Foram encontrados 657 registros para a palavra: suspeito

Suspeito de estuprar criança de 11 anos em escola de Petrolina é preso em flagrante

Um homem, de 47 anos, foi preso suspeito de estuprar uma criança de 11 anos, em uma escola municipal de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A vítima é aluna da unidade de ensino, que fica no bairro Vila Eduardo.

O suspeito foi preso em flagrante na quarta-feira (24), após testemunhas chamarem a polícia. Ele realiza serviços de pedreiro na unidade de ensino...

Polícia Civil prende terceiro suspeito da morte de Mãe Bernardete

Um dos suspeitos de auxiliar no plano de execução da líder quilombola ialorixá Mãe Bernadete foi preso na noite de terça-feira (23), no bairro de Stella Maris, em Salvador, por policiais civis do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Ydney Carlos dos Santos de Jesus, conhecido como "Café", é apontado como gerente do tráfico local e integrava a carta 'Dama de Ouros' do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).
 
Com ele, também foram apreendidas uma pistola municiada e porções de entorpecentes. O acusado teve o mandado de prisão preventiva cumprido, passou por exames de lesões e segue preso à disposição da Justiça.
 
Ao todo, cinco homens são suspeitos de cometer o crime, três estão presos e dois seguem foragidos. Existe um sexto envolvido que teria armazenado as armas utilizadas na execução. Os réus integram uma organização criminosa, cujo líder seria Marílio, conhecido como "Maquinista", ainda foragido.
 
Com a terceira prisão, a Polícia Civil, agora, se concentra para localizar os outros dois suspeitos de envolvimento no caso. "O 'Café' se via como grande interlocutor entre o quilombo de Mãe Bernadete e o 'Maquinista', por seu envolvimento no tráfico e por, também, conhecer o primeiro filho da ialorixá. Na véspera do assassinato, 16 de agosto de 2023, Ydney e Mãe Bernardete tiveram uma discussão acalorada por conta da proibição da instalação de uma barraca como ponto de tráfico de drogas no quilombo, negada pela líder. Então, o 'Café', quando soube da informação, articulou com os seus comparsas a execução de Mãe Bernadete", explicou a delegada-geral da Polícia Civil (PC), Heloísa Brito.
 
A denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA) apontou que os ideais da ialorixá e a sua luta para manter a ordem dentro da comunidade quilombola passaram a conflitar com os interesses dos líderes do tráfico de drogas da região. Percebendo que a liderança de Maria Bernadete impediria a expansão do comércio de entorpecentes e de outros negócios rentáveis no entorno da barragem de Pitanga dos Palmares, área de preservação ambiental, 'Maquinista' deu a ordem para que Bernadete fosse executada.
 
Curso das investigações
 
Desde o início das investigações realizadas pela Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), aproximadamente, 80 oitivas foram realizadas e 20 medidas cautelares foram solicitadas e deferidas pelo Poder Judiciário. Também foram analisados 14 laudos periciais, entre os quais confirmaram que as armas apreendidas foram, de fato, utilizadas no crime. Além de reconhecimento dos autores por parte das testemunhas, a autoria também foi confirmada por meio da confissão do executor, que apontou o mandante e a motivação.
 
No dia 9 de novembro de 2023, o inquérito policial foi concluído, apresentando três pessoas presas em flagrante e mais três com mandados de prisão decretado. A inserção dos acusados no baralho do crime também facilitou a prisão. "Através das denúncias que chegaram até nós, conseguimos levantar a região que 'Café' estava e as equipes lograram êxito fazendo a prisão, prendendo, com ele, uma pistola e uma pequena quantidade de drogas também", completou a delegada.
 
O secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas, ressaltou que os resultados dessa investigação demonstram o esforço do Estado na luta contra a impunidade. "No Brasil, existem muitos casos de violação de direitos humanos e de ataque a defensores que ficam pelo caminho das investigações, que não são concluídas, e, nesse caso, felizmente, as pessoas têm sido presas. Isso é importante para que a gente possa emitir um sinal claro para a sociedade de intolerância com a violação de direitos humanos e da necessidade de se preservar a vida das pessoas com ações fortes do Estado para combater a impunidade e para garantir a afirmação da Justiça", enfatizou.
 
