Numa comunidade qualquer, principalmente se for uma favela, vivem todos os tipos de pessoas, inclusive indivíduos que protagonizam o crime, como por exemplo os traficantes de drogas e armas. Mas o que caracteriza uma comunidade mesmo com seus problemas mais elementares é a existência de cidadãos e de famílias.
Quando um governo qualquer decide trabalhar no combate e na prevenção do crime, ele deve necessariamente obedecer sempre aos trâmites do que determina as regras elementares da lei, justamente para não se cometer injustiças contra quem não merece. Aos traficantes os rigores da lei, e aos cidadãos cumpridores dos seus deveres sociais o amparo da própria lei, para que a ordem das coisas siga sempre na harmonia como exigem as regras da convivência social.
A lei para combater, ou até mesmo prever, os crimes cometidos pelos traficantes nas comunidades mais pobres estabelece que seja feito processos de busca e apreensão de provas dos ilícitos que são cometidos. Mas para isso o Código Penal é claro em seu Art. 243, conforme assim reza "mandado de busca deverá: I- indicar, o mais precisamente possível, a casa em que será realizada a diligência e o nome do respectivo proprietário ou morador; ou, no caso de busca pessoal, o nome da pessoa que terá de sofrê-la ou os sinais que a identifiquem; II – mencionar o motivo e os fins da diligência."
Melhor dizendo, para fazer uma diligência na casa de um criminoso, o mandato de busca e apreensão tem que ser bem claro e "individualizado", mas o Ministro da Defesa, Raul Jungman, quer mudar esse conceito jurídico propondo nas favelas do Rio de Janeiro um tal de mandato de busca e apreensão coletivos. Ou seja, ele quer mudar o Código Penal para ao fazer uma busca em determinada comunidade não "individualizar" o mandato de busca e apreensão, mas invadir qualquer casa de qualquer cidadão que nada tenha a haver com os crimes cometidos pelos prováveis traficantes.
É ridículo uma coisa dessa natureza, pois somente demonstra a incapacidade do Exército para fazer o trabalho de inteligência da polícia. Fazer uma busca e apreensão, em vez de no espaço em que o traficante detém provas de seus crimes, numa comunidade inteira é constranger cidadãos e famílias. Aqui não se trata mais de abuso de autoridade, trata-se de autoritarismo político propriamente dito.
Como saberemos que membros do Exército que tem como prerrogativa o uso da força não vão constranger, ou até mesmo agredir um cidadão que nada tem a haver com a vida pessoal dos traficantes. Quebrar a inviolabilidade dos lares de cidadãos cariocas, isso sim que deve ser tratado como crime. Esse governo de Michel Temer cada mais demonstra que de fato é um governo doente sociologicamente (para não se falar de distúrbios mentais de membros do mesmo).
Se a sociedade brasileira, principalmente a sociedade carioca nesse momento, não reagir logo, teremos também logo em breve de fato uma nova ditadura, pois Michel Temer com seu estranho e pusilânime governo, está dando sinais claros de que intervirá militarmente em outros estados da Federação, e como um fraco "politicamente" que é. pode não ter o controle depois que o exército descobrir que tem poder, e não querer mais servir de bucha de canhão.
Por Genaldo de Melo
14 comentários
21 de Feb / 2018 às 02h40
Pessoal, um alerta: evitem usar essas fotos do Vampirão Golpista Traidor Lucifer Ditador Entreguista Usurpador com faixa presidencial, pois parece que o Temir não gostou e mandou proibir. Então por favor vamos respeitar e não postar muito essas fotos do Vampiro Presidente tá? Obrigada pela colaboração. Coxinha arrependida. Vamos ler os blog Geraldo Jose e 247brasil e Tijolaço. Agora amo PT
21 de Feb / 2018 às 02h49
Fariseus anti Cristo Temir Gedeu 51 milhoes no apart Maluf Cunha PMDB e Moru EUA Sheu e Aesiu pó PSDB gas 60 reais unidos tiraram uma mulher honesta Dilma dos trabalhadores gás 30 reais???Blog ta maravilhoso.
