Foram encontrados 2619 registros para a palavra: Aa

Termina nesta-sexta-feira o prazo para comerciantes implantarem cortes especiais de carnes em Juazeiro e região

O Projeto Bioma Caatinga do SEBRAE e Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Banco do Brasil e o Governo do Estado da Bahia, está oferecendo um curso individual para empresas da região sobre Cortes Especiais de Carne de Caprinos e Ovinos. A consultoria tem como objetivo melhorar a disponibilidade no mercado de cortes diferenciados da carne de caprinos e ovinos, que venham agregar valor ao produtor e possibilitar um melhor sabor da carne a quem consome. 

“Nós precisamos melhorar a forma de disponibilização da carne caprina-ovina para o consumidor”, ressaltou  Robério Araújo, analista do SEBRAE e Coordenador Geral do Projeto Bioma Caatinga em entrevista ao programa Geraldo José desta quarta-feira (16)...

SAAE informa falta de água em alguns bairros de Juazeiro nesta quinta-feira

O SAAE comunica aos usuários dos bairros Antônio Guilhermino, Itaberaba, Distrito Industrial, João Paulo II, Vila Nova Fé, Alto da Aliança, Jardim São Paulo, Loteamento Sol Levante e São Jorge, Mercado do Produtor, Residenciais Praia do Rodeadouro, Brisa da Serra, Juazeiro I, II e III que nesta quinta-feira, 17 de novembro, o abastecimento de água será interrompido das 08h às 14h, para que seja realizado o entroncamento na rede de água de 250 milímetros que fica localizada no bairro Distrito Industrial.  

Para a realização do serviço será necessário desligar a bomba que fornece água para esses locais. Pedimos a compreensão dos usuários e reafirmamos o compromisso em continuar trabalhando para a melhoria do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto em todo o município...

PRIMEIROS ANIMAIS DE FAZENDA ASSISTIDA PELO PROJETO BIOMA CAATINGA COMEÇAM A SER ABATIDOS

Há exatos seis meses do início do Segundo Ciclo do Projeto Bioma Caatinga, do SEBRAE e Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Banco do Brasil e o Governo do Estado da Bahia e diversos outros parceiros, os resultados concretos começaram a aparecer. Foram abatidos esta semana no Abatedouro Campo do Gado em Juazeiro os primeiros 10 animais ovinos da Fazenda Icó, que fica na região de Itamotinga em Juazeiro-BA e é assistida pelo o Agente de Desenvolvimento Rural Sustentável (ADRS) Fernando Gomes. Propriedade assistida pelo o Bioma Caatinga e que se tornou em Fazenda Modelo do Projeto que tem o objetivo de melhorar o manejo da caprinovinocultura no Norte da Bahia e aprimorar o gerenciamento das propriedades e empresas que comercializam a carne de caprinos e ovinos.

Por isso o Instituto Fazenda Icó foi criado com o objetivo de difundir técnicas e tecnologias apropriadas às condições climáticas e socioeconômicas da região que sejam capazes de garantir aos caprinovinocultores a exploração racional da atividade. A Fazenda Icó conta hoje com um rebanho de 680 cabeças de caprinos e ovinos incluindo animais puros e mestiços das raças Anglonubiana e Dorper...

SAAE faz realinhamento tarifário

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Juazeiro vai fazer um realinhamento das tarifas de água. Há um ano e meio a tarifa não tem reajuste, enquanto os custos do SAAE cresceram acima da inflação, neste período. Energia, combustíveis, insumos para tratamento da água e salários pagos pelo SAAE foram reajustados em índices superiores à inflação.

O índice de referência que o SAAE vai usar é 9,15%, o INPC do período para a primeira faixa de consumidores. As tarifas para as demais faixas terão reajuste progressivo para estimular o consumidor a fazer economia, uso racional da água num momento de grave seca na região...

