Foram encontrados 24244 registros para a palavra: BR

Prefeitos enfrentam crise apertando o cinto para equilibrar despesas

Prefeitos estão demitindo funcionários nos quatro cantos da Bahia. O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro diz que a arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) despencou 20% em relação ao ano passado. E o dinheiro da repatriação ficou em 5% do que foi praticado no fim do ano, muito abaixo das expectativas. "Os prefeitos não têm outro jeito. O limite de gasto com pessoal imposto pela lei estourou. Ou apertamos o cinto ou morremos. É ruim, é frustrante demitir em tempo de crise, mas ou demite ou as contas vão ser rejeitadas, essa é a regra", diz o prefeito.

Em suma, a crise está batendo pesado nos municípios. E nada indica que vá melhorar, muito pelo contrário. A prefeitura de Juazeiro, na administração de Paulo Bonfim, vem regrando as contas para não perder o controle. Esta semana comemorou a notícia que a cidade é uma das cidades que mais cria vagas de emprego...

Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina discutem em Brasília a retirada dos trabalhadores que ocupam áreas do Projeto Pontal

Uma comitiva de lideranças sociais, liderada pela presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares (Sintraf) de Petrolina, Isália Damacena, participou em Brasília, de uma série de audiências com ministros de estado e senadores para discutir a retirada dos agricultores que ocupam áreas do Projeto Pontal, na Zona Rural do município. Participaram da reunião a coordenadora de Área do Sintraf, Maria José, e o representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Florisvaldo de Araújo. O deputado federal Adalberto Cavalcanti esteve presente no encontro.

Ainda sem definir sobre a retirada dos agricultores, o ministro Helder Barbalho informou à comitiva que promoverá uma reunião, na próxima semana, entre o Ministério da Integração Nacional, Incra e Codevasf para resolver a situação da categoria.  "Pelo que podemos perceber, existirá realmente um iniciativa no sentido de solucionar definitivamente essa pauta, que traz tanta insegurança e preocupação para nossos agricultores familiares", disse Isália Damacena...

Semaurb responde a leitor do blog sobre prédio privado da antiga Só Baby

Ontem (16), o Blog postou (veja aqui) preocupação de juazeirense sobre o abandono de prédio que abrigou a antiga Só Baby. Confira:

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) informa que o proprietário do prédio já foi notificado para que o mesmo cuide do espaço. Foi solicitado ainda o fechamento com tapume ou blocos os acessos a área interna do prédio...

CD “MÚSICA SOLIDÁRIA” UMA CANÇÃO PARA BEATRIZ SERÁ LANÇADO DIA 03 DE SETEMBRO NO CLUBE DA APLB

O Movimento Solidário coordenado pela primeira dama do município de Juazeiro, Nelma Bomfim, vai realizar o lançamento do CD-Música solidária - Uma canção para Beatriz, no próximo dia 03 de setembro, domingo, no clube da APLB (estrada da adutora) a partir das 8:00h, com um super café nordestino (self-service) do restaurante Rio-Center.

Na programação haverá um torneio de futebol infantil e várias apresentações culturais com artistas da nossa região. Ingresso individual: R$ 30,00 com direito ao café e um CD.  Ingresso casal: R$ 50,00 + um CD. Tudo destinado ao movimento #somostodosbeatriz...

Licenciamento ambiental para assentamentos de reforma agrária é obrigatório, determina Justiça em Campo Formoso (BA)

A Justiça Federal acatou ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Campo Formoso (BA) contra o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A decisão, de 28 de julho, refere-se à ação de 2015 que exigia a realização de estudos de impacto ambiental, além do procedimento de licenciamento ambiental dos projetos de assentamento de reforma agrária implantados nos municípios da jurisdição de Campo Formoso.

Conforme inquérito civil instaurado pelo MPF, dos 29 projetos de assentamento ali localizados, 28 não possuem licenciamento ambiental. Segundo o procurador da República Elton Luiz Freitas Moreira, autor da ação, tanto o Inema quanto o Incra entenderam que o Decreto Estadual nº 15.682/2014 e a Resolução Conama 458/2013 isentam a obrigatoriedade de obtenção de licença ambiental para a criação de assentamentos de reforma agrária...

Colegiado presidido por Zó avança discussão sobre conflito entre Salvador e Lauro de Freitas

A sala Jadiel Matos, da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, na manhã desta quarta-feira (16) ficou lotada por representantes dos municípios de Salvador e Lauro de Freitas, que fizeram questão de participar da reunião da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação, presidida pelo deputado estadual Zó (PCdoB). O colegiado se propôs a resolver o conflito intermunicipal ainda este ano. De acordo com Zó a sessão foi promissora, pois os dois municípios mostraram-se interessados em resolver o conflito que vai completar "Bodas de Ouro", ou seja, 50 anos. "Temos a certeza que dessa vez o consenso vai acontecer".

