Foram encontrados 1770 registros para a palavra: vacinaçao

Mutirão de vacinação atendeu mais de cem pessoas no bairro Mandacaru em Petrolina

Mais de 100 pessoas dos bairros Mandacaru, Terras do Sul e Parque Mandacaru, foram vacinadas no último sábado (14), durante o mutirão de vacinação realizado pela Secretaria de Saúde do município. A ação que aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade do Mandacaru, disponibilizou, além das vacinas contra a COVID-19 para adultos e a 3ª dose de reforço da vacina para crianças de 5 a 11 anos de idade, as demais vacinas do calendário vacinal de imunização, dentre as quais, poliomielite, antitetânica e meningite.

Para a gerente da Atenção Básica, Ana Célia Carvalho, é importante que a população participe dessas ações promovidas pela secretaria e mantenham a caderneta de vacinas em dias. "Sabemos da dificuldade de muitas pessoas, durante a semana, de irem se vacinar e até mesmo levar os seus filhos por conta do trabalho, mas é de extrema importância que estas pessoas tenham a oportunidade de atualizar o seu cartão vacinal e de toda a família. Para se ter ideia, mais de 30 cadernetas de vacinas de adultos e crianças foram atualizadas somente nesse último mutirão", enfatiza Ana Célia Carvalho.
 ..

Secretaria de Saúde de Petrolina realiza mutirão de vacinação neste sábado (14)

Será realizado neste sábado (14), um mutirão de vacinação, no bairro Mandacaru, a partir das 8h, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. A secretaria de saúde vai ofertar vacinas contra a Covid-19 para adultos e terceira dose de reforço para crianças entre cinco e 10 anos. Serão disponibilizados também imunizantes contra meningite, poliomielite, entre outras, com o objetivo dos pais atualizarem o calendário vacinal dos seus filhos.

Para quem deseja se vacinar é necessário apresentar: caderneta de vacinação, documento com foto e CPF ou Cartão SUS...

Petrolina: Comunidade do bairro Mandacaru receberá mutirão de vacinação nesse sábado

A Secretaria de Saúde realizará neste sábado (14), um mutirão de vacinação na Unidade Básica de Saúde do bairro Mandacaru, a partir das 8h da manhã. Além da disponibilidade da vacina contra a COVID-19 para adultos e a 3ª dose de reforço da vacina para crianças de 5 a 11 anos de idade, o objetivo da ação é ofertar outras vacinas e fazer com que os pais possam atualizar o calendário vacinal dos seus filhos. 

Segundo a gerente da Atenção Básica, Ana Célia Carvalho, a expectativa é atender todas as pessoas, sejam crianças ou adultos, que ainda não estejam com seu esquema vacinal completo. "É sempre bom destacar a importância das vacinas na prevenção de doenças e muitas destas vacinas nós tomamos ainda na infância. Nesse mutirão estaremos disponibilizando as vacinas que fazem parte do calendário vacinal para imunização da população, a exemplo da tetravalente, meningite, poliomielite, entre outras. É necessário levar caderneta de vacinação, documento com foto e CPF ou Cartão SUS", destaca Ana Célia Carvalho. ..

Covid-19: Petrolina inicia nessa quarta-feira aplicação da 3ª dose da vacina em crianças de 5 a 11 anos

A partir desta quarta-feira (11), as Unidades Básicas de Saúde de Petrolina estarão aplicando a 3º dose da vacina contra a COVID-19 em crianças de 5 a 11 anos. Os menores devem receber a dose de reforço quatro meses após conclusão do esquema vacinal, ou seja, quando ele já tenha tomado as duas doses iniciais.  

O diretor de Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade, reforça a importância da aplicação da nova dose. "Aos pais e responsáveis, reforçamos mais esse pedido, que levem seus filhos já vacinados com a 1ª e 2ª dose, para que recebam a dose de reforço, assim assegurando a proteção dos seus filhos e filhas contra a COVID-19. A dose de reforço será aplicada com Pfizer pediátrica, aquela com identificação na cor laranja. É de suma importância que os pais e responsáveis olhem a caderneta dos filhos e os levem para os postos de saúde para serem vacinados ", explicou. ..

Vacinas pediátricas contra covid-19 estão esgotadas, diz ministério

O estoque do governo federal de vacinas pediátricas contra covid-19 para crianças de até 11 anos de idade está esgotado, disse hoje (6), em Brasília, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel. Afirmou que o governo negocia a antecipação de remessas previstas para o fim de janeiro. 