Prefeito Isaac se reúne com diretor da Sudesb e Juazeiro terá o projeto Bahia Território Esportivo

Nesta semana, o prefeito Isaac Carvalho se reuniu, em Salvador, com o diretor geral da Superintendência de Esportes da Bahia (Sudesb), Elias Dourado, acompanhado do Chefe de Gabinete da instituição, Gustavo Miranda, para tratar do projeto Bahia Território Esportivo que vai acontecer em Juazeiro de 19 a 23 de Dezembro.

Na oportunidade, o prefeito garantiu ao diretor da Sudesb o apoio ao projeto, o que é mais uma ação que confirma a parceria com o Governo da Bahia. “É uma evento que vai dar a oportunidade às pessoas de conhecerem e praticarem diversas modalidades esportivas. E tudo que promova o desenvolvimento humano, o cidadão, merece atenção especial do poder público. Por isto, Juazeiro está de portas abertas para projetos como este”, disse Isaac Carvalho...

Prefeito Isaac Carvalho entrega pavimentações no Antônio Conselheiro

A manhã desta sexta-feira (11) foi de festa e com direito a animação da Fanfarra da Escola Municipal Argemiro José da Cruz para os moradores do bairro Antônio Conselheiro, que receberam do prefeito Isaac Carvalho e integrantes da equipe de governo, as pavimentações das ruas Getúlio Vargas e São Francisco. As duas vias foram contempladas com os serviços de pavimentação em paralelepípedo granítico, drenagem superficial, meio fio, linha ‘água e calçadas, além de receber toda a construção das redes condominais, e as ligações domiciliares, ficando completamente saneadas.

“Antes para sair de casa e levar os meus filhos até a escola, precisava tirar as sandálias e levar na mão, para não correr o risco de quebrar de tanta lama que era aqui. Hoje, graças ao prefeito Isaac a nossa realidade é diferente, criei os meus filhos entre os bairros Codevasf e Antônio Conselheiro e posso afirmar que meus filhos, quando estiverem adultos e meus netos vão ter uma Juazeiro melhor para viver”, relata, emocionada a ex-presidente da Associação de Moradores do bairro e também moradora da Rua Getúlio Vargas, Maria da Luz de Queiroz...

Paulo Bomfim conhece novo modelo de gestão da Companhia SAAE no interior de São Paulo

Com o objetivo de conhecer de perto um novo modelo de gestão da Companhia de Saneamento Ambiental - SAAE, do município de Atibaia, interior de São Paulo, o prefeito eleito de Juazeiro, Paulo Bomfim, acompanhado do diretor do SAAE, Joaquim Neto, participou de uma reunião nesta quinta-feira (10), com a superintendente, Fabiane Cabral e técnicos da Companhia, em Atibaia.

Paulo agradeceu a toda equipe da Companhia pela receptividade e pela troca de experiências, que possibilitou visualizar alternativas em relação a um novo modelo de gestão. “Estamos buscando aprimorar ainda mais soluções práticas e eficientes no abastecimento de água e o tratamento de esgoto em Juazeiro, por isso, resolvemos visitar a cidade de Atibaia, que hoje é referência. Conhecemos de perto como funciona a Parceria Público Privada (PPP) na gestão do serviço de esgoto da cidade, que tem trazido resultados positivos e muitos benefícios para a população. Apesar de estar sendo operada por uma empresa privada, toda a gestão do esgoto continua sendo feita pela SAAE”, ressaltou o prefeito eleito. Bomfim evidenciou que a Companhia tem experiência também em coleta de resíduos sólidos, e que ele pretende implantar em Juazeiro durante o seu Governo. “Esta visita representa novas perspectivas para o SAAE da nossa cidade, e o nosso objetivo é ampliar e dar celeridade aos serviços prestados, melhorando a saúde e a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Paulo Bomfim...

