Foram encontrados 236 registros para a palavra: árvore

SEMAO doa mudas de árvores nativas e frutíferas para contemplados do PNHR de Campos

Dentro do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) onde a Prefeitura Municipal de Juazeiro em Parceria com o IDESA e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais entregou nesta sexta-feira, 20 à comunidade de Campos no distrito de Maniçoba, 42 residências, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano doou aos moradores 125 mudas de árvores nativas e frutíferas. 

Durante a solenidade de entrega oficial das moradias, representantes da área de Gerência do Meio Ambiente junto à representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Araci (IDESA) fizeram a doação de mudas nativas como Ipê Roxo, Jamelão, Jatobá e Espinheiro, mudas frutíferas como abacate, manga, pinha, romã e limão. Pelo IDESA foram doadas o Nim, árvore de crescimento rápido e copa frondosa o que proporcionará uma área mais refrescante. ..

SESP responde a reclamação de leitora sobre retirada de árvores da Orla

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informa a Joana Barreto que o trabalho de limpeza e poda de árvores na Orla I de Juazeiro não parou. A equipe de Gerência de Praças e Poda da Secretaria está realizando nesta segunda-feira (16), o recolhimento dos galhos das árvores nesta e em outras áreas da cidade e logo após dará continuidade aos serviços. ..

ESPAÇO DO LEITOR: SAAE responde a reclamação de morador do Cond. Morada das Árvores

O Setor de esgoto do SAAE informa ao usuário Roberto de Lima Junior, que o serviço de desobstrução na rede no endereço Quadra B, nº 24, Condomínio Morada das Árvores, bairro São Geraldo, já foi realizado na manhã desta quinta-feira (29).  A autarquia lembra ainda que qualquer reclamação dos nossos serviços o número de atendimento é 074 3614 9800. ..

ESPAÇO DO LEITOR: Morador do COND. MORADA DAS ÁRVORES relata descaso do SAAE, veja:

Quero mais uma vez, se possível, contar com esse conceituado veículo de comunicação para denunciar que o descaso do SAAE de Juazeiro continua.

A rede de esgoto que atende nossa residência entupiu novamente. Nós ligamos duas vezes para o SAAE e até agora ninguem apareceu. A demora se justificaria se a equipe tivesse que se deslocar de Salvador para cá, mas não é o caso...

Espaço do Leitor: Morador cobra reposição de lâmpadas e poda de árvores no Bairro Centenário

Caro Geraldo,..

SESP se pronuncia sobre árvore caída no CEMITÉRIO CENTRAL DE JUAZEIRO

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) informou ao Blog Geraldo José, através de nota, que a equipe de poda já esteve no local e avaliou como fará a retirada da árvore, que está programada para esta terça-feira (20). A gerência de cemitérios já providenciou a compra do material para a reconstrução do muro, que irá começar assim que a árvore for totalmente retirada. ..

ÁRVORE DERRUBA MURADA DO CEMITÉRIO CENTRAL DE JUAZEIRO

A forte ventania que atingiu a área urbana de Juazeiro no último sábado (17), acabou por derrubar uma árvore (algaroba) na calçada do Cemitério Municipal (centro), e conseqüentemente parte da murada do referido espaço, tirando toda mobilidade dos transeuntes naquele local. Um leitor do Blog encaminhou as fotos e pediu da administração municipal o corte e retirada da referida árvore, além da reconstrução da murada do cemitério local. ..

SESP faz remoção preventiva de árvores na Avenida Paulo Afonso

Após um estudo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), foi constatado que algumas algarobas localizadas no canteiro central da Avenida Paulo Afonso, bairro Alto da Maravilha, precisam ser removidas. As árvores encontram-se com as raízes expostas e com a chegada do período chuvoso, o risco de queda é iminente. A SESP irá realizar as remoções a partir desta quinta-feira (17) e, logo em seguida, será feito o plantio de mudas nativas da região.   ..

Espaço do Leitor: SESP responde a reclamação sobre poda de árvore na Avenida Raul Alves

Nesta quarta-feira (16), a redação do Blog postou mais uma vez a denúncia sobre a falta de poda de árvore na Avenida Raul Alves, no centro da cidade. Em resposta, através de nota, a Gerência de Praças e Poda da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), informou que tem priorizado a remoção preventiva de árvores que estejam com risco de queda e, paralelamente, tem executado o serviço de poda. A SESP disse ainda que a equipe atende a sede e o interior, por isso, algumas solicitações podem ter atrasos. No entanto, a poda das árvores da Avenida Raul Alves está na programação e será realizada em breve.  ..

