Começou, na manhã desta segunda-feira (20), o 1º Encontro Macrorregional Norte da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast/BA) realizado em Juazeiro. O objetivo do encontro é fortalecer a rede de atenção integral à saúde do trabalhador, além de discutir o perfil produtivo e epidemiológico e promover atividades de educação permanente para as equipes técnicas. O encontro continua até esta terça-feira (21), das 08h às 17h, no Grande Hotel.
A solenidade de abertura contou com a participação da diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast), Letícia Nobre, da superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Tatiane Malta, com o representante do Núcleo Regional de Saúde Norte, Helder Coutinho, a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Tânia Bonifácio, e com o representante do Conselho Municipal de Saúde, Robson Pereira.
Na ocasião, Letícia Nobre pontuou a necessidade de discutir a saúde do trabalhador, considerando a atual conjuntura política. “O objetivo é fazer uma análise de situação da saúde do trabalhador nos diversos municípios e articular os setores que estão envolvidos neste processo, como a vigilância em saúde, atenção básica, equipe técnica do Cerest, bem como representações do controle social, como membros de sindicatos e conselhos”, explica a diretora do Dinast.
Segundo a coordenadora do Cerest de Juazeiro, 28 municípios estão inscritos para participar do encontro. “É um momento de troca de experiências, acompanhamento das ações e planejamento, em que contamos com mesas redondas, minicursos e rodas de conversa, que visam atualização das equipes técnicas”, diz Tânia Bonifácio.
O evento é promovido pelo Núcleo Regional de Saúde Norte, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Juazeiro (Cerest) e da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast).
Andréa Meireles/PMJ
0 comentários