Foram encontrados 2488 registros para a palavra: Casa

Não há casos suspeitos, nem confirmados de Febre Amarela em Casa Nova: informa Secretaria de Saúde do Município.

Considerando o risco de ocorrência de casos de Febre Amarela Silvestre e/ou Urbana, bem como as notas informativas nº 02 e 03, repassadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), a Secretaria Municipal de Saúde de Casa Nova-BA informa que não há, até o presente momento, casos humanos suspeitos ou confirmados de Febre Amarela na cidade. A secretaria informa ainda que as ações têm sido as descritas a seguir:

Sensibilização das equipes de saúde da atenção básica e hospitalar para notificação imediata de casos suspeitos de febre amarela;..

RONDESP NORTE PRENDE MAIS UM CASAL ACUSADO DE TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO PEDRO RAIMUNDO EM JUAZEIRO

Nesta quinta-feira (26), equipes da RONDESP NORTE em operação no combate ao tráfico de drogas na cidade de Juazeiro, deslocou até o Mercadinho Jaqueline, bairro Pedro Raimundo o qual, segundo denúncias anônimas davam conta de que ali funcionava um ponto de venda de drogas em que os proprietários comercializavam os entorpecentes e os escondiam também em sua residência. Os Rondespianos chegaram ao ponto comercial e abordaram a pessoa de AFONSO RICARDO GOMES NUNES, com ele nada de ilícito foi encontrado. Em ato contínuo as equipes se dividiram, ficando uma no mercadinho e outra seguiu até a residência de AFONSO localizada na rua Tamarineira, nº 59, no mesmo bairro. Na casa do suspeito se encontrava sua esposa de nome MARGARETE PEREIRA GOMES NUNES sendo que ela autorizou a entrada dos Rondespianos ao interior da casa. Na busca domiciliar foram encontrados dentro de uma almofada, em um dos ambientes internos da residência os seguintes materiais:

• 10 “trouxinhas” de cocaína;..

"Uma gestão mais democrática": é o que garante o Secretário de Educação de Casa Nova-BA, Marcos José Ribeiro

Há poucos dias à frente da Secretaria de Educação de Casa Nova-BA, o professor e advogado, Marcos José Ribeiro, fez um balanço sobre a atual situação da pasta, e falou um pouco sobre as ações para os próximos meses. Entre reuniões com os profissionais da área e visitas aos equipamentos administrados pelo órgão, Marcos José tem acompanhado de perto a realidade da educação municipal.

Uma das primeiras ações foi a transferência da sede administrativa para uma casa que pertence ao município e estava desativada. Antes, a secretaria funcionava em duas casas alugadas, o que gerava um custo considerável e desnecessário aos cofres da prefeitura. No momento, a nova sede, localizada na Rua dos Bancários, s/n, está passando por uma reforma, mas o atendimento ao público segue normalizado...

Petrolina: Prefeitura agiliza alvarás para construção e reforma de casas

Os procedimentos para obter alvarás para construção, reformas e funcionamento das empresas ficou mais fácil e rápido. Desde a última quarta-feira (18), a Prefeitura de Petrolina está realizando um mutirão para desengavetar processos que estavam arquivados por até cinco anos.

As taxas que, muitas vezes demoravam até 90 dias para serem emitidas, estão sendo liberadas na mesma hora. Para isso, basta o cidadão procurar o setor responsável na Prefeitura, munido da documentação exigida para cada procedimento.

Assim será agilizado todo o processo, fortalecendo a legalidade, diminuindo a burocracia e reduzindo custos para o próprio poder público.

Trabalhar para deixar os serviços da Prefeitura mais ágeis é uma determinação do prefeito Miguel Coelho. Entendemos que a demora no licenciamento, por exemplo, muitas vezes acaba por incentivar as irregularidades. Com menos burocracia, o contribuinte pode terminar sua obra mais rápido, conseguir o alvará com maior facilidade e o município garante importantes recursos para aplicar na melhoria da cidade”, disse Rodrigo Amaro, secretário da Fazenda. ..

Secretário de Obras dialoga com a vereadora Valdeci Alves

Cumprindo mais uma agenda de trabalho o titular da pasta de Obras e Desenvolvimento Urbano, Anderson Alves, recebeu na manhã desta terça-feira (24) a vereadora Valdeci Alves, popularmente conhecida como Neguinha da Santa Casa. Entre as pautas estavam melhorias para a comunidade do bairro São Geraldo e também o funcionamento da SEDUR depois reestruturação.