21 de Feb / 2018 às 03h05
Depois de ter dilapidado o governo do estado do Rio de Janeiro, com o governo ladrão de Sérgio Cabral e o governo incompetente de Pezão, o governo golpista, do mesmo partido deles, promove uma intervenção no Rio. Para, supostamente, acabar com o caos na segurança pública. Caos produzido por quem? Quem governou o estado nos últimos 11 anos? Diga-me o que você faz com o Rio e eu te digo que concepção você tem do Brasil. O neoliberalismo se empenhou em degradar a imagem do Rio, considerado espaço não recuperável para os grandes empreendimentos privados. Muito espaço público, a começar pelas prai
21 de Feb / 2018 às 03h14
"Eu, infelizmente, cometi o maior equívoco da minha vida. O maior equívoco político da minha vida foi ter votado a favor desse impeachment, porque agora percebo que botei uma quadrilha ali", discursou em plenário nesta terça o senador pelo PTB de Roraima, que criticou o governo Temer pela crise no Estado com a chegada dos venezuelanos; "Quero até aqui, de público, pedir desculpas, Dilma, porque você foi a melhor Presidenta para o meu Estado", acrescentou. Blog 247brasil e GGN. 20 de Fevereiro de 2018 às 16:54 // Inscreva-se na TV 247
21 de Feb / 2018 às 03h35
Uma "amnésia" proposital, vinda de corações ingratos, que revelam a verdadeira essência de alguns, faz com que esqueçam o Brasil mirrado e raquítico que existia antes dos governos Lula e Dilma. Muitos, impulsionados pela sanha odienta fomentada contra o PT, se referem aos governos Lula e Dilma como governos que "destruíram o Brasil", um Brasil "equilibrado economicamente", que só existia no delírio de alguém que hoje, movido por um ódio mortal, que afeta principalmente a memória, não consegue aceitar que esses foram os únicos governos que de fato, impulsionaram o Brasil a um crescimento real
21 de Feb / 2018 às 04h01
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=234396420437474&id=100016013529556. Mae e filho canta música Trem Bala para Lula Emocionante
21 de Feb / 2018 às 04h27
Sem que nenhum resultado pudesse ser exibido, senão a humilhação de revistas aos pobres moradores destes locais. É a folha de rosto de uma intervenção movida a política eleitoreira, sem planejamento, sem definição de alvos prioritários, sem nenhum objetivo definido senão um vago “restabelecer a ordem”. É um governo de mentirinhas, a tristeza é que aqueles rapazes de fuzil são meninos cheios de poder e poder de fogo. Brincadeira com bala termina em tragédia.
21 de Feb / 2018 às 04h37
SE VOCE ESTA CONTRA A INTERVENÇÃO CÍVEL NO RIO DE JANEIRO,ESTA CONTRA O POVO E FAVORÁVEL À CRIMINALIDADE QUE TOMOU CONTA DA CIDADE.POR CONTA DISTO,TORNA SE SUSPEITO DE CUMPLICIDADE COM O CRIME ORGANIZADO,RAZÃO PELA QUAL TAMBÉM DEVERIA SER INVESTIGADO PELA PF.A SITUAÇÃO DA VIOLÊNCIA NO RIO SE TORNOU INSUSTENTÁVEL A TAL PONTO QUE 83% DA POPULAÇÃO É FAVORÁVEL A ESTA INTERVENÇÃO.SÓ ESTA CONTRA QUEM ESTA AO LADO DOS CRIMINOSOS.SE VOCE TEM SOLUÇÃO MELHOR DO QUE SÓ PALPITES,DE CONHECIMENTO À PF,QUE COM CERTEZA VOCE SERÁ OUVIDO.SE NÃO TEM,NÃO FALE BOBAGENS, TEMER ESTA FAZENDO SÓ O QUE DEVE SER FEITO.
21 de Feb / 2018 às 04h48
Fora ditadura da TV Globosta Enquanto a população se mantiver distante do processo político, jamais teremos uma verdadeira Reforma Política, com este Congresso composto pela maioria conservadora, dificilmente mudará algo do entulho autoritário criado e mantido por eles mesmo, durante estes 502 anos de dominação absoluta. Somente o ato de votar, por si só não garante o exercício pleno da Democracia, haja vista o último Golpe que interrompeu um projeto de governo popular. Somente a mobilização popular reverte este processo, ganhar as eleições é apenas o começo, governar é outra história, se não
21 de Feb / 2018 às 06h04
FIRO,VOCE NÃO TEM A MENOR IDEIA DO QUE SEJA DEMOCRACIA,TAMPOUCO DAS LEIS QUE A REGEM,PORTANTO,NÃO FALE BESTEIRAS. VOCE VOTOU EM TEMER,NÃO RECLAME.
21 de Feb / 2018 às 06h33
Só um imbecil que acreditará nesse terrorismo barato. Onde que você viu isso? De invadir...
21 de Feb / 2018 às 08h49
Esse povo reclama tanto que o Rio ta entregue aos bandidos e agora fica com essa babaquice que vai envadira as casas dos cidadãos, vcs falam a sim é porque são desconhecedores da realidade do Rio, vcs não sabem que muitos cidadoes são obrigados a guardar armas e drogas na suas casas e muitos que contribui por espontânea vontade.Agora deixa de tanta POLITICAGEM ,povo quer pegar carona em tudo.
21 de Feb / 2018 às 08h58
Servir o Exercito, e posso garantir que toda preparação é vinculada à zona rural, ou seja, caatinga ou selva e não zona urbana. O exercito brasileiro exercendo o poder de Policia Militar, que é preparada exclusivamente para combate em zona urbana, é complicado.
21 de Feb / 2018 às 12h09
Quanta besteira são ditas nos comentários. O problema do povo brasileiro é querer politizar toda e qualquer ação que parte daqueles que são vistos como seus opositores. Enquanto houver essa defesa de interesses pessoais e partidários em detrimento da nação, esse país estará condenado ao fracasso. Falta muito para o nosso povo se tornar cidadão. Paixão política é cegueira e caracteriza pouco conhecimento. O país deveria estar acima dos próprios interesses.