Foram encontrados 280 registros para a palavra: campus

Professores do Campus III da UNEB, em Juazeiro, enviam nota de apoio ao Movimento OcupaUneb

Nós, professores do Departamento de Ciências Humanas, campus III, da Universidade do Estado da Bahia, reunidos no Fórum Permanente em defesa da Educação Pública, Gratuita, Laica e de Qualidade do Vale do São Francisco, no dia 24 de novembro de 2016, reafirmamos nosso apoio e nossa solidariedade ao movimento dos estudantes que ocupam as instituições públicas de ensino em todo o território nacional.  

Consideramos esse movimento legítimo e necessário como reação contrária à PEC 241/55, que está em regime de votação pelo Congresso Nacional. Entendemos que tal Emenda Constitucional representa um grave retrocesso aos direitos sociais duramente conquistados no âmbito da Educação e da Saúde, e ameaça o funcionamento das Universidades Públicas, em médio e longo prazo...

IFBA Campus Juazeiro sediará o I simpósio de Filosofia do Vale do São Francisco

O IFBA campus Juazeiro sediará o I Simpósio de Filosofia do Vale do São Francisco. Com o tema: "Filosofia na sala de aula: educação, política, sexualidade, ética e religião" O projeto pretende promover um evento inovador na região do Vale do São Francisco, contemplando uma proposta inter-institucional entre as IFES da região - Univasf, IFBA, IF-Sertão, UNEB e a UFPI, provocando uma reflexão sobre a relação entre Filosofia e Educação e o papel da filosofia na sala de aula.

Segundo o professor Emmanuel Moraes, Diretor Geral pro tempore do IFBA campus Juazeiro e membro da comissão organizadora do evento, "a proposta do I Simpósio de Filosofia do Vale do São Francisco é contemplar algumas necessidades da comunidade filosófica da região: A primeira e mais importante, é estimular a prática da pesquisa dos discentes no sentido de formularem comunicações e perceberem a importância de compartilharem suas pesquisas com professores da área. Essa iniciativa se estende não só aos graduandos, mas possibilita também a divulgação da filosofia para estudantes do Ensino Médio e Técnico. A segunda necessidade é a reunião de uma comissão científica dos professores de filosofia da região, que poderão iniciar um diálogo mais direto para futuros projetos de cursos de extensão e pesquisa na área de filosofia"...

Nota esclarecimento do diretório acadêmico livre de agronomia -Uneb campus III

O Diretório Acadêmico Livre de Agronomia- D.A.L.A. é uma ENTIDADE, RECONHECIDA, LEGAL,VERDADEIRA, INDEPENDENTE, que a mais de 55 anos está em luta pelos direitos dos estudantes,não está vinculado a nenhuma organização RADICAL e EXTREMISTA nem a PARTIDOS seja de esquerda, direita ou centro.

O que interessa para D.A.L.A. é um ensino de superior de qualidade e não fazer politicagem...

URGENTE: OCUPAÇÃO DO PRÉDIO SUSPENDE PROVAS DO ENEM NO IFBA CAMPUS JUAZEIRO

Em nota oficial encaminhada ao Blog na manhã deste sábado (05), o diretor do IFBA em Juazeiro Emmanuel Victor Hugo Moraes anuncia o

cancelamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) naquele órgão. Confira:..

OCUPA UNEB - CAMPUS III DIVULGA NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE AVANÇOS NAS PAUTAS DO MOVIMENTO

No dia 18, os estudantes da Universidade do Estado da Bahia definiram em assembleia pela ocupação do campus em protesto á PEC 241/55, que congela por 20 anos os investimentos com saúde e educação, sendo a 51º universidade ocupada no Brasil. Após 16 dias de ocupação, são 152 universidades ocupadas em todo o Brasil resistindo contra essa manobra golpista de Michel Temer, que tem como objetivo destruir a educação e saúde pública.