"Viemos solicitar a priori, a reforma da Praça do bairro São Geraldo, um anseio antigo da nossa comunidade, aproveitamos também para conhecer o funcionamento da nova estrutura da secretaria depois que absorveu a antiga secretaria de planejamento e alguns serviços que ficavam com a SESP, como a questão das praças", ressalta a vereadora...

Casa Branca extingue página dedicada a comunicada hispânica

A página da Casa Branca em espanhol, especialmente desenvolvida para os milhares de hispânicos que vivem nos Estados Unidos, foi excluída da web. Agora, ao tentar acessar o endereço www.whitehouse.gov/espanol, os internautas visualizam a mensagem: "Lamentamos, a página que procura já não existe". De acordo com o site "Dinheiro Vivo", a página foi retirada do ar já no dia da posse do novo presidente Donald Trump, na última sexta-feira (20).

O site em espanhol foi desenvolvido meses depois que o ex-presidente Barack Obama assumiu o cargo. O endereço, inclusive, hospedava um blog dedicado a temas de interesse da comunidade hispânica, que também não está mais no ar. O governo Trump, no qual não há qualquer latino em cargos de responsabilidade, encerrou também outros instrumentos de comunicação em espanhol, como a conta @LaCasaBlanca, no Twitter e uma página do Facebook...

Aposentado constrói casa de cabeça para baixo no Espírito Santo

O pedreiro aposentado Valdivino Miguel da Silva resolveu inovar e construiu uma casa de cabeça para baixo em São Mateus, no Espírito Santo. O projeto é inusitado apenas por fora, pois por dentro a casa é “normal”, com quartos, cozinha e banheiro. “Trabalhei muito tempo com obras em Colatina e depois que me aposentei, resolvi fazer uma coisa diferente. Foi quando decidi fazer uma casa de cabeça para baixo”, contou Valdivino à TV Gazeta, do ES.

A esposa de Valdivino, Elisabete Clemente, disse que no início achou a ideia do marido uma loucura. “Falei para ele que ele era louco. Mas quando ele encasqueta de fazer uma coisa, ele vai e faz. Agora que a casa está pronta eu achei bacana, agora não é mais loucura”, disse ela à reportagem da TV. A casa acabou virando ponto turístico na região. Por ter se tornado tão atrativa, a residência será alugada pela família, que decidiu complementar um pouco mais a renda...

Em nome da tradição, Prefeitura de Casa Nova mantém festejos, e comunidade de Pau a Pique agradece

Como manda a cultura popular, o novenário de São Sebastião, padroeiro de Pau a Pique, foi encerrado com muita festa, paz, alegria e fé. Com realização da Prefeitura Municipal de Casa Nova-BA, os festejos em homenagem ao santo católico, que começaram no último dia 10, teve seu encerramento sexta-feira (20), com procissão e shows musicais no palco, localizado no espaço de eventos do distrito.

O Vigário da Paróquia de São José, e um dos responsáveis pelo novenário, Padre Amâncio Viana de Sena, comentou sobre a participação da comunidade e fez um balanço da festa, "O evento começou dia 10 de janeiro com a levantada do mastro e a santa missa. Depois tivemos nove noites desde o dia 11, até o dia 19, que é o período do novenário. O balanço que faço é positivo pela presença e participação do povo, seja na parte religiosa, seja no lúdico. A festa, na verdade, é uma só pelos seus dois aspectos: não teria a festa das bandas se não tivesse a festa religiosa, porque a festa de São Sebastião é que dá o tom. Enfim, é essa alegria e esse entusiasmo do povo que é importante", ponderou o Vigário...

Alex Tanuri participa da entrega de casas do PNHR em Maniçoba

O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, acompanhado dos vereadores Agnaldo Meira, Tiano Feliz, Hélio, Reinaldo de Sabino e Charles Leal, participou na manhã desta sexta-feira (20/01) da entrega de 42 casas na comunidade de Campos, Distrito de Maniçoba, que integram o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR.