Zó declara também, que o colegiado tem ciência que a situação dos limites entre Lauro de Freitas e Salvador é muito complexa. A lei nº 2713/1969 é ultrapassada, não mais representa o acordo social em decorrência do crescimento principalmente de Lauro de Freitas, na qual a população ultrapassou o traçado que foram declarados na lei. Existem milhares de pessoas nessa faixa de indefinição territorial, e essa é a maior preocupação do colegiado, o pertencimento...

Municípios à beira do Lago de Sobradinho sofrem com o afastamento do Rio São Francisco


Se o anuncio da redução de vazão na Barragem de Sobradinho assusta quem está abaixo dela, em cidades como Sobradinho, Casa Nova, Pilão Arcado e Remanso, dentre outras, que captam água para abastecimento da população e para demais fins, no próprio Lago, chega a ser um alívio.

A redução na vazão , para estas comunidades, não chega a ser uma solução, mas atrasa o tempo de baixa das águas do Lago, adiando operações de mudança nas  áreas de captações.

Em Remanso, com o demonstrado nas fotos que circulam nas redes sociais, é possível ver o distanciamento do Rio São Francisco das áreas de capacitação, um problema de difícil solução.

Nas demais cidades à beira do Lago a situação é parecida, levando os gestores, criadores e agricultores a avançar as captações em busca da água, cada vez mais distante...

Júri popular da médica Kátia Vargas será realizado no dia 7 de novembro

A sessão de julgamento da médica Kátia Vargas Leal Pereira será realizada no dia 7 de novembro, às 8h, pelo 1º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri, no Fórum Ruy Barbosa.

A médica responderá por homicídio triplamente qualificado (por motivo fútil, perigo comum e por utilização de recursos que impossibilitaram a defesa das vítimas)...

Figurinha carimbada: “Uh, é cruel, o tal do Salatiel”.


Salatiel de Oliveira Gabriel Junior , no Hebráico “aquele que eu pedi a Deus”, é o atacante que vem fazendo a diferença no ataque da Juazeirense. Natural de Ferraz Vasconcelos, interior de São Paulo, completa 25 anos no dia 20 de setembro, Salatiel, virou xodó da torcida que não cansa de cantar o bordão “ uh, é cruel, o tal de Salatiel”.

O Jogador começou sua carreira no Votoraty, clube do interior de São Paulo, onde passou ainda pelo Olé Brasil, Guariba, Itapirense, Bebedouro e Matonense, onde sagrou-se Campeão da Série A2.

O jogador Salatiel também acumula passagens no futebol Paranaense, onde atuou pelo  Paranaguá e Maringá. No Maringá se destacou como homem gol e sagrou-se campeão da taça FPF, que garantiu o acesso do time à Série D, em 2016. No campeonato Goiano teve passagem destacada no CRAC e no Matogrossense atuou pelo Dom Bosco.

As características mais marcantes do atacante é o porte físico avantajado, a tranquilidade na hora da finalização para o gol e o jeito peculiar de cobrar penalidades máximas, com um ritual que inclui distanciamento da marca, paradinhas, passinhos e bola na rede. O atacante vem fazendo muito bem a função de pivô, protegendo a bola com maestria para a passagem dos demais atacantes e foi decisivo nas duas últimas partidas contra o América, pela Série D, marcando em Juazeiro e em Natal.

Contra o Globo, neste sábado (19), no Adauto Moraes, é mais uma vez esperança de gols da Juazeirense. Ele sabe que o torcedor tá com o grito na garganta para cantar de novo:  “Uh, é cruel, o nosso Salatiel!” ..

Ivete relembra época que se mudou de Juazeiro, e sonha parceria com artista Juazeirense

Na madrugada desta quarta-feira, 16, foi exibido o programa Conversa com Bial, na Rede Globo, que teve como convidada a cantora Ivete Sangalo. Na atração, a baiana mais uma vez demonstrou toda sua afetividade com a sua cidade natal, Juazeiro, e ainda revelou que tem o sonho de gravar com o também artista Juazeirense, João Gilberto. 

VEJA MATÉRIA COMPLETA AQUI..

Flamengo e Botafogo zero a zero no campo, mas torcida provoca o "clássico das brigas"

As cenas de violência nos arredores do estádio em dia de Botafogo x Flamengo não são mais novidades. O empate por 0 a 0 no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, não foi diferente. Foram várias confusões.  Após a partida pelas semifinais da Copa do Brasil entre Flamengo e Botafogo, torcedores de ambos os times protagonizaram uma confusão em Madureira, na Zona Norte do Rio.