Entendendo que a pauta nacional tem impactos no dia a dia da universidade, elencamos com representatividade de todos os cursos uma série de demandas do Campus que podem parecer irrisórias, porém tem impacto direto na qualidade do ensino, como água potável na residência feminina e sinal de internet Wi-fi na biblioteca. Iniciamos uma rodada de negociações com os diretores do Departamento de Ciências Humanas e de Tecnologia e Ciências Sociais. Chegamos a um consenso sobre uma série de demandas, entendendo que a UNEB paralisa suas atividades por conta do processo de sucateamento da educação e que algumas pautas devem ser discutidas com a reitoria e outros órgãos competentes.

Em diálogos com a direção do DCH, o Movimento OcupaUNEB e Márcia Guenna assinaram um termo em que a direção se compromete a atender as demandas do movimento. Dentre essas demandas: construção de uma semana de integração entre todos os cursos com garantia orçamentária e inserção no calendário acadêmico em 2017.1; construção de um espaço com o pró-reitor da PRAES para debater, junto com os estudantes, sobre assistência estudantil; solicitação dos aparelhos de roteadores e reestruturação dos espaços coletivos (inserção de tomadas, cadeiras e mesas); melhorias na acessibilidade do departamento, garantindo o funcionamento do elevador até 29.11; solicitação para secretaria de transporte dos municípios e para empresa de transporte responsável com o intuito de construir uma rota que atenda as demandas dos estudantes (promover uma audiência pública nas câmaras de vereadores dos dois municípios para exigirmos a execução desse projeto); melhorias para residência (iluminação interna e externa, reforço na segurança e entrega imediata de 7 ventiladores)...

Direção da UPE Campus Petrolina emite nota sobre ENEM, veja abaixo na íntegra:

A Direção da UPE Campus Petrolina informa que desde que foram divulgados os espaços onde serão realizadas as provas do ENEM comunicou aos responsáveis pela aplicação, que devido ao processo de ocupação, não seria possível o aluguel do prédio. A Direção entende que o processo de aplicação de provas deve ocorrer de forma tranquila para os candidatos e como as estruturas físicas do Campus compreende todos os espaços construídos, a forma mais prudente é não ocorrer a realização das provas no Prédio onde funciona a Escola de Aplicação. A Direção informa ainda, que a responsabilidade de comunicar aos candidatos sobre os locais de provas é dos organizadores, porém, como até o presente não momento não houve a comunicação oficial, e devido a grande procura na Instituição, resolveu realizar esse pronunciamento. ..

Campus Ciências Agrárias da Univasf, em Petrolina, foi ocupado por estudantes

O campus Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, em Petrolina, foi ocupado no dia de hoje (26), com obstrução da entrada do campus e ocupação do bloco principal de aulas, onde foram montadas barracas de camping.

A interdição, segundo os coordenadores do movimento, tem como pauta principal a PEC 241, aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados e encaminhada para votação no Senado Federal. A PEC prevê um limite anual para gastos do governo federal.  ..

URGENTE: ESTUDANTES OCUPAM CAMPUS III DA UNEB

Estudantes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) decidiram em assembleia deliberativa realizada nesta terça-feira (18) pela ocupação do Campus III em Juazeiro – BA. A mobilização tem como objetivo somar-se ao calendário de lutas regionais e nacionais contra a PEC 241, que congela os investimentos públicos por 20 anos, atingindo principalmente a saúde e a educação. A proposta aumenta a precarização da instituição, que luta há anos por condições dignas para o funcionamento dos cursos.

A reunião aconteceu no auditório Antônio Carlos Magalhães e contou com a presença de professores e estudantes de direito, pedagogia, engenharia agronômica, jornalismo em multimeios e engenharia de bioprocessos. Na ocasião mais de 200 pessoas fizeram parte da votação, que deliberou pela ocupação, paralisando as atividades do campus por tempo indeterminado...

