O carnaval já está batendo na porta e muitas pessoas estão se preparando para cair na folia. A animação é tanta que alguns cuidados com a saúde são esquecidos nesse período. Por isso, a equipe de saúde da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e do Hospital Dom Malan (ambos geridos pelo IMIP em Petrolina) prepararam algumas dicas para os foliões curtirem a festa de forma segura.
Algumas regrinhas são básicas e devem ser seguidas por todos. Para começar, é preciso ficar bem atento à hidratação, alimentação, cuidados com a pele, uso de vestimentas adequadas e aos riscos de acidentes.
De acordo com a nutricionista, Uilla Soares, alguns dias antes de cair na folia já é bom investir na hidratação, com muita água, sucos de fruta e água de coco. Durante os dias seguintes a regra é a mesma, sendo que a alimentação deve ser leve, saudável, mas bem balanceada para garantir a energia necessária ao folião. "A hidratação deve ser feita constantemente. Momentos antes da festa é interessante investir em alimentos ricos em carboidratos complexos, encontrados nas raízes, como batata doce, macaxeira e inhame; cereais integrais, como arroz integral e pão integral; proteína, de preferência a das carnes brancas; e gorduras boas. A variedade desses grupos alimentares é importante para manter o metabolismo energético funcionando bem", garante.
Segundo a profissional é bom evitar alimentos de difícil digestão e gordurosos. Além disso, é importante observar a higiene do local escolhido para as refeições e os lanches; não encher as crianças de refrigerantes, guloseimas e alimentos ricos em açúcar; e nada de adotar dietas muito restritivas, pois pode faltar energia para curtir a festa.
Para aproveitar com segurança é preciso estar protegido do sol. Por isso, o uso do protetor solar é imprescindível para todas as idades, a começar por crianças a partir do sexto mês de vida. Chapéus, sombreiros, roupas e óculos com proteção UVA e UVB também são bons aliados. A opção deve ser sempre por vestimentas leves, claras e de algodão. Os calçados, de preferência fechados, devem proteger os pés de pisões e possíveis ferimentos.
"O ideal é que o protetor solar tenha um FPS de, no mínimo, 30; e que ele seja aplicado meia hora antes da exposição solar; com reaplicação de 1 em 1 hora", alerta o dermatologista, Elson Marques.
As crianças merecem uma atenção especial, pois estão mais suscetíveis a insolações, intoxicações alimentares e pequenos acidentes. Por isso, além dos cuidados já citados, a diretora de atenção à saúde do HDM, Tatiana Cerqueira, esclarece sobre o que deve ser feito em caso de pequenos ferimentos. "Lavar o local com água e sabão para a retirada de qualquer corpo estranho e dessa forma manter a ferida limpa. Colocar um antisséptico de sua escolha e utilizar uma cobertura para evitar que entre sujeira", informa. Já para as lesões mais extensas, profundas ou que não param de sangrar a atenção deve ser maior. "É necessário que a criança seja encaminhada a uma unidade de saúde de referência para o atendimento qualificado", acrescenta.
Sprays e espumas de carnaval também não são indicados para as crianças pelos riscos de irritações na pele, nos olhos e alergia respiratória.
No carnaval a população não deve descuidar da proteção e isso vale para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e doenças transmitidas através do beijo, como herpes simples, gripe, sapinho e a famosa doença do beijo, que é provocada pelo vírus Epstein-Barr (EBV), responsável por causar a mononucleose, que têm como sintomas a febre alta, desconforto abdominal, vômitos, dor muscular e inchado dos gânglios.
Para evitar as ISTs o uso da camisinha é indispensável. Já para evitar as doenças transmitidas pela saliva é importante investir na saúde bucal, evitando a entrada e a proliferação de bactérias e vírus na boca. "Dessa forma, é importante lembrar que o beijo e o contato íntimo devem acontecer com responsabilidade", ressalta a assistente social Nazaré Cunha, que nesse período realiza palestras educativas para o público da UPAE.
SERVIÇOS: A urgência e emergência clínica da UPA 24hs estará funcionando normalmente durante a folia, recebendo casos de complexidade intermediária. Ou seja, que não podem ser resolvidos nos postos de saúde, mas que também não requerem a assistência de um hospital especializado. A urgência e emergência odontológica também mantém o seu atendimento neste feriado, das 7 às 19h.
A urgência e emergência ginegológica/obstétrica e pediátrica do Hospital Dom Malan também segue a mesma regra e funciona 24hs durante a folia. Lembrando que a unidade materno-infantil só recebe casos de referência. Já os serviços ambulatoriais da UPAE e do Dom Malan serão suspensos na sexta (02), após às 17h, e retornam na quinta-feira (15), às 7h.
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
0 comentários