Foram encontrados 1157 registros para a palavra: comunidade

Na terra do Rei do Baião dança tem poder: Projeto Dança nas Comunidades é realizado em Exu

Na terra onde nasceu Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, literalmente e musicalmente é comum a efervescência da diversidade cultural através da dança.  A arte na terra onde nasceu Luiz Gonzaga a palavra tem poder que transforma. Wiharley Januario (Lalá Dance) cearense de Juazeiro do Norte, mora em Exu, Pernambuco desde os 05 anos de idade.

São quase 30 anos trabalhando com arte e cultura. Tem experiência em danças de rua e danças populares, é competidor e júri de battles de breaking, festivais de dança e eventos em todo Nordeste e Brasil, faz trabalhos ministrando workshops, oficinas e cursos de danças Populares e breaking. ..

Reitoria apresenta à comunidade a situação orçamentária e financeira da Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) deverá contar, em 2023, com um orçamento de custeio previsto de R$ 25 milhões para a realização de suas atividades, cujo custo está estimado em R$ 35 milhões.

Estes e outros dados sobre a situação orçamentária e financeira da Univasf constam no relatório da Comissão de Transição de Gestão 2023, que foi apresentado pela Reitoria em evento realizado na manhã de hoje (8), no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE), com a presença de estudantes, servidores e de profissionais da imprensa...

Comunidades de Sento-Sé chegam ao 9º dia de protestos contra estrada prejudicada por mineradora

Já chegam ao 9º dia os protestos realizados por moradores de Sento-Sé, Norte da Bahia. As manifestações, que interditaram a via que liga a comunidade de Ponta D’água ao município baiano, reivindicam a construção de asfalto em estrada da BA-210, que sofreu impactos após a instalação de uma mineradora na localidade.

Moradores de comunidades ribeirinhas afirmam que os veículos utilizados para transportar minério de ferro pela Tombador Iron Mineração têm provocado fortes impactos na estrada. Além disso, denunciam a exploração do patrimônio natural e cultural da região semiárida com predominância de Caatinga pela empresa (relembre aqui)...

2° dia de Protesto em Sento Sé: Comunidades reivindicam asfaltamento em estrada prejudicada por mineração

"Quando chove, atola, quando tá seco é uma poeira horrível". A frase de Dona Maria Rosa Cruz, 59, define bem a situação que a população de comunidades ribeirinhas de Sento Sé (BA) tem vivido. Desde 2020, com o início do funcionamento da Tombador Iron Mineração, os/as moradores/as do território não têm mais um minuto de sossego. Faça sol ou chuva, todos dias, dezenas de carretas que transportam o minério de ferro da empresa passam pelo trecho da BA-210, que liga onze comunidades à sede do município, gerando inúmeros transtornos.

Poeira, buracos, falta de visibilidade na estrada, riscos de acidentes, animais mortos e sem acesso à caatinga e fontes de água. Esses são alguns dos problemas enfrentados pela população local. "Já passei momentos difíceis nessa estrada, de moto você não vê nada, quem tá vindo ou quem tá indo. Tá insuportável, não estamos aguentando mais", desabafa Domingos Lima, 55, da comunidade Tombador de Cima...

Sento Sé: Comunidades Tradicionais continuam o protesto e bloqueio de estrada neste terça (31)

As Comunidades Tradicionais que residem em Sento Sé, Bahia, iniciaram um protesto ontem, dia 30, reivindicando o asfalto na estrada de Ponta D´agua, localizada na BA 210, continuam nesta terça-feira (31)

A REDEGN manteve contato com as lideranças na madrugada.  De acordo com eles, a estrada vai continuar sendo bloqueada até ser dada a garantia de melhorias no local. Os povos tradicionais reclamam de  "várias ações, verdadeiros desmandos, e a estrada provoca desmandos, poeira, comunidade impactada com crime ambiental, destruição caatinga e impossibilidade de viver nas comunidades atingidas"...

Sento Sé: Comunidades Tradicionais fazem protesto e reivindicam cumprimento da Lei de proteção

As Comunidades Tradicionais que residem em Sento Sé, Bahia, iniciaram um protesto reivindicando o asfalto na estrada de Ponta D´agua, localizada na BA 210. A estrada foi fechada para saber quem é o responsável visto que de acordo com lideranças tradicionais, "várias ações, verdadeiros desmando, e a estrada foi construída sem a nenhum tipo de dialago, e agora provoca desmandos, poeira, comunidade impactada com crime ambiental, destruição caatinga e impossibilidade de viver nas comunidades atingidas".

Conforme fotos carros que trafegam no local "provocam forte impacto". Fontes ouvidas pela REDEGN afirmam que "o conflito existe e também os riscos aumentam todo dia.  As populações atingidas apontam que uma área considerada patrimônio natural e cultural da região semiárida com predominância de Caatinga continua sendo explorada pelas mineradoras...

