partilhar informações sobre seus trabalhos e territórios, compondo uma cartografia da produção artística baiana com vídeos, fotos, textos e áudios. ..

Santa Maria da Boa Vista, Petrolina e Salgueiro terão ações da Semana do Patrimônio Cultural

Com o tema “Territórios Educativos e Culturais: diálogos possíveis”, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, promove, de 12 a 17 de agosto, a 12ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Na solenidade de abertura, marcada para acontecer no dia 12 de agosto, às 15h, no auditório É do Povo do Museu Cais do Sertão, o professor, jurista e acadêmico Dr. Joaquim de Arruda Falcão irá proferir a palestra “Futuros possíveis: O patrimônio imaterial de Pernambuco”. Outra atividade marcada para a abertura é a exposição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que estará montada no hall do auditório. A entrada é aberta ao público. Clique aqui e confira a programação completa.

Neste ano, o evento tem como proposta abrir um amplo e qualificado debate sobre as relações entre os territórios educativos e culturais e suas potencialidades para o Patrimônio Cultural. A temática agrupa significativa importância para o estabelecimento, continuidade e comprometimento do diálogo entre os campos do Patrimônio Cultural e da Educação...

ADVOGADA JUAZEIRENSE APRENDE TOCAR SANFONA E TRADUZ REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA ARTE MUSICAL

A sanfona fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas o seu encanto transcende o poder da música, porque desperta um afeto misterioso. Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro e sanfoneira, por ser um instrumento que é abraçado ao se tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira. O fato é que a sanfona une as pessoas e é amada por todos os povos". 

Este conceito define a juazeirense, advogada, contadora e aluna aprendiz de sanfona: Neuvanete Martins Duarte...

Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim diz que Tradição não é Crime e precisa ser preservada

A Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim (ACESB) divulgou uma nota sobre o confronto entre policiais militares e espadeiros ocorrido no último final de semana. Na nota, a associação lamenta o lamentando o conflito. Uma das vítimas, Fabíola de Jesus Cardoso, é estudante da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e foi atingida no olho por uma bala de borracha. Segundo a Uneb, a jovem está internada no Recife (PE) e perdeu a visão.

Confira nota da ACESB, na íntegra:..

A Importância do forró como patrimônio cultural é tema de discussão em programas de rádio nesta terça (25) e quarta (26)

O Forró é um dos gêneros musicais mais disseminados no país e faz parte da formação da identidade cultural do brasileiro. As matrizes do forró estão passando por um processo de reconhecimento e identificação como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A expectativa é que o forró pode ser declarado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil até meados de 2020. O jornalista e membro do Conselho de Cultura do Parque Museu Asa Branca (Exu-PE) Ney Vital, participou nesta terça-feira (25), de uma entrevista na Rádio Jornal e citou que a manifestação cultural conhecida por seus ritmos musicais, danças e instrumentos tradicionais já passa por um intenso processo de mobilização social e é motivo da pesquisa realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)...

Obra de sanfoneiro Pinto do Acordeon passa a ser considerada Patrimônio Cultural

A obra do cantor e compositor Francisco Ferreira Lima, conhecido como o Pinto do Acordeon, passa a ser considerada Patrimônio Cultural do estado da Paraíba. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais na sessão desta terça-feira (18). O projeto de lei é do deputado Wallber Virgolino. O deputado Felipe Leitão parabenizou Wallber pela iniciativa de valorização da cultura da Paraíba, e enalteceu a alegria do compositor.

“Pinto, mesmo doente, no hospital, ele faz a alegria de todos os pacientes. Homenagem mais do que justa. Eu me acosto ao projeto de Vossa Excelência, e se permitir gostaria de subscrevê-lo, porque declarar Pinto do Acordeon patrimônio histórico da Paraíba é fazer justiça a tudo que ele fez de bom à nossa Paraíba, para nossa cultura”, disse Felipe Leitão...