SEM PODA HÁ MESES, ÁRVORES CONTINUAM IMPEDINDO VISIBILIDADE DE SINALIZAÇÃO NA RUA RAUL ALVES

No dia 10 de outubro, às 10h:29, o Blog postou matéria dando conta de que há meses as árvores da Avenida Raul Alves, em pleno centro de Juazeiro, não recebem corte e nem poda. À época este noticioso relatou: “A falta do serviço tem prejudicado principalmente aos condutores de veículos da cidade e visitantes que não conseguem enxergar as placas de sinalização. Além da falta de visibilidade os riscos contra a integridade física dos transeuntes porque os galhos estão já se enroscando na fiação da energia que, inclusive, impulsiona o funcionamento dos semáforos na referida avenida”.

Na mesma postagem foi questionada a ausência da SESP – Secretaria de Serviços Públicos responsável pelos serviços de poda na cidade. Pois bem, passados mais de 45 dias, a situação continua a mesma, ou melhor, piorou tendo em vista que os galhos das árvores cresceram ainda mais. “São ações básicas, necessárias ao bem-estar da população. É muita falta de gestão” reclamou um condutor de veículos neste feriado do dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República quando questionado pela nossa reportagem...

Serviços de poda ou eliminação de árvores precisam ter autorização de órgãos ambientais, orienta AMMA

Muita gente não sabe, mas para podar ou eliminar uma árvore, o cidadão deve ter em mãos uma autorização de órgãos ambientais competentes. Em Petrolina, esse processo está regulamentado através da Lei 1838/06, que dispõe sobre a proteção das árvores de logradouros públicos. Por isso mesmo que a Agência Municipal do Meio Ambiente conta com os trabalhos da Comissão de Avaliação Técnica Ambiental (CATA), que avalia todos os pedidos de poda e retirada e emite um parecer. 

“Diariamente nós recebemos muitas solicitações de pessoas que, por motivos os mais variados possíveis, querem eliminar uma árvore. Da mesma forma que também pedem orientações sobre a forma ideal de poda. É feito um protocolo, a equipe vai até o local indicado para fazer a avaliação de necessidade de poda ou eliminação e depois emite um parecer, que é entregue para o cidadão, autorizando ou não a iniciativa solicitada”, explica a integrante da CATA, Suzi Mota. ..

Artigo: “ÁRVORE SAGRADA DO SERTÃO”

O umbuzeiro é um prodígio da caatinga. Com chuva ou com sol, sempre está ele a abraçar a todos quantos procuram sua sombra acolhedora. Nas horas pesadas de fadiga, é sob a copa frondosa de um umbuzeiro que o sertanejo busca refrigério. Pouso de retirantes no passado; pouso de vaqueiros no presente; aliado incondicional dos habitantes das caatingas. Teimoso como o mandacaru – outro milagre das áridas terras – o umbuzeiro não se curva diante de tempo ruim. Resiste a todas as intempéries. Nem a seca o atormenta. De suas veias jorra a água que abastece suas raízes. Raízes que são fonte de vida. Que nutrem. Que sustentam. E matam a sede nas quadras difíceis. É amigo dos homens e dos animais; é amigo da natureza toda; com ela convive e forma harmonia. Euclides da Cunha o chamou de “árvore sagrada do sertão”. Sagrada e abençoada. Sem ela o sertão seria feio, desgracioso; menos hospitaleiro. Seria solitário, tedioso. Seu verde não seria tão verde; suas tardes não seriam tão belas. Os passarinhos cantariam noutro lugar e o sol talvez fosse mais impiedoso. Sem ela, o sertão seria chato pra caramba. Mas lá está a árvore sagrada, abençoada, sempre a espera de mais um.

O umbuzeiro proporciona sabores. Seu fruto acridoce é apreciado por todos. Maduro ou de vez, ele é uma unanimidade. O tempo do umbu é uma festa. Sim, no sertão há o tempo do umbu; que é o tempo da trovoada; que é o tempo da fartura. É o tempo em que o precioso fruto bate à porta dos lares, alegrando o sertão inteiro. O umbu vence a rotina, move a vida, esquenta a economia. O tempo do umbu é o tempo da graça. Nada se compara ao tempo do umbu. Dele, do umbu, é feita a umbuzada, fina iguaria da culinária sertaneja. A mesma umbuzada que encantou von Martius e Euclides da Cunha, quando de passagem pelos sertões. Doce umbuzada das tardes quentes e fatigantes. Doce umbuzada, servida fria, friínha, em tigela de louça ou argila. A umbuzada poderia ser a marca registrada do sertão, sem similar em nenhuma outra parte do mundo. Patenteada, poderia ser comercializada além fronteira, garantindo ótima lucratividade. A umbuzada, todavia, é mais do que um produto de comércio: é um símbolo. Símbolo do sertão e sua gente. E um símbolo nunca poderá ser objeto de comércio. Seu papel é unir, assim como a umbuzada.

