Foram encontrados 709 registros para a palavra: Vale do São Francisco

Petrolina recebe 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco durante final de semana

Durante quatro dias de programação, o 1º Salão de Turismo movimentará o Vale do São Francisco com mais de 50 atividades abertas ao público. Com apoio da Prefeitura de Petrolina, a cidade receberá o maior evento de turismo já realizado na capital do sertão pernambucano já a partir desta quinta-feira (20), às 17h30, na Orla.

O público vai poder visitar o local até domingo (22)...

Abertura de 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco reforça riquezas turísticas e culturais de Juazeiro

O 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco, que teve início na noite desta quinta-feira (19), já demonstrou que será um grande sucesso. A Prefeitura de Juazeiro montou um stand diversificado para apresentar elementos da cultura, turismo e artesanato locais. Quem passou pelo espaço, aprovou o que viu.
 
A moradora de Curaçá, Edjane Maia, elogiou a representação de Juazeiro no Salão. "Tudo muito bonito e organizado. Está sendo uma oportunidade muito boa para a gente conhecer mais de cidades, que, mesmo tão próximas, tem bastante pra mostrar", disse.

 Na abertura, o secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro, Sérgio Fernandes, comemorou a retomada de eventos como o Salão de Turismo e falou da importância de fortalecer o potencial turístico da região. "É com muita alegria que hoje estamos aqui, reunidos com diversos outros municípios, mostrando todo o potencial das nossas cidades. Quando chegou o projeto do Salão, a prefeita Suzana Ramos deu total apoio, pois a gente sabe a importância do turismo e a riqueza cultural de Juazeiro", afirmou...

Sebrae realiza workshop para indústrias do Vale do São Francisco

O Sebrae em Juazeiro finalizou, na última quarta-feira (18), o workshop “Soluções para as necessidades das indústrias”, ação que integra o projeto Indústria 360, do Sebraetec, direcionado aos donos de micro e pequenas indústrias de alimentos, bebidas, construção civil, panificação, plástico e emborrachados do Vale do São Francisco. O evento teve a participação de representantes do Banco do Nordeste S/A e do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC).

A ação é fruto de parceria com o Centro Integrado de Manufaturados e Tecnologia (Cimatec), departamento da estrutura do SENAI, que visa apresentar soluções para necessidades detectadas, trabalhar a inovação, idealizar o desenvolvimento de novos produtos e a disseminação da mentalidade de melhoria produtiva...

Salão de Turismo traz festivais, capacitações, exposições e rodadas de negócios para o Vale do São Francisco a partir desta quinta (19)

Com quatro dias de intensa programação, o Salão de Turismo do Vale do São Francisco chega a Petrolina com mais de 50 atividades abertas ao público.

Entre os destaques estão as palestras e oficinas, exposições de rotas turísticas e de artesanato, encontro literário e os festivais de bebidas, carnes e sabores da região...

Bahia e Pernambuco unem forças para combater a mosca da fruta no vale do São Francisco

Na manhã de hoje (18), o secretário da Agricultura Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Leonardo Bandeira, acompanhado pelo chefe de gabinete Seagri, Alisson Gonçalves, se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Luís Eduardo Cavalcanti.

Na pauta, a criação de uma Área de Proteção Fitossanitária na região do Vale do São Francisco, em parceria entre a Bahia e Pernambuco, para combate à mosca da carambola, importante praga que costuma atacar plantios de frutas. As discussões avançaram no sentido da efetivação de um Termo de Cooperação Técnica entre os dois estados. ..

Prefeitura de Juazeiro irá apresentar potenciais da cidade no 1° Salão de Turismo do Vale do São Francisco

Os espaços turísticos, as experiências gastronômicas e o agronegócio de Juazeiro poderão ser admirados, a partir desta quinta-feira (19), no '1° Salão de Turismo do Vale do São Francisco'.

O evento, que acontecerá na Orla de Petrolina, é voltado para destacar a cultura, o turismo e os potenciais de toda a região que abrange cerca de 30 municípios entre Pernambuco e Bahia...

Polícia Civil deflagra "Operação Ajuste de Rota" em Juazeiro e prende grupo criminoso que atuava na prática de roubo de caminhões na região do Vale do São Francisco

Quinta e sexta, dias 12 e 13/05/2022, a Polícia Civil de Juazeiro por meio da Coordenadoria Regional e da DRFR de Juazeiro deflagrou a “Operação Ajuste de Rota” visando o combate à prática de roubos de caminhões ocorridos em Juazeiro e outros municípios do Vale do São Francisco.

Foram cumpridos 04 mandados de prisão e 04 mandados de Busca e Apreensão sendo nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina-PE, tendo sido presos:..