Diversidade Cultural marca a primeira noite do São João 2019 em Petrolina

A festa mais esperada do ano no Vale do São Francisco, começou nesta sexta-feira (14), em Petrolina. O Pátio de Eventos Ana das Carrancas neste momento recebe  o público na noite de abertura do Melhor São João do Brasil. A expectativa é que 70 mil pessoas curtam os cinco shows da primeira noite de festa.

Uma aposta para a abertura foi a diversidade dos estilos musicais, a noite vai ser regada a muito forró, sertanejo e axé. Cinco artistas subiram ao palco: Ivete Sangalo; Luan Santana; Mano Walter, Wallas Arrais e Gervilson Duarte. Outras dez atrações darão continuidade ao São João de Petrolina durante o restante do fim de semana. A festa continua até o dia 23 de junho. Mais de 40 artistas, entre grandes nomes da música nacional e bandas locais, serão responsáveis pela animação do evento...

Bairro João Paulo II fez a festa com o Cuidar da Gente Cultural e Esportivo

A última sexta-feira (10) foi de festa no Bairro João Paulo II, que recebeu o Programa Cuidar da Gente da Prefeitura Municipal de Juazeiro - através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. As ações culturais e esportivas foram realizadas na praça principal do bairro e contaram com o apoio da Guarda Municipal. Entre as atividades oferecidas estavam: apresentação do repentista Valdir Lemos, aulas de Aero Jump (com a professora Quelle Aquino) e capoeira com o Grupo Embodeiro.

Para a autônoma Alineide Santos, a ação foi importante para a comunidade. “Normalmente as pessoas vêm muito aqui para a praça nos finais de semana, mas hoje a comunidade veio mesmo para participar. E ver as atividades da capoeira e da dança acontecendo foi muito bonito. Todo mundo empolgado. Tomara que não demore para ter outro momento como esse”, disse. O Cuidar da Gente vai atender todos os bairros e distritos de Juazeiro levando serviços na área de cultura, esporte, saúde, educação, assistência social, limpeza, infraestrutura e SAAE. Dia 24 de maio o Cuidar da Gente Cultural e Esportivo acontece no Distrito de Pinhões...

2019: Forró mais perto de virar Patrimônio Cultural do Brasil

O período junino que se aproxima coloca o forró no centro das atenções das festas. Mas, paralelo a isso, está em curso uma mobilização em prol de uma valorização do ritmo que dure o ano inteiro. 

Músicos, produtores e entusiastas do gênero de todo o País se movimentam pelo reconhecimento das matrizes do forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A empreitada ganha um novo capítulo com a realização do Seminário Forró e Patrimônio Cultural, entre quarta-feira (8) até sexta-feira (10) de maio, no Recife. ..

Com o tema Abril Étnico-Histórico-Cultural, a Secretaria de Educação de Sobradinho realiza culminância do Projeto Caatinga

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou durante a terça-feira (30), na Praça Geraldo Silva, a culminância do projeto Caatinga, reunindo estudantes, professores e gestores em um momento de celebração, através de apresentações culturais protagonizadas pelas crianças. "O projeto Caatinga é um projeto estruturante da SME, em parceria com as escolas da rede municipal de educação.

Ele enfatiza a importância da Educação Ambiental Permanente, com foco na preservação do bioma caatinga e do Rio São Francisco. Através deste projeto, buscamos promover a consciência ambiental de modo a transformar nossos estudantes em multiplicadores nessa importante tarefa de preservar o meio ambiente", afirmou a secretaria de educação, Ducilene Kestering...

Comunidade de Abóbora participa de Cuidar da Gente Cultural e Esportivo

Nesta sexta-feira, 26, o Programa Cuidar da Gente da Prefeitura Municipal de Juazeiro - através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes - levou ações culturais e esportivas para o distrito de Abóbora e fez a alegria da comunidade. A equipe da SECULTE utilizou os espaços da Escola Municipal Emanuel de Sousa Bonfim e da quadra poliesportiva do distrito.

