A Prefeitura Municipal de Campo Alegre de Lourdes está concedendo total apoio ao 9°Grupamento de Bombeiros, oriundo de Juazeiro (BA), para o combate ao incêndio na região de Pilão Arcado. Está sendo disponibilizada estadia no município, alimentação e todo o suporte que for necessário para o sucesso da operação. O Major Tarcísio Ribeiro, em nome da equipe, agradeceu a prefeitura municipal. “Gostaria de agradecer ao prefeito Dr.Enilson que nos possibilitou a estadia em Campo Alegre de Lourdes e está nos dando total apoio logístico”.
Segundo informações, o incêndio começou a cerca de 15 dias e tomou grandes proporções devido ao vento e ao clima seco, que favorecem a propagação do fogo na caatinga. Em nota, a prefeitura de Pilão Arcado informou que o incêndio surgiu no distrito de Brejo da Serra. Os oito integrantes do Corpo de Bombeiros iniciaram os trabalhos na terça-feira (17/10) no povoado de Mandarino, onde constataram um foco de incêndio.
Logo depois, realizaram o mapeamento da área, em conjunto com funcionários da prefeitura de Pilão Arcado, e encontraram focos de incêndio envolvendo o distrito Brejo da Serra e os povoados Nova Holanda, Bola, Gibóia e Caiçara. “Contamos com a ajuda da população nativa para adentrarmos a caatinga, pois conhecem bem o local”, afirmou Major Tarciso Ribeiro.
De acordo com o Major, existem cerca de 12 a 15 focos de incêndio em toda a área, sendo de pequeno, médio e grande porte. “A caatinga está totalmente devastada e, embora o fogo ainda não esteja causando perigo a vida das pessoas que residem nas localidades, certamente está matando animais”, ressaltou.
Aviões para combate ao incêndio
O Major Tarcísio Ribeiro fez um ofício circunstanciado ontem (17/10) expondo ao comandante geral do Corpo de Bombeiros a dificuldade de se adentrar em algumas áreas para debelar os focos. Como Campo Alegre de Lourdes possui pista de pouso, o major solicitou ao comandante a viabilidade de aviões para auxiliar no combate ao incêndio. “Se os aviões trabalharem conosco, poderemos resolver o problema como um todo”, concluiu.
Ascom Campo Alegre de Lourdes
1 comentário
19 de Oct / 2017 às 07h24
Com respeito ao Major Tarcísio , mas cadê a roupa de aproximação dos Bombeiros no combate às chamas? Com esse fardamento aí o profissional corre risco de vida não acha!