Foram encontrados 942 registros para a palavra: crianças

#FaçaBonito: ONG Acari dá início à Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Associação Civil de Articulação para a Cidadania (ACARI) está dando início mais uma vez à campanha nacional "Faça Bonito" que está em sua 23ª edição e tem como objetivo sensibilizar e convocar a população para participar da luta contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes por meio de palestras, oficinas e atividades educativas em parceria com o CMDDCA (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrolina-PE) e CREAS de Petrolina e Juazeiro- BA.

A campanha acontece anualmente no mês de maio em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), mas A ACARI desenvolve atividades de conscientização e de prevenção durante todo o ano na região do Vale do São Francisco, ressaltando sempre a responsabilidade do poder público e da sociedade em geral na garantia da atenção a esse público e suas famílias por meio da atuação em rede, visando garantir ao máximo os direitos preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- Lei Federal 8.069/90). ..

Campanhas: MPPE se engaja em ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Lançada a campanha “Oxente, Pernambuco! Faça bonito contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”. A programação prevê uma série de ações a serem desenvolvidas ao longo do mês de maio e início de junho. Conduzida pela Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco, a iniciativa tem o apoio de várias instituições, dentre elas, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e da Juventude (CAO IJ) do MPPE, a Promotora de Justiça Aline Arroxelas, participou da cerimônia de lançamento da campanha, realizada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), no bairro da Boa Vista, Recife...

Unicef: 1,6 milhão de crianças no Brasil não receberam vacina DTP. Imunizante protege contra difteria, tétano e coqueluche

Dados do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) mostram que 1,6 milhão de crianças no Brasil, de 2019 a 2021, não receberam nenhuma dose da vacina DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche. O número se repete no caso da vacina contra a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil: 1,6 milhão de crianças não foram imunizadas nesse mesmo período. 

Para ser considerada imunizada, a criança precisa tomar todas as doses recomendadas do imunizante. No caso da DTP, o esquema é composto por três doses, aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses. No Brasil, além de 1,6 milhão de crianças que não tomaram nenhuma dose, 700 mil tomaram somente a primeira e/ou a segunda, mas não tomaram a terceira, o que leva a um total de 2,4 milhões de crianças não imunizadas. ..

Crianças da rede municipal de ensino de Juazeiro participam de programação recreativa sobre conscientização da importância de uma alimentação saudável e diversificada

Com programação lúdica, recreativa e abastecida de alimentos saudáveis, estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Nailde Costa, participaram nesta quarta-feira (19), de um momento de interação alimentar cheio de diversão e aprovação de sabores.

Realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio do Núcleo de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a iniciativa proporcionou uma experiência de interação com diversos alimentos considerados ideais para uma alimentação saudável, além de ter buscado identificar e trabalhar a seletividade alimentar de algumas crianças...

Livro interativo de Rafael Sisant une dança e desenho para crianças

Um livro que incentiva a criatividade na infância. "Para fazer dançar as linhas", do artista visual e bailarino Rafael Sisant, mistura dança e desenho no processo criativo.

A obra é voltada para meninos e meninas a partir de 10 anos de idade e está sendo distribuída gratuitamente para instituições de ensino, grupos artísticos, bibliotecas, salas de leitura e organizações sociais de Pernambuco...

Obras da 1° unidade municipal de saúde voltada para crianças e adolescentes de Petrolina passam de 35%

A cada avanço no cronograma de obras do Centro de Referência em Saúde da Criança e do Adolescente de Petrolina (CRC), a expectativa de milhares de famílias cresce diante da possibilidade de ter acesso à saúde de qualidade dentro do município que residem.

Com um investimento superior a R$ 18,7 milhões, e 35% das obras concluídas, a previsão da prefeitura é de entregar o CRC até o final do primeiro semestre de 2024. ..

Incêndio em abrigo de crianças e adolescentes deixa ao menos quatro pessoas mortas em Recife (PE)

Na madrugada desta sexta-feira (14), um incêndio de grande proporção atingiu um abrigo de crianças e adolescentes em situação de risco, no bairro Ipsep, na zona sul do Recife. O Lar Paulo de Tarso, na Rua Jerônimo Heráclito, foi consumido pelas chamas por volta das 2h, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado.