PROJETO BIOMA CAATINGA ARTICULA EMISSÃO DE DOCUMENTOS DE PROPRIEDADES RURAIS NO DISTRITO DE PINHÕES EM JUAZEIRO-BA

Cerca de 120 produtores e produtoras rurais de Pinhões, distrito de Juazeiro-BA, conseguiram emissão de documentos de suas propriedades durante um evento realizado na comunidade esta semana. Idealizado e coordenado pelo o Agente de Desenvolvimento Rural Sustentável (ADRS) José Fagundes Neto, do Projeto Bioma Caatinga, o acontecimento se deu na escola Raimundo Clementino de Souza. 

Através de uma parceria com o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Juazeiro - STR, Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Bahia – CDA e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, em apenas um dia, foram emitidas 50 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é um documento que identifica o produtor familiar e é necessário para que esse agricultor possa participar das políticas públicas para a agricultura familiar, como financiamento da habitação rural e Programa de Aquisição de Alimentos do governo...

SAAE responde a morador sobre esgotos estourados no centro

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) tem trabalhado diuturnamente para resolver os problemas. Em algumas ruas no centro da cidade o esgotamento sanitário é antigo e já não atende mais à demanda. Aliado a isso, vem o despejo indevido de restos de comida, óleo, papel higiênico e outros objetos que são jogados diariamente nas redes coletoras provocando o extravasamento.

O SAAE tem feito diversas campanhas no sentido de conscientizar à população, mas a prática é recorrente o que aumenta a demanda dos serviços. O governo está concluindo a obra de esgotamento sanitário em Juazeiro, com novas redes, estações elevatórias e a ampliação da lagoa de tratamento de esgoto. Enquanto os serviços não forem concluídos, o trabalho preventivo e de manutenção das redes tem que ser feito diariamente, a exemplo da Rua Eduardo Brito, que costumeiramente tem problemas de entupimentos dos PVs (pontos de visitas).  ..

Espaço do Leitor: SAAE/ Problema no centro de Juazeiro-BA.

 
Saudações,

Sou Raphael Barbosa, jornalista e morador do centro de Juazeiro - BA, vindo aqui contar uma história bem fedida. O titulo desse meu texto é, "SAAE", subtítulo, "Vai ter esgoto estourado sim".

Em 2014, escrevi uma carta sobre esse mesmo assunto e tive esse texto postado aqui. Sou muito grato pelo espaço cedido, pois naquela época o problema das caixinhas de esgoto das lindas calçadas da Rua Eduardo Brito foi amenizado, mas não durou muito. Falei 2014 e você que está lendo deve automaticamente pensar, "Poxa! Foram quase três anos de trégua". Não seja ingênuo, estou falando do Sistema Autônomo de Água e Esgoto DE JUAZEIRO - BA. 

Levou pouco tempo para tudo desandar mais uma vez, porque quem se importa né? Eu permaneci fazendo minhas ligações para solicitar reparos, colecionado protocolos de atendimento, aguardando a morosidade do serviço e passando os dias tragando a fedentina que é "viver na merda". O desrespeito continua, a precariedade do serviço continua, mas pasmem: a coisa piorou...

Equipe Social do SAAE realiza oficina com o tema "O destino correto do lixo"

Na última sexta-feira (04), a equipe social do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) realizou uma oficina com o tema "O destino correto do lixo", para as turmas do 2°, 3° e 4° ano da Escola Municipal Maria de Lourdes Duarte, do bairro São Geraldo. A oficina foi orientada pelo o coordenador técnico da Cooperativa de Catadores de Lixo (COOPERFITZ), Clébio Luiz Barbosa Jatobá e teve também a participação do catador Raimundo Francisco da Silva.  

O coordenador técnico da Cooperativa de Catadores de Lixo (COOPERFITZ), Clébio Luiz Barbosa Jatobá, ressaltou a importância das campanhas educativas que contribuem para mobilizar a comunidade, para sua participação efetiva e ativa na implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos, separando os materiais recicláveis e/ou reutilizáveis diretamente na fonte de geração. "A reciclagem por si só não pode ser considerada a solução, mas que a mudança de hábitos e atitudes pode levar a sociedade a tomar medidas mais abrangentes, com ações que minimizem a quantidade de resíduos na própria fonte geradora, consumindo menos e reutilizando embalagens descartáveis", pontuou Clébio...

