Foram encontrados 951 registros para a palavra: CURACÁ

Curaçá: Uma Ararinha Azul desaparece e equipe do ICMBio solicita ajuda dos moradores para encontrar ave

"Viu uma Ararinha Azul. Pode ajudar. Pessoal. Estamos procurando uma Ararinha Azul que está dispersando. Se alguém a vir perto de qualquer roça ou casa avise por favor!! Este é o comunicado da Equipe do ICMBIO, pede ajuda da população para encontrar uma Ararinha Azul. De acordo com informações obtidas pela REDEGN, o ICMBIO- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade conta com a contribuição e apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf.

A coordenadora do Plano de Ação Nacional (PAN) de Conservação da Ararinha-Azul, a analista ambiental Camile LugarinI colocou telefones contatos para possíveis informações: 74 99984-5109, 4899147 5565. "A conservação da natureza é responsabilidade de todos, todos os cidadãos", declarou Camile. ..

Ministério do Meio Ambiente destaca que moradores de Curaçá devem ser os principais defensores de sua maior joia: a ararinha-azul

No último sábado (11) foi um dia histórico para a biodiversidade brasileira: a volta de uma espécie declarada extinta há mais de duas décadas. Oito exemplares de ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) foram soltos na natureza e voaram pela primeira vez pelos céus de Curaçá, município baiano de pouco mais de 30 mil habitantes e que é o ambiente natural das aves.

A reintrodução deste primeiro grupo, de oito aves (cinco fêmeas e três machos), cumpriu um dos objetivos previstos no Plano de Ação Nacional (PAN) Ararinha-azul, coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave/ICMBio)...

Curaçá ganha destaque nos indicadores da Previne Brasil, que avalia atuação dos municípios brasileiros na saúde preventiva

O município de Curaçá ficou em primeiro lugar, na região Norte da Bahia, nos indicadores de prevenção à saúde pública. A avaliação é do Previne Brasil, Programa do Ministério da Saúde que mensura, com base nos dados registrados no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab), o desempenho e a quantidade de pessoas acompanhadas pelas equipes de saúde de cada município brasileiro.

O Programa avalia sete indicadores de ações estratégicas de prevenção, a exemplo do Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas e colocou Curaçá no topo da lista, na região Norte. ..

Projeto do Nema, da Univasf, irá recuperar habitat das ararinhas-azuis na Caatinga

Ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) estão voando livremente pela primeira vez na Caatinga, após mais de 20 anos sendo consideradas extintas na natureza. No último sábado (11), oito aves foram soltas no interior do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Ararinha-azul, em Curaçá (BA), após dois anos sendo preparadas em recintos para reintrodução ao seu habitat natural. Esse marco foi possível graças ao esforço de diversas instituições, entre elas o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). É o projeto RE-Habitar Ararinha-azul, executado pelo Nema em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), responsável por recuperar as áreas destinadas para a soltura das aves.

Para que as ararinhas-azuis possam se adaptar livremente à vida na natureza é necessário que a área repovoada pela espécie possua condições de recebê-las. Com esse objetivo, o projeto RE-Habitar irá recuperar 200 hectares de vegetação da Caatinga, sendo 100 hectares vinculados às margens de rios intermitentes ou temporários e 100 hectares em regiões mais secas. Toda essa área se concentra nas unidades de conservação Refúgio de Vida Silvestre (RVS) e Área de Proteção Ambiental (APA) Ararinha-azul, em Curaçá (BA), habitat prioritário das ararinhas...

Após soltura, Ararinhas Azuis carregam um colar de telemetria no pescoço e estão monitoradas pelos pesquisadores

Dois anos e três meses após chegarem ao Brasil, as ararinhas-azuis trazidas da Alemanha para Curaçá voltaram a povoar o céu do sertão baiano. A soltura das aves, realizada no último sábado (11), foi a primeira do programa de reintrodução que está em vigor desde 2020, e marca uma nova fase do trabalho.

Agora as Ararinhas Azuis aves carregam um pequeno colar de telemetria no pescoço e serão monitoradas pelos pesquisadores. Ainda é cedo para dizer que tudo deu certo, mas a esperança está no céu, e tem a cor azul. ..

Homem é capturado por descumprimento de medida protetiva em Curaçá

Policiais da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM de Curaçá, norte da Bahia prenderam na manhã desta segunda-feira (13), um homem que descumpriu a medida protetiva de urgência em favor da ex-companheira. 

Segundo o comandante da unidade, major Leonel Carlos Ribeiro Neto, os policiais foram acionados por populares após ele ir até a casa da ex, na localidade conhecida como 'Minha Casa, Minha Vida', e fazer ameaças...

Em meio à emoção, Ararinhas Azuis voltam à natureza, em Curaçá. Veja o vídeo

Aconteceu neste sábado (11) o tão aguardado momento em que um grupo de Ararinhas Azuis, que vinham se adaptando em cativeiro para o retorno à natureza, no sertão de Curaçá, no interior da Bahia.

