“Racismo em português’ é a ilusão de um não racismo e de que racistas são os outros”, denuncia a jornalista portuguesa Joana Gorjão Henriques, 42 anos. Autora do livro Racismo em Português: o lado esquecido do colonialismo (editora Tina da China), Joana é uma das atrações de destaque do Festival Minha Língua, Minha Pátria, que acontece de sexta (10) a domingo (12), no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, no Salvador Shopping.
Autora de reportagens que abordam direitos humanos e discriminação, Joana escreve para o jornal português Público, para o inglês The Guardian e para o site americano The Root. Em entrevista ao CORREIO, a jornalista critica o sistema colonial português e a “democracia racial”, defende a urgência de “descolonizar a mentalidade ocidental” e fala sobre o racismo, “um sistema, uma ideologia e uma prática que tem na base relações de poder”.
"A ideia de que há raças biológicas, e que umas são superiores às outras, foi criada pelos homens brancos para gerar um sistema de privilégios para si próprios. O racismo é um sistema, é uma ideologia e é uma prática que tem na base relações de poder que se reproduzem e perpetuam até hoje e foi isso que tentei mostrar também com a abordagem que fiz na série", disse Joana.
Redação blog
1 comentário
08 de Nov / 2017 às 14h06
AS DICAS DE QUÍMICA E FÍSICA EXISTEM OU NÃO? CUMPRA A PROMESSA E MANDE AO BLOG. VIU?