Foram encontrados 298 registros para a palavra: forró

Vereador Reinaldo Sabino se manifesta sobre desabamento de forro em UBS de Maniçoba

O Vereador Reinaldo Sabino, lamenta profundamente, o ocorrido ontem com o forro da UBS de Maniçoba recém inaugurada. "Imediatamente ao saber do incidente, me desloquei para tomar ciência do desabamento do forro, após inspeção do equipamento público, foi detectado que houve um entupimento na calha que impedia a saída d'água provocando o sinistro. A Secretaria de Saúde foi mobilizada e em tempo recorde os trabalhadores iniciaram a desobstrução e recolocação do forro e possivelmente será entregue ainda hoje. Este é nosso serviço e obrigação". ..

Mucugê: Festival de Forró da Chapada terá Aulas de zabumba, sanfona e shows

A abertura da segunda edição do Festival de Forró da Chapada terá Geraldo Azevedo e vários shows no evento que acontece entre os dias 11 e 13 de outubro de 2018 em Mucugê. A programação consta de aulas de dança, sanfona e ritmo.

Nesta quinta feira dia 11, a programação começou com aulas de sanfona de Edglei Miguel. Verlando Gomes com sua Rural Elétrica chamam o público pelas ruas da cidade, acompanhando de aulão de forró do grupo Cabrueira. Além da programação musical de nomes mais conhecidos do ritmo, o festival dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem...

Aulas de Sanfona, Quinteto Sanfônico, Nilton Freitas, Cabrueira movimentarão o II Festival de Forró da Chapada

De 11 a 13 de outubro Mucugê vai respirar forró. Nestes dias, acontece a segunda edição do Festival de Forró da Chapada. Com shows de nomes consagrados do ritmo, o segundo dia contará com Estakazero, Targino Gondim, Quinteto Sanfonico do Brasil, Adelmario Coelho e Nádia Maia, além de show, aulas de dança, sanfona e ritmo.

A programação de todos os dias começa com aulas de sanfona de Edglei Miguel. Ás 16 horas Verlando Gomes com sua Rural Elétrica chamam o público pelas ruas da cidade, acompanhando de aulão de forró do grupo Cabrueira. Além da programação musical de nomes mais conhecidos do ritmo, o festival dá oportunidade a novos talentos de se apresentarem...

Aniversário de Petrolina terá grandes nomes do axé e forró estilizado de Gabriel Diniz

A Orla de Petrolina será o grande palco para a comemoração dos 123 anos do município. Nesta quinta-feira (20), a partir das 20h, a banda Axé 90 Graus e o cantor Gabriel Diniz colocarão  os petrolinenses para se divertir atrás do trio.

A banda baiana 'Axé  90 Graus' é formada pelos grandes nomes do 'axé das antigas', como Tatau (ex-Araketu), Reinaldo (ex-Terra Samba) e Ninha (ex-Timbalada). O repertório do grupo é marcado por grandes sucessos do carnaval de Salvador, como: como  Pipoca' e 'Cobertor, de Tatau'; 'Carrinho de mão'; de Reinaldo, e 'Beija Flor', 'Água Mineral', do Timbalada...

Prefeitura de Petrolina faz mudança em programação e traz axé e forró em cima do trio no aniversário da cidade

Pelo segundo ano consecutivo, os petrolinenses irão comemorar o aniversário da cidade relembrando as grandes micaretas do município. Com a festa em trio elétrico e a pedidos da própria população, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, traz para a região o cantor Gabriel Diniz, sucesso no ano passado, e a banda ‘Axé 90 Graus’, comandada por Tatau, Reinaldo e Ninha. A grande festa será no dia 20 de setembro, próxima quinta-feira, a partir das 19h, na Orla 2. 

O aniversário de 123 anos passou por algumas alterações após pedidos da população nas redes sociais da prefeitura, especialmente para que se repita o sucesso do evento em 2017. Além da festa com trio elétrico no dia 20, o município ganhará de presente importantes equipamentos públicos, como a ciclovia da Avenida Cardoso de Sá e duas quadras de esportes. ..

Del Feliz e Luciano Peixinho participam de eventos que promovem o forró nos Estados Unidos e Japão

Os dois baianos, o cantor Del Feliz e o gerente de Programação, Operações e Produção Luciano Peixinho estão nos Estados Unidos e logo em seguida vão para o Japão. Os dois participam do Forró Fest USA - Boston, capital do estado de Massachusetts. O evento será realizado entre os dias 13 e 16 de setembro que evidencia o forró e a cultura brasileira.