O umbuzeiro, quase sempre, tem uma identidade, sendo tratado pelo nome tamanha sua familiaridade com o homem e com o mundo ao seu redor. É o Umbuzeiro do Muriçoca, o Umbuzeiro da Raposa, o Umbuzeiro do Neco.

O nome vem relacionado a algum fato, alguma coisa que relembre aquela específica árvore; um feito grandioso ou vulgar. O Umbuzeiro do Neco, por exemplo, fica pras bandas onde eu nasci e é o nome dado à árvore sob a qual o famoso Neco das Cacimbas travou luta com um touro brabo, depois de correr muitos quilômetros enrabado no bicho. Conheci nas proximidades da Lajinha o Umbuzeiro do Jagunço. Conta-se que dali, do meio das suas folhas, um fiel de Antônio Conselheiro mandou pro beleléu dezenas de milicos da expedição Moreira César, quando da passagem deste em demanda de Canudos. Umbuzeiro tem nome, tem identidade, tem história. Tem raízes profundas. Por isso é forte; forte como o sertanejo. Umbuzeiro, porém não tem idade. Sua idade é a idade do sertão, seu tempo é o tempo do sertão. Ele dura enquanto dura o sertão. E terá sempre nome e história e raiz, como os homens e as mulheres do sertão.

O umbuzeiro é lugar de ajuntamento, os mais diversos. Debaixo da sua ramagem se dança, se canta, se conta história. Até rezas e catecismos ali se fazem. Já vi umbuzeiro ser utilizado como sala de aula, os alunos dispostos em círculo e o mestre a locomover-se no centro. Falta de espaços mais adequados ou não, o fato é que sempre haverá um velho umbuzeiro de braços abertos a espera do irmão. Afinal de contas, ele é sertanejo. O umbuzeiro é morada de cupido. É sob o frescor de sua copa que muitas vezes são dados os primeiros passos no arriscado caminho do amor. Muitos casamentos ali começam e ali terminam. Muitas histórias ali se forjam e se fundem (e até se confundem); muitos sonhos ali sonhados viram realidade; ou talvez não. O umbuzeiro é o palco da vida; um templo sagrado por onde desfilam experiências de toda espécie. Velho e bom umbuzeiro! Todo sertanejo tem um umbuzeiro no seu caminho. Mas umbuzeiro é pra isso mesmo. Melhor: é pra tudo isso. Afinal de contas, ele é um parceiro e tanto.

Sem ele, o umbuzeiro, o sertão talvez nem existisse; a caatinga seria muito triste e o homem, a criatura mais infeliz da terra...

ÁRVORES IMPEDEM A VISIBILIDADE DA SINALIZAÇÃO NA RUA RAUL ALVES

Há vários meses, as árvores da Avenida Raul Alves, em pleno centro de Juazeiro, não recebem corte e nem poda. A falta do serviço tem prejudicado principalmente aos condutores de veículos da cidade e visitantes que não conseguem enxergar as placas de sinalização.

Além da falta de visibilidade os riscos contra a integridade física dos transeuntes porque os galhos estão já se enroscando na fiação da energia que, inclusive, impulsiona o funcionamento dos semáforos na referida avenida...

Codevasf em Juazeiro comemora Dia da Árvore

Em comemoração ao dia da Árvore (21), funcionários da 6ª superintendência regional da Codevasf realizaram o plantio de mudas de mangueira no pátio da companhia, no bairro de Piranga em Juazeiro (BA). O ato simbólico fez parte de uma programação especial que envolveu as oito superintendências regionais e a sede da companhia em Brasília.

Leosmar Bispo Valido foi um dos funcionários que participaram da ação em Juazeiro. Para ele o plantio foi uma atitude positiva. Ele observou que "existem outras árvores no pátio da superintendência que também foram plantadas no passado por outros colegas nossos, e agora nós é que estamos dando a nossa contribuição". Leosmar trabalha no setor de recursos humanos, junto com Tatiane Fraga, outra funcionária que participou desse ato. Ela confessa que "sempre quis plantar uma árvore, especialmente uma mangueira, pois essa árvore fez parte de minha infância"...

DERRUBADA DE ÁRVORES NA PRAÇA Santiago MAIOR REVOLTA POPULAÇÃO JUAZEIRENSE. SECRETARIA JUSTIFICA.