Ela frisou que já realizou reuniões com a fabricante de vacinas pediátricas Pfizer - a única que produz o imunizante para a faixa etária de seis meses aos três anos de idade - para a possível antecipação das entregas. “Vamos resolver o problema”, disse Ethel...

Pesquisa alerta para mortes infantis causadas por rotavírus

Uma pesquisa que contou com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta que o rotavírus é o principal causador de diarreias graves que levam à morte de crianças menores de 5 anos em países de renda média e baixa. O estudo incluiu dados de 28 países, e, apesar de o Brasil não estar entre eles, o país também registra crescimento dos casos da doença.

O rotavírus é prevenível por vacinas gratuitas e disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), recomendadas para bebês aos 2 e 4 meses de idade...

Vacinação é estratégia coletiva, diz secretária de Vigilância em Saúde

Vacina não é remédio e vacinação é estratégia coletiva. A afirmação é da nova secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel. “Se você comprar [a vacina] e todo o seu entorno não vacinar, o vírus pode fazer uma mutação e a sua vacina não servir para nada. Dinheiro jogado fora”, escreveu em seu perfil no Twitter.

No post, a secretária lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) trabalha para que todos os países tenham acesso à vacinação exatamente porque se alguém, em algum lugar do mundo, não for imunizado, o vírus pode sofrer uma mutação e todo o esforço dos demais países será perdido...

Pernambuco imuniza 95% do rebanho na segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), registra cobertura vacinal de 95,06% na segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa realizada entre os meses de novembro e dezembro deste ano.

A obrigatoriedade desta fase é para bovinos e bubalinos na faixa etária de zero a 24 meses, totalizando 639 mil animais em Pernambuco. Dos 185 municípios pernambucanos, 165 e mais o arquipélago de Fernando de Noronha superaram a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e apenas 20 cidades não conseguiram alcançar o percentual mínimo...

Carro da vacina antirrábica assegura vacinação dos animais em Petrolina

Com uma ação inovadora e dedicada a atender as demandas de saúde pública, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), implantou o carro da vacina antirrábica, que está circulando em diversos bairros da cidade para imunizar cães e gatos.

O veículo, que conta com um som, passa pelas ruas anunciando e convocando a população a vacinar os animais. Nessa terça-feira (20) os bairros Residencial Nova Petrolina e Pedra Linda foram contemplados, ao todo 321 animais foram vacinados no primeiro dia da ação...

Bahia registra 2.749 casos de Covid-19 e mais 15 óbitos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.749 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,16%), 2.837 recuperados (+0,17%) e 15 óbitos. Dos 1.756.585 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.718.150 já são considerados recuperados, 7.327 encontram-se ativos e 31.108  tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico desta terça-feira (20) contabiliza ainda 2.069.393 casos descartados e 370.027 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 70.931 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence...

Petrolina é destaque em cobertura de vacinação contra a poliomielite

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, recebeu da VIII Gerência Regional de Saúde (GERES) a premiação de destaque na cobertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2022. O município ultrapassou a marca de 111% , esse valor corresponde ao público de 1 a 4 anos estimado no último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Para a secretária executiva  de Vigilância em Saúde Marlene Leandro, a premiação representa o trabalho intenso desenvolvido pelas equipes de saúde no município. "Recebemos com muita alegria essa premiação. Isso é reconhecimento dos esforços de nossas equipes que trabalham dia a dia aqui na Secretaria de Saúde, nas Unidades Básicas. Também é reconhecimento para  os Agentes de Saúde, que visitam e propagam as campanhas e a importância da vacinação. Esse é um esforço coletivo que tem como resultado a imunização das nossas crianças", destacou a secretária. ..

Petrolândia: Ministério Público consegue inclusão da Comunidade Indígena como prioridade de vacinação contra Covid-19

Após atuação do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal proferiu uma sentença obrigando a União a incluir o povo indígena Pankararu, da Aldeia Angico, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, no rol de prioritários para a vacinação contra a Covid-19 e ao cadastramento no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). 

A decisão confirmou liminar obtida no âmbito de ação ordinária movida contra a União pelos indígenas. O Estado de Pernambuco, por sua vez, deverá receber os imunizantes disponibilizados pelo Governo Federal e encaminhá-los ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/PE)...

Prefeitura de Juazeiro faz alerta sobre importância da vacinação e de outros cuidados para prevenção da Covid-19

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, reforça a necessidade de que a população mantenha os cuidados para prevenção da Covid-19.  A prefeitura ainda destaca um aumento no número de casos de infectados pelo vírus nas últimas semanas.

