Visando chamar a atenção e promover a conscientização da sociedade para a campanha do Novembro Azul, a Autarquia Municipal de Saúde/AMA, junto com a empresa privada UFC Mídia e a secretaria municipal de Saúde de Juazeiro realizou na manhã desta segunda-feira (06), um mutirão com diversos atendimentos e orientação a prevenção do câncer de próstata no Mercado do Produtor de Juazeiro. Cerca de 210 pessoas foram atendidas na ação.
O Permissionário João Oliveira, de 54 anos verificou a glicemia e aprovou a iniciativa. “Precisamos de ações como esta no Mercado, pois estamos sempre viajando e não temos tempo de nos cuidar. Parabenizo a gestão pelo evento e acho muito importante esse tema que é cheio de preconceitos”, disse.
A atividade lembra sobre a importância de conscientização sobre o câncer de próstata, que é a segunda maior causa de morte por câncer da população masculina no Brasil. Permissionários, concessionários e transeuntes que passaram pelo local receberam panfletos com dicas de incentivo para a população procurar mais o serviço de saúde. Além de aferir pressão e fazer o teste de glicemia, os participantes receberam lanches e brindes.
“O homem precisa ficar mais sensível no que diz respeito aos cuidados com a saúde, tendo em vista que esse público ainda é um pouco resistente. Nosso objetivo é chamar atenção de toda sociedade”, disse a gerente da educação permanente da Secretaria Municipal de Saúde, Clenilda Ananias.
Jonas Gama um dos organizadores do evento falou da importância de participar desse tipo de campanha. “Ficamos felizes em poder contribuir para uma ação de tamanha importância para a sociedade. O Mercado do Produtor é importante para essa campanha tendo em vista a maioria sendo público masculino. É preciso prevenir e ter cuidados com a saúde masculina”, concluiu.
José Silva, de 73 anos, trabalha há mais de 20 anos no entreposto, faz questão de seguir à risca as recomendações. “Faço regulamente meu exame além de consultas periódicas ao urologista. Caso apareça um câncer sei que irei tratar de início e a chance de cura é maior”, destacou.
O diretor executivo da AMA, Mitonho Vargas conferiu de perto a ação e aproveitou para bater um papo com os participantes sobre a prevenção. “O câncer de próstata é um dos mais prevalentes entre os homens principalmente após 65 anos de idade, e a prevenção é o melhor caminho. Por este motivo, campanhas de conscientização são importantes para incentivar os homens a estarem com seus exames de rastreamento em dia. Pedimos aos nossos permissionários, feirantes, comerciantes de forma geral que cuidem de sua saúde”, enfatizou Mitonho.
Daniela Duarte/AMA
1 comentário
07 de Nov / 2017 às 19h01
INFELIZMENTE,ESTAS CAMPANHAS, EMBORA BEM FEITAS, NÃO ALCANÇAM RESULTADOS PRÁTICOS FICANDO SÓ NO BLA BLA BLA QUE ACABA DANDO EM NADA.O IDEAL,O DESEJÁVEL, PARA QUE ESTAS CAMPANHAS ATINGISSEM OS RESULTADOS E OS FINS A QUE SE DESTINAM,ERA,CADA UM DOS PARTICIPANTES JA EM IDADE DE RISCO,SAÍSSE DAS MESMAS COM AS GUIAS,JA AGENDADAS PARA FAZER EXAME DE 'PSA' E PARA CONSULTAR COM O 'UROLOGISTA',SEM ISTO É MORRER NA PRAIA.