Após ter a condenação por corrupção e lavagem de dinheiro confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve os índices de intenção de voto na corrida presidencial que tinha em dezembro, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada na madrugada desta quarta-feira, 31, pela Folha de S.Paulo. O petista lidera os cinco cenários em que é incluído, com entre 34% e 37% da preferência do eleitorado - mesma faixa do levantamento de dezembro. O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) vem em segundo lugar, com 15% a 18% das intenções de voto - no mês passado, o parlamentar tinha entre 17% e 18%.
A pesquisa foi feita na segunda-feira, 29, e na terça-feira, 30 - após, portanto, o julgamento no TRF-4, que ocorreu na quarta-feira, 24, e que pode tirar Lula da disputa por causa da Lei da Ficha Limpa. Nos cinco cenários que incluem Lula, o terceiro lugar apresenta empate técnico. Na primeira simulação, Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) têm 7% e Joaquim Barbosa (sem partido), 5%. No segundo cenário, Alckmin e Ciro mantêm os 7%, e Alvaro Dias (Podemos) tem 4%.
Na terceira simulação, Marina Silva (Rede) aparece com 8% e Luciano Huck (sem partido) tem 6% - mesmo porcentual de Alckmin e Ciro. Numa quarta hipótese, Marina tem 10%, Ciro, 7%, Dias, 4%, e João Doria (PSDB), 4%.
Um quinto cenário apresenta Marina com 7%, Alckmin e Ciro com 6%, Huck com 5%, Barbosa e Dias com 3% - neste caso, o presidente Michel Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ficam com 1% cada.
No segundo turno, Lula venceria Alckmin (49% a 30%) e Marina (47% a 32%) e Bolsonaro (49% a 32%).
G1
7 comentários
31 de Jan / 2018 às 11h00
Acho, Geraldo José, que após essa pesquisa, o professor Otoniel Gondim vai dar as caras de novo no Blog com artigos. Aproveita-se em sempre. Doida para execrar a sua ideologia do atraso que é o lulisno. Ah, se tô. Vem Gondim...
31 de Jan / 2018 às 11h23
Leiam as perguntas da pesquisa e entenderão a manipulação da Datafraude.
31 de Jan / 2018 às 11h34
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...CONTA OUTRA...PESQUISA PARA ALEGRAR MORTADELA FRUSTRADO.LULA SERA PRESO,MESMO QUE NÃO SEJA,É INELEGIVEL POR UMA LEI QUE ELE MESMO ASSINOU !...KKKKKKKKKKKKKKK...LULA JA ERA SÓ OS MORTADELAS AINDA NÃO PERCEBERAM. AGORA É LULA LA...NA PAPUDA !
31 de Jan / 2018 às 11h46
Existe pessoas refém da pobreza politica como tbm refém daqueles que os manipula, que os ameaça ou mesmo os alimenta com politicas sociais que os torna alienáveis e covardes. Isso não deixa de ser uma relação promíscua entra amor e o ódio, haja visto que até mulher de BANDIDO vai se entrega a ele na visita intima, e da, ele é BANDIDO, mais é meu bandido preferido. MORAL: se tivesse estudado mais um.........
31 de Jan / 2018 às 11h57
Existe pessoas refém da pobreza politica como tbm refém daqueles que os manipula, que os ameaça ou mesmo os alimenta com politicas sociais que os torna alienáveis e corvade. Isso não deixa de ser uma relação promíscua entra amor e ódio, haja visto que até mulher de BANDIDO vai se entrega a ele na visita intima, e dai, ele é BANDIDO mais é meu bandido preferido. MORAL: se tivesse estudado mais um.........O nosso futuro está nas mãos dos IRADOS, DESNORTEADOS e REVOLTADOS, e isso tudo por causas exclusiva desses LIXO humano que roubou os nossos sonhos por NOME, LULA/AAS.
31 de Jan / 2018 às 15h00
Os camarões se alegram quando veem uma pesquisa do Data Fraude kkkk. Coitados.
31 de Jan / 2018 às 15h01
Cara Regilane, nós sabemos que é o próprio Gondim que envia esses comentários. Palhaçada.