Foram encontrados 206 registros para a palavra: Aedes aegypti

Petrolina: Ordem Pública participa ativamente das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Secretaria Executiva de Ordem Pública de Petrolina, ligada a Secretaria da Cidade está empenhada na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Petrolina. Depois do grande volume de chuvas que vem caindo na cidade, as solicitações da população tem sido constantes.

As ações são coordenadas pela Defesa Civil, que vem somando as tarefas da fiscalização de posturas, através de inspeção e monitoramento do acúmulo de lixo e entulho em terrenos baldios da cidade, como também em imóveis fechados. Essa semana a Ordem Pública atendeu alguns chamados da população para a entrada e averiguação em imóveis fechados e até abandonados...

Mutirão de Combate ao Aedes aegypti movimenta bairro Dom Avelar em Petrolina

Neste sábado (16), os moradores do bairro Dom Avelar perceberam uma movimentação diferente na comunidade. O bairro recebeu a visita dos agentes de combate a endemias e da secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, no Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, que vai acontecer em vários pontos da cidade.

A ação tem o objetivo de intensificar as atividades de controle do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da Zika, nos bairros onde sua circulação é maior e monitorar as residências que ficam fechadas durante a semana. "Além de manter as nossas equipes executando a sua rotina normal de trabalho, estamos iniciando os mutirões nos finais de semana para fiscalizar os imóveis que durante a semana estão fechados, orientar a população sobre os riscos da circulação do mosquito Aedes e tratar os focos e criadouros do mosquito", disse, Lucia Giesta...

Compesa reforça combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa inicia na próxima segunda-feira (18), a capacitação de leituristas que irão fortalecer as equipes no combate ao mosquito Aedes Aegypti na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte do Estado. Eles irão aprender a identificar focos de proliferação do mosquito e orientar os moradores sobre como eliminá-los. Serão duas turmas com 80 participantes cada. O treinamento acontecerá no auditório do Pró-Criança, na Rua Vigário Tenório, 135 – Recife Antigo. A primeira turma terá início a partir das 8h30 e a segunda às 14h, cuja capacitação será ministrada por Osvaldo Barbosa, da Secretaria de Saúde do Estado.

Para coordenar as medidas de combate ao Aedes Aegypti, a Compesa criou o comitê interno que é constituído por representantes de quatro diretorias: a Regional do Interior, Regional Metropolitana, Mercado e Atendimento e Articulação e Meio Ambiente e por dois técnicos especializados em monitoramento das Secretarias de Saúde e Planejamento e Gestão.O comitê, presidido pelo diretor de Articulação e Meio Ambiente (DAM), Aldo Santos, atua em conformidade com o comitê estadual para o monitoramento emergencial do enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito, no qual a Compesa é representada por seu presidente, Roberto Tavares...

Secretaria de Saúde inicia mutirões de combate ao Aedes Aegypti neste sábado (16)

A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, inicia neste sábado (16), a partir das 8h, no bairro Dom Avelar, o Mutirão Combate ao Mosquito Aedes aegypti. A ação tem o objetivo de intensificar as ações controle do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da Zika, nos bairros onde sua circulação é maior.

De acordo com a secretária de saúde, a iniciativa visa também monitorar as residências que ficam fechadas durante a semana. “A proposta é realizar a fiscalização dos imóveis que durante a semana estão fechados. Além de orientar a população sobre os riscos da circulação do mosquito Aedes em sua residência e tratar os focos e criadouros encontrados, vamos continuar com ações durante a semana e aos sábados para intensificar o trabalho nas áreas mais preocupantes”, pontuou Lucia Giesta...

Petrolina reduz índice de infestação do Aedes aegypti

O resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2016 aponta 0,7% para infestação predial do mosquito. O índice, que foi reduzido em 1,1% em relação à última pesquisa, é considerado de baixo risco para epidemia.

Entre os bairros com maior infestação do mosquito estão Dom Avelar, Terras do Sul, e São Jorge, com 1,9%, em seguida vêm João de Deus, Loteamento Bela Vista e Loteamento Nova Vida com 1,6%. Já os bairro com menor índice foram Jardim Brasília, Cohab VI, Alto do Cocar, Jardim Amazonas, Gercino Coelho, KM 2, Vila Mocó, Palhinhas, Vila Eduardo, Loteamento Nova York, Loteamento Recife, Vila Débora, Vila Marcela, Vila Carolina, Areia Branca, Maria Auxiliadora, Caminho do Sol e Dom Malan. Todos com 0% de infestação...

Bahia lança aplicativo para mapear focos do mosquito Aedes aegypti

 
A partir desta segunda-feira (4), a população e o poder público ganham uma nova arma para combater o mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, febre chikungunya e zika. O Caça Mosquito é um aplicativo de celular, inicialmente na plataforma Android, que possibilita fotografar e denunciar criadouros, em qualquer lugar e a qualquer hora. 
 
A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), busca, simultaneamente, localizar os criadouros a partir do georreferenciamento (GPS) e acionar os órgãos municipais para a eliminação dos focos. Como resultado, espera-se controlar rapidamente os surtos. 
 
O aplicativo está disponível para download na Google Play e, até o fim do mês, os usuários da plataforma iOS poderão utilizar o sistema. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esta é mais uma estratégia complementar de combate ao mosquito. 
 
“Estimulamos a inovação e temos investido em iniciativas como o mosquito transgênico e testes rápidos, bem como analisado a eficácia de repelentes com nanotecnologia e pesquisas que estudam o bacillus thuringiensis e a wolbachia”, afirma o secretário. 
..