A solenidade, marcada pela emoção das famílias de trabalhadores rurais beneficiadas, contou com a presença do Deputado Zó, do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Emerson José, dos vereadores Agnaldo Meira, Tiano Felix, Hélio, Charles Leal e Reinaldo de Sabino...

Casas rurais são entregues em Maniçoba

Foram entregues, na manhã de hoje, dentro do programa "Toda Sexta tem Obra", 42 moradias na Comunidade de Campos em Maniçoba. As casas fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Araci – IDESA, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) e o Banco do Brasil.

O prefeito Paulo Bomfim foi representado pelas secretárias Cida Gama, da pasta de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade e Maraiza Carvalho, de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária. Também participaram da solenidade de entrega o deputado Zó, o presidente da Câmara, Alex Tanuri, o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais, Emerson José, o presidente do IDESA, Washington Serafim, vereadores e lideranças comunitárias...

Carro do ex-prefeito de Casa Nova é alvejado por tiros

O carro do ex-prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, foi alvejado por diversos tiros na tarde desta sexta-feira (20) próximo a comunidade de Malvão. No momento dos disparos o ex-prefeito não se encontrava no veículo...

Casa Nova: “Abastecimento de água, um problema a menos”

“O SAAE não fugiu à realidade dos outros órgãos da prefeitura. Assumi com material para tratamento de água para apenas um dia, débitos com fornecedores, servidores cedidos à outras instituições, abastecimento precário e instalações já insuficientes para atender à cidade” – constata Dagmar Nogueira que assumiu o serviço de abastecimento de água e esgoto de Casa Nova.

Seguindo determinação do prefeito Wilker Torres, Dagmar centrou seus esforços no atendimento à população: “Vi de perto torneiras sem água e é justo que o consumidor não pague. Pagar o que? Por água que não chega nas torneiras? ”..

Comunidade católica de Pau a Pique, em Casa Nova, celebra dia de São Sebastião

Em homenagem ao dia do Padroeiro do Distrito de Pau a Pique, na zona rural de Casa Nova-BA, a Prefeitura Municipal realiza uma grande festa para fiéis, moradores e visitantes da localidade. As comemorações da segunda maior festa do município acontecem desde o dia 12, quando teve início o novenário em homenagem ao santo, e os festejos seguem até o dia 20 - dia de São Sebastião - com novena, missas, procissão, quermesse. Além da parte profana, com shows de artistas locais e regionais.

Neste ano, os shows serão realizados nos dias 19 e 20 de janeiro, nesta quinta e sexta-feira. Na grade de atrações, confirmada pelo prefeito Wilker Torres, tem nomes bastante conhecidos do público como, Lenno, Chicana e a sensação do momento, "a princesa das vaquejadas" Tati Vaqueira...

Casa Nova: Bloqueado primeiro repasse de 2017. Só de INSS e PASEP são três milhões sem pagar em 2016

Sem transição, computadores sem HDs, relatórios de patrimônio irreais, programas de controle apagados e ou inoperantes; depois de 107 dias das eleições, o prefeito eleito de Casa Nova começa a receber informações oficiais e confiáveis sobre a situação administrativa do município. “A administração anterior não fez a transição e não tínhamos meios legais, antes da posse, para obter informações. Por estas primeiras informações reais, a situação é bem pior do que pensávamos” – diz um decidido Wilker Torres, o prefeito eleito.

O relatório preliminar preparado, a pedido do prefeito, pelo advogado Marcos Rogério Cipriano, aponta para um débito de mais de dois milhões (R$ 2.091.213,02), só de INSS, em seis dos meses de 2016 e uma dívida ativa de quase novecentos mil reais (R$ 873.603,39), do PASEP, que já ocasionaram o bloqueio de R$ 625.000,00 do repasse no dia 10 de janeiro de 2017...

Casas rurais serão entregues na próxima sexta-feira (20) no interior de Juazeiro

Novas moradias populares serão entregues na próxima sexta-feira, 20 de janeiro, na zona rural de Juazeiro. As casas fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR. Dessa vez os contemplados são 42 moradores da comunidade de Campos, distrito de Maniçoba. Esses imóveis são fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Araci – IDESA, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ) e o Banco do Brasil.