NOTA PÚBLICA A RESPEITO DO DEBATE "ESCOLA SEM PARTIDO" REALIZADO NO AUDITÓRIO DA UPE CAMPUS PETROLINA

A Direção da UPE Campus Petrolina solidariza-se com estudantes e professores que foram impedidos de continuar o debate sobre o projeto de Lei Escola Sem Partido,  realizado no último dia 07 no Auditório da Instituição. O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico, com regras estabelecidas, seleção e convite dos debatedores. Não coube a instituição definir o formato, mas apenas garantir o espaço democrático para a realização do Debate. As falas dos debatedores transcorreram conforme o que estava estabelecido, tendo o  público que estava assistindo, oportunidade, também de participar, emitindo opiniões e fazendo perguntas. No transcorrer do evento  o Sr. Fred Pontes, que se diz coordenador de uma escola titulada CFC – Curso de Formação Conservadora, de forma destemperada, tentou utilizar forçadamente a fala, contrariando as regras estabelecidas pelos organizadores. Sua atitude, que não é comum ao debate democrático, levou a maioria do público presente, a solicitar sua retirada do espaço, fato que o deixou ainda mais desequilibrado. Alunos e professores foram alvos do seu destemperado comportamento, agressivo, com clara possiblidade de agressões físicas. A ação da equipe gestora facilitou sua retirada do auditório, evitando assim, maiores constrangimentos a ele e a um grupo pequeno de seguidores. 

Neste final de semana, muitos comentários através das redes sociais, alimentaram ainda mais atitudes agressivas a alguns docentes, alunos e a própria instituição. Ao longo desse ano, a UPE Campus Petrolina está sendo vítima de agressões de alguns de seus alunos e seguidores externos à instituição, que teimam, em bradar, pelas redes sociais, a acusação de que a sua prática não é democrática em suas ações e em suas formas de gestão acadêmica e administrativa.

Desde que essas agressões iniciaram, a gestão tem tido o cuidado de observar os fatos, registrá-los e encaminhá-los para órgãos competentes. Assim, tem sido com a abertura de comissão de escuta, comissão de ética e por último a solicitação à Reitoria de uma comissão de Sindicância para apurar todos os fatos, sendo ouvidos alunos e docentes que estão envolvidos diretamente nestes casos. No último dia 06 de outubro a Comissão de Sindicância, composta por membros externos à Unidade de Petrolina, instituída através de Portaria do Reitor, ouviu as partes interessadas. Também foi entregue a reitoria um dossiê com todas as agressões sofridas pelos docentes  e à Instituição, sejam elas deferidas por alunos ou por pessoas estranhas à comunidade acadêmica. A Direção solicitou a Reitoria que analise junto ao setor jurídico, as possíveis ações em termos penal e civil, contra aquelas pessoas externas à instituição que tem ao longo desses meses, maculado sua imagem.

Lamentamos que na segunda década do Século XXI, grupos que se dizem conservadores, utilizem espaços internos e externos para infamar a honra de seus docentes, alunos, técnicos administrativos e principalmente da Instituição, que não tem partido, teoria particular ou conchavos com governos instituídos e/ou destituídos. Nossa instituição é apenas DEMOCRÁTICA. ..

Militante de direita tumultua debate na UPE, Campus Petrolina

Na noite da última sexta-feira (7), foi realizado no auditório da UPE, em Petrolina, um debate em que estudantes e professores tratavam do polêmico programa ‘Escola sem Partido’, que visa restringir a atuação dos professores em sala de aula. O evento foi promovido pelo Diretório Acadêmico Antônio Conselheiro do curso de história da universidade.

O debate, espaço para expor ideias e argumentos, foi tumultuado por um homem que agressivamente não respeitou a ordem de inscrição para fala. Segundo informações, o homem identificado como Fred Pontes é militante de direita e coordenador do ‘Curso de Formação Conservadora do Vale do São Francisco’...

Campus Senhor do Bonfim realiza Semana de Integração de 19 a 23 de setembro

O Campus Senhor do Bonfim da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) dará as boas-vindas aos novos estudantes com a realização da Semana de Integração, que acontecerá desta segunda (19) a sexta-feira (23) e irá movimentar toda a comunidade acadêmica, com uma programação diversificada. As atividades noturnas serão promovidas pelos Colegiados de Ciências da Natureza e Geografia e as atividades diurnas pelo Colegiado de Ecologia. O evento tem como objetivo recepcionar os estudantes ingressantes e promover a integração acadêmica, durante a primeira semana de aulas do semestre 2016.2. 

