O mês de dezembro se inicia e com ele, um alerta importante para a população: 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em Juazeiro, quem foi ao Centro da cidade se deparou com uma ação organizada pela Secretaria de Saúde, com o apoio do Rotary Clube São Francisco, onde foi disponibilizado testes rápidos para o rastreamento de infecções sexualmente transmissíveis (IST), bem como orientações sobre a importância e o uso correto dos preservativos masculino e feminino.
A ação abre a programação do Dezembro Vermelho - campanha nacional que visa intensificar as ações de prevenção a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Somente nesse ano (2017), 77 novos casos de HIV foram notificados em Juazeiro. O acompanhamento desse público é realizado no Centro de Informações em IST/HIV/ AIDS (CIDHA) que fica no Centro de Saúde III no bairro Angary.
As testagens disponíveis para o público no dia de hoje foram: HIV, sífilis e hepatites e o resultado entregue em no máximo 15 minutos.
A Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, observa que o preconceito ainda é muito grande, mas a melhor forma de combater a doença é com informação e o diagnóstico precoce para o desenvolvimento do tratamento e para a saúde coletiva.
“Nesse Dezembro Vermelho estaremos trabalhando a prevenção em todas as unidades de saúde, no sentido de alertarmos a nossa população, principalmente o público entre 14 e 39 anos de idade que é onde temos a maior incidência, sobre a importância da prevenção. A Aids tem tratamento, mas não tem cura”, alerta Tatiane Malta.
A Secretaria de saúde registrou ao final da ação nesse primeiro dia de combate às doenças sexualmente transmissíveis 481 testes no total, sendo identificados 25 casos de sífilis, 2 de hepatite C e 2 de hepatite B e nenhum caso de HIV.
Ascom PMJ
0 comentários