Foram encontrados 2779 registros para a palavra: educação

PREFEITURA DE CASA NOVA ENVIA COMUNICADO SOBRE POSSÍVEL GREVE DE PROFESSORES

COMUNICADO IMPORTANTE:

A prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Educação, informa a toda sociedade, alunos, colaboradores e pais que nesta segunda-feira, 27, o calendário letivo seguirá normalmente. As unidades escolares estarão abertas e funcionando com professores em sala cumprindo o dever social de construir conhecimento e o futuro. 

A gestão municipal gostaria de ressaltar que não existe nenhum motivo real para que a categoria de professores faça nenhum tipo de paralisação com intenção de promoção eleitoral em detrimento do alunado. ..

Gerente da Educação participa do programa Geraldo José e explica funcionamento das Praças da Ciência em Juazeiro

Durante sessão na Câmara de Vereadores, nesta semana, a vereadora Valdeci Alves –Neguinha da Santa Casa- fez um pronunciamento criticando o funcionamento da Praça da Ciência situada na Avenida Flaviano Guimarães. Segundo a edil, os moradores da localidade não estavam tendo acesso aos equipamentos da praça.

Com o intuito de esclarecer a população sobre a utilização das Praças da Ciência situadas na Avenida Flaviano Guimarães e no bairro Dom José Rodrigues, o programa Geraldo José, desta quarta-feira (22), entrevistou a gerente da Secretária de Educação de Juazeiro, Geórgia Borges...

Secretaria da Educação divulga nova convocação de professores da seleção REDA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, nesta terça-feira (21), uma nova convocação dos professores aprovados no processo seletivo pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para a Educação Básica e Educação Profissional, conforme Edital Nº 001/2015 de 04/06/2015. Desta vez, os 609 convocados podem escolher o município de sua preferência onde houver vaga disponível para a sua disciplina de formação.

De acordo com a superintendente de Recursos Humanos da Educação, Ana Catapano, “o Estado abriu o leque de possibilidades para o candidato. Há vagas em determinados municípios, mas não havia classificados. O que o Governo está fazendo é oferecer outros municípios para que o candidato escolha onde pode e quer atuar”, afirma...

Juazeiro recebe educadores e gestores da Educação da Bahia para conferências e debates

O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes - SEDUC, realiza nos dias 04 e 05 de julho, a 17ª Reunião Conjunta dos Conselhos de Educação Estadual e Municipais da Bahia e o 18º Encontro Estadual da UNCME – Bahia. O evento acontece das 9h às 17h, na Univasf, em Juazeiro.

Este ano, o CEE/BA e a UNCME-BA se uniram para preparar o encontro, na busca por proporcionar um evento plural e aprofundar mais na discussão de importantes temas da área, constituindo um espaço de troca de experiências, de orientação e de planejamento para o futuro, no campo da Educação do Estado...

Recurso do programa Nova Semente melhora a vida de educadores

O Programa 0 a 4 na Palma da Mão, faz parte do programa Nova Semente e reúne numa única plataforma digital toda a experiência pedagógica do IAB em Educação Infantil. Segundo a coordenadora-geral da Primeira Infância, Mônica Couto, o objetivo do programara é facilitar a vida do educador, através de um sistema que organiza e acessibiliza documentos e planos de estudo: currículos, fichas, temas, brincadeiras; "tudo o que requereria tempo e esforço pode ser encontrado em um único clique", explicou.

O Palma da Mão reúne mais de 2 mil atividades. Entre elas, há um espaço onde o professor pode inserir as atividades criadas por ele e compartilhar com o seu grupo. Ainda de acordo com Mônica o programa orienta como fazer e explorar melhor cada recurso além de ter um sistema completo de registros das atividades do educador e do progresso de cada criança. "Os educadores, coordenadores e gestores da creche e da Gestão acompanham todo o processo e resultados. Com 'Zero a Quatro', o educador gasta menos tempo procurando e registrando informações e mais tempo promovendo oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem, tendo mais tempo de interagir de maneira eficaz com as crianças".

Outra ação importante do programa é que ele traz também um suporte para a supervisão. "Todas as vezes que o educador sincroniza via internet seu planejamento, a coordenação recebe todas as informações do que está sendo realizado em cada turma", enfatizou Mônica lembrando que a orientação do prefeito Julio Lossio é fazer o melhor por crianças atendida no Nova Semente. "A gestão municipal não tem medido esforço no sentido de agregar tecnologias educacionais para proporcionar uma educação de melhor qualidade na primeira infância, especialmente no Programa Nova Semente", enfatizou o prefeito. ..