Aeroporto de Petrolina reforça alerta à comunidade sobre risco do descarte irregular de lixo para as operações aeroportuárias

Para garantir a segurança operacional, sobretudo nos momentos de pouso e decolagem, a CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Petrolina (PNZ), reforça o pedido de colaboração da população que mora nas proximidades do local. O descarte irregular de resíduos nas imediações do aeroporto pode atrair aves para a região e provocar colisões com as aeronaves. Para evitar que incidentes como este aconteçam, o Aeroporto de Petrolina segue protocolos rigorosos que envolvem toda a comunidade aeroportuária.

“Além de ocorrências envolvendo os aviões, o descarte de lixo nas ruas próximas ao aeroporto prejudica o meio ambiente e contribui para a proliferação de doenças. Desde que assumiu a gestão do Aeroporto de Petrolina, em março do ano passado, a CCR trabalha para garantir cada vez mais a segurança das operações nos aeroportos que administra e realiza ações de vistorias preventivas ao redor do perímetro do local. Mas precisamos também do apoio da comunidade para que não jogue lixo nas ruas”, ressalta Jamerson Vasconcelos, gerente de PNZ...

Curaçá: Guardiões e comunidade se esforçam em defesa da Ararinha Azul

Uma ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) está desaparecida. A ararinha dispersou no último dia 12 de janeiro. Ela corre o risco de ser depredada por gaviões e carcaras. A equipe de monitoramento do ICMBio continua em busca da ave e reforçou a divulgação dos telefones de contato, para caso alguém saiba do paradeiro da ave. Outras 4 ararinhas azuis forama encontradas com ajuda dos guardiões e pessoas da comunidade.

“Há um cartaz que estamos divulgando, com os números de telefones, desde antes das ararinhas serem soltas”, explica a coordenadora do Projeto, a veterinária Camile Lugarini, do ICMBio, sobre os procedimentos de monitoramento das ararinhas. Desde que a equipe perdeu o sinal de telemetria da ararinha, grupos de WhatsApp e redes sociais reforçam a divulgação do cartaz com os números. ..

Petrolina: Comunidade do bairro Mandacaru receberá mutirão de vacinação nesse sábado

A Secretaria de Saúde realizará neste sábado (14), um mutirão de vacinação na Unidade Básica de Saúde do bairro Mandacaru, a partir das 8h da manhã. Além da disponibilidade da vacina contra a COVID-19 para adultos e a 3ª dose de reforço da vacina para crianças de 5 a 11 anos de idade, o objetivo da ação é ofertar outras vacinas e fazer com que os pais possam atualizar o calendário vacinal dos seus filhos. 

Segundo a gerente da Atenção Básica, Ana Célia Carvalho, a expectativa é atender todas as pessoas, sejam crianças ou adultos, que ainda não estejam com seu esquema vacinal completo. "É sempre bom destacar a importância das vacinas na prevenção de doenças e muitas destas vacinas nós tomamos ainda na infância. Nesse mutirão estaremos disponibilizando as vacinas que fazem parte do calendário vacinal para imunização da população, a exemplo da tetravalente, meningite, poliomielite, entre outras. É necessário levar caderneta de vacinação, documento com foto e CPF ou Cartão SUS", destaca Ana Célia Carvalho. ..

Prefeitura de Juazeiro leva diversos serviços à comunidade do Jardim Primavera com o projeto 'Adeap Itinerante Cuidando do Interior'

O projeto 'Adeap Itinerante Cuidando do Interior', promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), esteve nesta sexta-feira (13) no bairro Jardim Primavera. A ação que segue até este sábado (14) está acontecendo no Parque de Vaquejada JW, das 8h às 13h, com a oferta de serviços, como: Garantia-Safra, INCRA, Selo SIM, MEI e também serviços de saúde: aferição de pressão arterial e glicemia.

A população que compareceu hoje ao Parque JW aproveitou os atendimentos e aprovou a iniciativa da gestão municipal. "Fiquei sabendo da ação através da divulgação e vim buscar informações sobre o Incra, para legalizar um pedacinho de terra que temos aqui na Fazenda Itamaraty. Muito boa essa iniciativa da prefeita, facilita nossa vida", disse o comerciante Antônio Silva de Lima...

Com investimentos nas comunidades, obras de pavimentações avançam em Petrolina

Em 2023, o maior programa de pavimentação da história de Petrolina seguirá avançando para dentro das comunidades. Em bairros como o São Gonçalo e Antônio Cassimiro, as obras estruturantes estão entrando em novas fases neste mês de janeiro. A previsão da gestão municipal é entregar essas novas pavimentações, ainda no primeiro trimestre do ano.  

Atualmente, as equipes estão trabalhando nos serviços de implantação de meio-fio e sarjeta da Rua da Constituição, bairro São Gonçalo e nas ruas Nossa Senhora Auxiliadora, Mar Morto e Mar do Japão, no bairro Antônio Cassimiro. Essas ruas receberão ainda camadas definitivas de asfalto, serviços de acabamento e sinalização viária. ..

Casal de Ararinha-azul aparece em comunidades de Curaçá e é celebrado por moradores. Veja o vídeo

Um casal de Ararinhas-azuis, integrantes de um dos grupos que foi reintroduzido no ano passado na natureza, apareceu neste último final de semana em comunidades interioranas de Curaçá. 