A Universidade Federal do Vale do São Francisco promove o 9° Fórum de Mobilização Antimanicomial

O 9º Fórum de Mobilização Antimanicomial (FMA), na sua "edição de bolso", acontecerá em um único dia, 18 DE MAIO DE 2022 (quarta-feira), no espaço CINETEATRO da UNIVASF Centro (em frente ao prédio da reitoria), das 14h às 18h.

O tema definido para o evento “Vento engarrafado não empina pipa nem faz o cabelo voar”, é o gancho para que os debates, trocas e encontros trazidos foquem no compartilhamento de experiências de cuidado em Saúde Mental que apoiam o fortalecimento do projeto de um sertão sem manicômios, à luz das conquistas do processo de Reforma Psiquiátrica iniciado em nosso país no final da década de 1970...

Com brasileiros mais endividados, livro de autores do Vale do São Francisco propõe "Educação Financeira para as Famílias Brasileiras"

Otimizar o orçamento de casa tem se tornado, cada vez mais, uma necessidade comum das famílias brasileiras. Porém muita gente enxerga a organização financeira como um 'bicho de sete cabeças'.

E é com o intuito de proporcionar uma familiarização com a temática, que a contadora Jefilani Ferraz e o advogado professor Phablo Freire, lançam o livro "Educação Financeira para as Famílias Brasileiras", disponível nos formatos físico e também e-book...

Vice Governador diz que Juazeiro será a 'capital produtiva do Vale do São Francisco'

O vice-governador João Leão (PP) quer transformar Juazeiro na "capital produtiva do Vale do São Francisco". Durante agenda com ACM Neto (União Brasil) na região Norte da Bahia, nesta sexta-feira (29), Leão, que também é pré-candidato ao Senado, disse que vai trabalhar arduamente para levar à Juazeiro e região a mesma infraestrutura de desenvolvimento que Petrolina possui.

"Olha, Juazeiro está de um lado e Petrolina do outro do São Francisco, a cidade pernambucana é uma potência agrícola em função da infraestrutura que tem. O que queremos, ACM Neto e eu, é fazermos essa infraestrutura, é transformarmos Juazeiro na grande capital do Vale do São Francisco. Petrolina contou com a família Coelho, aqui, Juazeiro, vai contar com um Leão no Senado, podem ter certeza", afirmou...

1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco é adiado para maio devido a inviabilidades técnicas, informa organização

A Cooperativa Mista de Profissionais, Produtores e Empreendedores Familiares do Submédio do São Francisco (Coopemvale) e a Agência de Turismo Rural, Enoturismo, Pedagógico e Criativo em Petrolina (Criatur) anunciaram o adiamento do 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco.

O motivo, segundo a organização, são inviabilidades técnicas já que, pela grandiosidade, o evento necessitará passar por alguns ajustes. O evento, que estava previsto para acontecer no período de 28 de abril a 1º de maio, na Orla de Petrolina, será realizado, agora, nos dias 19 a 22 de maio...

‘Mães do Sagrado’ conta história das mulheres de axé do Vale do São Francisco

As memórias mulheres representantes de povos de terreiros do Vale do São Francisco são registradas em uma série documental lançada hoje (18) em Petrolina-PE. ‘Mães do Sagrado: Mulheres de Axé do Vale do São Francisco’ conta com três episódios e fica disponível a partir das 19h, no canal do Youtube da Casa de Artista (https://www.youtube.com/c/CASADEARTISTA/).

“Neste trabalho, pretendemos fazer uso dos recursos tecnológicos midiáticos para enaltecer as falas de outras MATRIARCAS, que são pouco conhecidas no cenário nacional, porém exercem um papel de força e importância para as suas comunidades de axé e para a sociedade no entorno de suas casas e terreiros“, informam os realizadores...

Fertirrigação no Vale do São Francisco é tema de capacitação, em Petrolina

A fertirrigação, importante técnica que utiliza a irrigação como veículo para aplicar nutrientes e promover a fertilização do solo, foi tema de uma capacitação realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar-PE) para técnicos responsáveis pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Vale do São Francisco, em Petrolina, no Sertão pernambucano. 

A formação “Manejo de Fertirrigação e Nutrição Vegetal” reuniu mais de 50 profissionais e foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e especialista no tema, Luiz Dimenstein. ..

Produtores rurais do Vale do São Francisco já estão pagando os trabalhadores com a reposição da inflação em 10,16%

Os produtores da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, estão pagando a folha do mês de março dos trabalhadores rurais com a reposição da inflação em 10,16% sobre o piso salarial da categoria. A decisão, que elevou os salários para o valor de R$ 1.264,00, além do reajuste nos valores fixos dos tratoristas e irrigantes, foi anunciada pelos representantes dos sindicatos patronais durante reunião da 28ª Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da Fruticultura Irrigada do Vale do São Francisco, realizada virtualmente no último dia 25 de março.