Secretaria da Educação do Estado divulga seleção do Universidade Para Todos

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulga, nesta terça-feira (21), no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), o resultado da seleção para 12.825 vagas do cursinho Universidade Para Todos (UPT). As aulas, preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), acontecem em Salvador e em mais 177 localidades do Estado da Bahia, nos 27 Territórios de Identidade. A matrícula será realizada de 5 a 8 de julho, no local e no turno que o candidato escolheu para cursar. As aulas serão iniciadas no dia 5 de julho.

“O projeto Universidade para Todos é uma parceria que fortalece a relação da Secretaria da Educação com as nossas universidades estaduais. Para além da pesquisa e do ensino de excelência que as universidades têm, este projeto demonstra bem o potencial das estaduais também na extensão, pois é um serviço de grande relevância, na medida em que beneficia nossos estudantes, na preparação para o ingresso ao Ensino Superior”, comenta o secretário da Educação da Bahia, Walter Pinheiro...

"Educação é o alicerce para um futuro digno", afirma Marcos Palmeira

O advogado remansense, Marcos Palmeira, pré-candidato a prefeito em Remanso pelo PC do B, participou na noite de sexta-feira (17) do seminário promovido pela APLB Sindicato sob o tema "Qual Educação Queremos para Remanso" .

Defendendo a política proposta pelo seu partido, Palmeira ressaltou a necessidade de oferecer educação de qualidade na rede municipal: "Aqui no município está a base de tudo. A experiência do PC do B mostra que é possível trazer a educação pública para o nível da educação particular. Queremos para nossos jovens a mesma qualidade oferecida aos alunos da rede particular"...

Palestra incentiva educação empreendedora em universidades

Levar o empreendedorismo para a sala de aula das universidades e preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Esses são alguns dos objetivos da palestra “Soluções de Educação Empreendedora para o Ensino Superior”, que será realizada nesta terça-feira, dia 21, das 9h às 11h, na sala de treinamento do Sebrae, em Juazeiro.

Voltada para gestores, professores e coordenadores de universidades públicas e privadas de Juazeiro, a palestra ministrada pelo analista da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae, André Gustavo Barbosa,  vai apresentar as soluções da instituição e propor parcerias com universidades para  implementar ações empreendedoras no ensino superior...

Remanso: APLB reúne professores e discute a Educação com pré-candidatos a prefeito

Surpreendendo pela presença e participação, em um município sem tradição de discutir políticas públicas com candidatos, o Seminário “Qual Educação queremos para Remanso? ” promovido pela APLB Sindicato – Núcleo Remanso reuniu mais de uma centena de professores, autoridades, pessoas da comunidade, candidatos a vereador e alunos da UNIFAN.

Para a Professora Sílvia Castro Silvia, Vice-Diretora da APLB Casa Nova, “o tratamento dado aos professores nas pequenas cidades é humilhante”, lembrando que a maioria trabalha em condições insalubres...

Senador Fernando Bezerra vai a ministro pedir ajuda para melhoria da educação em Pernambuco

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) foi recebido, nesta quinta-feira (16), pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Durante a audiência – que também contou com a participação dos secretários nacionais de Educação Básica, Roffieli Silva, e de Educação Profissional e Tecnológica, Marcos Viegas Filho – o parlamentar solicitou a atenção de Mendonça Filho em relação ao Instituto Federal do Sertão de Pernambucano (IF-Sertão) e a escolas públicas do estado.

“Precisamos valorizar e melhorar as condições estruturais dos campus do IF-Sertão”, destacou Fernando Bezerra. Na ocasião, o senador solicitou que o ministro receba a reitora da instituição, professora Leopoldina Veras, o que deve ocorrer no próximo mês de julho, segundo Mendonça Filho. Criado em 2008, o Instituto é sediado em Petrolina – cidade natal de Bezerra Coelho – e formado pelos campus de Ouricuri, Floresta, Salgueiro, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista, além da unidade Petrolina Zona Rural. Uma das emendas individuais apresentadas pelo senador ao Orçamento da União deste ano, no valor de R$ 1 milhão, é destinada à expansão e estruturação de instituições federais de ensino...

APLB de Remanso promove Seminário para discutir Educação

Com uma programação diversificada, abrangendo desde relações trabalhistas, direito de organização e uma exposição dos pré-candidatos a prefeito da cidade, a APLB de Remanso promove nesta sexta-feira, a partir das 16:00 horas um Seminário sob o tema “Qual Educação Queremos para Remanso?” Convidados, o Diretor da APLB de Juazeiro, Professor Gilmar Nery e das cidades de Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Campo Alegre, confirmaram presença. Serão expositores diretores da APLB Estadual e advogado Noildo Gomes do Nascimento, Diretor de Organização da APLB Estadual, Diretora da NR10 em Juazeiro e secretario de educação.

