Petrolina recebe caravana cultural com apresentações  gratuitas em combate ao Zika Vírus

A Rural Willys mais famosa de Pernambuco estaciona nesta quinta-feira (14), às 18h, no bairro de José e Maria, em Petrolina, apresentando cultura e cidadania com programação gratuita para conscientizar a população para os riscos de transmissão do Zika vírus pela via sexual. 

A caminhonete/palco do Som na Rural, dos produtores culturais Roger de Renor e Nilton Pereira, traz música, vídeos e atrações do Recife como o grupo teatral Violetas da Aurora e também a personagem Dona Camisilda. Como atração local, o grupo Samba do Véio da Ilha de Massangano, que representa uma das tradições mais famosas da região.

A ação faz parte do projeto "Caravana Cultural: Mais Fortes que a Zika", promovido pelo Fundo PositHIVo, de São Paulo, com recursos da Bayer  que, numa iniciativa pioneira  no País, financiou cinco projetos em Pernambuco que pretendem levar informações que trabalham desde a prevenção até os cuidados com a doença, principalmente posicionando o Zika Vírus como doença sexualmente transmissível (DST). 

Em Petrolina, a caravana cultural marca o início de um trabalho social que será desenvolvido durante oito meses pela ONG Curumim. O trabalho irá atuar com ações de arte-educação inseridos em escolas públicas de forma lúdica e sempre voltado para orientações sobre o Zika Vírus. Uma formação de multiplicadores também fará parte do projeto, com o intuito de deixar um legado nas comunidades de baixa renda da cidade, que são algumas das mais afetadas com a patologia.

Ascom