A briga aconteceu no início da madrugada desta quinta-feira, de acordo com relatos de testemunhas que presenciaram a confusão. De acordo com os relatos de quem viu a cena, torcedores do alvinegro teriam chegado à Rua João Vicente, no trecho próximo à estação de trem do bairro, e aguardaram o desembarque dos flamenguistas. Em seguida, teve início a briga...

Ex-prefeito de Cabrobó, Eudes Caldas conversa com FBC e declara apoio a Fernando Filho

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) visitou nesta quarta-feira pela manhã a cidade de Cabrobó, no Sertão do São Francisco. Ele participou de uma agenda articulada pelo ex-prefeito Eudes Caldas (PTB), reunindo vereadores, lideranças políticas e representantes de movimentos sociais. Durante a conversa, o senador recebeu muitas demandas da população, incluindo a autorização para a instalação de uma faculdade no município, obras hídricas e de acesso a sítios e povoados na zona rural.

"São muitas indicações e temos grandes desafios pela frente. Temos uma importante parceria com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba) e vamos atuar para que os projetos hídricos possam sair do papel e consigamos garantir água para consumo e irrigação", afirmou o senador...

Prefeitura de Petrolina esclarece sobre interdição dos Postos de Saúde de Pedrinhas e Bebedouro

A assessoria de imprensa enviou resposta esclarecendo a decisão da plenária do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), que  homologou o indicativo de interdição ética das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Pedrinhas e Bebedouro, localizadas em Petrolina. A decisão foi tomada após fiscalização do Conselho solicitada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe).  A interdição ocorrerá por falta de adequação do ambiente físico e de edificações que permitam o trabalho médico com salubridade, segurança e inviolabilidade do sigilo profissional. (Veja a matéria aqui).

Confira a resposta da Prefeitura de Petrolina:..

Dos 5.568 municípios brasileiros, pelo menos 37,5% terminaram o ano passado “fora da lei"

Dos 5.568 municípios brasileiros, pelo menos 2.091 — 37,5% — terminaram o ano passado “fora da lei”. Segundo dados oficiais declarados pelas próprias prefeituras e consolidados pelo Tesouro Nacional, essas cidades descumpriram pelo menos uma das obrigações estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A gestão fiscal na grande maioria dos municípios brasileiros beira à insolvência. É o que aponta um recente levantamento divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). De acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), 86% das prefeituras do País têm situação fiscal considerada crítica ou difícil. A entidade analisou as contas de 2016 de 4.544 prefeituras, o equivalente a 81,6% das cidades do país. O levantamento tem como base os dados divulgados pelos próprios municípios para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN)...

Figurinha Carimbada: Juninho, um Tardeli com identidade própria


Quando chegou à Juazeirense ele era apenas o “irmão de Diego Tardeli”, mas bastou entrar em campo para mostrar que tem identidade própria e futebol para conquistar o mais exigente dos torcedores. Habilidoso, sem ser fominha, com visão e capacidade de estudar o jogo, era a peça que faltava no meio campo do Cancão de Fogo.

José Tadeu Martins Júnior, 33 anos, natural de Santa Bárbara do Oeste (SP), antes de chegar a Juazeirense, passou por clubes como o Marcilio Dias, Primavera, São Bernardo, Caxias, Camboriú, Lajeadense, Ypiranga (RS), Cruzeiro (RS) e Atlético Mineiro, dentre outros clubes. Juninho Tardeli atuou também pelo Mês Kerman, do Irã.

De família futebolística, o pai, Tadeu, era um meia habilidoso e o irmão Diego, mais novo, atacante com passagem na Seleção Brasileira, Juninho chegou a Juazeiro para fazer história e colocar o representante da cidade na Série C do Brasileirão em 2018. 

Um dos sonhos do meia é jogar ao lado do irmão Diego, que atualmente está no futebol asiático. “Eu não o pressiono para que isso possa acontecer, mas é uma coisa que a gente sonha – revelou recentemente ao GloboEsporte.com...

Para atender setor elétrico a vazão do Rio São Francisco será reduzida a partir do reservatório de Xingó

A vazão do rio São Francisco será reduzida para 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) a partir do reservatório de Xingó, entre os estados de Alagoas e Sergipe, a partir desta  quinta-feira (17 de agosto). A medida será aplicada após o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conceder a licença para atender ao pedido formulado pelo setor elétrico.

O objetivo da medida é garantir a manutenção do volume útil do reservatório de Itaparica, localizado em Pernambuco, no Submédio do São Francisco em 15% e impedir que Xingó chegue ao volume morto. De acordo com explanação feita pela equipe técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a defluência de 550m³/s resultará em 0,4% da capacidade de armazenamento de Xingó até novembro próximo...