A Diretora da APLB Remanso, agora afastada por conta da pré-candidatura a vereadora, Denise Reges, que teve a iniciativa e Irenilda Ribeiro, a atual dirigente, estão entusiasmadas com a repercussão: “A APLB de Remanso foi criada a pouco tempo, mas já temos o reconhecimento e a credibilidade junto aos professores. Em que pese as dificuldades que enfrentamos, as condições ruins de trabalho do professorado, conseguimos mobilizar os professores”...

Educação Ambiental de Petrolina ganha prêmio internacional

Mais uma conquista na Educação de Petrolina. O município, por meio do Programa de Educação Ambiental da SEDUC receberá um prêmio Internacional, o Dryland Champions, que é um certificado de reconhecimento da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas – UNCCD e do Ministério do Meio Ambiente – MMA. As políticas públicas criadas através do Programa de Educação Ambiental e do Plano Municipal de Educação (PME) foram os principais responsáveis pelo reconhecimento.

O prefeito Julio Lossio comemora a conquista e diz que mais esse reconhecimento é um indicativo de a Gestão está no caminho certo ao escolher a Educação como prioridade, além de ser mais um incentivo para se avançar em políticas públicas, complementando pela coordenadora do Programa de Educação Ambiental, através do Núcleo Municipal do Ensino das Ciências, NUMEC, Doutora Magda Feitosa, que cita que as ações desenvolvidas na Educação Ambiental refletem não só a melhoria na qualidade de vida, mas ensinam os caminhos para as pessoas viverem em harmonia com o meio. “É uma forma de buscar que essas políticas públicas nos revelem uma Caatinga economicamente próspera, socialmente justa e ambientalmente rica”, reflete Doutora Magda, que também é membro da comissão de elaboração do PME e foi a responsável pela inscrição de Petrolina no Prêmio Dryland Champions...

Kits escolares e tablets serão entregues no ‘Toda Quinta tem Educação Nota 10’ em Itamotinga

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC entrega nesta quinta-feira (09), as 8h, os kits escolares e os tablets para os alunos da Escola Municipal São Francisco de Assis, no NH2, no distrito de Itamotinga.

Dentro do ‘Toda Quinta tem Agenda Educação Nota 10’, o prefeito Isaac Carvalho e o secretário da SEDUC, Clériston Andrade, farão a entrega dos kits escolares (mochila, estojo, caderno, lápis, caneta, borracha, régua e lapiseira), a mais de 260 alunos da unidade, de 4 anos de idade até às séries finais do Ensino Fundamental. Os tablets serão entregues para a turma do Programa Se Liga, que atende alunos não alfabetizados fora da idade/série, e alfabetiza crianças que ainda não desenvolveram as habilidades de leitura e escrita, embora frequentem a escola há vários anos...

Walter Pinheiro é empossado como secretário da Educação

 
Depois de aceitar o convite do governador Rui Costa, Walter Pinheiro tomou posse como secretário da Educação em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (6), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O evento foi acompanhado pelo ex-titular da pasta, Osvaldo Barreto, além de secretários de estado e outras autoridades, como o senador Roberto Muniz, que a partir de agora ocupa a cadeira de Pinheiro no Senado. 
 
No evento, o governador enfatizou a escolha e os desafios para a nova gestão. "Nos últimos anos, temos dados passos largos e vamos continuar avançando nesse sentido. Para ser secretário de estado, é preciso ir além, é preciso ter capacidade e tranquilidade para escolher uma boa equipe, ter paixão pelo que faz, se dedicar de corpo e alma ao trabalho. E são essas convicções que me fizeram convidá-lo para assumir esse posto. Eu sou a prova viva de que a educação transforma a vida das pessoas e esta é a minha convicção na capacidade de mobilização de Pinheiro, de contagiar a alma dessas pessoas, de sensibilizar e envolver as famílias nesses processo", explicou Rui. 
 
Emocionado, Pinheiro destacou um pouco da atuação que o trouxe de volta à Bahia, agora como secretário da Educação, e afirmou que esse é um novo desafio na sua trajetória política. "Para mim foi uma honra o convite de assumir essa missão, reconhecendo que esse é um terreno delicado, que lida com a mudança de vida das pessoas. A vantagem é que antes de mim quem trabalhou nele foi o professor Osvaldo Barreto, que muito contribuiu e abriu espaço nesse campo. E assumo hoje a responsabilidade de, a partir desse legado, dar os próximos passos rumo à melhoria da educação no estado", disse. 
 