As Ararinhas, oriundas de criadouros na Europa, chegaram ao município em marco de 2020 e vinham passando por todo um processo de adaptação em grandes viveiros instalados em Curaçá, onde a última espécie que habitava a caatinga foi vista.  ..

“É um momento de muita emoção”, diz prefeito de Curaçá, Pedro Oliveira, sobre soltura das Ararinhas Azuis

O município de Curaçá vive um momento histórico neste dia 11 de junho, dia que o primeiro grupo das Ararinhas Azuis, oriundas da Europa e passando por um momento de adaptação em cativeiro, vão voltar à natureza.

“O retorno das Ararinhas à natureza traduz um momento importante para Curaçá e todos nós estamos vivendo um clima de muita expectativa e emoção. Vamos devolver à natureza vários exemplares de uma ave que já se considerava extinta da natureza. Isso tem um valor imensurável para o mundo e nós, de Curaçá, fazemos parte desse resgate histórico. É um momento de muita emoção para os curaçaenses, fazer parte dessa história”, disse...

Curaçá: Sábado, 11 de junho será considerado um marco para o repovoamento das ararinhas azuis no Brasil

O sábado, dia 11 de junho será considerado um marco para o repovoamento das ararinhas azuis no Brasil. Um grupo dessa ave rara, ameaçada de extinção, vai ganhar liberdade para voar nos céus do Sertão de Curaçá, Bahia. 

A REDEGN vai participar de toda programação do evento para deixar o leitor sempre bem informado neste fato histórico que chama a atenção de todo o Brasil e exterior: o retorno das ararinhas azuis aos ceús dos sertões da Bahia...

Com filme animado da Tita, Victor Flores celebra reintrodução das ararinhas azuis na natureza em Curaçá-Bahia

A ararinha mais simpática do Brasil está prestes a alçar o maior voo desde a sua criação em 2017. Depois de mandar bem na literatura com um livro infanto-juvenil e uma coleção infantil, ganhar um videoclipe musical e um demo com três canções para as crianças, a Tita agora vai estrelar um filme animado. O lançamento do curta-metragem 'As Aventuras de Tita' está marcado para às 8h30 da próxima sexta-feira (10), na Escola Municipal Professor Ivo Braga, localizada à Rua dos Marujos em Curaçá-BA, terra natal das ararinhas azuis que estão sendo reintroduzidas em seu habitat natural depois de já terem sido declaradas extintas na natureza.

Com 11 minutos, a animação se passa em meio a chegada de um grupo de ararinhas azuis, repatriadas da Europa para o Brasil, quando o processo é interrompido depois do roubo misterioso de uma caixa de transporte. Nessa hora, Tita e seus amigos Timbum (o peixe pintor) e Dudé (o bode aventureiro) dão início a investigação do ocorrido e iniciam a jornada para salvar os animais e proteger a caatinga. Com versões em português, inglês e espanhol, o filme é dirigido por Eduardo Padrão com base na obra de Victor Flores. A produção é do estúdio pernambucano VIUCINE. Assim que for lançado, o curta vai estar disponível no Canal Victor Flores no YouTube e pode ser acessado neste link (https://youtu.be/W-Kd-O7l4Ww). O trailer já pode ser visto na plataforma através deste link (https://youtu.be/zNLP1b--hBk)...

Curaçá: Governo Municipal inaugura o novo Centro de Endemias e realiza a entrega de kits de trabalho

Na manhã desta quarta-feira, 01/06, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde inaugurou o novo Centro de Endemias, localizado na Rua Hermes Duarte, no centro de Curaçá.
Durante o ato de inauguração, foi feito também a entrega de kits de trabalho, contendo um novo fardamento e uma mochila.

As equipes do Centro de Endemias atuam no controle e prevenção de várias doenças transmitidas por vetores, tais como a dengue, zika vírus e chikungunya, leishmaniose, malária, febre amarela, dentre outras...

Foragido de Pernambuco tem mandado cumprido por tráfico em Curaçá

Uma ação das Polícias Civis e Militares da Bahia e de Pernambuco cumpriu o mandado de prisão preventiva contra um homem de 37 anos, suspeito de tráfico de drogas, na quinta-feira (26). Ele estava escondido no município de Curaçá, no Norte do estado. 

A determinação havia sido expedida em 2018, pela Vara da Comarca de Orocó, em Pernambuco. Desde então, o homem estava foragido, tendo migrado posteriormente para a Bahia. A ação das quatro instituições foi realizada no bairro Sol Nascente, em Curaçá...

Operação Terra Limpa erradica mais de 22 mil pés de maconha em Curaçá, mais de 370 mil pés em Sento Sé e 20 mil pés em Remanso

Policiais militares da 45ª CIPM, empregados na Operação Terra Limpa, encontraram e erradicaram 4.700 pés de maconha, em ponto de colheita, no município de Curaçá, norte da Bahia, nesta sexta-feira (27).

