A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, finaliza o ano de 2017 tendo trabalhado políticas públicas com grande relevância nos três segmentos. Na última semana o Secretário Sérgio Fernandes visitou a imprensa para divulgar o balanço da SECULTE.
Sabendo que o município é o ator principal no apoio ao reconhecimento e valorização da cultura local, o Secretário afirmou que um dos primeiros atos do ano foi, junto ao Conselho Municipal de Cultura, estruturar o Plano Municipal de Cultura. “Participamos da primeira reunião e deixamos claro nosso apoio para a construção do novo Plano. Apesar de ainda não ter sido apreciado pelo Legislativo em 2017, finalizamos o ano com ele pronto”, afirma.
Com calendário de ações culturais já pronto, o município de Juazeiro executou tudo que estava programado, de acordo com o Superintendente de Cultura e Turismo, Maurício Dias. “Promover políticas públicas culturais não é tarefa das mais fáceis, mas mostramos que é possível fazê-la. Trabalhamos com uma equipe comprometida e entre muitas outras ações nós apoiamos o Festival Honda com diversas atividades culturais e esportivas e o projeto “Um Piano Pela Estrada”. Realizamos o edital de fomento a espetáculos sacros, além do Dia do Choro, Festival de Teatro Wellington Monteclaro e Festival de Música Edésio Santos”, aponta Maurício.
O Superintendente de Eventos, Josinaldo Cícero, também destacou algumas ações e parcerias articuladas sob sua supervisão. “Nós começamos o ano realizando concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval, além de organizar o desfile das escolas de samba. Tivemos todo o apoio do Secretário Sérgio e continuamos com a realização do I Festival de Fanfarras, que reuniu um público de 2.000 pessoas. Realizamos o São João nas Comunidades, fomos parceiros na 6ª Festa dos Vaqueiros, com público recorde de 10 mil pessoas. Além disso, levamos cerca de quatro mil pessoas para ver a Caravana da Música. Fizemos muitas outras ações e já deixamos certo que em 2018 nos dedicaremos mais aos eventos planejados e aos que vierem buscar nosso apoio”, disse.
As ações para o Turismo em 2017 foram significativas. Entre outras coisas, o município recebeu a visita do Secretário de Turismo do Estado, José Alves, que conheceu a rota do Vapor do Vinho, a Orla de Juazeiro, o Bairro Angari e projetos turísticos para aqueles locais. Também houve participação de Juazeiro na Feira Internacional de Turismo em Salvador, apresentando o destino e seus potenciais turísticos para empresas turísticas de vários países diferentes.
“Conseguimos com a Secretaria de Turismo do Estado cursos de qualificação para o trade turístico, que serão realizados em 2018. Fizemos convênio com Sincov para os portais e sinalizações turísticas. E após o projeto de revitalização e requalificação da Orla teremos os projetos Intersetoriais da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro que movimentem o turismo, que atraiam as pessoas”, disse o Superintendente Maurício Dias.
No Esporte foram realizadas ações do Calendário Municipal Esportivo como a Meia Maratona Tiradentes, o Circuito Juazeirense de Corrida de Rua, os Campeonatos de Futebol Interbairros, Interdistrital, que geraram emprego e renda nas localidades, aquecendo a economia local. “Também trouxemos para Juazeiro a IV etapa baiana de maratona aquática, que além de fomentar outras atividades esportivas ainda atraiu turistas para a região. Nós trabalhamos o esporte em todas as suas categorias e modalidades e agradecemos o apoio do Secretário Sérgio e funcionários da Superintendência de Esportes por todo trabalho prestado à comunidade”, ressalta o Superintendente de Esportes, Gilberto Pacheco.
O Gestor da SECULTE agradeceu o apoio que recebeu durante todo o ano e promete mais ações positivas em 2018. “Quando me convidaram para estar à frente da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, percebi que teria um grande desafio, mas não tive dúvidas de que com a equipe que me foi apresentada, conseguiríamos alcançar o sucesso. Tivemos alguns obstáculos, mas nada que atrapalhasse o bom andamento das ações. Próximo ano teremos muitas novidades e entre elas o Memorial da Bossa Nova, funcionando na casa de João Gilberto, que vai enriquecer ainda mais nossa cultura e atrair visitantes à nossa cidade”, conclui Sérgio Fernandes.
Por Ramáiana Leal/ SECULTE
3 comentários
27 de Dec / 2017 às 14h26
Pelo lido no excelente, polêmico e verdadeiro artigo do prof. Otoniel Gondim, o mais recente, ele n falou o contrário das secretarias e da gestão sem sal de Paulo Bomfin-Isaac Carvalho. Concordo com Gondim: Tirando a Secretaria de Educação...todas as outras deixaram a desejar. Valeu, Otoniel!
28 de Dec / 2017 às 08h46
UMA CIDADE BERÇO CULTURAL QUE TEM SÉRGIO FERNANDES COMO SECRETÁRIO. COMEMORAR O QUE? SÓ ROBERTO CARLOS!
28 de Dec / 2017 às 11h35
segundo circula no meio artistisco, vão ocorrer novas manifestações em prol da cultura de juazeiro, o que se comenta é como piorou depois que o odeputado roberto assumiu a pasta, se prepara Roberto...