Antes de transmitir o cargo, Barreto ressaltou a missão que cumpriu durante os últimos anos. "Gostaria de registrar minha satisfação dos 6 anos e oito meses que toquei essa casa e de agradecer à equipe da Secretaria da Educação, porque esse trabalho não poderia ter sido feito sozinho, além da parceria com todos os secretários e colegas nessa missão de transformar a Bahia". 
 
Pasta prioritária 
 
Eleito senador em 2010, com mais de 3,5 milhões de votos, Pinheiro se afastou do mandato para assumir uma das pastas prioritárias do Governo do Estado e que tem elaborado planos e projetos que estão mudando a educação pública na Bahia, como o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. 
 
Desde a semana passada, o novo secretário tem se reunido com gestores da Secretaria da Educação, reforçando que acredita na escola como um ambiente de transformação e socialização e que precisa estar cada vez mais integrada com a comunidade. Natural de Salvador, Pinheiro é casado e tem três filhos. É técnico em telecomunicações, tendo iniciado a carreira profissional na antiga Telebahia, no fim da década de 70, na chefia de importantes centros de manutenção e operação na capital.
..

Secretaria de Educação emite nota de pesar por morte de professora

A Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC e a Rede Municipal de Ensino lamenta o falecimento da professora Jonailde Costa,do Colégio Paulo VI, ocorrido neste domingo. Jonailde estava em tratamento contra um câncer. Neste momento de dor, a administração municipal se solidariza com familiares, amigos e colegas de trabalho e se coloca a disposição. O velório está sendo realizado no SAF e o sepultamento será as 17h. ..

Walter Pinheiro assume Secretaria da Educação do Estado

O secretário Walter Pinheiro assumiu, nesta sexta-feira (03), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Deputado federal por quatro legislaturas, ex-secretário de Planejamento do Estado da Bahia (2009), Walter Pinheiro foi eleito senador, em 2010, com 3.630.944 votos. Na tarde desta sexta, o secretário Walter Pinheiro conversou com gestores da Secretaria da Educação e disse que todos os esforços serão empreendidos para ampliar a qualidade da educação pública na Bahia, principal marco do governo Rui Costa, por meio do programa Educar para Transformar.

“Eu fiquei impressionado como o governador Rui Costa se joga nos detalhes da Educação. Em todas as conversas que tive com o governador, ele sempre fala que visita uma escola nas cidades aonde vai. Ele conta, de maneira emocional, que é nestas visitas o maior aprendizado que ele colhe para a Educação. E este foi o ponto mais interessante que me motivou a vir para cá”, afirmou, destacando a disposição para contribuir. “Estou com uma disposição danada de fazer. O tempo é curto, mas nada que a gente não possa programar, somar e tentar fazer tudo o que tiver ao nosso alcance pela Educação”, afirma.

O secretário disse que a escola é um ambiente de transformação e precisa estar mais integrada com a comunidade. “Eu acredito que a escola tem que ter esse apelo, de ser um lugar aonde o estudante vai se encontrar e descobrir sua capacidade. A escola é o melhor ambiente para a construção da cidadania, é aonde o indivíduo se socializa e interage. A escola tem que ser atraente e agradável e estar mais aberta, promovendo a integração com a comunidade do seu entorno”, acrescenta.  

Tanto na Câmara Federal como no Senado, Walter Pinheiro assegurou investimentos para as escolas técnicas, sendo um dos responsáveis pela revogação da 2208 que pretendia extinguir estas instituições de ensino no país. Além de garantir recursos para as ETs ele também foi o relator das cinco universidades implantadas na Bahia (Universidade Federal do Oeste da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Sul da Bahia e Universidade Federal do Vale do São Francisco e Universidade da Lusofonia).

Walter Pinheiro tem defendido o Pacto Federativo e acredita que o regime de colaboração entre o Estado e os municípios baianos, impulsionado pelo Educar para Transformar, visando alfabetizar as crianças com até oito anos de idade, é fundamental para fortalecer as políticas públicas de educação nas diferentes ciclos da educação básica.  “Vamos fazer este diálogo da Educação com os municípios da Bahia e estreitar a parceria com as universidades estaduais que têm uma produção acadêmica valiosa e podem contribuir, com o acumulado histórico, com a educação básica”, afirmou, ao acrescentar o processo de escuta, diálogo e trabalho em equipe com os servidores da Educação. “É importante também escutar para dentro. Ninguém mais do que os servidores, professores, gestores e estudantes, podem ajudar do que as pessoas que estão na Secretaria da Educação”, ressalta.  

