Foram encontrados 104 registros para a palavra: oms

OMS não defende isolamento social em massa

Depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a mpox uma emergência em saúde pública de importância internacional, boatos sobre a possibilidade de novos mega lockdowns tomaram as redes sociais.

A entidade, entretanto, não aconselhou Estados-membros a implementar nenhum tipo de isolamento social em massa para interromper a transmissão da doença, como o que aconteceu durante a pandemia de covid-19...

Diretor da OMS na Europa diz que mpox não é considerada nova covid

O diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa, Hans Kluge, disse nesta terça-feira (20), em Genebra, na Suíça, que a mpox - mesmo sendo tratada como nova variante 1, e estando por trás do surto atual na África, ou da variante 2, responsável pela emergência global em 2022, não é considerada “uma nova covid”.

A declaração do porta-voz chega após a população mundial ficar preocupada com a disseminação da doença em todo o mundo, por conta do aumento de casos. ..

Covid-19: OMS cita aumento de casos e queda alarmante na vacinação

A diretora técnica para Preparação e Prevenção de Epidemias e Pandemias da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, disse que a covid-19 segue “bastante presente entre nós” e que o vírus circula atualmente em todos os países.

Segundo ela, dados de sistemas de vigilância em 84 países apontam para um aumento substancial na detecção de testes positivos para a doença...

Segundo OMS, 3 milhões de pessoas morrem por ano devido ao abuso no consumo de álcool e drogas

Relatório mundial recentemente publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que mais de 3 milhões de pessoas morrem por ano devido ao abuso de substâncias como álcool e drogas.

Uma das conclusões foi de que as políticas de tratamento e prevenção no mundo inteiro são ineficientes, há pouquíssimo investimento e profissionais muitas vezes não estão preparados para lidar com esse problema...

Relatório da OMS mostra evidências associando consumo de álcool e câncer

Especialista da USP integra o Grupo de Trabalho (GT) de cientistas internacionais em estudo que traz mais evidências sobre consumo de álcool e câncer. Tatiana Toporcov, do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP, relata: “Foi uma experiência bastante interessante e enriquecedora, e acho que é importante também o Brasil participar dessas ações. A gente também tem muitos pesquisadores aqui que são de excelência e que participam da construção de uma saúde global mais equitativa, justa e que melhora de fato a vida das populações como um todo”.

Cresce a quantidade de evidências associando o consumo de álcool ao risco de câncer. Em 1987, a Agência Internacional de Pesquisa em câncer da OMS classificou a substância pela primeira vez como carcinógenos para humanos, afetando tumores de cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e fígado. Depois, em 2007 e 2009, houve mais evidência de que os tumores de mama feminino e colorretal se associavam também ao álcool...

OMS alerta para aumento de casos de sarampo no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a alertar para o aumento de casos de sarampo em todo o mundo. "Estamos extremamente preocupados com o que está acontecendo em relação ao sarampo", avaliou a conselheira técnica para sarampo e rubéola da entidade, Natasha Crowcroft.

Em coletiva de imprensa em Genebra, ela citou um aumento consistente de casos da doença em todas as regiões do globo, exceto nas Américas. “Eles estão aguentando firme, mas, com o aumento de casos em cinco das seis regiões monitoradas pela OMS, esperamos que haja casos e surtos nas Américas também”...

Diretor da OMS se reúne com Lula e ministra da Saúde; casos de dengue devem entrar na pauta

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, se reúne nesta segunda-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Adhanom também se encontra, no mesmo dia, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. As reuniões acontecem em meio à explosão de casos de dengue.

Oficialmente, o diretor-geral da OMS visita o Brasil para o lançamento do Plano de Eliminação de Doenças Determinadas Socialmente, ação do ministério para eliminar, como problemas de saúde pública, doenças que acometem mais intensamente populações em vulnerabilidade social — como tuberculose, malária, HIV e hanseníase...