Isaac Carvalho participa de Sessão Especial na ALBA para debater práticas de Esportes a Cavalo

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, participa na manhã desta segunda-feira, 07, em Salvador, de uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Bahia para discutir alternativas que permitam a prática de esportes a cavalo em todo o país e os impactos gerados pela decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que derrubou a Lei que regulamentava a vaquejada no Ceará.

Isaac Carvalho é praticante de vaquejada e defensor das tradições nordestinas. "Acho que isso precisa ser revisto. Não podemos acabar com as tradições nordestinas. Na vaquejada, por exemplo, já existe todo um cuidado com os animais, para diminuir eventuais danos. Precisamos debater melhor isso. A sociedade precisa saber o que está acontecendo e como são realizados os eventos tradicionais", declarou. O prefeito eleito, Paulo Bomfim, acompanha Isaac Carvalho no evento...

ESPAÇO DO LEITOR: SAAE responde a nota sobre veículo que caiu em buraco no bairro Dom Tomaz

Com relação à divulgação no blog de um veiculo que havia caído em um buraco na Rua Novo Mundo, Bairro Dom Tomaz, o Setor de Esgoto do SAAE esclarece que há muito tempo não trabalha com aquele tipo de manilha e que, a situação foi provocada por ligações clandestinas de esgotos domésticos na galeria de águas pluviais. A equipe informa que o buraco foi aberto por algum morador para a desobstrução, provocando o acidente. O órgão não trabalha mais com este tipo de manilha e está estudando uma forma de resolver o problema. ..

SAAE responde a reclamação de morador do Santo Antônio

O SAAE já tomou conhecimento do esgoto obstruído na Rua Amazonas, Bairro Santo Antônio e enviou, na manhã desta quinta-feira, um caminhão para realizar o serviço. De acordo com o direção, o SAAE vem trabalhando diariamente para manter a meta de até o final do ano, colocar em funcionamento o maior número de estações elevatórias melhorando substancialmente a coleta de esgoto em toda a cidade. Após a conclusão das obras o município ficará com 95% de cobertura sanitária. ..

Sucesso a primeira audição internacional de ballet - AAB SUMMER SCHOOL OF EXCELLENCE 2017 AUDITION PETROLINA-PE

Sucesso! Foi assim que os organizadores descreveram a primeira grande audição internacional que aconteceu no final de semana em Petrolina na Escola de Ballet Valdete Cezar. Mais de 40 bailarinos de Juazeiro, Petrolina, Campo Formoso e Senhor do Bonfim fizeram a audição dispostos a garantir uma vaga no próximo SUMMER SCHOOL OF EXCELLENCE 2017 em Nova York e quem sabe ganhar uma bolsa para facilitar a realização do grande sonho.

Mantendo a tradição  logo após  a audição  a bailarina e representante  do American Academy of Ballet  de NY no Brasil Vitória Almeida, entregou  04 bolsas com descontos que variam de 20% a 35% para quatro alunas que tiveram bons resultados,  Joanny Gabrelly de 13 anos aluna da professora Nazareth (Petrolina), Jana Camila Bezerra dos Santos, 22 anos, aluna da Escola de Ballet Valdete Cezar (Petrolina); e as alunas Soara Isabel  Alcântara,  17 anos, e Aguyany Lopes, 12 anos, da Escola de Ballet Sapatilha  35 (Campo Formoso-BA). Até sexta-feira serão anunciadas outras bolsas e os nomes de todos os selecionados.  A avaliação da audição será feita por Vitória Almeida e pelo diretor executivo do American Academy of Ballet, Laurence Kaplan...

ESPAÇO DO LEITOR: SAAE EXPLORANDO A POPULAÇÃO.