..

ESPAÇO DO LEITOR: ÁRVORES QUE PRECISAM SER PODADAS.

Olá Geraldo,

Venho através deste blog solicitar ao setor responsável pela poda de árvores na cidade, pois como ilustra a foto, as árvores da rua do Lírio, Jardim Vitória, estão quase que fechando a visão da referida artéria, perto de atingir os fios e à noite causam escuridão, pois não deixam a luz do poste iluminar a mesma, facilitando a ação de meliantes...

SESP responde denúncia de leitor sobre poda de árvores na Avenida Raul Alves

Nesta manhã (27), a redação do Blog postou a denúncia do leitor Getúlio Viana de Sá sobre a falta de poda de árvores na Avenida Raul Alves, centro de Juazeiro. O leitor reclamava que os galhos das árvores estavam impedindo a visibilidade do semáforo para pedestres. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) enviou a nossa redação uma nota explicando que a poda na Avenida Raul Alves já está na programação da Diretoria de Manutenção Urbana.  Atualmente a Sesp atende com os serviços de poda o bairro São Geraldo.  ..

ESPAÇO DO LEITOR: ÁRVORES COBREM SINALIZAÇÃO DA AVENIDA RAUL ALVES.

Geraldo,

Como morador do centro de Juazeiro costumeiramente faço minhas compras do dia-a-dia no GB Barbosa, localizado na Avenida Raul Alves. Ocorre que nos últimos dias, todas as vezes que tenho que atravessar a faixa de pedestres para pegar o meu veículo na área de estacionamento do outro lado da avenida não consigo visualizar o sinal do semáforo, pois está tomado pelos galhos das árvores ali existentes...

Governo baiano distribui mudas de árvores no Dia do Meio Ambiente

 
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo (5), o governador Rui Costa plantou uma muda de árvore no canteiro da nova avenida Orlando Gomes, acompanhado do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler. Outras 100 mudas foram distribuídas pelo Governo do Estado para os baianos durante a inauguração da nova via, como parte do evento 'Viva Bahia, um Dia de Lazer'.
 
"O objetivo com o plantio dessas mudas é primeiro a arborização e o paisagismo dessa área, do canteiro da avenida, mas também a neutralização da emissão de gás carbônico. Sabemos que uma das grandes questões deste século é a questão do aquecimento global e das mudanças climáticas. Essa é uma atitude simples, mas que demonstra comprometimento do Governo do Estado com essas demandas. Além disso, esse é um processo de sensibilização e educação da população com relação à preservação do planeta", explicou o secretário.
 
No total, 250 mudas foram plantadas ao longo da nova Orlando Gomes. As mudas de médio e pequeno porte são nativas da Mata Atlântica. Elas se integram às outras intervenções de paisagismo realizadas na avenida, incluindo jardins que mudam a cara da via. Além da ação em prol do meio ambiente, o dia está cheio de atividades de lazer e serviços para a população do entorno da Orlando Gomes.
 
O 'Viva Bahia, um Dia de Lazer', que começou com um passeio ciclístico, contou com uma apresentação do cantor Magary Lord, brincadeiras infantis, aulão de ginástica e diversos serviços, como orientações de saúde bucal, aferição da pressão, emissão de carteira de trabalho, CPF, identidade, além de biblioteca e informações sobre carreira profissional. As ações foram iniciadas às 8h e seguem até o fim da tarde.
..

Prefeitura de Juazeiro se pronuncia sobre obra irregular na Rua do Aveloz, bairro São Geraldo

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) esclarece, que a obra é particular e foi acordada entre a empresa executora e a administração do Condomínio Morada das Árvores.

A obra foi iniciada sem nenhuma autorização do município. Os moradores insatisfeitos com a execução da obra procuraram a SEDUH que realizou o estudo topográfico para verificar a questão da drenagem da rua. Diante de diversas tentativas de entendimento frustradas com o condomínio e a empresa executora da obra, os moradores mais uma vez procuraram a Prefeitura, dessa vez a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) foi acionada e embargou a obra. Depois de embargar a obra a SEMAOP encaminhou a situação para a SEDUH. "Ao receber a demanda e detectar a ausência de um projeto solicitamos a Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento – SEPLAC que seja elaborado um projeto, para que possamos chamar a empresa, o condomínio e os moradores e tentarmos chegar a um denominador comum. Estamos sensíveis aos problemas que a população está vivenciando e vamos tentar dar a nossa parcela de contribuição enquanto agentes públicos responsáveis pelas políticas de desenvolvimento urbano do nosso município", explica Jorge Barboza, gestor da SEDUH...