O titular da SJDH lembrou, ainda, que o Estado e o Governo Federal criaram um grupo de trabalho para acelerar o processo de demarcação de terras: "afirmar a titularidade sobre a terra, garantindo políticas públicas para essa comunidade, é um passo fundamental para que a proteção se dê em todas as dimensões da vida daquelas pessoas. E o reconhecimento daquela comunidade tradicional é um passo central que está sendo dado e que vai ter um efeito determinante, um exemplo no sentido do que nós precisamos fazer para evitar que tragédias como essa se repitam".
 
Afirmar a titularidade sobre a terra, garantir políticas públicas para essa comunidade, é um passo fundamental para que a proteção se dê em todas as dimensões da vida daquelas pessoas e o reconhecimento daquela comunidade tradicional é um passo central que está sendo dado e que vai ter um efeito determinante naquela comunidade e um exemplo no sentido do que nós precisamos fazer para evitar que tragédias como essa se repitam.
 
Os suspeitos do caso são:
 
Marílio dos Santos ou "Maquinista" (foragido) - agiu como mandante e mentor intelectual do crime.
Josevan Dionísio dos Santos ou "BZ" ou "Buzuim" (foragido) - apontado como um dos executores imediatos do crime.
Ydney Carlos dos Santos de Jesus ou "Café" (preso) - apontado como gerente do tráfico local, subordinado e "braço" direito de "Maquinista".
Sérgio Ferreira de Jesus (preso) - partícipie do crime, tendo influenciado o grupo a decidir pela execução de Mãe Bernadete.
Arielson da Conceição dos Santos (preso) - acusado como outro autor dos disparos
Carlos Conceição Santiago (preso) - apontado por ter armazenado as armas utilizadas no crime.
 
Diligências continuam no sentido de localizar os foragidos. Para colaborar, a população pode fornecer informações, sem precisar se identificar, para o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), ligando 181.
 
Entenda o caso
 
Maria Bernadete Pacífico Moreira, de 72 anos, foi assassinada em 17 de agosto de 2023, com 25 tiros, na sede da associação do quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho. A informação do crime foi dada à polícia pelo neto de Bernadete, Wellington Gabriel de Jesus dos Santos, de 22 anos, que fazia companhia a ela na noite do crime. Além dele, estavam com a líder quilombola dois adolescentes de 13 e 12 anos.
 
Após matarem Mãe Bernadete, os suspeitos levaram os celulares da líder quilombola e dos netos. Sem telefone, Wellington utilizou o aplicativo de mensagens que estava aberto no computador para pedir socorro para pessoas que vivem no quilombo.
 
Depois disso, ele deixou os familiares adolescentes com um vizinho e foi até o terreiro de candomblé, que fica dentro do Pitanga dos Palmares, para ligar para a polícia. Os suspeitos chegaram e saíram do quilombo de moto. ..

Três estagiários do INSS são suspeitos de fraudar a concessão de empréstimos consignados na Bahia

Três estagiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são suspeitos de fraudar a concessão de empréstimos consignados na Bahia. Um dos aprendizes, maior de idade, foi preso em flagrante nesta quarta-feira (17). Duas adolescentes, que trabalhavam na mesma agência da Previdência Social em Salvador, foram apreendidas.

Investigações preliminares indicam que os três estagiários desbloqueavam benefícios previdenciários sem o conhecimento dos titulares, mediante a inserção de documentos falsos nos sistemas do INSS. A partir daí, outros envolvidos no esquema contratavam empréstimos consignados em nome dos beneficiários lesados, que nada sabiam da fraude...

No norte da Bahia, mulher se joga de carro para evitar estupro durante carona

No último sábado (13), em Paulo Afonso, uma mulher de 21 anos precisou se jogar de um carro após sofrer tentativa de estupro. Ela e outra mulher estavam de carona. O caso aconteceu na Avenida Etelvino Santana, no bairro Pindorama. O suspeito é um homem de 35 anos.

