INSA LANÇA DOCUMENTÁRIO SOBRE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

O documentário “Transposição modo de usar” é fruto da “Oficina de Vivência Audiovisual” realizada através de Projeto “Semiárido em Tela” do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) com alunos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Monteiro. A oficina foi parte integrante da programação da “3ª Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro”, realizada de 30 de Maio a 01 de Junho de 2017.

Os alunos participantes da oficina propuseram o tema, desenvolveram o roteiro, e se dividiram em equipes para realizar a pré-produção, produção e pós-produção deste filme. A equipe do Insa, por meio do Projeto Semiárido em Tela, além de fornecer os conhecimentos básicos e equipamentos para tal realização, supervisionou e orientou os alunos de modo que esses pudessem ter total autonomia criativa durante todo o processo. 

O projeto pretende estimular por meio de oficinas de cinema, roteiro, fotografia e produção de vídeos, a divulgação de conhecimentos científicos e tradicionais sobre o Semiárido brasileiro, promovendo assim uma transformação social.

A Semana de Popularização da Ciência do Semiárido acontece todos os anos em preparação a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). Em 2015 e 2016, as atividades foram realizadas nos municípios pernambucanos de Ibimirim e Floresta. Buscando fortalecer o diálogo com os vários municípios do Semiárido, e em 2017 a Semana aconteceu em Monteiro (PB).

O evento acontece em uma parceria do Insa com a Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE), Espaço Ciência e o Observatório Nacional (ON). O filme pode ser visto so portal do Insa.

Insa