O Cuidar da Gente foi criado em 2018 com a idéia de levar atendimento específico aos moradores dos residenciais Minha Casa Minha Vida. Como o programa deu certo, o Governo Municipal decidiu estender o atendimento a todos os bairros e distritos de Juazeiro com serviços na área de cultura, esporte, saúde, educação, assistência social, limpeza, infraestrutura e do SAAE...

Rui entrega centro cultural e anuncia obras em Campo Formoso

Depois de se reunir com gestores pedagógicos de Campo Formoso, no centro norte da Bahia, nesta sexta-feira (26), o governador Rui Costa participou da inauguração do Centro Cultural Professor Rômulo Galvão de Carvalho. Com auditório para 301 pessoas, o centro recebeu R$ 2 milhões em investimentos. 

"Nós também vamos trazer equipamentos e nosso acervo de filmes, transformando esse espaço em um cinema. Anunciamos ainda obras na lagoa do município, que será urbanizada para ser um espaço de convivência, e a reforma no Colégio Estadual Roberto Santos, com campo de futebol, quadra coberta e laboratórios. Assim, ajudamos a transformar vidas e a dar esperança aos jovens, com cultura, esporte e lazer", disse o governador. ..

Bahia poderá ter mais um bem reconhecido como Patrimônio Cultural

É num município sossegado da Bahia, que o forró de raiz tem ganhado força e disseminado a cultura popular brasileira. Além do conjunto arquitetônico e urbanístico de Mucugê, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1980, os moradores e os mais de cinco mil turistas têm apreciado um dos ritmos nacionais mais conhecidos no Brasil durante o Festival de Forró da Chapada Diamantina.

Esse ritmo genuinamente nordestino tem sido difundido em sua forma autentica em diferentes municípios baianos como em Vitória da Conquista, Juazeiro, Cruz das Almas e Itacaré e até mesmo em grandes centros urbanos. “A Bahia absorve diversos estilos musicais, porém é um dos Estados que mais tem promovido esse forró autêntico, seja em festivais menores ou nas grandes celebrações como o São João”, afirma o produtor cultural Targino Gondim...

Pesquisador da Embrapa destaca importância da carne de bode no desenvolvimento cultural e econômico do Vale do São Francisco

Em sessão realizada no dia 11 de abril, os vereadores da Câmara Municipal de Petrolina votaram o Projeto de Lei 135/2018, que declara a manta caprina e ovina como patrimônio cultural imaterial da cidade. Por unanimidade, os parlamentares aprovaram a proposta, que agora segue para sanção do prefeito.

A manta consiste em uma técnica de corte, salga e secagem da carcaça dos animais, amadurecida há várias gerações, que resulta em uma carne macia e quase integralmente desossada. Por sua importância, e por ser um dos produtos mais emblemáticos da gastronomia e do comércio da região, um grupo interinstitucional de trabalho, liderado pela Embrapa Semiárido, articulou junto aos parlamentares a proposta para oficializar o produto como patrimônio do município...

Com apoio da Prefeitura de Petrolina, Polo Multicultural Matingueiros se consolida como centro carnavalesco

Pelo segundo ano consecutivo, o Polo Multicultural Matingueiros entra na programação oficial do Carnaval de Petrolina. Em 2019, superou a expectativa de público e chegou a ter, nos quatro dias de festa, mais de 15 mil pessoas passando pelo local.

“Estamos muito felizes pela recepção do público. Tivemos a casa cheia em todos os dias de festa e nem a chuva afastou os foliões do Polo Multicultural Matingueiros. Nada disso seria possível sem os nossos parceiros: Prefeitura de Petrolina, Polícia Militar e empresas da iniciativa privada”, ressalta um dos organizadores, Wagner Miranda...

