Foram encontrados 37 registros para a palavra: Meteorologia

"Os próximos três meses incorporam características de um período seco", prevê meteorologia

Os próximos três meses serão marcados por acumulado de chuvas abaixo do normal e temperaturas acima da média em todo o estado de Pernambuco, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

A agência divulgou informe com o prognóstico para os meses de outubro, novembro e dezembro. Como adiantou a Folha de Pernambuco, o trimestre, que engloba quase toda a primavera, será mais seco e mais quente no Estado...

Risco Saúde: Meteorologia prevê condições climáticas de baixa umidade do ar

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê para esta terça-feira (24) condições climáticas de baixa umidade do ar variando entre 30% e 20%, em várias regiões do país. Entre elas, o Sudeste, Centro-Oeste e partes do Nordeste e do Sul.

O Distrito Federal, a região metropolitana de São Paulo e os municípios paulistas de São José do Rio Preto, Bauru, Piracicaba, Marília e Presidente Prudente também poderão sofrer os efeitos da baixa umidade. E ainda o sudoeste de Minas, noroeste e centro-sul do Paraná terão a mesma condição climática...

Temperaturas altas e índices muito baixos de umidade próximos dias, prevê meteorologia

Os próximos dias serão de chuvas na região sul se deslocando para áreas de São Paulo e do extremo sul da Região Centro-Oeste. A área central do país, no entanto, permanecerá apresentando altas temperaturas e clima bastante seco, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Duas regiões apresentarão mudanças nos próximos dias: o Sul e em áreas do Sudeste. No Sul, serão observadas áreas de instabilidade relacionada ao ar quente e úmido com origem na Argentina e no Paraguai. Em um primeiro momento, essa nova formação afetará o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, intensificando chuvas à noite”, explicou à Agência Brasil o meteorologista do Inmet, Heráclio Alves...

Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta laranja de perigo para baixa umidade para Bahia e mais 14 estados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para baixa umidade para 15 estados e o Distrito Federal. Serão afetados pelo tempo seco os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de partes de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rondônia.

Nesses locais, a umidade relativa do ar não deve passar dos 20% e há risco de incêndios florestais e à saúde da população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite ideal da umidade relativa do ar é em torno de 60%. ..

PREVISÃO DO TEMPO: terça-feira (20) com alerta para baixa umidade na Bahia

Nesta terça-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de baixa umidade no extremo oeste, centro norte e centro sul baiano, atingindo cidades como Barra, Correntina e Guanambi.

O dia começa com chuvas isoladas na metropolitana de Salvador, Serrinha, Alagoinhas, Entre Rios, Jequié, Valença e Ilhéus-Itabuna. Durante a tarde, as chuvas são uma possibilidade nessas regiões...

Cidades baianas continuam com alerta para vendaval, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia

Mais de 100 cidades baianas estão com alerta para vendaval, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso foi emitido foi emitido na sexta-feira (20) e deve seguir até a tarde de segunda (22).

Os vendavais podem ser definidos como uma ventania mais violenta. Eles são formados a partir do deslocamento das massas de ar, geralmente acompanhados de precipitações hídricas concentradas, que formam as tempestades...

Meteorologia prevê dias quentes e noites frias para Juazeiro e Petrolina partir desta quinta-feira (20)

Com a chegada do inverno nesta quinta-feira (20), os brasileiros devem começar a tirar os casacos do armário. Apesar dos baianos não sentirem grandes mudanças climáticas como as que ocorrem no sul do país, com registros de geadas e temperaturas próximas do 0ºC, o clima também sofre alterações no estado.

O calor dá espaço a temperaturas mais amenas e as ocorrências de chuvas são ainda mais frequentes. De acordo com a meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Mary Diniz, a maior influência dos ventos do sudoeste são uma característica dessa época do ano...

Bahia: Instituto Nacional de Meteorologia mantém alerta de chuvas intensas

Toda a Bahia continua em alerta amarelo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para chuvas intensas. De acordo com leitores da REDEGN, um carro caiu em um buraco, na manhã dessa quarta-feira, (3), em frente ao contorno de acesso ao Mercado do Produtor de Juazeiro.

São vários os transtornos causados devido a falta de infraestrutura. Os moradores solicitam melhorias em diversos pontos da cidade...

El Niño: superaquecimento deve começar a perder força em fevereiro

O aquecimento das águas do Pacífico Equatorial acima da média, provocado pelo fenômeno El Niño, já teve seu pico máximo, e deverá ter outro neste mês de janeiro.

Mas a partir de fevereiro, vai começar a diminuir de intensidade. A previsão é da meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Metrologia (Inmet)...

Meteorologia alerta para chuvas intensas em Brasília e em 12 estados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (3) um alerta de chuvas intensas para o Distrito Federal (DF). Segundo o órgão, o aviso segue até esta quinta-feira (4), com possibilidade de se estender pelos próximos dias.

Estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos que podem variar entre 60 a 100 km/h. Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas...

"As secas vão se concentrar mais no Nordeste e Norte do Brasil", prevê meteorologia

A primavera começa oficialmente apenas em 23 de setembro às 03h50 (horário de Brasília) para a maior parte do território brasileiro, mas a estação meteorológica de mesmo nome já teve início desde a última sexta-feira (01). 

Isso ocorre por causa de dois conceitos diferentes: as estações astronômicas e meteorológicas. Simplificando, dá para dizer que:..

