No Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quarta-feira (18) o Deputado Estadual Crisóstomo Lima (Zó do PCdoB) externou enorme preocupação com a crise hídrica no Rio São Francisco, especial com a previsão de um registro maior de chuvas na bacia somente a partir do próximo mês de novembro.
“Para sair agora desse momento crítico só resta uma alternativa: rezar. Pedir a Deus que mande chuva. Porque qualquer ação que você venha fazer neste momento, não vai repercutir agora. Nós nos juntamos aos colegas Odacy Amorim e Lucas Ramos da Assembleia Legislativa de Pernambuco, aos colegas das diversas assembleias nos Estados do Nordeste e ao lado dos parlamentares federais da região estamos desenvolvendo uma força tarefa no sentido de pressionar o governo federal a liberar mais recursos para revitalização do rio. Os senadores Otto Alencar e Lídice da Mata já conseguiram emendas num total de R$ 900 milhões, mas a gente sabe que esta verba é insuficiente para esta demanda” expressou Zó.
Zó lembrou que recentemente a Assembleia Legislativa da Bahia realizou uma audiência pública debatendo ações importantes para obter a revitalização imediata do Velho Chico. O encontro ocorreu na Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Zó considera que é preciso mais do que nunca se preocupar com as feridas que fizeram ao Velho Chico ao longo dos anos. A cicatrização depende de muito investimento, planejamento, boa vontade, dedicação e respeito ao rio que já fez muito pelo Brasil.
"O rio desde a década de 80 apresenta sinais de que estava doente, precisando da nossa atenção, e de que precisava de tratamento. Tristemente até hoje nenhum presidente da República se preocupou em salvar o rio, fundamental para o país. Por isso, luto o máximo que posso para reverter essa situação lastimável, principalmente com a transposição e a situação de seca que ele enfrenta", lamentou Zó.
“O país investiu bilhões nas obras de transposição do São Francisco, mas pouco se fez para sua revitalização. O dinheiro liberado para a revitalização foi mal aplicado. Atitudes como estas, comprometem ainda mais a falta d'água” concluiu o parlamentar do PCdoB.
Da Redação Blog Geraldo José
11 comentários
19 de Oct / 2017 às 06h11
Deputado, sugiro que saia da preocupação e faça alguma coisa. Cadê o milho que seu colega Eduardo Salles jorrou à baixo custo para o criador quando em sua campanha ? Ou será que devemos esperar a próxima eleição para que os senhores políticos com a habitual cara de pau se apresentem com algum benefício para conquistar votos? Cadê suas ações para amenizar o sofrimento do homem do campo, já que a capacidade de combater a sêca está a décadas bem distante dos senhores?! Faça alguma coisa, Deputado!
19 de Oct / 2017 às 06h24
EITA PREVISÃO FURADA,JA ESTA CHOVENDO DESDE A MADRUGADA !
19 de Oct / 2017 às 06h28
POIS É,NOBRE DEPUTADO ,O SENHOR TEM RAZÃO,NENHUM PRESIDENTE SE PREOCUPOU COM O VELHO CHICO,ESPECIALMENTE OS DOIS ULTIMOS,OU SEJA : LULA E DILMA ! FAÇA A TUA PARTE PARA SALVAR ESTE RIO E TERÁS O MEU APOIO
19 de Oct / 2017 às 06h29
Parabéns para o vereador ZO, enquanto a maioria dos políticos estão preocupados em garantir seus lugares na políticas e aumentando seus próprios salários ele está preocupado com a situação do nosso Rio. Lamentável com a maioria dos que moram no vale do São Francisco não estão se preocupando com a saúde do Rio. Só se ver colonos e empresários da agricultura preocupados com o preço das frutas mas em momento nem ver a preocupação com o rio. Estou com ZO, precisamos lutar por este Rio pois sem ele não podemos imaginar o futuro de Petrolina e Juazeiro assim como os demais que vivem no vale do Velho
19 de Oct / 2017 às 07h14
O povo humilde e sofrido do campo, carente de chuvas que já não são regulares, o mesmo que esta política corrosiva ignora e o explora permanece alheio às ações em prol de sua superação neste período crítico que já dura 6(seis) anos. Para o criador o governo não vai além de reguladas e parciais ações intermédio Codevasf, que tantas vezes nem chegam às localidades mais críticas; Não há nenhuma política voltada a amenizar o caos que o homem do campo resiste sem saber até onde ele será o Sertanejo Forte de E. da Cunha. VERGONHA, SRS. DEPUTADOS!
19 de Oct / 2017 às 07h29
Não sei se a sua preocupação, nobre Deputado, é besta ou insana: a última vez que choveu antes de novembro - de forma constante no Vale do São Francisco e nas cabeceiras do rio - foi em 1978 ; e esse foi um ano atípico. Um post desse só envergonha seu mandato !
19 de Oct / 2017 às 08h17
Pega carona nas desgraças para se promover. Enquanto do outro lado os deputados pernambucanos estão se mexendo, aqui na Bahia eles só pensam em reeleição. O São Francisco tem que ter uma comissão permanente para cuidar deste tesouro, e não uma entidade para fazer reuniões caras em capitais e pontos turísticos para nada de efetivo resolver.
19 de Oct / 2017 às 09h23
Se ele e o partido dele tivesse realmente esta preocupação teria lutado contra a transposição e levantado a bandeira da revitalização do rio antes da maior obra eleitoreira já realizada, e próximo as eleições o deputado vem com uma bandeira que nunca levantou, será que vamos cair nessa conversa mole nas próximas eleições.
19 de Oct / 2017 às 18h52
Esses caras só sabem pongar nos politicos de petrolina que tem iniciativas. Esse ai é igual a Isac/PB. Nao faz nada. Só mama.
19 de Oct / 2017 às 23h22
Lembro que lá na ponte interditada em pró do rio que o PT e o PC do B, antes desse cara ser deputado da situaçao Petista de legenda, que sao antagonicos entre si. Só a Ala do Tiano e seu irmao traira de situação (q agora parece Dr chefao dos votos) se dão. Mas quem manda é o prefeito. Os teus compratiotas se afastaram. Porque?
19 de Oct / 2017 às 23h23
Lembro que lá na ponte interditada em pró do rio que o PT e o PC do B, antes desse cara ser deputado da situaçao Petista de legenda, que sao antagonicos entre si. Só a Ala do Tiano e seu irmao traira de situação (q agora parece Dr chefao dos votos) se dão. Mas quem manda é o prefeito Isac. Os teus compratiotas se afastaram. Porque? Bajule q a queda sera maio.