As aves foram vistas sobrevoando localidades na região de Melancia, Sítio São Luiz e outras comunidades próximas...

Moradores do Dom Tomás e Monte Serrat questionam qualidade do asfalto que está se desmanchando nas suas comunidades

As ruas recentemente pavimentadas em Juazeiro (BA) foram alvo de muita reclamação no Programa Geraldo José (Rádio Juazeiro) na tarde desta terça-feira (03).

A alegação é que as obras não oferecem qualidade e por isso estão se desmanchando com as primeiras chuvas deste período úmido que se estenderá até março...

Prefeitura de Juazeiro inicia entrega de kits que vão garantir a manutenção dos dessanilizadores implantados nas comunidades do interior

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), iniciou esta semana a entrega de kits de manutenção de dessalinizadores do Programa Água Doce (PAD). A entrega foi iniciada em quatro comunidades do distrito de Itamotinga que já tinham recebido a implantação dos dessalinizadores: Bargado, Rodeador, Sítio Monte Alegre e Jaburú.

Em Juazeiro um total de oito comunidades já receberam os dessalinizadores e agora estão recebendo o kit de manutenção que é composto por: caixa de ferramenta, chaves de fenda, lubrificante, treina, serrote, alicate e chave inglesa...

Petrolândia: Ministério Público consegue inclusão da Comunidade Indígena como prioridade de vacinação contra Covid-19

Após atuação do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal proferiu uma sentença obrigando a União a incluir o povo indígena Pankararu, da Aldeia Angico, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, no rol de prioritários para a vacinação contra a Covid-19 e ao cadastramento no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). 

A decisão confirmou liminar obtida no âmbito de ação ordinária movida contra a União pelos indígenas. O Estado de Pernambuco, por sua vez, deverá receber os imunizantes disponibilizados pelo Governo Federal e encaminhá-los ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/PE)...

Com apoio da Prefeitura de Juazeiro, Pontal realiza com sucesso a 1ª Exposição Cultural e Agropecuária da comunidade

A comunidade de Pontal, no distrito de Itamotinga, ainda vivencia a 1ª Exposição Cultural e Agropecuária de Pontal (Expocapo), realizada no último final de semana. Foram dois dias de programação intensa e diversa, que teve como objetivo reunir e entrosar os povoados vizinhos. A iniciativa partiu das mulheres comunitárias de Pontal e Lagoa do João, que queriam mostrar a força da mulher empreendedora na região. 

Com apoio direto das representações locais, 40 artesãos apresentaram seus trabalhos para os visitantes. Ao longo dos dois dias de exposição, mais de mil pessoas passaram pelo local...

Prefeitura de Juazeiro recupera 16 km de estrada que liga Massaroca a Lagoa do Ângico e comunidade reconhece melhorias

Dando continuidade ao patrolamento de estradas vicinais do município, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) chegou ao trecho que liga o distrito de Massaroca à comunidade de Lagoa do Ângico.

Ao todo, já foram patrolados 16 km, mas o trabalho será estendido para as demais localidades do distrito de Massaroca, com aproximadamente 50 km de estradas patroladas...

Morte de Rodrigo Damascena, 37 anos, por afogamento, consterna comunidade do Rodeadouro

A Comunidade do Rodeadouro, em Juazeiro, está de luto e bastante consternada com a morte, por afogamento, de Rodrigo Damascena Souza, de 37 anos, ocorrida entre a noite desta segunda-feira (5) e hoje, terça-feira (6).

De acordo com informações colhida junto a familiares, Rodrigo, que era funcionário a muitos anos da Central do Adubo e residia na Ilha do Rodeadouro desde criança, teria saído para pescar e não retornou para casa, o que provocou preocupação da família, que saiu em sua busca...

Mais uma comunidade do interior de Juazeiro perto de ter água tratada nas torneiras

Os moradores da Fazenda Tanque da Boa Hora, em Pinhões, no interior de Juazeiro, já estão contando os dias para ter, enfim, água tratada nas torneiras. Mais de 60 pessoas serão beneficiadas com a extensão da rede de abastecimento, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).

Essa era uma reivindicação antiga dos moradores, que foi abraçada pela atual administração. Valber Franca, um dos beneficiados, disse estar muito feliz com essa iniciativa...

'UniFTC vai a comunidade' oferece atendimentos jurídicos gratuitos em Petrolina

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UniFTC Petrolina promove neste sábado (03) um mutirão de atendimentos gratuitos em todas as áreas do Direito para pessoas de baixa renda da comunidade de Petrolina e região do Vale do São Francisco. A 'UniFTC vai a comunidade' será realizada das 8h às 12h, na escola ETE Professora Maria Wilza no bairro João de Deus.

O objetivo é facilitar o acesso às informações, proporcionando ao cidadão que não pode pagar um advogado o acesso ao Judiciário.Durante a manhã, os estudantes do curso de Direito da instituição de ensino estarão atendendo ao público com orientações jurídicas e serviços gratuitos na área. ..