Carnaval de Petrolina: exposição no Polo Multicultural Petrolina Antiga/Matingueiros é opção de lazer no circuito da folia

O Carnaval de Petrolina conta com a mistura de ritmos, cores e  atrações. Durante os quatro dias de folia, mais de 60 atrações passam pelos quatro polos da festa. Além dos shows, outro atrativo para o folião é  a exposição de peças carnavalescas no Polo Petrolina Antiga/Matingueiros. A mostra fica a disposição para visitação até a terça-feira (5).

São 13 figurinos feitos a mão, mostrando as diversas manifestações culturais de Pernambuco como o maracatu, o caboclinho, a cavalhada e até quadrilha. Podem ser vistas as indumentárias de um ‘lanceiro’ do maracatu,  ‘Mãe da tribo’ do caboclinho e até de uma rainha de quadrilha batizada de ‘Asa Branca’...

I Seminário Cordel Patrimônio Cultural e Imaterial da Unesco acontece no Crato, Ceará

Entre os dias 24 e 28 de fevereiro o GeoPark Araripe e a Universidade Regional do Cariri (URCA), realizam o 1º Curso Universidade de Verão da URCA sobre Inovação, Aproveitamento de Recursos Minerais da Chapada do Araripe, Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis em Crato-Ce. Estão sendo ofertadas 200 inscrições para universitários, professores e profissionais do Brasil e do exterior interessados em participar das discussões. 
 
Concomitante ao evento ocorrerá a 1ª Reunião da Rede Geoparques da América Latina e Caribe (Brasil, México e Uruguai) e ainda o 1º Seminário Cordel Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO– voltado para apreciar estudos deste patrimônio.  Será uma semana repleta de atividades como seminários, workshops, painéis, oficinas e incursões em campo.

 As discussões serão encabeçadas por palestrantes reconhecidos internacionalmente, como o  Coordenador da Rede Global de Geoparques da UNESCO (UNESCO-GGN), Nickolaos Zouros;  a representante do Escritório da UNESCO no Brasil, Denise Gorfinkel e do Coordenador da Rede Latino- Americana e Caribenha de Geoparques (GeoLAC), Charles Canet...

Espetáculo com incentivo do ‘Usina Cultural’ será apresentado de 24 a 26 de Fevereiro em Juazeiro 

Nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro o espetáculo ‘Alforrias’ - primeira montagem do Núcleo Experimental de Teatro Trupi D'aqui, será levado à população em 3 espaços públcios diferentes. O espetáculo é realizado através do programa Usina Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.

‘Alforrias’, traz em seus diálogos, verbais e estéticos, o questionamento sobre as influências das matrizes africanas, européias e indígenas na identidade do povo brasileiro. “O espetáculo convida o público a perceber signos à sua volta, dentro de si mesmo e como foram formados. Reflexões às perguntas ‘Quem somos? Para onde estamos indo? Estamos percebendo o caminho que estamos trilhando?’. Vale a pena conferir”, ressalta a produtora Jamile Sales...

Manifestações das Cheganças, Marujadas e Embaixadas são reconhecidas como patrimônio cultural imaterial da Bahia

As manifestações culturais das Cheganças, Marujadas e Embaixadas, realizadas em regiões da Bahia, foram reconhecidas como patrimônio cultural imaterial do estado. O decreto foi publicado pelo governo da Bahia, na terça-feira (12).

De acordo com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), o registro no Livro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas foi solicitado ao órgão, autarquia vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), pela Associação Chegança de Marujos Fragata Brasileira, do município de Saubara, no Recôncavo Baiano...

3ª edição de evento multicultural será realizado sábado, 26

Em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo, a AIESEC no Vale do São Francisco realiza no próximo sábado (26), no Vaporzinho, na Orla de Juazeiro - BA, o "Global Village" (Aldeia Global - em tradução livre), um evento aberto ao público e gratuito que contará com intercambistas da Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Itália.

O evento tem como objetivo promover o contato cultural das pessoas da região com nativos de outros países, que estão na região realizando projetos sociais em ONGs locais. A programação contará com dança, música, exposição de objetos e comidas típicas, e acontecerá das 15h às 21h. ..