Juazeiro conquistou cerca de 200 novas casas rurais pelo PNHR e pelo PSH (Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social) e foi o primeiro município da Bahia a oficializar a entrega das moradias no ano passado. Na primeira etapa em 2016, foram entregues 39 casas. Quatorze na comunidade de Lagoinha, distrito de Massaroca pelo PNHR e vinte e cinco na comunidade de Jazida 7, distrito de Maniçoba pelo PSH. A construção das unidades na Jazida 7 teve a parceria da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura da Bahia (Fetag-BA)...

Casa Nova: Solicitado início das obras das estradas de Pau a Pique e Bem Bom

O Secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Benício Foltz Cavalcanti, recebeu na tarde desta segunda-feira (16/01), o Deputado Paulo Magalhães (PSD), acompanhado do empresário casanovense Wallison Torres, representando o prefeito de Casa Nova Wilker Torres, que foram entregar o pedido de início das obras das estradas de Pau a Pique e Bem Bom.

De acordo com Wallison Torres, “estas duas BAs são de importância crucial para o município de Casa Nova, seja para o escoamento da produção, seja para deslocamento dos moradores. Já havíamos feito o pedido de recuperação ao governador Rui Costa e agora, com o apoio e a presença do Deputado Paulo Magalhães, cobramos o início das obras”...

Casa Nova: Prefeito Wilker Torres cobra entendimento entre empresas e trabalhadores da eólica

Nos últimos dias, circulou boatos nas redes sociais sobre a demissão de alguns funcionários que atuavam como armadores nas atividades de construção, acesso e montagem dos geradores de energia eólica, em Casa Nova-BA. A demissão teria acontecido em detrimento da admissão de pessoal de fora do município. Com o intuito de esclarecer os fatos, o prefeito, Wilker Torres (PSB), convocou uma reunião com representantes das empresas e dos trabalhadores para resolver o assunto.

Na ocasião, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-BA), apresentaram um gráfico com o quadro atual dos funcionários, onde foi constatado que cerca de 60% da mão de obra das empresas é local. De acordo com o Diretor de Assuntos Econômicos, e responsável pelo Sintepav na região norte do estado, José dos Santos, os quatro funcionários recentemente contratados – o que teria gerado a insatisfação de alguns internautas - são moradores de Casa Nova...

Primeira plenária do Conselho de Cultura conta com a presença do gestor da SECULT

O Conselho Municipal de Cultura de Juazeiro realizou na última sexta-feira, 13 de janeiro, a primeira plenária e contou com a participação do Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Sérgio Fernandes, do Superintendente de Cultura e Turismo, Maurício Dias e do Presidente da Casa dos Conselhos, Roosevelt Duarte.

O Presidente do Conselho de Cultura, Elder Ferrari destacou as ações realizadas em 2016 e disse que houve vários avanços na construção do Plano Municipal de Cultura. "Esse é nosso maior desafio, pois representa uma etapa para implantação do sistema de cultura juntamente com a criação do fundo de cultura que possibilitará a classe sair do papel de pedinte". Ele explicou como funciona os recursos do fundo de cultura e pediu a participação e empenho de todos os Conselheiros para priorizar a finalização do Plano. Solicitou do Secretário Sergio Fernandes colaboração e agilidade nos processos referentes às leis de criação do fundo de cultura que já foram encaminhados à Procuradoria. "A construção do Plano de Cultura, a sistematização da política pública de cultura será um passo gigantesco para a gestão que conseguir colocar em prática"...

Prefeitura de Casa Nova convoca servidores para recadastramento

Com o objetivo de atualizar os dados cadastrais do pessoal em atividade e adequar a distribuição dos recursos humanos da Administração Direta e Autárquica, a Prefeitura Municipal de Casa Nova convoca todos os servidores junto ao seu órgão de lotação, onde deverão efetuar o recadastramento. As condições para a atualização dos dados estão definidas e expostas no Decreto nº 023, publicado no último dia nove, no Diário Oficial do Município.

O Secretário de Governo, Carlos Alves Costa, reforça que, além da atualização necessária, o recadastramento visa principalmente a valorização do servidor, além da promoção do zelo pelo interesse público. "O recadastramento já está acontecendo desde o dia nove de janeiro, quando publicamos o Decreto assinado pelo prefeito Wilker Torres no Diário Oficial. É importante lembrar também que o servidor que, sem justificativa, não realizar o recadastro dentro do prazo terá suspenso o pagamento dos seus vencimentos, sem prejuízo de outras medidas cabíveis", lembrou o Secretário...