"Essa é mais uma oportunidade de representar o Sertão Pernambucano e mostrar para o mundo os artistas que tanto valorizamos. Mostrar que a nossa cultura permanece viva e ativa na música e na composição. Por isso estamos felizes por mais uma vez contar e cantar as nossas raízes para o mundo inteiro", destaca Luciano...

1º Encontro Pernambucano de Forró tem shows de Flávio Leandro, Petrúcio Amorim e Geraldinho Lins em Serra Talhada

Começou ontem terça-feira (4) o 1º Encontro Pernambucano de Forró. O evento segue até a sexta (7) na Praça Sérgio Magalhães, em Serra Talhada, Pernambuco. O evento conta com show dos artistas Ed Carlos, Josildo Sá e Geraldinho Lins, na quarta-feira (5); Cascabulho, Nádia Maia e Benil, na quinta (6); e Raphael Moura, Almir Rouche e Cezzinha, na sexta-feira (7), sempre a partir das 21h.

Programação completa do 1º Encontro Pernambucano de Forró:
04/09 (terça-feira)
Assisão
Flávio Leandro
Valdir Santos
Petrúcio Amorim..

Cultura, Fé e Tradição marcaram o domingo (5) da 16ª Edição do Forró do Vaqueiro de Sobradinho

Neste domingo (5) Sobradinho amanheceu em clima de festa. Logo cedo os vaqueiros se concentraram na Vila Santana onde foi oferecido um delicioso café da manhã ao som do autêntico forró pé de serra de Zezão e Banda e Luquinhas do Acordeon. Cerca de 700 vaqueiros de Sobradinho e região participaram da manifestação cultural que ficou para história do município. A Décima Edição do Forró do Vaqueiro foi um sucesso e já considerada a melhor de todos os tempos.

Em meio à diversidade cultural o publico pôde apreciar muita música, poesias e aboios. Com as energias recarregadas, os vaqueiros saíram em uma grande cavalgada que percorreu as principais avenidas da cidade chegado até a Igreja São Joaquim, onde foi celebrada a tradicional "Missa do Vaqueiro", pelo Padre Valmir Colombo...

96º CIPM de Sobradinho apresenta Plano de Segurança para a 16º Edição do Forró do Vaqueiro

"Tenho certeza que ao final do evento os sobradinhenses e visitantes estarão satisfeitos com o trabalho de policiamento ostensivo e preventivo da PM," garantiu o Comandante da 96º Companhia Independente de Sobradinho Luiz Claudio Pitta, no anúncio do Plano de Segurança para a 16 edição do Forró do Vaqueiro, que acontecerá no período de 3 a 5 de agosto. Durante os três dias de festa, serão empregadas ações integradas entre as Policia Militar, Civil, Guarda Municipal e Conselho Tutelar. O Comandante informou que o efetivo será ampliado para atender tanto ao circuito interno, quanto aos derredores da festa.

"A Policia Militar trabalhará dentro da modalidade de policiamento que ela aplica nesse tipo de evento. No espaço interno trabalharemos com patrulhas a pé e utilizaremos os postos elevados de observação. No pátio de eventos será instalado um posto da Policia Militar e na parte externa contaremos com o apoio das viaturas da 96ª CIPM. Também teremos o apoio da RONDESP, CIPE Caatinga, do Pelotão Carcará, que é um pelotão de motociclismo de Juazeiro e também teremos o suporte da Policia Rodoviária Estadual. Organizamos um aparato que garantirá a segurança de todas as pessoas que virão para o evento", garantiu o comandante...

16º Edição do Forró do Vaqueiro de Sobradinho vai impulsionar o comércio local

Além de promover o lazer e o entretenimento e manter a tradição cultural e religiosa, a realização do Forró do Vaqueiro, movimenta a economia local, gerando renda para o município. O evento envolve todas as secretarias, também a SEFAZ, Secretaria de Administração e Fazenda, que desenvolve ações para impulsionar as vendas no comércio local. A Sala do Empreendedor, órgão ligado a SEFAZ, vem trabalhando no sentido de disponibilizar linhas de crédito para que o microempreendedor individual possa investir em sua atividade e trabalhar nos três dias de festa.

" Muitos pequenos empreendedores vieram solicitar linhas de crédito para realizar investimentos na compra dos produtos que serão comercializados na praça de alimentação montada no pátio de eventos. Até o momento, foram disponibilizados mais de 80 mil reais em linhas de crédito para os microempreendedores individuais do município. Isto significa que os comerciantes estão confiantes no sucesso do evento, que atrairá um público recorde, garantindo retorno financeiro", declarou a coordenadora da Sala do Empreendedor Qliane Martins...

