O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves, recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira (18), a diretora geral do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – CAU/BA, Andrea Noronha. A reunião teve como pauta a apresentação do projeto que está sendo desenvolvido pelo CAU/BA ‘Arquitetura Solidária’. Participaram ainda da reunião arquitetos e engenheiros que integram a equipe técnica da SEDUR.
De acordo com Andrea Noronha o projeto surgiu a partir de uma diretriz do CAU/BR, em que os conselhos estaduais devem trabalhar a assistência técnica, como forma de assegurar “o cumprimento da Lei n.° 11.888/2008, que assegura as famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de interesse social”, explica a diretora geral do CAU/BA, acrescentando que o Conselho vem visitando as prefeituras de todo o Estado fazendo a primeira etapa de mobilização, apresentando o projeto e suas diretrizes.
“Já passamos por cidades como Ilhéus, Itabuna, Candeias temos tido uma boa receptividade e aqui em Juazeiro não foi diferente, até nos deparamos com alguns projetos já em andamento que são exemplos assistência técnica como o Transformar”, observou Andrea Noronha. Durante a reunião foram discutidos pontos como: os desafios do projeto, custos operacionais, capacitação profissional, assistência social, além da geração de métodos construtivos adequados voltados à assistência técnica.
“O projeto é muito interessante, podemos unir arquitetura, solidariedade, cooperação e ajudar famílias e algumas comunidades a ter uma vida um pouco mais digna, aqui na SEDUR já desenvolvemos alguns projetos com esse foco, e com certeza esse será mais um trabalho nos dará prazer em desenvolver”, declarou o arquiteto e urbanista da SEDUR, Simon Mendes.
De acordo com o secretário Anderson Alves, “o projeto será levado para apreciação do prefeito Paulo Bonfim, que deve avaliar e até solicitar uma nova reunião com os representantes do CAU/BA para assim conhecer todo o projeto e definir a participação do nosso município”.
Por Gardennia Garibalde/SEDUR
2 comentários
20 de Oct / 2017 às 14h32
Que nada... nessa cidade não há arquiteto que dê jeito. Vai ficar feia assim para sempre!!! A arquitetura e o urbanismo deveriam ter sido praticados quando a cidade foi sendo construída. Agora já era!
20 de Oct / 2017 às 17h30
Só uma dica para o pessoal da SEDUR. Nossa cidade precisa de pistas de cooper, ciclovias e parques URGENTE! Lugares excelentes para esse tipo de intervenção: BR235 Antiga Estação no Piranga e BR407(canteiro central, ciclovias e pistas de cooper); Invasão próximo à barragem do São Geraldo(Parque Central com pistas de cooper, áreas de lazer, academias ao ar livre e árvores nativas, muitas árvores). Isso é o mínimo que a prefeitura deveria fazer para termos uma cidade mais humana. Paz e bem para todos!