Foram encontrados 9 registros para a palavra: autoestima

Quintais produtivos trazem renda e autoestima a mulheres agricultoras de Iraquara

Por toda a Bahia, os investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), garantem renda e qualidade de vida para agricultores e agricultoras familiares.

Seja no processo de agroindustrialização ou na construção de quintais produtivos, as ações trazem impactos positivos para avida de agricultoras familiares como as da Associação Comunitária de Baixa da Juriti, em Iraquara...

Autoestima e saúde: Prefeitura de Sobradinho realiza a entrega de próteses dentárias a usuários da rede

A prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Prótese Dentária, realizou nesta quinta-feira (23), a entrega de próteses dentárias na UBS da Quadra N-18, no Bairro São Joaquim.
 
Durante a ação, foram entregues 80 próteses dentárias, além de orientações aos usuários sobre a importância da saúde bucal e cuidados quanto ao manuseio e higiene das próteses, pelos Odontólogos Dr. Mathews e Dra. Francisca. 
 
A aposentada dona Lúcia Maria, 66, moradora da rua 10, da quadra N-18, elogiou o empenho da equipe em transformar a estética do seu rosto.
 
"Agora não tenho mais vergonha nem receio de sorrir, e terei jeito para mastigar a comida. Estava difícil sem dentes. O pessoal daqui me atendeu muito bem e com atenção. Agora me sinto outra pessoa, agradeceu a aposentada. 
 
"A prótese dentária, que resgata a dignidade e a autoestima das pessoas, também contribui para a melhoria da saúde e da qualidade de vida de quem mais precisa. Este é só mais um dos vários serviços odontológicas que a Saúde de Sobradinho oferta à população. Temos profissionais capacitados e um rede estruturada para garantir uma assistência de qualidade à todos. Isso mostra o compromisso da gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio, que vem se dedicando para melhorar cada dia mais os serviços ofertados à população," declarou a Secretaria de Saúde, Josefa Moreira Cruz. 
 
Para participar do Programa de Prótese o paciente precisa estar cadastrado na Unidade Básica de Saúde da sua quadra e a solicitação será de acordo com a necessidade de cada paciente, mediante avaliação do Odontológo da UBS. ..

Transformando vidas e autoestima: Prefeitura de Juazeiro realiza mais uma capacitação para mulheres assistidas pelo CIAM

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), encerrou nesta segunda-feira (28), a 2ª edição do curso de capacitação em alongamento de cabelo. O curso, realizado ao longo de três dias, integrou a programação alusiva ao Agosto Lilás e teve como objetivo transformar a autoestima de mulheres assistidas pelo Centro de Atendimento Integral à Mulher (CIAM), vítimas de violência doméstica.

A iniciativa, que contou com a participação de sete mulheres escolhidas entre as assistidas do CIAM para servirem como modelos, busca elevar a autoconfiança e empoderamento dessas mulheres, proporcionando-lhes a oportunidade de cuidar de si mesmas e renovar sua autoimagem. A proposta, liderada pela empreendedora Madara  Bitencourt, uma mulher negra que já vivenciou a violência doméstica, visa não apenas oferecer conhecimento técnico sobre alongamento de cabelo, mas também incentivar o empreendedorismo feminino e promover conversas que inspirem e empoderem...

Ivete Sangalo esbanja autoestima em vídeo: 'Você precisa ver eu nua'

Ivete Sangalo deu um show de autoestima nos bastidores do "Criança Esperança".

Ela comandou o programa ao lado de Marcos Mion na noite da última segunda-feira (7)...

Evento apoiado pela Prefeitura de Juazeiro discute autoestima feminina e sororidade com rede de mulheres do município

Reunidas no auditório do Rotary Club Juazeiro São Francisco, nesta sexta-feira (12), mulheres da sede e do interior do município participaram do I Encontro Reconectando Mulheres Juazeirenses.

Realizado pela Rede de Mulheres de Juazeiro, em parceria com o Rotary Club Juazeiro, o Rotary Club São Francisco, o Núcleo Regional de Saúde Norte e a Prefeitura de Juazeiro, o evento teve como objetivo discutir a autoestima da mulher e a sororidade, com palestras da psicóloga Mara Guerra e da coach Lílian Koshiyama...

A Yoga como prática que reconhece a potência do corpo e traz autoestima

Corpo rígido, postura retraída, era assim que andava antes de fazer a prática de yoga na Universidade do Estado da Bahia. Essa postura era resultante de uma mecanização do sistema médio de educação que supervaloriza o intelecto e esquece o corpo. Quando estudava para o vestibular, não tinha consciência que vivia em uma rotina que prejudicava meu corpo. Ficava muitas horas sentado lendo e respondendo questões sem se preocupar com a saúde, era praticamente o dia todo sem me alongar e desaprendendo a respirar saudavelmente, quase entrando em uma depressão do corpo perdendo forças e com uma coordenação péssima que me fazia ter uma autoestima baixa e prejudicava o meu relacionamento com as pessoas. Também sentia dores nas costas e juntas, mesmo com pouca idade.