Devinho Novaes, "o Boyzinho da sofrência" no Forró do Vaqueiro de Sobradinho 2018

O cantor nordestino Devinho Novaes, recém revelado para o sucesso nacional, será uma das grandes atrações da Décima Sexta Edição do "Forró do Vaqueiro", que acontecerá de 3 a 5 de agosto, em Sobradinho (BA). O artista se apresenta no sábado (4) e está sendo aguardado com muita expectativa pelos sobradinhenses e fãs da região. Devinho Novaes é natural de Sergipe, tem 20 anos e com apenas dois de carreira, estourou no mercado de entretenimento, no início deste ano.

Com agenda sempre lotada, chegando a fazer até três shows por noite, o garoto apareceu depois do hit "Alô Dono do Bar", cantado juntamente com Wesley Safadão, de quem é considerado um "pupilo". O clipe conta com milhares de visualizações no YouTube, além de estar no repertório de shows de grandes artistas...

Era uma vez o forrobodó

O período das festas juninas encerrou oficialmente no dia 30 de junho, após as comemorações do dia do último santo do mês, o São Pedro, o primeiro papa da Igreja Católica, (não confunda com São Pedro de Alcântara, santo padroeiro do Brasil, cuja comemoração acontece no dia 19 de outubro). Mas por ter uma população 'festeira de nascimento', muitas cidades do nordeste, mas especificamente na Bahia, as festas se prorrogam por praticamente todo o mês de julho.

Os 'arraiás' ainda arrastam pé e arrastam muita gente. O forró de raiz, mesmo que a cada ano esteja sendo ameaçado de extinção, sobrevive nostalgicamente. O 'dois pra lá, dois pra cá' da dança vem sendo trocado por coreografias que mais parecem passos de balizas de fanfarras (uma mistura de ginástica artística, rítmica, teatro e arte circense). Já o gênero musical oriundo basicamente do conjunto de instrumentos como o triângulo, a sanfona e a zabumba está cada vez mais desconfigurado, sendo substituído por estilos denominados de 'urbanos e modernos'. A guitarra, o teclado e a bateria são os responsáveis em produzir os sons do novo 'forró universitário' e de uma espécie de pop chamado de 'forró eletrônico'. Triste realidade...

Banda Forró Parente encerra excelente temporada Junina com show na Jecana do Capim


O forrozeiro Gervilson Duarte e a Banda Forró Parente completaram, neste domingo (01), na tradicional Gecana do Capim, em Petrolina, uma temporada bastante elogiada por todos que tiveram a oportunidade de curtir o som do grupo neste período junino.

Com uma agenda cheia durante todo o mês de junho, o sanfoneiro Gervilson Duarte pode mostrar todo o seu talento com a sanfona, animando eventos corporativos e populares. Destaque para a grande apresentação abertura do show do renomado Zé Ramalho, em Juazeiro...

Fórum Forró de Raiz discute registro do gênero como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em Teresópolis, Rio de Janeiro

O Sesc Teresópolis, Rio de Janeiro,  recebe neste fim de semana (29 e 30) o Fórum Forró de Raiz, evento que está mobilizando forrozeiros de vários estados do país em defesa do registro do gênero como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A edição de Teresópolis é um braço do evento realizado no Rio de Janeiro, em abril, que marcou a entrada do Sesc no movimento. Naquela ocasião, personalidades, artistas, pesquisadores e profissionais reconhecidos nacionalmente pela sua atuação na cadeia produtiva do forró se reuniram para debater as matrizes do gênero...

Silas França será atração no Forró do Rala Bucho, no Projeto Forró Criativo

O Centro Cultural Matingueiros, realiza neste sábado (30), a partir das 21hs, durante o Projeto Forró Criativo., o Rala Bucho com o cantor e sanfoneiro Silas França. Silas França, tem 22 anos, acordeonista, ele integra uma nova geração de músicos. Nascido em Juazeiro, Bahia a música teve início muito cedo em sua vida."O meu pai Professor, e Pastor, também músico amador...me colocou gosto, desde cedo na arte. Antes de falar eu já solfejava", conta Silas.

Virtuoso e estudioso, dedicado e inspirado, Silas é capaz de com a mesma firmeza ter no repertório o melhor da música brasileira, jazz e forró. Apaixonado por música ele de forma autodidata, no início tocou violão, gaita de boca e outros instrumentos. "O Acordeon veio para derrubar tudo o que conhecia, entre os 13 e 14 anos de idade, para uma melhor comunicação musical também aderi ao forró, a música tradicional nordestina"...