O plantio foi encontrado pelos militares em uma ilha do Rio São Francisco, sendo erradicados e incinerados no local todos os pés localizados na pequena roça, que era irrigada a balde com água extraída do rio. Nenhum suspeito foi encontrado na ocasião e amostras da droga foram encaminhadas para registro na delegacia que atende à região...

Tá chovendo nos sertões: Chuva é comemorada por moradores da zona rural de Senhor do Bonfim, Juazeiro e Curaçá

Desde a madrugada que chove na zona rural de algumas cidades da Bahia. Exemplo Curaçá. Mais uma vez agricultores e produtores comemoram as chuvas além do clima frio que chegou na região

A REDEGN fez contato com pessoas que moram na zona rural em Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jaguarari e Curaçá. As notícias é de muita chuva e clima bom nestas regiões...

Prefeitura de Curaçá é destaque no Salão de Turismo do Vale, em Petrolina

A Prefeitura de Curaçá está participando, neste final de semana, de um importante evento de promoção do turismo, que acontece em Petrolina-PE e reúne os principais atores, públicos e privados, para promoção do turismo no Vale do são Francisco.

O espaço reservado pela Prefeitura de Curaçá no I Salão de Turismo, bastante visitado, tem como principal objetivo a divulgação do seu potencial turístico, seja na gastronomia, na divulgação dos seus pontos turísticos, na cultura e tradições, com destaque para a promoção da festa dos Vaqueiros, que volta a acontecer no formato tradicional, neste próximo mês de julho...

Coletivo Galeota das Artes do São Francisco retoma atividades em sede própria em Curaçá

O Coletivo Galeota das Artes do São Francisco voltou a ter sede própria, que agora funciona no Centro de Pastoral Paroquial, da paróquia do Bom Jesus e de São Benedito, na cidade de Curaçá, norte da Bahia. A novidade foi anunciada por Valdevan Correia, Josimar e Júlio César, da Ordem dos Franciscanos Conventuais.

Nesta terça-feira (17), ocorreu a primeira aula da oficina de violão no novo espaço, e as crianças e adolescentes do Grupo Galeota Brincante ficaram surpresas com o ambiente. Segundo a coordenação, os novos condutores da fé e crença cristã em Curaçá-BA, já chegaram provando o compromisso com o capital social e o bem estar das crianças e dos adolescentes...

Bahia: Ararinhas Azuis vão voltar a voar nos sertões de Curaçá. Soltura do primeiro grupo acontece dia 11 de junho

Dia 11 de junho de 2022. Este é o dia que o primeiro grupo das Ararinhas Azuis vão voltar a voar no céu dos sertões de Curaçá, Bahia. A REDEGN obteve com exclusividade informação, oficialmente,  da data da soltura, um sábado, 11 de junho.

A soltura das Ararinhas é um momento de grande expectativa para a região Norte da Bahia, Vale do São Francisco e Nordeste, Brasil, em especial, devido o enorme sentimento de riqueza ambiental que representa o retorno da Ararinha Azul aos céus do sertões...

Município de Curaçá assina termo de adesão para criação da Sala do Empreendedor

Na presença do superintendente do Sebrae do Estado da Bahia, Jorge Khoury, a prefeitura de Curaçá, no Norte baiano, assinou nesta quinta-feira (12), na sede do Sebrae em Juazeiro, o termo de adesão para criação e funcionamento da Sala do Empreendedor.

A solenidade contou também com a participação do gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro, do assessor especial da entidade, Herbet Café, do consultor Maurício Simões, da secretária de Governo de Curaçá, Dalila Andrade, da gerente de Turismo, Saadia Reis, e da agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor do município de Remanso, Maria Rejane de Espíndola...

Violência em Petrolina e Curaçá. Homens são assassinados. Em Curaçá dois eram irmãos

Noite de segunda-feira (9) bastante violenta em Petrolina, Pernambuco e Curaçá, Bahia. Em Petrolina, segundo informações, três homens foram assassinados a tiros.

Um dos crimes ocorreu na comunidade do Atrás da Banca. Foram mais de 15 disparos de arma de fogo. Uma equipe do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionada ao local. Até o momento não se sabe a motivação, nem autoria do homicídio...

PM Bahia realiza operação “Força Aeronorte” em Juazeiro, Casa Nova, Curaçá e Sento sé e erradica mais de 200 mil pés de maconha

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), através do Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N), e do Comando de Policiamento Especializado (CPE), realizou no período de 05 a 08 de maio de 2022, a OPERAÇÃO FORÇA AERONORTE, com o objetivo de aumentar a sensação de segurança da população, preservando a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio, através de ações ostensivas e preventivas, por meio de rondas policiais terrestres e aéreas nos grandes corredores e mancha criminal.

A citada Operação contou com apoio de Unidades Especializadas, como: Grupamento Aéreo (GRAER/CPE) da PMBA; das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPE/CAATINGA e CIPE/SEMI-ÁRIDO); da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT-N); bem como de todas as Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM) na região de Juazeiro, com a presença dos seus respectivos Comandantes no terreno...