Da área de Tecnologia da Informação, Walter Pinheiro, esteve à frente no Senado das discussões e elaboração do Marco Civil da Internet e, enquanto secretário da Educação vislumbra ampliar o uso de ferramentas virtuais de Tecnologia da Informação na Educação, como o uso de softwares livres. “Eu me dediquei muito nesta área da pesquisa, fiz parte da Comissão de Ciência e Tecnologia o tempo todo e esta é uma das minhas prioridades, sempre dialogando com outras secretarias”...

Alunos de publicidade organizam I Workshop de Integração Acadêmica e Social

Com o tema cultura, ética e cidadania, os alunos do terceiro período de comunicação social, com habilitação em publicidade e propaganda da Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ), realizam neste sábado, 04, I Workshop de Integração Acadêmica e Social, a partir das 14h. A atividade é parte avaliativa da disciplina Comunicação Institucional ministrada pelo docente Welington Junior.

 O evento contará com os minicursos: ‘A relação da mídia e cultura na sociedade atual’, ministrado pelo professor Josemar Martins, Pinzoh; ‘A ética na formação dos profissionais de saúde’, ministrado pela enfermeira e representante do Conselho Regional de Enfermagem, Benvinda Barros; e  ‘A cultura empreendedora deve começar na sala de aula’, ministrada pelo gerente do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro.  Após os minicursos, o workshop terá também uma mesa redonda que debaterá o ‘Comportamento em rede’, com as jornalistas Paula Theothonio e Aline Benevides, o advogado e mestre em Políticas Sociais, Mario Cleone, o historiador e mestre em História Social, Pablo Magalhães.      ..

Pinheiro se despede do Senado para assumir a Secretaria de Educação da Bahia

Num discurso emocionado e que mobilizou mais de 30 senadores em apartes, o senador Walter Pinheiro (sem partido/BA) se despediu do Senado Federal, nesta quarta feira (01), para assumir, a convite do governador Rui Costa, a Secretaria de Educação da Bahia. 

"Esse é um momento de muito desafio. Confesso que saio com o coração partido. Não estou fazendo um adeus, como diz Gal Costa: Adeus não, até breve", externou o senador, referindo-se a um trecho da música 'Brilho de Beleza'. Ainda de acordo com Pinheiro, a tendência natural é voltar ao Senado para concluir o mandato...

Nota de pesar: Morre funcionário da Seduc/Juazeiro

A Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC de Juazeiro informa que o evento do "Toda Quinta tem Agenda Educação nota 10", que aconteceria nesta quinta-feira, 2 de junho, na Escola São Francisco de Assis no NH2, em Itamotinga foi cancelado devido ao falecimento do funcionário da SEDUC, João Batista Evangelista, de 52 anos, mais conhecido como "Sem Sal". João que completaria idade nova no próximo dia 23 de junho, trabalhava no depósito de distribuição da merenda escolar. A morte foi decorrente de um infarto. Neste momento de dor, a administração municipal se solidariza com familiares, amigos e colegas de trabalho e se coloca a disposição. ..

ARTIGO: Educação Pública é obrigação, Presidente interino!

Comprovado está na história que os Estados Nacionais que mais se desenvolveram do ponto de vista cultural e socioeconômico, foram exatamente aqueles que tiveram a preocupação elementar em educar seu povo. Não existe paralelo na história que comprove o contrário de tal afirmação. Aonde houve movimentos nesse sentido e homens de coragem capazes de convencer aos demais para financiar a Educação Pública, a prosperidade cultural e socioeconômica se tornou na prática fato absoluto.

No Brasil durante toda a sua história sempre houve homens e mulheres que tiveram a preocupação em convencer os responsáveis pela educação promovida pelo Estado em melhorar todo esse processo, considerando exatamente isso, que o Estado somente cresce e prospera quando se educa seu povo. Não se pode apenas educar nosso povo para ser massa de manobra de alguns iluminados do mundo do trabalho, ou apenas para ser assalariado moderno que sofre os mesmos horrores do tempo da escravidão, sem o chicote e os pelourinhos.

Hoje existe muita discussão estérea em relação a quantidade ou porcentagem de recursos do Estado para a educação, sem nenhuma decisão concreta. Se de fato houvesse uma preocupação mais séria que chegasse a uma conclusão concreta sobre a quantidade de dinheiro público para educar as novas gerações, com certeza em pouco tempo estaríamos entre os países mais ricos do mundo, porque o povo brasileiro é diferente de todos os povos do mundo, é o povo mais solidário do planeta...