Acordava cinco e meia para ir até o cursinho, sentava-me para assistir aula das setes as dozes horas, ficava cerca de cinco horas sentado numa mesma posição, carregava livros pesados, saia para almoçar na casa de minha tia que morava perto de onde estudava e voltava a estudar na biblioteca próxima. Depois, retornava para casa para estudar de novo até onze horas da noite. No dia seguinte, repetia o mesmo ciclo que me fez recuperar anos de estudo que na escola não pude apreender mesmo com dedicação. Foi uma fase confusa de descobertas, mas agradeço aos meus pais, tias, tios, primos, professores, escola e amigos por ter me ajudado, pois aprendi bastante, contudo não tinha a consciência de como o meu corpo sofria...

Faculdade promove palestra gratuita sobre autoestima e autoconfiança

A Faculdade UNINASSAU Petrolina vai promover, no próximo dia 17 de julho, a palestra gratuita "Desenvolvendo a autoestima e a autoconfiança". O tema será abordado pela psicóloga e especialista em terapia compulsiva e psicotraumatologia, Rebeca Santana, às 19h, no auditório da Instituição.

O objetivo é contribuir positivamente para a construção da visão que o outro tem sobre si mesmo, bem como ampliar a discussão sobre o assunto. "Abordar sobre autoestima e autoconfiança é de grande importância, pois são sentimentos e percepções que afetam a nossa vida como um todo, seja pessoal ou profissional", afirmou a diretora da unidade, Anna Cristina...

Programa de prótese dentária da secretaria da Saúde resgata o sorriso e a autoestima da população mais humilde

Quanto vale um belo sorriso? Pergunte para quem já recebeu a sua prótese através do programa de prótese dentária, realizado pela Prefeitura de Lagoa Grande, PE, através da secretaria da Saúde. Além de trazer de volta o sorriso perdido, resgata a autoestima de pessoas humildes que há muito tempo não podiam também ter uma alimentação mais saudável, pela falta dos dentes e nem a felicidade do sorriso. Esta ação já aconteceu na Sede da cidade, com a entrega de 50 próteses e, ontem, 29, no PSF de Vermelhos o Prefeito Vilmar Cappellaro entregou mais 50. As próximas comunidades a receber serão o programa serão: Jutaí e Açude Saco.

Dona Severina Cândida da Silva, residente em Catalunha 'desabou' de felicidade "Na gestão passada tentei durante os quatro anos direto, tirei várias amostras e infelizmente tentei e não consegui, estava muito 'precisada'. E agora com Vilmar, em 11 meses de gestão, já passei por todo o processo e já estou com dentes novos (rs). Ele está de parabéns. Sou muito agradecida"..

Planserv promove campanha para elevar autoestima de pacientes em tratamento do câncer de mama

Em apoio à campanha Outubro Rosa, o Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais está promovendo uma campanha entre seus colaboradores, com o objetivo de contribuir para elevar a autoestima de pacientes em tratamento do câncer de mama. O órgão está incentivando os servidores que trabalham na sede do plano a doarem acessórios de beleza e cosméticos, tais como lenços, echarpes, bijuterias e maquiagem. A estratégia da campanha inclui a instalação de uma árvore decorativa enfeitada com fitas rosas na entrada da sede com uma chamada para as doações, que serão entregues à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no início de novembro. Como “lembrança”, os participantes recebem uma fita rosa para usar como broche durante todo o mês.

Promovida pela Coordenação de Prevenção do Planserv, a ação também tem o intuito de alertar as servidoras e beneficiárias do Planserv a respeito da importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de tratamento e cura do câncer de mama. “Nossa preocupação em relação a esta doença deve-se, sobretudo, ao seu avanço e amplitude de alcance em todo o Brasil e, em especial, na Bahia”, afirmou o mastologista coordenador de Gestão de Projetos de Saúde do Planserv, Reynaldo Rocha.

Segundo o médico, a evolução da doença é mais rápida quanto maior o tamanho do tumor e sua progressão. Neste sentido, o melhor é que a detecção da doença aconteça enquanto o tumor ainda está bem pequeno. Além de estarem atentas ao próprio corpo, as mulheres de 50 a 69 anos devem realizar uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Campanha Outubro Rosa - Planserv
Painel faz chamada para doações, que serão entregues às Obras Sociais Irmã Dulce
(Foto: Ascom/Planserv)

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama até o final deste ano. “Tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano e é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil”, informou o Inca.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são caroço fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido avermelhado dos mamilos. “As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama”, explica o médico Reynaldo Rocha.

Parte dos casos de câncer de mama é causada por uma predisposição genética (entre 10% e 15%), mas hábitos saudáveis também podem contribuir com a diminuição das ocorrências. Por exemplo, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas e parar de fumar. “A amamentação também é um fator relevante para a prevenção. Mulheres que amamentam têm menor chance de desenvolver a doença”, destacou o mastologista.

O tratamento varia de acordo com o tipo e estágio do tumor e a definição terapêutica é determinada caso a caso. A terapia local, realizada por meio de cirurgia e radioterapia, visa tratar o tumor no local, sem afetar o resto do organismo. Já a terapia sistêmica inclui a utilização de medicamentos administrados por via oral ou diretamente na corrente sanguínea, para atingir as células cancerosas em qualquer parte do corpo. A quimioterapia, a terapia hormonal e a terapia-alvo são exemplos de terapias sistêmicas...