Segundo informações da Polícia Civil, a vítima conseguiu pular do veículo e foi levada para uma unidade hospitalar com escoriações no tórax e na cabeça...

Homem é preso em Juazeiro por suspeita de tráfico de drogas

Na tarde desta segunda-feira (15), após denúncias de que um homem estaria comercializando entorpecentes, próximo ao Mercado do Produtor, em Juazeiro, uma equipe da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar (75ª CIPM) se deslocou até o local para confirmar a veracidade das informações.

Chegando ao local, a abordagem ao suspeito foi realizada, sendo encontrada uma quantia de erva seca, aparentemente maconha. Após confirmação da denúncia, a prisão foi efetuada com base na Lei 11.343/2006 (Tráfico de drogas)...

Suspeito é morto por policiais em Juazeiro

Um homem foi morto durante troca de tiros com a Polícia Civil em Juazeiro, no norte da Bahia. Segundo a polícia, o confronto aconteceu após a equipe encontrar um revólver calibre 38, munições e uma motocicleta roubada e com o chassi adulterado na casa do suspeito, que resistiu à prisão e atirou contra os policiais.

O caso aconteceu nesta terça-feira (9), no povoado de Itamotinga, durante uma investigação de casos de homicídio e tráfico de drogas na zona rural do município. O homem foi socorrido pelos policiais para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos...

'Operação Faroeste': PF cumpre mandados contra advogados suspeitos de interferência em decisões do TJ-BA

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (9), uma operação que investiga a participação de advogados alvos na "Operação Faroeste" em negociações de decisões judiciais de magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

A investigação tem origem nos fatos apurados da Operação Faroeste, quando se descobriu a existência de várias organizações criminosas atuando no Tribunal, integradas por magistrados, servidores, advogados e empresários...

'Operação Faroeste': PF cumpre mandados contra advogados suspeitos de interferência em decisões do TJ-BA

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (9), uma operação que investiga a participação de advogados investigados na "Operação Faroeste" em negociações de decisões judiciais de magistrados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

A investigação tem origem nos fatos apurados da Operação Faroeste, quando se descobriu a existência de várias organizações criminosas atuando naquele Tribunal, integradas por magistrados, servidores, advogados e empresários...

Homem é preso suspeito de matar colega de trabalho a pedradas em cidade do norte da Bahia

Um homem foi preso, no sábado (6), suspeito de matar um colega de trabalho a pedradas, em Cansanção, no norte do estado.

De acordo com informações apuradas pela TV São Francisco, afiliada da TV Bahia na região, com a Polícia Militar da cidade, os homens tiveram uma discussão na residência em que moravam com outros colegas de trabalho...

Suspeito de integrar facção criminosa na Bahia é preso no Sergipe; homem tinha carro com fundo falso para esconder drogas

Um homem suspeito de fazer parte de uma facção criminosa da Bahia foi preso na cidade de Aracaju, capital de Sergipe. De acordo com a Polícia Civil do estado, o mandado de prisão preventiva foi cumprido na quarta-feira (3). Na ação, foi apreendido um carro com fundo falso para esconder drogas.

O suspeito estava foragido da Justiça e é investigado por tráfico de entorpecentes e organização criminosa. As ordens foram expedidas pela Justiça de Senhor do Bonfim, no norte baiano. Ele não teve nome divulgado, mas é apontado como responsável por pelo menos 10 homicídios na região...

Polícia Civil prende suspeitos de sequestrar professor em Petrolina

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) realizou na manhã desta quarta-feira (26) uma operação contra grupo suspeito de praticar o crime de extorsão mediante sequestro e tráfico de drogas em Petrolina, no Sertão.

As investigações começaram em dezembro do ano passado, quando um professor foi sequestrado durante três dias...

PF faz operação contra suspeitos de invasão ao sistema do TSE com uso do E-título

A Polícia Federal investiga suspeitos de invadirem o sistema de cadastros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por meio do aplicativo E-Título.

Os criminosos fizeram emissões de título de eleitor até inscrições como mesário voluntário, em nome das vítimas. ..