Geraldo,

Venho através deste e-mail solicitar a postagem dessa minha indignação com o SAAE de Juazeiro. Hoje, 01/11/16, me dirigi ao posto de atendimento do SAAE para solicitar uma ligação nova de água e esgoto, até aí tudo normal, o susto veio quando a atendente me informou que para ligar a água eu teria que pagar R$ 100,00 e para ligar o esgoto imaginem, R$ 320,00...

SAAE responde a reclamação de morador do Quidezinho, veja abaixo na íntegra:

Em resposta ao morador Doriedson Brito, do Bairro Quidezinho, o setor de redes e ramais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) esclarece que a falta de água naquela comunidade é proveniente da grande quantidade de ligações clandestinas na rede principal, mas que as medidas cabíveis estão sendo adotadas. Uma equipe do setor, liderada pelo engenheiro José Oliveira esteve nessa terça-feira no Bairro, analisando a situação e intensificando o combate as ligações irregulares. 

De acordo com o engenheiro, maioria das casas não possui reservatório o que contribui para a falta de água, já que o bairro fica em um dos locais mais altos da cidade. Assegura ainda que diante dos investimentos feitos até agora pelo SAAE, dificilmente um bairro fica um período tão longo como o citado pelo leitor, sem abastecimento. "O ideal é que toda casa tenha uma caixa d'água porque em algum momento do dia ela vai encher e atender as necessidades dos moradores" orienta Oliveira. ..

JUAZEIRENSE AGRADECE AÇÃO DO SAAE NO DOM TOMÁZ

Prezado Geraldo,

Agradeço por ter publicado minha reclamação. Graças à credibilidade que este blog possui junto à comunidade do Vale minha solicitação foi atendida e o SAAE consertou o calçamento na Avenida Propriá, bairro Dom Tomaz, conforme fotos abaixo. Parabenizo também ao SAAE por estar atento a este meio de comunicação tão atual e eficaz e por ter atendimento prontamente. Temos que ser justos tanto ao criticar quando ao elogiar.

Clésio Pionório..

Curaçá se prepara para mais uma Romaria na Gruta de Patamuté

Todos os anos nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, milhares de pessoas se deslocam para a Gruta de Patamuté e faz acontecer uma Romaria no meio da Caatinga curaçaense. A gruta, que já é considerada um Santuário Popular, é um dos espaços do sertão da Bahia onde acontece forte manifestação de fé e rituais católicos nesta data.

Este ano, com o Tema "O clamor dos pobres e o gemido da criação exigem conversão", uma média de 5 mil romeiros/as vindos/as de vários estados do Nordeste estão sendo esperados/as pelos organizadores do evento. Na programação, haverá missas e outros rituais da igreja, apresentações culturais e confissões ao longo de toda programação...

Artigo: “ÁRVORE SAGRADA DO SERTÃO”

O umbuzeiro é um prodígio da caatinga. Com chuva ou com sol, sempre está ele a abraçar a todos quantos procuram sua sombra acolhedora. Nas horas pesadas de fadiga, é sob a copa frondosa de um umbuzeiro que o sertanejo busca refrigério. Pouso de retirantes no passado; pouso de vaqueiros no presente; aliado incondicional dos habitantes das caatingas. Teimoso como o mandacaru – outro milagre das áridas terras – o umbuzeiro não se curva diante de tempo ruim. Resiste a todas as intempéries. Nem a seca o atormenta. De suas veias jorra a água que abastece suas raízes. Raízes que são fonte de vida. Que nutrem. Que sustentam. E matam a sede nas quadras difíceis. É amigo dos homens e dos animais; é amigo da natureza toda; com ela convive e forma harmonia. Euclides da Cunha o chamou de “árvore sagrada do sertão”. Sagrada e abençoada. Sem ela o sertão seria feio, desgracioso; menos hospitaleiro. Seria solitário, tedioso. Seu verde não seria tão verde; suas tardes não seriam tão belas. Os passarinhos cantariam noutro lugar e o sol talvez fosse mais impiedoso. Sem ela, o sertão seria chato pra caramba. Mas lá está a árvore sagrada, abençoada, sempre a espera de mais um.