ARTIGO: “SAUDADE DAS DONZELAS LÁ DA CASA DE FARINHA”

Não poderia haver título melhor para estas linhas em que nos deteremos sobre as já saudosas casas de farinha. A frase é de um cantador do sertão que ouvi nos meus dias de menino. Ah, as casas de farinhas!

Poderíamos dizer que a vida no sertão começava na quadra da farinhada. Para a casa de farinha se voltavam todas as atenções, transformando-se a mesma num pólo aglutinador de pessoas advindas dos mais diferentes rincões. Famílias inteiras mudavam-se para lá, onde se demoravam por dias e até semanas, o tempo que fosse necessário para dar por pronta a cobiçada iguaria. 

A festa começava ainda na roça, na arranca da mandioca. Sim, a festa, porque aquilo não era trabalho. Parecia mais um folguedo, regado a pinga boa e animado por acaloradas cantorias. As arrancas eram disputadíssimas e possuíam caráter de evento social, com agenda previamente estabelecida. Assim se evitava que duas arrancas acontecessem ao mesmo tempo. Era a festa da mandioca. Dela participava a vizinhança toda, sem contar os que vinham de mais longe. 



Acomodadas em caçuás e transportadas no lombo de jumentos, as raízes chegavam à casa de farinha, onde eram aguardas por rapadeiras habilidosas. As facas entravam em ação, num chichiar contínuo e cadenciado. Em pouco tempo, livre da casca, o produto repousava branquinho, pronto para a “desmancha”. Lá fora, a panela borbulhava. Era o rango sendo preparado. Havia muitas bocas a alimentar. No cardápio, feijão com jabá e pé de porco.

E a festa prosseguia, cada um fazendo de um tudo: rapar, ralar, prensar, peneirar, enfornar, ensacar; eis a linha de produção. Recolhida em cochos ou gamelas, a manipueira fornecia a alvíssima tapioca posteriormente transformada nos alvíssimos beijus, que eram servidos no desjejum, com café quente, da hora. A cada passo, a cada processo, as pessoas iam se revelando mais qualificadas nas tarefas de que eram incumbidas. Homens feitos, mulheres e meninos, todos atuando com habilidade extraordinária. Não era pra menos; o ofício é antigo; vem de eras imemoráveis; os nativos já o faziam. O Brasil, aliás, nasceu sob o signo da farinha. Foi ela seu primeiro sustento; um maná dos deuses a forjar uma nação inteira. 

A casa de farinha não era só uma casa de farinha. Era uma indústria de saberes, de afetos, de poesia. Vivia ela da solidariedade, da cooperação, da ajuda mútua. Sua lógica era a do mutirão, do trabalho conjunto que forma fraternidade. Era o jeito bíblico e conselheirista de conceber a vida, de gerar sociedade. Sua produção tinha como fim o consumo familiar, comunitário, sem visar o lucro cego, fruto da ambição mercantilista. 

A casa de farinha modelou a cultura sertaneja. Estabeleceu formas de convivência. Fixou canais de interação. Uniu. Aproximou. Estreitou laços. Era lugar de encontro. De ajuntamento. De confraternização. Por ali circulavam informações; trocavam-se experiências; construíam-se novas relações. Ali contavam-se histórias de trancoso, liam-se folhetos de cordel, cantava-se a moda da terra. Vez ou outra, aparecia um sanfoneiro para animar a festa. Quando isso acontecia, o forró ia noite adentro. No terreiro, crianças brincavam de roda, livres da chatice dos mais velhos.

À noite, à boca do forno, juntava-se a rapaziada toda. Era chegada a hora da paquera. Muitos iam à casa de farinha com o intuito de namorar. E namoravam. Não foram poucos os casamentos nascidos ali, ao crepitar das brasas em chama.

Veio a mecanização e afastou o que havia de mais precioso. A casa de farinha já não é mais a mesma. Perdeu o encanto de outros tempos. Despida de poesia, de afeto e de calor humano, hoje não passa de uma ruína, perdida em meio à capoeira, como se fora um fogo morto.

José Gonçalves do Nascimento
[email protected]..