I Semana Científica de Integração dos Colegiados de Ciências da Natureza e Geografia terá início na segunda-feira (19) e as atividades começam sempre a partir das 18h, com palestras, mesas redondas, oficinas, e atividades culturais. As atividades são abertas a toda a comunidade acadêmica e não é necessário inscrição prévia. No primeiro dia, haverá a palestra "O que é Geografia?", com o professor Pedro Nóbrega do Colegiado de Geografia, entre outras atividades. Na terça-feira (20), a palestra intitulada "O que é Universidade? Qual a função da Univasf" será ministrada por Átila Menezes, professor do Colegiado de Geografia. 

Nos dias seguintes, haverá oficinas, Feira de Biociências e mostras científicas, além de mesa-redonda com a participação das professoras da Universidade de Pernambuco (UPE) Luciana Freitas e Márcia Souza, do professor Instituto Federal Baiano (IF Baiano) Vandemberg Salvador e palestra com a professora Olívia Duarte, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Na quinta-feira (22), às 20h, haverá a apresentação da Reitoria da Univasf para os discentes. O evento será encerrado na noite do dia 23 com apresentações culturais. A programação completa está disponível no link abaixo. 

“O evento é uma oportunidade para que os estudantes ingressantes conheçam mais profundamente o curso no qual estão ingressando e a formação que ele proporciona, bem como a instituição, o corpo docente e suas linhas de pesquisa e extensão, além de promover a integração dos discentes”, destaca a professora do Colegiado de Geografia e uma das organizadoras, Natália Micheli Tavares. 

1º Ciclo de Palestras Ecológicas - Discutir as diversas áreas de atuação do ecólogo, principalmente na região do semiárido, é o objetivo geral do “1º Ciclo de Palestras Ecológicas – Perspectivas de atuação no Semiárido”, que acontecerá na quarta-feira (21) e na quinta-feira (22), das 8h às 18h, no auditório do Campus Senhor do Bonfim (BA). O evento é organizado pelo Colegiado de Ecologia da Univasf e as inscrições gratuitas podem ser realizadas até o primeiro dia. Para participar, é necessário preencher o formulário online, disponível no site do Colegiado de Ecologia. Os participantes terão direito a certificado. 

Durante a programação, será discutida a profissão de ecólogo e serão apresentados relatos de atuação em órgãos governamentais, licenciamento ambiental, educação ambiental e conservação, por meio de órgãos públicos ou iniciativa privada. O evento terá início na quarta-feira (21) com as palestras “Atuação do Inema no semiárido baiano – licenciamento, educação ambiental e conservação” e “Relato de Atuação em licenciamento ambiental em empresas privadas”. À tarde, acontecerão as palestras “A profissão de ecólogo e relatos de atuação em órgãos governamentais” e “Desafios da gestão de unidades de conservação”. 

Na quinta-feira, será realizada a palestra “Panorama do Curso de Ecologia da Univasf”, além das mesas-redondas “Etnobiologia I e Biodiversidade I”, “Etnobiologia e Biodiversidade II”, “Ecologia de Microorganismos, Genética Molecular e Paleoecologia” e “Ecossistemas e Paisagens”. A programação completa está disponível no link abaixo. 

De acordo com o organizador do evento e professor do Colegiado de Ecologia, Jhonathan de Oliveira Silva, a ideia é mostrar o potencial de atuação do ecólogo, já que o curso é recente na Universidade. “Em nossa região há muitas empresas que utilizam os recursos naturais, então poderemos também levantar os problemas que podem ser resolvidos pelos ecólogos”, explica. ..

I Congresso de Fotografia do Vale do São Francisco terá início nesta quinta-feira (15) no Campus Juazeiro

O I Congresso de Fotografia do Vale do São Francisco será realizado de quinta-feira (15) a sábado (17) no Ateliê de Artes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). O evento contará com uma programação diversificada que inclui palestras, workshops, mesas redondas e exposição. O congresso é destinado aos interessados em estudar mais profundamente a produção fotográfica na região. Cerca de 360 pessoas já estão inscritas, mas ainda é possível participar do evento como ouvinte. A inscrição deve ser efetuada presencialmente no dia da abertura. Os participantes do congresso terão direito a certificado. 

