Foram encontrados 4 registros para a palavra: hemofilia

Na Anátomo-clínica do mês de outubro, residente de pediatria aposta na hemofilia como diagnóstico diferenciado

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina é referência em saúde da mulher e da criança para mais de 50 municípios da Rede de Saúde Pernambuco-Bahia (PEBA), atende a alta complexidade e, por isso, recebe, enviados de outros serviços de saúde, pacientes com diagnóstico em aberto. 

Isso é bastante comum no HDM e muitos desses relatos são repassados aos residentes para estudo de caso. Os resultados dessas análises são apresentados em reuniões anátomo-clínicas, nas quais os alunos defendem seus Trabalhos de Conclusão de Residência. Neste mês de outubro, a "sorteada" foi Érika Samara Delmondes, R2 de Pediatria. ..

DIA DO HEMOFÍLICO ALERTA PARA OS RISCOS DE DOENÇAS GENÉTICAS HEREDITÁRIAS

O Dia do Hemofílico, comemorado nesta quinta-feira (4), tem o objetivo de chamar atenção para a Hemofilia, um grupo de doenças genéticas hereditárias que prejudicam a capacidade do corpo humano em controlar a circulação do sangue, além de dificultar o processo da coagulação, que é usado para parar hemorragias. A data foi instituída no Brasil no dia 4 de janeiro porque lembra a morte do escritor e cartunista brasileiro Henrique de Souza Filho, o Henfil, e dos seus irmãos, que possuíam a doença e que, por conta das transfusões de sangue que antes eram necessárias para controle da patologia, contraíram o vírus HIV, em 1988.

A hemofilia é mais frequente em homens e isso acontece porque a doença é fruto de um defeito genético no cromossomo X. Como as mulheres têm dois cromossomos X, enquanto os homens têm apenas um, o gene defeituoso está garantido a se manifestar em qualquer homem que o carrega. Como as mulheres têm dois cromossomos X e hemofilia é rara, a chance de uma mulher ter duas cópias defeituosas do gene é muito remota...

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina sedia I Simpósio de Hemofilia do Vale do São Francisco

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina sediou anteontem (24) o I Simpósio de Hemofilia do Vale do São Francisco, que reuniu profissionais de saúde de diversas instituições públicas e privadas da região para discutir sobre a doença e a abordagem clínica aos pacientes. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a unidade materno/infantil, Hospital Universitário da Univasf/HU e o Hemope.

Sob a organização do hematologista Jandir Nicácio, o evento contou com a participação de convidados especialistas do Hemope Recife que, entre outros assuntos, abordaram o tratamento periodontal do paciente hemofílico e o papel da enfermagem na assistência ao paciente e ao cuidador. Além das atividades teóricas, foi realizado um treinamento prático para a enfermagem e a fisioterapia, com foco na administração de medicamentos e os tipos de exercícios indicados para o paciente hemofílico, que apresenta, entre outros sintomas, sangramento nas articulações...

Hemoba celebra Dia da Hemofilia com programação especial

Em comemoração ao Dia Mundial da Hemofilia, celebrado no dia 17 de abril, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) promoveu atividades educativas e um tratamento de beleza para pacientes nesta terça-feira (18). A ação buscou estimular a integração com as famílias dos atendidos no ambulatório da instituição, localizada na ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. O dia também serve como uma oportunidade de levar para a população mais esclarecimentos sobre a doença.

De acordo com a assistente social da Hemoba, Larissa França, além de celebrar a data, a iniciativa tem um foco social. "Estamos comemorando o dia com um tratamento de beleza, com apoio do Instituto Embelleze, para elevar a autoestima dos pacientes. Também vamos fazer um passeio turístico por Salvador. Nosso objetivo é promover cultura e carinho para essas pessoas e estimular um cotidiano normal. Os hemofílicos não estão limitados; eles podem fazer tudo, podem passear, sair e conhecer a cidade". ..