"Mês de agosto no Sertão a tendência é alertas de baixa umidade do ar e isto é risco para a saúde", alerta meteorologia

Agosto começa com a tendência de mais ventos e menos chuvas em Pernambuco. A previsão é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O mês é considerado um período de transição entre a época chuvosa, que acabou em julho, e o tempo seco do ano, na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

“Vamos ter ainda algumas chuvas, mas acumulados menores dos que ocorreram em julho. A tendência é que tenhamos um mês com ventos mais intensos e temperaturas mais baixas”, explica o meteorologista da Apac, Fabiano Prestrêlo. ..

Tempo seco no interior do Brasil eleva risco de incêndio, diz Instituto Nacional de Meteorologia

Entre esta segunda-feira (3) e o dia 10 de julho, as condições climáticas favorecem as pancadas de chuva no norte do Brasil, principalmente na faixa norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá. Nestas áreas, as chuvas devem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Além dessas localidades, as chuvas aparecerão também na faixa litorânea da região Nordeste, entre os litorais de Alagoas e Rio Grande do Norte. Os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo podem contar com chuviscos fracos...

Meteorologia aponta previsão de chuvas para Juazeiro nos próximos dias

A Defesa Civil de Juazeiro informa que o município tem previsão de chuvas até domingo (19). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50mm/dia, além de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h.

Para minimizar os efeitos das chuvas, a força-tarefa criada pela Prefeitura Municipal segue monitorando os pontos onde costumam ocorrer alagamentos e desobstruindo galerias para facilitar o escoamento das águas pluviais...

Meteorologia aponta previsão de chuvas para Juazeiro nos próximos dias

A Defesa Civil de Juazeiro informa que o município tem previsão de chuvas neste final de semana. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50mm/dia, além de ventos intensos.
 
Para minimizar os efeitos das chuvas, a força-tarefa criada pela Prefeitura Municipal segue monitorando os pontos que costumam ocorrer alagamentos e desobstruindo galerias para facilitar o escoamento das águas pluviais. A orientação da Defesa Civil é que, em caso de chuva forte, ventos e raios, as pessoas procurem ficar longe de árvores, janelas e de eletrodomésticos conectados à tomada. "Se estiverem fora de casa, é importante procurar abrigo em locais cobertos e evitar estacionar veículos próximos de torres de transmissão ou placas de propaganda", alerta o coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro.
 
Plantão-O trabalho preventivo da Prefeitura de Juazeiro segue em regime de plantão. Em caso de necessidade, a comunidade poderá entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone (74) 99931-2210 (WhatsApp) ou com o Corpo de Bombeiros, por meio do 193.
 
  ..

Prefeitura de Juazeiro avança no trabalho preventivo contra a chuva; meteorologia aponta previsão de chuvas intensas para o final de semana no município

A Prefeitura de Juazeiro vem realizando trabalhos preventivos para minimizar os danos decorrentes das chuvas.

Através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), a gestão municipal está intensificando a limpeza nos riachos urbanos, além de realizar a coleta rotineira de lixo e retirada de entulhos das vias públicas do município, evitando assim com que esses materiais entupam as galerias de águas pluviais, que também vem sendo desobstruídas através do trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos (SESP). ..

Meteorologia aponta previsão de chuvas para Juazeiro no final de semana

A Defesa Civil de Juazeiro informa que o município tem previsão de chuvas fracas a moderadas até sábado (19). A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50mm/dia, além de ventos intensos.

Para minimizar os efeitos das chuvas, a força-tarefa criada pela Prefeitura Municipal segue monitorando os pontos de alagamento e desobstruindo galerias para facilitar o escoamento das águas pluviais...

Meteorologia aponta previsão de chuvas para Juazeiro até quarta-feira

Para minimizar os efeitos das chuvas, a força-tarefa criada pela Prefeitura Municipal segue monitorando os pontos de alagamento e desobstruindo galerias para facilitar o escoamento das águas pluviais. A orientação da Defesa Civil é que, em caso de chuva forte, ventos e raios, as pessoas procurem ficar longe de árvores, janelas e de eletrodomésticos conectados à tomada. "Se estiverem fora de casa, é importante procurar abrigo em locais cobertos e evitar estacionar veículos próximos de torres de transmissão ou placas de propaganda", alerta o coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro.

Plantão-O trabalho preventivo da Prefeitura de Juazeiro segue em regime de plantão. Em caso de necessidade, a comunidade poderá entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone (74) 99931-2210 (WhatsApp) ou com o Corpo de Bombeiros, por meio do 193...

Salvador: Instituto Nacional de Meteorologia emite aviso de perigo por causa da intensidade do temporal

O tempo instável em Salvador e região metropolitana segue nesta sexta-feira (4), com pancadas fortes de chuva e muita trovoada. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de perigo por causa da intensidade do temporal. As temperaturas ficam entre 23º e 27º.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) também está em alerta por causa das áreas com risco de deslizamento e desabamento em toda a capital...

Meteorologia prevê chuvas abaixo da média na bacia do Rio São Francisco até a 1ª quinzena de março

Em reunião realizada para acompanhamento da operação dos reservatórios do São Francisco, coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), ficou definido que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) manterá a vazão em Sobradinho e Xingó nos atuais 4.000 m³/s, até o dia 10 de março próximo.

A avaliação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de ocorrerem chuvas abaixo da média na bacia do São Francisco até a 1ª quinzena de março, com a 2ª quinzena apresentando chuvas dentro da média...