Brasil é país com mais casos de dengue no mundo, mostram dados da OMS

O Brasil lidera o número de casos de dengue no mundo, com 2,9 milhões registrados em 2023, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os casos são mais da metade dos 5 milhões registrados mundialmente. A organização chamou atenção, nesta sexta-feira (22), para a doença que tem se espalhado para países onde historicamente a doença não circulava.  ..

OMS: trabalho ao ar livre aumenta em 60% risco de câncer de pele

Uma em três mortes por câncer de pele é causada pela exposição à radiação ultravioleta em atividades laborais ao ar livre, afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS), no primeiro relatório que avalia o impacto ocupacional na doença.

O documento, lançado nesta quarta-feira (8/11) em uma coletiva de imprensa on-line, mostra que, em 2019, 1,6 bilhão de pessoas ao redor do mundo exerciam suas funções diretamente sob o sol — no Brasil, 2,4 trabalhadores formais em 100 mil estavam nessa situação no ano base da pesquisa. 

De acordo com a OMS, há quatro anos, ocorreu, em média, 0,3 óbito por 100 mil empregados acima dos 15 anos pelo tipo não melanoma do tumor. A agência das Nações Unidas (ONU) destaca que as regiões mais afetadas são as Américas, a Europa e o Pacífico. "A exposição desprotegida à radiação solar ultravioleta no trabalho é uma das principais causas de lesões cutâneas cancerígenas ocupacionais", disse, em nota, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. "Mas existem medidas eficazes para proteger os trabalhadores e prevenir os seus efeitos mortais."..

Trajetória da TV Escola Juazeiro integra edição da revista científica ComSertões

A trajetória da TV Escola Juazeiro – Canal do Saber e sua experiência com a Educomunicação é um dos destaques da nova edição da Revista de Comunicação e Cultura no Semiárido (ComSertões), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O volume 13 da edição, de agosto a dezembro de 2023, traz o artigo "TV Escola: a construção de um canal em uma experiência educomunicativa", escrito pela equipe da TV Escola e selecionado pelo conselho editorial da publicação.

"É motivo de orgulho e felicidade ver todas as conquistas da TV Escola, uma iniciativa pioneira da nossa gestão, que chegou para fortalecer ainda mais o ensino no nosso município, oferecendo conteúdo de qualidade para todas as etapas da educação, reafirmando mais uma vez, nosso compromisso e valorização com os profissionais da área e todos os estudantes da rede pública municipal", destacou a prefeita Suzana Ramos ao receber as notícias da participação da TV em eventos nacionais e agora numa revista renomada...

Covid não é mais uma emergência sanitária de importância internacional, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (5) que a Covid não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o mais alto título de alerta da organização, declarado para o surto do novo coronavírus no final de janeiro de 2020.

A decisão não altera o título de pandemia de Covid, que só foi declarado meses mais tarde, em março do mesmo ano...

OMS decide manter covid-19 como emergência global em saúde pública

Três anos após decretar a covid-19 como emergência global em saúde pública, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou hoje (30) que ainda não vai declarar o fim da pandemia e do estado de alerta causado pelo vírus.

Em pronunciamento, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que vai seguir a recomendação do comitê de monitoramento da covid-19 e manter a doença como emergência global em saúde pública, nível mais alto de alerta da entidade...

Hanseníase: Brasil é um dos países com maior número de casos da doença, alerta OMS

Apesar dos tratamentos existentes, a hanseníase continua a infectar milhares de pessoas todos os anos, especialmente em países pobres. Embora pesquisas estejam sendo feitas, poucos laboratórios dedicam recursos a ela.

Em 2022, cerca de 216.000 casos de hanseníase foram detectados em todo o mundo, especialmente no Brasil e na Índia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e persiste como "um problema sério" em 14 países de África, Ásia e América Latina...

OMS atualiza recomendações para a vacina contra o HPV

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as recomendações para a vacina contra o HPV, um dos principais fatores de risco para o câncer de colo de útero.

A doença é uma das principais causas de morte de mulheres no mundo. O vírus não infecta só mulheres. A doença também oferece riscos para os homens. Para especialistas, a melhor prevenção é o uso de preservativo, tanto masculino como feminino, e também a vacinação...

Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que 30 milhões de gatos e cães vivem em situação de de desamparo no Brasil

No mundo pet, o mês de dezembro representa um alerta para tutores sobre o abandono de animais. Chamada de "Dezembro Verde", a campanha do mês faz alusão às responsabilidades que tutores precisam ter com toda a vida do pet. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30 milhões de gatos e cães vivem em situação de desamparo no Brasil.

O abandono de animais é crime de maus-tratos no Brasil. De acordo com a Lei Federal nº 14.064/20, a pena de detenção para quem abandona ou maltrata um animal é de até cinco anos...

Fiocruz e Butantan estão entre os 15 principais produtores mundiais de vacinas para a OMS

A Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), no Rio de Janeiro, e o Instituto Butantan, em São Paulo, estão entre os 15 principais produtores mundiais de vacinas para a Organização Mundial da Saúde (OMS). É o que mostra a última edição do Relatório Global do Mercado de Vacinas, realizado pela autoridade sanitária internacional, baseado nos números de 2021. As instituições brasileiras se destacam em meio a um total de 94 fábricas que distribuíram imunizantes para países-membros da OMS.

A presença de institutos brasileiros no relatório foi celebrada pela Fiocruz e pelo Butantan, que representam não apenas a capacidade do país em produzir e distribuir vacinas também para outros locais, como também o potencial da própria América Latina. O Butantan, por exemplo, forneceu um total de 100 milhões de doses de aplicações destinadas ao combate de cinco problemas de saúde: gripe, hepatite A, hepatite B, DTaP e raiva...

Teto de 17% em ICMS na conta de luz gera perda de R$ 36,5 bi a estados, diz Comsefaz

Caso seja aprovado o Projeto de Lei Complementar 18 (PLP 18/2022), que busca limitar a cobrança de ICMS (Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviço) a 17% sobre serviços essenciais, os 26 estados e o Distrito Federal devem perder R$ 36,5 bilhões por ano. Os dados são uma projeção do Conselho Nacional de Secretarias de Fazenda (Comsefaz).

Já o consumidor pode pagar até 13% a menos na conta de luz, segundo um levantamento da CNN com base em dados das secretarias estaduais de fazenda e distribuidoras de energia elétrica, que mapeou os critérios de cobrança do ICMS sobre o serviço elétrico em cada estado...

OMS confirma 169 casos de hepatite de origem desconhecida

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, o surgimento de 169 casos de casos de hepatite aguda grave de origem desconhecida. A maioria das notificações está na Europa e envolve bebês, crianças e adolescentes entre 1 mês e 16 anos de idade. Até o momento, uma morte foi confirmada.

De acordo com a OMS, foram notificados 114 casos da doença no Reino Unido; 13 na Espanha; 12 em Israel; nove nos Estados Unidos; seis na Dinamarca; cinco na Irlanda; quatro na Holanda; quatro na Itália; dois na Noruega; dois na França; um na Romênia e um na Bélgica...

OMS monitora casos de hepatite aguda grave de origem desconhecida

A Organização Mundial da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (15), que monitora casos de hepatite aguda grave de origem desconhecida em crianças na Europa.

De acordo com a entidade, até o dia 8 de abril, foram notificados 74 casos no Reino Unido, sendo dez deles na Escócia. Há relatos também de três casos confirmados na Espanha e ao menos seis, em investigação, na Irlanda...

Comitê de Emergências da OMS decide manter covid-19 como pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu, durante reunião do Comitê de Emergências, nesta quarta-feira (13/4), que ainda não rebaixará a classificação da covid-19 e que ainda estamos vivendo uma pandemia. Decisão vai na contramão do defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem defendido rebaixar a covid-19 para endemia.

Durante a reunião, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou que o mundo está enfrentando o menor número de mortes em dois anos. No entanto, devido ao comportamento imprevisível da covid-19, os países devem continuar em alerta. "Longe de ser o momento de baixar a guarda, este é o momento de trabalhar ainda mais para salvar vidas", afirmou. ..