Entre os dias 04 e 11 de dezembro, 562 pessoas testaram positivo para a doença, o que representa um aumento de 42% de infectados se comparado à semana anterior...

Sobradinho: Secretaria de Saúde alerta para a necessidade da vacina BCG; imunizante está disponível na UBS da Portelinha

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, informa a população sobre a necessidade da vacinação de recém-nascidos com a vacina BCG. A vacinação está sendo realizada todas as quartas-feiras na UBS da Portelinha, das 8 ao meio-dia e das 14:00 às 16 horas.

A BCG ou vacina contra tuberculose é a principal maneira de prevenir que crianças contraiam a doença, principalmente nas formas graves. De acordo com o Ministério da Saúde, a prevenção através da vacinação logo após o nascimento da criança é necessária, pois a tuberculose é uma doença grave transmitida pelo ar e que pode atingir todos os órgãos do corpo, principalmente os pulmões...

Covid-19: Sobradinho inicia vacinação de crianças de 6 meses a 1 ano com comorbidades

A Secretaria de Saúde de Sobradinho está disponibilizando a vacina para crianças de 6 meses até 1 ano de idade com comorbidades contra a Covid-19. Para imunização, os pais e/ou responsáveis devem comparecer na Unidade Básica de Saúde da N-18, das 8 ao meio-dia e das 14 às 16 horas, de segunda à sexta-feira.

As vacinas estão sendo aplicadas em crianças que compõe o grupo prioritário, e que possuem comorbidades, tais como diabetes, hipertensão, pneumátias, doenças crônicas renais, doenças crônicas neurológicas, imunocomprometidos, cardiopatias, síndrome de Down, entre outras...

Dia D de vacinação antirrábica acontece neste sábado (09) em Petrolina

Neste sábado (10), a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vai levar a vacina antirrábica para cães e gatos sadios, que tenham idade igual ou superior a quatro meses, para sete bairros da cidade. A ação contemplará todo o município, entre zona norte, sul, leste e oeste. 

Os bairros que receberão as equipes são: João de Deus, na quadra de esportes;  Vila Eduardo, na praça Cabrobó; no Gercino Coelho, na praça Ambiental; São Gonçalo, na Avenida Simão Durando, próximo ao Supermercado Estrela; José e Maria, no pátio da feira; na Cohab Massagano, na Associação de Moradores; e no bairro Dom Avelar, na Avenida dos Minérios. ..

COVID-19 Pontos de testagem funcionam em horário especial nesta sexta-feira (09) em Petrolina

Em virtude do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, nessa sexta-feira (9), o Centro Covid, no Centro, e o Ginásio Osvaldo do Flamengo, funcionarão em horário reduzido, das 8h às 10h30.

A Secretaria de Saúde reforça que o Centro Covid atende as pessoas a partir de 50 anos e que possuem comorbidades, já o Ginásio fica responsável por receber os demais públicos...

Controle de qualidade consome até 70% do tempo de fabricação de vacina

Fabricar uma vacina é um processo com uma série de etapas que pode levar até 36 meses para ser concluído, tudo isso antes que o frasco com o imunizante deixe a fábrica e siga para os postos de vacinação.

Nessa jornada de três anos, mais do que dois podem ser gastos com processos rigorosos de controle de qualidade, que consomem 70% do tempo dedicado à produção de vacinas...

Prefeitura amplia vacinação antirrábica para zona urbana em Petrolina

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a partir desta segunda-feira (5), irá disponibilizar a vacina antirrábica para cães e gatos a partir de quatro meses de vida.

A ação é um complemento a imunização desses animais que acontece também na zona rural da cidade. As doses que protegem os animais ficarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h...

Reforço com vacina bivalente contra Covid pode ficar restrito a grupos de risco

A CTAI (Câmara Técnica Assessora em Imunizações) recomendou ao Ministério da Saúde na última quarta (30) que as vacinas bivalentes contra a Covid-19 sejam utilizadas como dose de reforço somente em grupos de maior risco, como idosos, imunossuprimidos e gestantes. Para outros públicos, como jovens sem comorbidades, faltam evidências sobre as vantagens que um novo reforço traria em evitar gravidades pela doença.

De forma parecida, essa é a recomendação dada à coordenação da saúde da transição do governo eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde e integrante da coordenação, afirma que um foco importante na transição é regular o esquema de vacinação já recomendado para a população --por enquanto, não se discute a possibilidade de quinta dose para grupos não prioritários...