Segundo informações, ao menos quatro pessoas morreram no incêndio. Uma criança e um adulto morreu ainda no local, e outras duas vítimas não resistiram aos ferimentos a caminho do hospital. Pelo menos oito pessoas foram socorridas para unidades de saúde da região...

Desenvolvimento infantil: Equipes de Saúde da Família de Juazeiro realizam acompanhamento das crianças desde o nascimento

Desde que nasce, a criança precisa ser acompanhada por um profissional de saúde. É através das consultas que sabemos como anda o desenvolvimento do bebê, são repassadas orientações importantes para os cuidadores e ainda possíveis fatores de risco que, quando identificados de forma precoce, podem ser tratados. Todo este acompanhamento pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau).

Na Atenção Básica, um dos programas existentes desenvolvido pela equipe de saúde da família é o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, realizado por meio da consulta de puericultura. Essa consulta é realizada de forma multidisciplinar, tanto por enfermeiro quanto por médico, mas quando necessário essa criança pode ser avaliada por outros profissionais como pediatra, nutricionista, odontólogo, entre outros. "Essas consultas realizadas na estratégia de Saúde da Família são feitas de forma intercalada entre enfermeiro e médico e a frequência vai acontecer de acordo com os fatores de risco presentes no desenvolvimento e crescimento da criança", destaca a enfermeira da Sesau, Luana Albuquerque...

Violência nas escolas: como falar com crianças e adolescentes

“Mamãe, eu vou poder ir para a escola?” “Por que há massacre?” A professora Gina Vieira, pesquisadora em educação no Distrito Federal, ficou aturdida ao ouvir do filho de 12 anos a palavra “massacre” e perguntas que exigem mais do que uma simples resposta: exigem atenção, ouvidos disponíveis, seriedade, serenidade e acolhimento. 

“Muitas vezes, as famílias se recusam a conversar [sobre atentados tornados públicos em escolas e outros ambientes] porque acreditam que isso pode traumatizar a criança. Só que as crianças estão em um mundo em que elas são expostas de maneira visceral a tudo o que acontece”, diz a pesquisadora em educação que tem projetos premiados no campo da educação e de direitos humanos. ..

Mais saúde: Prefeitura de Juazeiro reforça atendimentos de urgência a crianças na Uped

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vai reforçar a equipe médica para os atendimentos na Unidade Pediátrica (Uped). A estratégia é devido ao aumento no número de atendimentos de sintomáticos respiratórios, o que já é esperado para esta época do ano.

O Secretário de Saúde de Juazeiro, Allan Jones, ressalta que em alguns períodos do ano há um aumento de infecções respiratórias agudas e isso acaba aumentando a demanda de atendimento nas urgências. "Notamos uma crescente no número de atendimentos na Unidade Pediátrica e por isso, decidimos adotar a estratégia, assim como fizemos na UPA em outros momentos. Isso vai otimizar o atendimento", destacou o secretário de Saúde de Juazeiro...

Disque 100 recebe mais de 121 mil denúncias no primeiro trimestre

A plataforma Disque 100 registrou mais de 121,5 mil denúncias de violações de direitos humanos de janeiro a março deste ano. O número consta no Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), que agora passa a ser atualizado a cada três meses, informou o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. 

A grande maioria das denúncias diz respeito a ameaças e ataques à integridade física ou psíquica das vítimas, espécies de violação relatadas em 99.482 e 99.506 das denúncias recebidas, respectivamente. ..

Imip-Recife cria fórmula para combater desnutrição das crianças Yanomami; alimento tem açaí e banana

Para combater a desnutrição das crianças Yanomami, profissionais de saúde do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife, criaram uma fórmula de nutrição, composta por produtos como água, leite em pó, açúcar, óleo e micronutrientes, além de solução de eletrólitos - responsáveis por transmitir água para células.

Como estratégia para aumentar a aceitação do leite terapêutico entre os Yanomami, foram incluídos na fórmula alimentos locais, como o açaí e a banana, segundo a Organização Pan-americana de Saúde (Opas)...

Quatro crianças são mortas em ataque a creche em Blumenau; homem foi preso

Uma creche foi alvo de um ataque na manhã desta quarta-feira (5) em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. De acordo com a Polícia Militar, quatro crianças foram mortas e uma está em estado grave.

O ataque aconteceu no início da manhã na creche Cantinho Bom Pastor, que fica na rua dos Caçadores, no bairro Velha. A unidade de ensino é particular...

