A equipe de servidores do Planserv se vestiu de azul nesta quinta-feira, 9, em apoio ao "Novembro Azul". A ideia de abraçar a campanha partiu da Coordenação Geral do plano, diante da importância do combate ao Câncer de Próstata. Incentivar os beneficiários a prevenir a doença é o objetivo da Assistência durante todo este mês.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil a cada ano são descobertos mais de 61 mil novos casos da doença, com um total de 13 mil mortes/ano. É o segundo tumor mais comum em homens e a terceira principal causa de morte, depois do câncer de pulmão e colorretal. Muitos homens não buscam tratamento por receio de sequelas como disfunção erétil. Mas quando o problema é diagnosticado e tratado em tempo hábil, os prognósticos são muito bons.
A doença é assintomática e pode levar anos ou décadas para que apareçam os primeiros sintomas. Porém, quando está em estágio avançado, as células cancerosas podem crescer rapidamente e provocar sintomas como dificuldade para urinar, além de infecções urinárias. A detecção pode ser feita em exames de rotina, com toque retal ou com o exame de antígeno prostático específico (dosagem no sangue), o PSA (Prostate Specific Antigen). Mesmo sem sintomas, a indicação é procurar um urologista a partir dos 40 anos de idade.
O tratamento para o câncer de próstata depende de alguns fatores, como a extensão da doença, a idade do paciente, a expectativa de vida, a probabilidade de cura, os efeitos colaterais e a manutenção de uma boa qualidade de vida. Entre as opções estão a cirurgia, a radioterapia, a hormonioterapia e a quimioterapia.
De acordo com a Coordenadora de Prevenção do Planserv, Sâmea Barreto, os homens precisam cuidar melhor da saúde a partir da adoção de hábitos preventivos, como consultas e exames urológicos. "A adoção de hábitos saudáveis é fundamental. Neste sentido, melhorar a alimentação, praticar exercícios físicos, parar de fumar e viver em harmonia consigo mesmo e com o próximo são atitudes que devem ser adotadas por quem deseja viver melhor", resumiu.
Ascom Planserv
1 comentário
10 de Nov / 2017 às 20h19
Que tal? Tirar o novembro azul para fazer mutirão de exames de próstata e exame de PSA. DE GRAÇA! Se não puder ser de graça, ao menos com um bom desconto. Fica a dica.