A abertura do congresso será realizada às 18h30 da quinta-feira com a conferência “Comunicação e Etnografia”, a ser ministrada pelo professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) José Eduardo Achutti. Após a conferência, haverá uma mesa redonda sobre a fotografia de Euvaldo Macedo, com a participação dos professores Elson Rabelo, da Univasf, e Odomaria Bandeira, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Na sexta-feira (16), serão iniciados os workshops “Ensaios Fotográficos com Pessoas”, “Bastidores da Fotografia de Família”, “Câmera Escura e Outras Experiências”, “Fotografia e poéticas contemporâneas” e a oficina de retratos “Desconstruindo Olhares para Construir Imagens”. Para essas formações as inscrições já estão encerradas. 

De acordo com o professor Colegiado de Artes Visuais e um dos organizadores do evento, Euriclésio Sodré, o congresso será um momento em que estudantes e professores de diversas universidades poderão interagir sobre o papel da fotografia na atualidade. “Haverá um importante dialogo entre as universidades e o mercado de trabalho de fotografia. E também irá possibilitar uma interação entre os diversos cursos ofertados na região que têm a fotografia em seu currículo”, observa. As atividades do evento incluem ainda a realização das palestras “A obra de Nan Goldin sob uma perspectiva Apotropaica” e “Fotografia e Poesia”, e a mesa redonda “A Fotografia de Eventos Esportivos”. A programação completa está disponível no site do congresso. ..

ELEIÇÕES PARA A DIREÇÃO DA UPE CAMPUS PETROLINA TERÁ APENAS UMA CHAPA

Terminou no último dia 26 de agosto o prazo para registro de chapas que concorrerão ao processo eleitoral da UPE Campus Petrolina, gestão 2016-2020. Foi homologada a chapa AVANÇANDO NA QUALIDADE que é composta pelas Docentes Marianne Marinho e Leilyane Coelho. As professoras fazem parte da gestão atual e são respetivamente Coordenadora Setorial de Extensão e Assessora da Direção.

A Professora Marianne candidata a Diretora, é natural de João Pessoa/PB, tem 37 anos e é graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba com Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos.  Em 2010 por meio de concurso público, ingressou na UPE, sendo primeira coordenadora do curso de Nutrição e posteriormente, vice-coordenadora. Na graduação leciona disciplinas voltadas para a área de Ciência e Tecnologia dos Alimentos e, como docente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares, ministra a disciplina Qualidade de Vida em Ambiente Escolar...

IF Sertão: Campus Ouricuri lança 1ª Gincana Interclasse

Com o tema central "Ser e Estar nas Redes Sociais", o campus Ouricuri do IF Sertão – PE lançou a 1ª Gincana Interclasse que tem como objetivo estimular o desenvolvimento dos pilares da educação. A gincana será realizada a partir das 08 horas da próxima quarta-feira (24). A competição será por equipes e cada uma delas terá 10 componentes e um orientador.  Cada time que for participar do evento deve procurar o Setor de Assistência ao Educando (SAE) entre os dias 22 e 23 de agosto das 08 h às 20h. As três equipes que mais pontuarem serão premiadas.

Sobre a 1ª  Gincana Interclasse, a diretora do campus Ouricuri, Rejane Rodrigues, declarou:  "A 1º Gincana Interclasse do Campus Ouricuri está sendo realizada com o intuito de comemorar o dia do Estudante, ocorrido em 11 de agosto. O tema central do evento Ser e Estar nas redes sociais é uma referência a influência da mídia em nosso cotidiano. Será um momento de integração e descontração, sem perder o foco educativo e solidário. Todas as tarefas foram pensadas para desenvolver a comunicação e a sociabilidade.Contamos com a participação de todos"...