Programa do Leite: Prefeitura de Sobradinho entrega o leite aos beneficiários e atualiza vacinação das crianças contempladas

Com o objetivo de cuidar da saúde das crianças e promover o fortalecimento da segurança alimentar, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou nos dias 30 e 31 de março, na sede do CRAS, mais uma edição do Programa do Leite, o maior programa social da história do município.

Na ocasião, os beneficiários foram orientados a realizar a atualização cadastral do programa, assim como foram realizados atos de atualização da vacinação para as crianças beneficiadas pelo programa. Estas ações são necessárias para que as famílias contempladas possam se encaixar nas condicionalidades para o recebimento do benefício...

Programa do Leite: Prefeitura de Sobradinho entrega o leite aos beneficiários e atualiza vacinação das crianças contempladas 

Com o objetivo de cuidar da saúde das crianças e promover o fortalecimento da segurança alimentar, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS), em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou nos dias 30 e 31 de março, na sede do CRAS, mais uma edição do Programa do Leite, o maior programa social da história do município.

Na ocasião, os beneficiários foram orientados a realizar a atualização cadastral do programa, assim como foram realizados atos de atualização da vacinação para as crianças beneficiadas pelo programa. Estas ações são necessárias para que as famílias contempladas possam se encaixar nas condicionalidades para o recebimento do benefício...

Crianças de zero a três anos têm desenvolvimento acompanhado pela Prefeitura de Juazeiro

Em Juazeiro, gestantes e crianças de zero a três anos são acompanhadas pelo Programa Criança Feliz. No município, a iniciativa do Governo Federal é coordenada pela Gestão Suzana Ramos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças e reforçar o vínculo afetivo entre pais e filhos.

O acompanhamento acontece semanalmente com visitas domiciliares realizadas pelos técnicos do programa...

Artigo - Empatia: o que não fazer com crianças autistas

A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou a data de 2 de abril, em 2007, como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O dia e o mês têm como intuito levar informação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando assim diminuir discriminação e preconceito. 

Se você convive ou mesmo se não é próximo de uma criança com TEA é importante saber quais comportamentos e condutas não devem ser feitos com elas...

Projeto de Atenção Integral - Vigilância em Saúde realiza atividade lúdica com crianças indígenas da aldeia Truká em Cabrobó

Durante a expedição realizada na terra Indígena Truká em Cabrobó, no Sertão pernambucano, a equipe do Projeto de Atenção Integral - Vigilância em Saúde (PAI-VS), realizou uma atividade de construção de diagnóstico territorial com crianças indígenas da Escola Antônio Cirilo dos Santos. A atividade foi realizada na última sexta-feira (24) e contou com a participação de 32 crianças. 

Com uma dinâmica que estimulou o lúdico, os estudantes indígenas participaram de atividades de educação em saúde e desenharam em cartolinas os elementos que compõem o território, bem como os elementos que representam um desafio para  a comunidade indígena...

Petrolina inicia campanha de incentivo à vacinação para crianças e adolescentes

O prefeito Simão Durando participou ativamente, neste domingo (26), de um esforço conjunto com médicos, enfermeiros e técnicos da Saúde para o início da campanha de conscientização da vacina para as crianças e adolescentes de Petrolina.

A ação encampada pela prefeitura foi iniciada com um Dia D no bairro João de Deus, com direito a apresentações musicais e participação de "super-heróis" para estimular o público infantil e responsáveis a atualizarem a caderneta de vacina...

Parceria entre Prefeitura de Juazeiro e Univasf possibilita momentos de lazer para crianças e adolescentes da Casa Messe de Amor

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vem possibilitando o acesso de crianças e adolescentes acolhidos na Casa Messe de Amor aos espaços esportivos e de lazer da instituição de ensino. As visitas ao campus da Univasf, em Juazeiro, acontecem duas vezes por semana, no período do contraturno escolar das crianças.

De acordo com o superintendente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Sedes, Ricardo Alves, a ação faz parte de um conjunto de atividades desenvolvidas pelo município para garantir os direitos das crianças e adolescentes acolhidos na Casa Messe. "Nós trabalhamos para permitir que essas crianças e adolescentes, apesar de afastadas da convivência familiar, tenham um desenvolvimento saudável, com dignidade, respeito, afeto e acesso a atividades pedagógicas, esportivas, culturais e de lazer", frisou Ricardo...