Fazendo parte da programação do “Março Mulher”, realizada durante todo o mês em alusão ao Dia Internacional da Mulher, festejado dia 8, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou na manhã deste domingo (11) uma palestra na Jazida 7, no distrito de Maniçoba, abordando os vários tipos de violência contra a mulher.
O objetivo segundo os organizadores, foi empoderar a mulher e levar esclarecimento sobre temas relevantes. “É importante que cada vez mais mulheres sejam conscientizadas acerca da violência. Para nós é enriquecedor trabalhar com mulheres de áreas rurais, onde infelizmente, ainda há um maior número de vítimas da violência. Foi um momento de construção e de crescimento na efetivação das políticas de acesso e garantia dos direitos das mulheres”, declarou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria José.
As mulheres da Associação de Trabalhadoras Rurais da Jazida 7 compareceram em grande número e ouviram atentas às informações passadas. “Foi uma oportunidade única já que pela primeira vez recebemos uma palestra de orientação sobre a violência contra a mulher. Agradecemos pela iniciativa da secretaria e esperamos que ações como esta voltem a acontecer com frequência na nossa comunidade”, afirmou Maria Antonia presidente da Associação.
A Diretora de Políticas para Mulheres, Quitéria Lima ressaltou a importância de levar informações sobre violência doméstica tanto na sede como no interior do município. “As mulheres têm sede de informação, e na zona rural não é diferente. A violência doméstica e a familiar precisam ser discutidas, pois na maioria das vezes quem pratica não reconhece. São vários tipos de violências e é a partir do conhecimento que as mulheres podem dar o primeiro passo no combate. Com esse conhecimento disseminado as mulheres se tornam multiplicadoras de informações”, completou.
As homenagens pelo Dia Internacional da Mulher continuam no município com o “Março Mulher”, durante todo o mês e uma programação que inclui palestras, rodas de conversas, workshops e uma feira de serviços no encerramento dia 29.
Fabiana Diniz/SEDES
1 comentário
12 de Mar / 2018 às 23h36
E no evento vão fazendo a propaganda do vaqueiro para estadual.