Cantores se mobilizam para garantir políticas de proteção e transformar o forró em patrimônio imaterial do Brasil

Uma mobilização que une cantores brasileiros busca transformar o forró em patrimônio imaterial do Brasil. O movimento, que surgiu na Paraíba em 2015, tem representantes em 14 estados do país. Criado pela professora paraibana Joana Alves, por meio do Fórum Forró Pé de Raiz, o movimento tem a intenção de conseguir, além do título de patrimônio imaterial, políticas de proteção para o chamado "forró de raiz” e, assim, incentivar a produção dos pequenos representantes do ritmo.

Segundo o cantor Del Feliz, existe uma descaracterização tanto das festas de São João quanto do ritmo em si. “O título não tem significado sem a salvaguarda. Quando o registro for confirmado, passamos a ter políticas a favor dos pequenos representantes, os trios de forró, os cantadores, que são excluídos dos eventos por conta da pressão mercadológica e têm a maior dificuldade para sobreviver dessa arte”, disse...

Mais uma vez o Trem do Forró faz sucesso no São João de Senhor do Bonfim

O Trem que transporta forrozeiros durante as festividades juninas encanta e anima o público que viaja ao som de muito forró pé de serra na Capital Baiana do Forró. "Adorei! Aqui a gente sente o encantamento da festa de São João em Bonfim", disse a turista Valdênia Jatobá.

O trajeto dura em torno de uma hora e quem embarca não consegue ficar parado. "Realmente Senhor do Bonfim não tem igual. Andar de trem ouvindo e dançado forró é inesquecível ", falou a estudante de psicologia, Natalia Rosa, moradora de Aracaju...

Senhor do Bonfim: Primeiro dia de festa atrai grande público na Capital Baiana do Forró

Cerca de 30 mil pessoas estiveram na quinta-feira ,21,no Espaço Gonzagão para curtirem o primeiro dia de arrasta pé no São João de Senhor do Bonfim. A festa começou oficialmente com a abertura dos festejos pelo prefeito Carlos Brasileiro, após receber simbolicamente a chave da cidade das mãos da Rainha do Milho, Maria Clara.

Brasileiro estava acompanhado pelo vice-prefeito, Zé Antônio, deputados, secretários de municipais, vereadores, lideranças e prefeitos da região.No palco principal, a festa começou com manifestações culturais, e em seguida ,a banda bonfinense Forró Xaveco abriu a sequência de atrações musicais que esquentaram o público...

Cidade cenográfica encanta visitantes com forró pé de serra no Pátio Ana das Carrancas

Batizada de 'Vila São Francisco', a cidade cenográfica do Pátio Ana das Carrancas, tem encantado os visitantes do 'Melhor e Mais Forte São João do Brasil'. Além da arquitetura que lembra os antigos arraiás petrolinenses, o lugar conta com forró pé de serra todos os dias. A vila fica aberta das 20h30 às 2h diariamente e no espaço há mercearia; budega; lambe-lambe; igrejinha; prefeitura e também tendas com brincadeiras como roleta da sorte, jogo de argolas e escalada, completam o encanto e a diversão da 'Vila São Francisco'. 

Para o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Emicio Junior, o espaço foi pensado de maneira que toda família possa aproveitar os dias de São João. "Pensamos em um espaço para que as famílias e as pessoas que forem ao Pátio Ana das Carrancas possam aproveitar e se divertir, independente da idade. Além disso, é mais um espaço em que nossas atrações locais têm destaque diário e podem mostrar o trabalho desempenhado com o bom forró tradicional" afirma. ..

Segunda noite do São João de Petrolina teve forró, sofrência e sertanejo de Zezé Di Camargo e Luciano

O fim de semana começou com uma mistura de ritmos e muita emoção no 'Melhor e mais forte São João do Brasil'. No Pátio Ana das Carrancas, milhares de petrolinenses tiveram uma noite inesquecível marcada por ritmos musicais que foram do autêntico forró, à sofrência e ao sertanejo romântico de Zezé Di Camargo e Luciano que encantou o público.

O arraiá  de Petrolina começou cedo e dançante: por volta das 19h o cantor Césio Tenório abriu as apresentações e aqueceu o público com um repertório diversificado que fez todo mundo dançar no Pátio Ana das Carrancas. Logo após, foi a vez do sanfoneiro Targino Gondim subir ao palco e trazer o clima junino com o autêntico forró e sua sanfona que encanta os corações nordestinos. A noite também foi de recordação para os corações forrozeiros que foram embalados com as canções antigas da banda Magníficos...