Idoso é preso suspeito de estuprar três filhas e engravidar uma delas no interior da Bahia

Um idoso de 71 anos foi preso, na quinta-feira (20), suspeito de estuprar três filhas e engravidar uma delas, na zona rural do município de Rafael Jambeiro, a cerca de 180 km de Salvador.

Segundo informações apuradas pela TV Subaé, com a Polícia Civil, uma das vítimas, que tem 31 anos, alegou que o idoso é pai do seu filho, de um ano e seis meses. Ou seja, o suspeito seria ao mesmo tempo pai e avô da criança...

Sedada, mulher é estuprada em hospital de saúde mental em Camaragibe

Uma mulher de 30 anos, bacharel em Direito, teria sofrido estupro enquanto estava sedada. no Hospital Reluzir, no bairro de Aldeia, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.

Ela estava internada no local para tratar de um quadro de depressão...

Homem é preso por suspeita de queimar enteada com água quente na Bahia

Um homem foi preso em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, por suspeita de torturar a própria enteada. A mãe da criança de 3 anos, acusada de participar das agressões, está detida desde abril.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações tiveram início em dezembro do ano passado. O casal teria até queimado a testa da criança com água quente em meio às agressões...

Bahia: Jovem de 24 anos tem casa invadida e é morto a facadas; suspeito é ex da namorada da vítima

Um jovem de 24 anos teve a casa invadida e foi morto a facadas em Ipiaú, no sul da Bahia, na madrugada desta segunda-feira (17). Segundo a Polícia Militar, o suspeito do crime é o ex-namorado da companheira da vítima. Ninguém foi preso.

De acordo com a PM, Matheus Pereira dos Santos jantava com a namorada, quando o suspeito arrombou a porta da casa com pontapés. A namorada de Matheus contou que primeiro ele foi agredido pelo suspeito e ela tentou separar a briga...

Homem é preso por suspeita de comandar fábricas clandestinas de fogos de artifício no interior da BA

Um homem foi preso em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, por suspeita de comandar a produção clandestina de fogos de artifício em quatro propriedades rurais do município. A prisão aconteceu na quinta-feira (13), durante ação da Coordenação de Fiscalização de produtos Controlados (CFPC).

Durante a fiscalização, foram apreendidos 120 kg de pólvora a granel, 370 kg de nitrato de potássio e 18 metros cúbicos de fogos clandestinos. Segundo a polícia, todo o material serial vendido de forma irregular em feiras de Santo Antônio de Jesus e região...

Polícia Civil prende suspeitos de assassinar torcedor do Santa Cruz em fevereiro

Nesta quarta-feira (12), a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou a 29ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada Emboscada.

O objetivo foi identificar os envolvidos no homicídio que vitimou um torcedor que  se deslocava em um ônibus para assistir a um jogo no estádio do Arruda, quando foi retirado a força do coletivo e agredido por outros homens de uma torcida rival...

Idoso é morto com golpes de faca; filho é suspeito de cometer crime para defender mãe

Um idoso de 60 anos morreu após ser esfaqueado dentro da própria casa, em Salvador. O suspeito do crime é um filho da vítima. O caso ocorreu na segunda-feira (10), no bairro de São Caetano. A vítima foi identificada como José Raimundo Pereira Costa.

Segundo informações da Polícia Civil, o idoso discutia com a esposa na madrugada, quando foi agredido com golpes de faca pelo filho. O suspeito teria agido para defender a mãe...

PF prende dois acusados de ameaçar familiares de Alexandre de Moraes

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (31) duas pessoas acusadas de ameaçar familiares do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. As prisões ocorreram em São Paulo e no Rio de Janeiro. Cinco mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.

De acordo com a corporação, a prisão de Raul Fonseca de Oliveira e Oliveirino Júnior foi determinada pelo próprio Supremo, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), e faz parte de uma nova investigação envolvendo ameaças contra o ministro e seus familiares. Em 2023, Moraes e seu filho foram alvo de hostilidades no Aeroporto de Roma, na Itália...