CARTA ABERTA CONTRA O AVANÇO DE PROJETOS PROIBICIONISTAS E ATAQUES CONSERVADORES NA UPE CAMPUS PETROLINA

As professoras e os professores do PPGFPPI – Programa de Pós-graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares e o CGA – Conselho de Gestão Acadêmica do Campus Petrolina, vimos por meio desta carta manifestar o nosso veemente repúdio ao movimento autointitulado Escola sem Partido e aos Projetos de Lei por ele patrocinados na Câmara de Deputados Federais (PL nº. 867/2015, 7180/2014, 7181/2014, 1411/2015, 1859/2015 e 2731/2015) e em várias Câmaras de Deputados Estaduais e Câmaras de Vereadores no Brasil. Ainda que o Ministério Público Federal brasileiro tenha declarado a Pl. 867/2015 inconstitucional (propunha-se a inclusão do programa Escola sem Partido entre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional) é nossa obrigação cidadã, enquanto educadoras e educadores, estarmos atentos a essas investidas de retrocesso nas políticas de educação do país.

Outro fato profundamente preocupante também, é o discurso utilitarista que pretende aprofundar processos de mercantilização da educação brasileira, onde subjazem estratégias de privatização materializadas em projetos predadores do direito universal à educação com qualidade - como aqueles relacionados a defesa do fim da gratuidade do ensino público, do corte expressivo do financiamento das universidades públicas, e de uma  sistemática desqualificação pública dos docentes do ensino básico e superior. O desrespeito a e tentativa de alteração da Lei 11.738-2008 de 16 de julho de 2008, que regulamenta o piso salarial nacional, evidencia o quão se deve estar alerta nesse crucial e ameaçador momento.

Os efeitos da intensa e acelerada construção de projetos controladores e disciplinadores da educação (proibicionistas), em meio à exploração de justificativas da "crise" brasileira e na "educação", já são negativamente notados em diversos planos estaduais e municipais de educação, representando uma grave ameaça ao livre exercício da docência e a formação do aluno.  Essas ações se opõem as preocupações expressas pelo Ministério da Educação quando pontua, na Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, a obrigatoriedade da presença dos conteúdos relativos às questões socioambientais, éticas, estéticas e relativos à diversidade étnico racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural, como princípios de equidade, em todos os cursos de licenciatura, tanto na formação inicial, quanto a continuada...

UPE CAMPUS PETROLINA PUBLICA EDITAL DAS ELEIÇÕES PARA DIREÇÃO E VICE-DIREÇÃO

A Comissão Eleitoral designada pelo Conselho de Gestão Acadêmica e Administrativa da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, publicou edital convocando alunos, docentes e técnicos administrativos para o pleito eleitoral que ocorrerá no dia 30 de setembro de corrente ano, no horário de 8 às 21 horas.

Segundo o calendário publicado no edital, as chapas deverão ser inscritas até o dia 26 de agosto e a campanha eleitoral ocorrerá entre os dias 05 a 27 de setembro. Poderão concorrer as eleições professores do quadro efetivo da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, desde que não estejam em estágio probatório e/ou licença sem vencimentos. O mandato da atual gestão se encerra em dezembro de 2016 e a chapa eleita terá um mandato de quatro anos, encerrando no final de 2020...

Univasf: I Congresso de Ciência dos Materiais terá início nesta quarta-feira no Campus Juazeiro (BA)

O I Congresso de Ciência dos Materiais (I CCMat) e a V Escola de Nanotecnologia da Rede Agronano serão realizados de 10 a 12 de agosto, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro (BA). O evento visa agregar pesquisadores da Univasf e de instituições locais com pesquisadores de todo o país, fortalecendo a pesquisa em materiais no Vale do São Francisco. As inscrições devem ser realizadas no site do congresso até quarta-feira (10). 

Promovido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o I CCMat tem como público alvo pesquisadores da temática, pós-graduandos e graduandos das diversas áreas do conhecimento, por ser uma área interdisciplinar, como ressalta o coordenador do evento, Helinando de Oliveira. “Queremos integrar os estudantes da Univasf e permitir que conheçam a temática interdisciplinar das ciências dos materiais”, observa. O evento contará com palestras, minicursos e sessões de pôsteres. 

