Juazeiro, Petrolina e região podem possuem agora o serviço S.O.S Racismo. Trata-se de um serviço telefônico cidadão, de defesa, para receber, acolher, atender e encaminhar denúncia de discriminação étnico-racial, religiosa ou intolerância correlata”. O telefone é 0800-2847033. A conquista é do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), que há alguns anos reivindica esse espaço. O serviço está abrigado no Creas, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade.
A população negra de Juazeiro e Petrolina, que representam 73% e 67% respectivamente do total, ainda precisam caminhar muito para reconhecer-se. A maioria ainda acha feio dizer-se negro e a estética embranquecida da população revela o desconhecimento da beleza e da força da cultura do nosso povo. Apesar da existência de inúmeras comunidades quilombolas e indígenas, essas populações e suas culturas só são reconhecidas em datas folclóricas.
Márcia Guena-Uneb
2 comentários
28 de Nov / 2017 às 00h06
Já passou da hora de equalizarmos a câmara de vereadores dessa cidade e quem saber termos um candidato negro viável disputando a prefeitura de nossa cidade. Somos a maioria e não sabemos usar a força que temos. Se liga meu irmão.
28 de Nov / 2017 às 06h44
ÀS VEZES ME PERGUNTO :HAVERIA RACISMO,SE O SER HUMANO FOSSE CEGO ?