Na ocasião, a Comissão Patronal enfatizou ainda que o valor retroativo referente a janeiro e fevereiro, uma vez que a data base é 1º de janeiro, será pago tão logo a CCT seja encerrada. De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, a categoria está fazendo o que pode para chegar a um acordo possível com os trabalhadores...

Cortes no fornecimento de energia elétrica prejudicam produtores de frutas do Vale do São Francisco

A constante falta de energia elétrica e a demora para o restabelecimento do fornecimento em grande parte das propriedades agrícolas dos sertões de Pernambuco e Bahia, estão provocando uma série de prejuízos para produtores de frutas e agroindústrias a exemplo das vinícolas do Vale do São Francisco. O problema, que vem se acentuando desde outubro do ano passado, veio à público nesta quinta-feira (31), com a divulgação de um documento elaborado pela Associacão dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport).

No documento, o presidente da entidade, José Gualberto de Almeida, lembra que a situação se agravou a partir do corte de incentivos para a tarifa de irrigação noturna, um mecanismo do Governo Federal que dá descontos de 90% para os produtores rurais que trabalham com alta tensão e de 73% para aqueles que realizam os serviços em baixa...

Chuvas: Cuidados redobrados quanto ao manejo das videiras devem seguir nos próximos dias no Vale do São Francisco

As negociações de uva nesta semana (21 a 25/03) foram mais lentas no Vale do São Francisco (PE/BA). O mercado travado e de baixo consumo é comum para esta época do mês, mas a baixa oferta de uvas sem semente – apesar do ligeiro aumento nas últimas semanas – tem resultado em altos preços e dificuldades nas negociações. Nesta semana (21 a 25/03), a uva sem semente branca embalada foi vendida à média de R$ 12,10/kg, queda de 5% em relação à semana passada.

Além disso, chuvas constantes vêm ocorrendo na praça nordestina ao longo dos últimos dias, com volumes variando conforme a localidade da fazenda, segundo colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea. De modo geral, os danos aos parreirais não são uniformes, com alguns produtores garantindo melhores colheitas, enquanto outros estão enfrentando as consequências das perdas por míldio...

Inédito no sertão nordestino, Salão de Turismo promete ser um marco no Vale do São Francisco

O sertão do São Francisco possui riquezas culturais, históricas e naturais que ganham cada vez mais espaço no roteiro turístico dos brasileiros. É pensando no desenvolvimento das cidades dessa região que será realizado o 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco, de 28 de abril a 1º de maio, na orla de Petrolina.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral...

O PATRONO WILLIAN FERNANDO SOARES FAZ LANÇAMENTO DA SUA HQ PARA O VALE DO SÃO FRANCISCO

Em comemoração aos 10 anos de trabalho com a propagação da arte de contar histórias, o professor e também patrono da Academia Brasileira de Contadores de Histórias- ABCH, Willian Fernando Soares, faz lançamento de sua HQ  “A TURMA DO CONTADOR DE HISTÓRIAS”.

Neste lançamento são apresentados os personagens criados pelo contador de histórias e historiador contemporâneo, que traz o senso de pertencimento de identidade territorial e a abordagem de várias temáticas num único gibi, uma delas é os cuidados com o Rio São Francisco. ..

Com apoio do Sebrae, fruticultores registram crescimento no Vale do São Francisco

O Brasil exportou 1,24 milhão de toneladas de frutas e faturou US$ 1 bilhão em 2021. A marca histórica alcançada pelas exportações de frutas na balança comercial em relação ao ano anterior foi comemorada no Vale do São Francisco, uma das regiões responsáveis pelo sucesso do agronegócio brasileiro. Os dados foram apresentados no Boletim Hortigranjeiro 2022, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Para o Sebrae, o sucesso alcançado pelos produtores instalados na região é um reflexo da qualidade da fruta produzida na Bahia. Somos parceiros constantes da fruticultura, atuando através de ações e programas com técnicos e consultores”, afirma Carlos Cointeiro, gerente regional do Sebrae em Juazeiro...

Com prejuízos de R$ 80 milhões, produtores do Vale do São Francisco cobrem os pomares se protegendo das chuvas

Os produtores de frutas do Vale do São Francisco estão investindo alto na cobertura dos pomares e ampliação dos tratos culturais em função das fortes chuvas que caem na região desde o mês de outubro do ano passado e já provocaram um prejuízo estimado em R$ 80 milhões com a perda de mais de 30 mil toneladas de uvas de mesa e mangas.

Com a safra do 1º semestre de 2022 já comprometida em 80% e a previsão de mais chuvas até meados do mês de abril, os proprietários das fazendas produtoras de frutas, que somam mais de 2 mil fruticultores, somente em Petrolina – PE, enfrentam uma situação sem paralelo nos últimos 15 anos nesta região que produz com irrigação controlada e é considerada um dos principais produtores de uva e manga do Brasil...