Prefeitura de Senhor do Bonfim está realizando limpeza de agudas na zona rural do município

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da secretaria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (SDAF), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), começou na última sexta-feira (16), a limpeza e recuperação de aguadas em todo o município. "A ação tem o objetivo de preparar as aguadas para armazenar o máximo de volume de água possível, deixando os reservatórios abastecidos por mais tempo, principalmente para suportar períodos de secas", disse a secretária de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Damiana Duarte.

No total serão limpas e ampliadas 30 aguadas, em diversas comunidades no interior do município. Confira as localidades que serão beneficiadas nesse primeiro momento: Macambira, Campo do Meio, Pereiro, Caçador, Rancharia, Lagoa do Coxo, Fazenda Picada, Lagoa da Pedra, Baraúna, Tocaia I e II, Tapuia, Sitio da Umburana, Pica Pau, Várzea do Mulato, Quicé (Assudinho e Fazenda Lameiro), Povoado da Pedra, Ipoeiro, Assentamento Jiboia – Agrovale I e II, Fazenda Fojo, Tijuaçu, Campo Cumprido, Caco de Telha, Fazenda Mamão, Fazenda Pebas e Missão do Sahy (Varzinha).

O serviço está sendo realizado com ajuda de uma máquina retroescavadeira e tem como objetivo aumentar a profundidade do reservatório. As aguadas são coletivas e o armazenamento de água vai garantir uma boa dessedentação animal, como também para que as pessoas possam utilizar para uso doméstico.

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


Os recursos para limpeza das aguadas vieram do Projeto de Mecanização Rural Emergencial do Governo do Estado – Promer, na ordem de R$ 50 mil e, foi fundamental a atuação do deputado Bobô para liberação do crédito.

"Foi uma bênção, este serviço é de extrema importância para comunidade. Há mais de 20 anos não acontecia uma limpeza no tanque de Rancharia", comentou a presidente da Associação dos Moradores de Rancharia, Cleonice Antonieta Oliveira.

Ascom Senhor do Bonfim