Foram encontrados 6 registros para a palavra: Roberto Malvezzi (Gogó)

Artigo: Não há como ser sadio num planeta doentio!

Quando a fumaça das queimadas chegou aos grandes centros urbanos, o número de doenças respiratórias disparou. Quando os sertanejos do Nordeste bebiam água de barreiro, antes das cisternas, a mortalidade infantil por água contaminada girava em torno de 130 óbitos por mil. Quando as mudanças climáticas devoram os rios amazônicos, as populações adoecem por ingerir água contaminada. Onde o agro-tóxico-negócio usa intensivamente os agro venenos, seja por terra ou por aeronaves, o número de câncer dispara, como é o caso de câncer de garganta na região que moro. Enfim, como diz o Papa Francisco, "não é possível ser saudável num ambiente doentio".
Agora os cientistas da área emocional já falam em "ecoansiedade", doença de fundo emocional diante das catástrofes cada vez mais repetíveis e intensas. Quem mora em encosta de morros, beira de rios, áreas inundáveis, passa a sofrer emocionalmente a cada vez que o período das chuvas acontece: "As doenças emocionais, também chamadas de psicossomáticas, são sintomas físicos causados por algum nível de sofrimento emocional, isto é, quando uma emoção ou sentimento tem a capacidade de gerar ou agravar uma doença ou sintoma no corpo" (INSTITUTO DE PSIQUIATRIA PAULISTA, 2021).
Portanto, além das doenças físicas, um planeta doentio também gera doenças emocionais. Outro especialista acrescenta: "Não é uma patologia, mas um fenômeno que tem a ver com essas emoções desconfortáveis, como angústia, tristeza, impotência e até raiva em relação às mudanças climáticas" (KRISTENSEN, in FLIPAR, 2024).
É interessante observar nesse momento de catástrofe do fogo, que Antônio Nobre chama de "Piroceno", ou seja, a "Era do fogo", os deputados e senadores desse país prepararem mais um pacote de 25 emendas constitucionais para facilitar a destruição das leis ambientais, por consequência, das bases naturais de vida de nosso povo. Nem mesmo a fumaça que cobre Brasília, ou que transformou a cidade de São Paulo no pior ar respirável do planeta, é capaz de mover a ética desses homens e mulheres. Sim, não é uma questão só política, nem só econômica, é uma questão de ética, de humanidade, de respeito ao povo brasileiro e a todas as formas de vida que habitam esse país.
Então, como todos os indicadores indicam (aceito a redundância), a decisão já está tomada. É uma lei do capitalismo. Cada um que se defenda, sobreviva quem sobreviver. Ou como dizia Glauber Rocha: "cada um por si e Deus contra todos".
Outra saída é proposta por uma amiga no seu card, quando fala do Apocalipse Climático: "a depender da data, vou mudar meu estilo de vida. Se não for demorar, vou começar a beber, sextar na terça, pegar um empréstimo e passar um mês nas Maldivas".
Eu, mesmo vendo essa situação absurda, prefiro continuar na luta pela sobrevivência humana. Ainda prefiro Dom Quixote ao Sancho Pança! ..

Álbum "Belo Chico", de Roberto Malvezzi (Gogó), Targino Gondim e Nilton Freitas, é indicado ao Grammy Latino

O CD "Belo Chico" foi indicado para o Grammy Latino e está concorrendo na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. O Álbum é de autoria dos artistas Roberto Malvezzi (Gogó), Targino Gondim e Nilton Freitas, com produção da Toca Pra Nós Dois e realização do Irpaa e da Articulação São Francisco Vivo, com apoio do Ministério da Cooperação Alemã, por intermediação da Cáritas Alemã.

O "Belo Chico" foi lançado em novembro de 2021 como um importante instrumento em defesa  da Bacia do São Francisco. A obra denuncia a situação da Bacia do São Francisco e chama atenção para a necessidade de revitalização do rio Opará, como os povos originários chamavam o Velho Chico. O CD, composto por 13 canções músicas e o encarte do álbum, evidencia um pouco das lendas do rio, suas dores, aflições e celebra a cultura dos povos ribeirinhos...

Faleceu hoje (4), Vera Malvezzi, esposa do Teólogo e escritor Roberto Malvezzi (Gogó)

Faleceu nesta segunda-feira (4), neste início de tarde, a senhora Everanice Muniz Malvezzi (Vera Malvezzi), esposa do Teólogo, escritor e musico Roberto Malvezzi, Gogó, como é carinhosamente conhecido na região.

Em um comunicado enviado a amigos Roberto Malvezzi escreveu: “Comunico que Everanice Muniz Malvezzi, a Vera, minha esposa, faleceu hoje (4), há pouco. Minha companheira de 35 anos de vida. Fico eu, Roberto, e os filhos e filhas: Amaranta, Tamira, Amarildo e Tássio. Minha Nega de beleza exuberante se foi. Deus pôs, Deus tirou, louvado seja Deus. Grato a todos e todas pelas orações e a solidariedade. Roberto Malvezzi (Gogó)”, comunicou...

Artigo - Eco-nomia e Eco-logia

Roberto Malvezzi (Gogó)

Nunca na história a correlação entre economia e ecologia foi tão clara e perturbadora. Nesse momento do Covid-19, as autoridades sanitárias do mundo inteiro nos orientam a permanecer em casa (Oikós) para não expandirmos a disseminação do vírus e nos contaminarmos como pessoas. Por outro lado, premidos pelas necessidades básicas do cotidiano, muitas pessoas não têm seu sustento garantido e arriscam a própria vida para sair em busca do pão de cada dia...

Artigo: Solidariedade a CNBB

"Nas horas de Deus, amém", musicou meu irmão de música e caminhada Zé Vicente, tomando a expressão do meio do nosso povo.

Diante da irracionalidade Jesus se calou. Era a hora das trevas...

Campanha da Fraternidade 2016: terminou o carnaval, ficou o Zika vírus

Quarta de cinzas começa a Quaresma. Vem de quarenta, isto é, o povo de Deus 40 anos no deserto, Jesus 40 dias no deserto antes de começar sua pregação.

O deserto é o lugar do nada, onde você está só com você e você só. Então, pode ser que aí, absolutamente desamparado, você se lembre de Deus. Portanto, biblicamente, deserto não é só um lugar geográfico, mas um lugar teológico. Você pode estar no meio de uma multidão e se sentir no deserto...