A programação terá início na quarta-feira (10) pela manhã, a partir das 8h15, com o credenciamento dos participantes. Às 10h, a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Helen Jamil Khoury irá proferir a palestra de abertura sobre o tema “Ciência dos Materiais e a Energia Nuclear: o desafio das pesquisas científicas”. À tarde, haverá palestra sobre “Introdução às aplicações da nanotecnologia no agronegócio”, a ser ministrada pela pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical Morsyleide de Freitas Rosa e a realização de minicursos. 

A solenidade oficial de abertura do I CCMat acontecerá às 18h, com a presença do vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; do coordenador do evento, Helinando Pequeno de Oliveira; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM), Raquel Oliveira; e do chefe geral da Embrapa – Semiárido, Pedro Gama. Em seguida, o professor Helinando Oliveira apresentará palestra intitulada “Ciência dos Materiais no Vale do São Francisco: Histórico e Perspectivas”. A Orquestra da Univasf irá encerrar a cerimônia com uma apresentação musical. 

Durante o I CCMat, será realizada a V Escola de Nanotecnologia da Rede Agronano, organizada pela Embrapa – Semiárido. A escola visa discutir a tecnologia voltada para a área agrícola. O I CCMat é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa em Ciência dos Materiais (IPCM) da Univasf, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM). 

“O congresso será uma ótima oportunidade para conhecer a infraestrutura que dispomos e os trabalhos em desenvolvimento em nossa Universidade, com o objetivo maior de promover a integração das pesquisas nessa área”, diz o professor Oliveira. A programação completa do evento encontra-se disponível no site. ..

Univasf: Terceira visita técnica da Comissão de Espaços Físicos é realizada no Campus Petrolina Centro

A terceira visita técnica da Comissão de Espaços Físicos (Coef) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi realizada quinta-feira (4), no Campus Petrolina Centro. Também estiveram presentes nesta visita, o coordenador do Campus, Frederico Cavalcanti, o presidente da Câmara de Assistência Estudantil e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Artur Alves, e o estudante de Farmácia Alef Andrade. 

Cantina, biblioteca, Restaurante Universitário e blocos de salas de aula foram os espaços percorridos, a fim de realizar um levantamento das demandas dos estudantes. A ideia é colocar bancos de madeira e alvenaria e mesas de concreto nos espaços de convivência. “Estamos realizando um estudo de ilhas de alvenaria com áreas de sombra externa”, informa Márcia Medeiros. Os estudantes participaram dando sugestões que foram registradas pela comissão. E as possíveis áreas de convivência do campus foram fotografadas. 

Artur Alves destaca que essas ações da Coef são importantes não apenas para os estudantes. “A Univasf ainda muito é carente de espaços para que os estudantes possam ter momentos de lazer e descanso. Esta ação será importante não só para os estudantes, mas também para a comunidade externa”, explica. As visitas já foram realizadas no Campus Ciências Agrárias (CCA) e no Campus Juazeiro (BA). O próximo campus a receber a visita técnica ainda será definido.  ..

ESPAÇO DO LEITOR: O TEMOR DO GESTOR E A AGONIA DA UPE CAMPUS PETROLINA

Por Prof. Moisés Almeida - Diretor da UPE Campus Petrolina.

A manchete traduz o que o Campus da UPE em Petrolina está passando desde 2015. Os cortes sucessivos no orçamento têm afetado diretamente serviços essenciais, que devem ser prestados aos quase três mil alunos matriculados na graduação, em cursos de Licenciatura e de Saúde...

O departamento de Ciências Humanas, Campus III UNEB está promovendo as aulas inaugurais do Mestrado e do Doutorado

A Coordenação da Câmara de Pós-Graduação e o Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) fará uma conferência de abertura do semestre letivo 2016.2. O evento acontece nesta quarta-feira (03), às 8:30h, e vai discutir a CULTURA NA UNIVERSIDADE: a perspectiva da pragmática lexicultural.

O departamento também promoverá a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional –DINTER- no dia 04 (quinta-feira) às 16h com o professor da USP, Eneus Trindade Barreto Filho que vai debater a temática Consumo Cultural e Midiático. Os eventos acontecem no Auditório Multimídia e são gratuitos e abertos ao público interno e externo...