O umbuzeiro proporciona sabores. Seu fruto acridoce é apreciado por todos. Maduro ou de vez, ele é uma unanimidade. O tempo do umbu é uma festa. Sim, no sertão há o tempo do umbu; que é o tempo da trovoada; que é o tempo da fartura. É o tempo em que o precioso fruto bate à porta dos lares, alegrando o sertão inteiro. O umbu vence a rotina, move a vida, esquenta a economia. O tempo do umbu é o tempo da graça. Nada se compara ao tempo do umbu. Dele, do umbu, é feita a umbuzada, fina iguaria da culinária sertaneja. A mesma umbuzada que encantou von Martius e Euclides da Cunha, quando de passagem pelos sertões. Doce umbuzada das tardes quentes e fatigantes. Doce umbuzada, servida fria, friínha, em tigela de louça ou argila. A umbuzada poderia ser a marca registrada do sertão, sem similar em nenhuma outra parte do mundo. Patenteada, poderia ser comercializada além fronteira, garantindo ótima lucratividade. A umbuzada, todavia, é mais do que um produto de comércio: é um símbolo. Símbolo do sertão e sua gente. E um símbolo nunca poderá ser objeto de comércio. Seu papel é unir, assim como a umbuzada.

O umbuzeiro, quase sempre, tem uma identidade, sendo tratado pelo nome tamanha sua familiaridade com o homem e com o mundo ao seu redor. É o Umbuzeiro do Muriçoca, o Umbuzeiro da Raposa, o Umbuzeiro do Neco.

O nome vem relacionado a algum fato, alguma coisa que relembre aquela específica árvore; um feito grandioso ou vulgar. O Umbuzeiro do Neco, por exemplo, fica pras bandas onde eu nasci e é o nome dado à árvore sob a qual o famoso Neco das Cacimbas travou luta com um touro brabo, depois de correr muitos quilômetros enrabado no bicho. Conheci nas proximidades da Lajinha o Umbuzeiro do Jagunço. Conta-se que dali, do meio das suas folhas, um fiel de Antônio Conselheiro mandou pro beleléu dezenas de milicos da expedição Moreira César, quando da passagem deste em demanda de Canudos. Umbuzeiro tem nome, tem identidade, tem história. Tem raízes profundas. Por isso é forte; forte como o sertanejo. Umbuzeiro, porém não tem idade. Sua idade é a idade do sertão, seu tempo é o tempo do sertão. Ele dura enquanto dura o sertão. E terá sempre nome e história e raiz, como os homens e as mulheres do sertão.

O umbuzeiro é lugar de ajuntamento, os mais diversos. Debaixo da sua ramagem se dança, se canta, se conta história. Até rezas e catecismos ali se fazem. Já vi umbuzeiro ser utilizado como sala de aula, os alunos dispostos em círculo e o mestre a locomover-se no centro. Falta de espaços mais adequados ou não, o fato é que sempre haverá um velho umbuzeiro de braços abertos a espera do irmão. Afinal de contas, ele é sertanejo. O umbuzeiro é morada de cupido. É sob o frescor de sua copa que muitas vezes são dados os primeiros passos no arriscado caminho do amor. Muitos casamentos ali começam e ali terminam. Muitas histórias ali se forjam e se fundem (e até se confundem); muitos sonhos ali sonhados viram realidade; ou talvez não. O umbuzeiro é o palco da vida; um templo sagrado por onde desfilam experiências de toda espécie. Velho e bom umbuzeiro! Todo sertanejo tem um umbuzeiro no seu caminho. Mas umbuzeiro é pra isso mesmo. Melhor: é pra tudo isso. Afinal de contas, ele é um parceiro e tanto.

Sem ele, o umbuzeiro, o sertão talvez nem existisse; a caatinga seria muito triste e o homem, a criatura mais infeliz da terra...