ESCRITOR JUAZEIRENSE CONTESTA DISCURSO DE VEREADOR SOBRE OS DIREITOS HUMANOS

Na manhã desta quarta-feira (16) o Blog postou pronunciamento do policial civil e vereador Aníbal Araújo que protestava contra a Comissão dos Direitos Humanos que sempre sai em defesa de “bandidos”. Indignado, o poeta e escritor João Gilberto Guimarães Sobrinho enviou e-mail expressando seu descontentamento. Confira:

Nunca vi uma declaração tão infeliz, discurso pronto e conservador. As comissões de direitos humanos existem para preservar os direitos das minorias miseráveis, que são massacradas diariamente pelo estado. A criminalidade vem da desigualdade que o estado não consegue reverter, e existem várias associações que protegem os direitos dos policiais, como a Aspra na Bahia. Aí eu pergunto: Se não for as instituições que defendem os direitos humanos quem vai defender? Quem morre pelas balas perdidas? Quem vai diferenciar quem é bandido e quem, não é? Quantos policiais mataram inocentes e hoje respondem em liberdade? Quem foi que matou a juíza Patrícia Aciolli com centenas de tiros?..

Técnico da Comissão da Bacia do Rio São Francisco mostra nas redes sociais a agonia do Velho Chico

O secretário da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Almacks Luiz Silva, que é pós-graduando em Perícia e auditoria ambiental, mostrou em sua rede social uma realidade que traduz a agonia do Rio São Francisco. De acordo com o técnico quem passa pela Ponte Dom Pedro I em Paulo Afonso-Bahia na divisa com Delmiro Gouveia-Alagoas e contempla o Rio São Francisco em seu leito natural, acha que a mesma quantidade de água sai de Xingó para abastecer o Baixo São Francisco que compreende os estados de Alagoas e Sergipe. Não sai a mesma quantidade.

"Engano, olhem a pequena quantidade de água que sai de Xingó e a retirada de todos os usos até a Foz em Piaçabuçu e reflitam o que o Baixo São Francisco vem passando", diz Almacks, ressaltando que entre Paulo Afonso e Xingó está o Lago de Itaparica que devia mandar água para o Eixo Leste da Transposição e com a percolação da água em Leito de Aluvião no rio Paraíba...

Lídice critica lentidão em obras do governo federal e retaliação de Temer e aliados à Bahia

Em entrevista às emissoras de rádio Nova FM, de Barreiras, e Moderna FM, de Luiz Eduardo Magalhães na manhã desta terça-feira (15/8), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) explicou aos ouvintes a situação do empréstimo já aprovado para o governo da Bahia e que não foi liberado pelo Banco do Brasil. Juntamente com os senadores Otto Alencar e Roberto Muniz, Lídice solicitou a presença da diretoria do banco na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para explicar esta situação que a senadora considera "retaliação e perseguição" por parte de grupos políticos da Bahia.
 
A parlamentar baiana também criticou a lentidão das obras da BR 020, que é de responsabilidade do governo federal e afirmou que o atraso está ocasionando prejuízos à região, mas garantiu que vai contatar as autoridades para cobrar urgência na sua conclusão.
 
Ela lembrou que o empréstimo, no valor de R$ 600 milhões, será destinado a ações de educação, mobilidade urbana e infraestruturas urbana, viária e regional.  "A pressão da bancada e o esforço do governador Rui Costa farão com que esta situação seja resolvida. Não podemos deixar de denunciar atitudes como esta, que, infelizmente, revelam pouca maturidade de determinados segmentos políticos de nosso Estado", afirmou. ..

CENTRO DE ESTUDOS AGRÁRIOS AUXILIA NO CONHECIMENTO SOBRE A VIDA NO CAMPO

Desde o nascimento do CEA (Centro de Estudos Agrários)  em 2015, vinculado ao componente curricular Geografia Agrária e ao GPVASF (Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco), a questão agrária do vale do São Francisco, presente na concentração de terra para produção de cultivos como por exemplo, uva e manga destinadas ao mercado externo, em detrimento da produção voltada para alimentação direta da população  - como é o caso de feijão e milho - vem ganhando notoriedade, por meio do ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por este Centro. 

O trabalho realizado tornou o CEA uma referência na questão agrária e tudo que ela ocasiona: agronegócio; disseminação de agrotóxicos na agricultura; transgenia; agricultura familiar e camponesa; movimentos sociais; conflitos por terra, dentre outros. Por essa razão, passou a estreitar laços com as licenciaturas e os cursos de saúde da UPE/Petrolina (graduação, pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu), outras universidades em escala local, nacional e internacional, educação básica, movimentos sociais do campo e comunidade em geral - tanto para conhecer o espaço do Centro localizado na UPE/Petrolina, que dispõe de diversos tipos de sementes crioulas, plantas medicinais, objetos utilizados pelos camponeses, símbolos e instrumentos de luta dos movimentos sociais do campo, sementes transgênicas - como também para proferir palestra ou mesmo para apresentar e divulgar os produtos pedagógicos produzidos...