Outubro é o mês em que são intensificadas as ações que estimulam a participação da população no rastreamento do câncer de mama, por meio da campanha “Outubro Rosa”. Na manhã desta quarta-feira (18), foi realizada uma sessão especial da Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), no município de Juazeiro. O evento foi realizado no auditório da Univasf, e contou com a participação do prefeito Paulo Bomfim, dos deputados estaduais Zó, Maria Del Carmen e Mirela Macedo e de outras lideranças políticas.
Na ocasião, a deputada estadual Maria del Carmen pontuou que pela primeira vez a sessão especial do Outubro Rosa foi realizada fora da Assembleia Legislativa. “A escolha de Juazeiro foi devido ao trabalho exemplar que vem sendo desenvolvido no município pelo Instituto Ivete Sangalo e pela prefeitura, no que diz respeito ao rastreamento e tratamento do câncer de mama”, observa.
O prefeito Paulo Bomfim parabenizou a ALBA por trazer a discussão ao município. “É um assunto importante, principalmente porque a nossa gestão trabalha com foco na saúde. Mesmo com a dificuldade que a saúde pública enfrenta em âmbito nacional, neste ano conseguimos entregar a reforma de sete unidades de saúde, da nossa UPA 24h e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)”, destaca.
O deputado estadual, Zó, lembrou que Juazeiro não tem demanda reprimida no fluxo de rastreamento do câncer de mama. Já a deputada estadual Mirela Macedo, que é vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, destacou que a proposta é fortalecer o Instituto, para que as mulheres da região Norte da Bahia tenham acesso facilitado às atividades de prevenção e rastreamento dessa doença.
SESSÃO ESPECIAL
Katiussia Almeida, articuladora social e voluntária do Instituto, foi a responsável por mobilizar a ALBA para realização da sessão especial em Juazeiro. “Fiz a provocação, porque também sou paciente e faço tratamento pelo serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Juazeiro. Sei que meu município está à frente de tantos outros, por prestar uma assistência digna, proporcionando refeição, casa de apoio e transporte para os usuários desse serviço. Precisamos de um olhar do Estado para fortalecer o serviço que é realizado em Juazeiro, pelo Instituto e pela prefeitura”, disse.
Durante a solenidade, o diretor do Instituto Ivete Sangalo de Prevenção ao Câncer de Mama, Adriano Bonafim, e a cantora Ivete Sangalo, por meio do seu representante Márcio Robério, receberam uma homenagem pelos serviços prestados aos municípios da região Norte da Bahia.
O evento ainda contou com uma parceria com a Secretaria da Saúde de Juazeiro. No local, foram realizadas orientações acerca do autoexame da mama e sobre o fluxo para diagnóstico e tratamento da doença no município. Além disso, foram ofertados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aferição de pressão e glicemia, bem como a distribuição de preservativos. “Estamos participando de forma ativa, com objetivo de fortalecer a presença da mulher nesses espaços em que se estimula o cuidado com a saúde”, conclui Fabíola Ribeiro, Secretária da Saúde.
Andrea Meireles/PMJ
7 comentários
18 de Oct / 2017 às 21h05
Como gostam de ser fotografado. Zo vá aproveitando. Prefeito e cia aproveitem a oportunidade. Tudo passa. E isso vai PASSAR
18 de Oct / 2017 às 21h22
EU SUGIRO,QUE DE CADA FATURA DA CONTA DE AGUA E DE CADA PARCELA DA TAXA DE LIXO SEJAM DESCONTADOS R$ 5,00 (CINCO REAIS,2 CERVEJAS),O QUE PERFAZEM 10 REAIS,QUE SERIAM DESTINADOS À CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL IVETE SANGALO. CAMARA DE VEREADORES,ATÉ AGORA SENHORES VEREADORES, NÃO DISSERAM PARA QUE VIERAM,AINDA NÃO JUSTIFICARAM SEUS MANDATOS,SÓ FICARAM NO BLA BLA BLA VAZIO E INUTIL,ARREGACEM AS MANGAS,VAMOS TRABALHAR PELA CONSTRUÇÃO DESTE HOSPITAL AQUI EM JUAZEIRO,EIS AÍ UMA CAUSA NOBRE,ABRACEM NA E MELHOREM VOSSOS CONCEITOS JUNTO A NÓS,ELEITORES,PORQUE ATÉ O MOMENTO,SÃO OS PIORES POSSÍVEIS.
19 de Oct / 2017 às 08h07
Vamos esperar uma demanda reprimida então não é deputado?
19 de Oct / 2017 às 08h10
Quero saber o que essas OTORIDADES levaram de concreto para consolidar o hospital em Juazeiro, pensam pequeno demais.
19 de Oct / 2017 às 18h50
JOAQUIM DANTAS Estive presente ao evento, achei a iniciativa louvavel e muitissimo importante. no entanto também percebi por parte dos "politicos" lá presentes uma certa preocupação em fazer "políticagem", procurando esbanjar em suas falas o que tem feito, de forma a se propagarem. Ora, acredito eu, que tudo e qualquer coisa que um representante governamental faz em relação a geração de trabalhos para a população, é de obrigação dos próprios, pois para isso que foram eleitos, criarem leis, executá-las e prestar contas. Também quero parabenizar de forma única e especial pela sua iniciativa...
19 de Oct / 2017 às 18h56
continuando....parabenizo a Katúcia, pois em sua fala reportou de forma clara e verdadeira a grande importância de se engajar na luta com a prevenção e tratamento do CA. ao mesmo tempo que também venho enfatizar a sua fala a respeito de lembrar da importância dos Agentes Comunitários de Saúde, aliás ela foi a única a lembrar que estávamos lá. pelo menos até o momento que eu fiquei, pois sai as 12:00, momento que o prefeito iniciou sua fala. Também a proveito para endossar a sugestão do QUIM, a respeito de se contribuir na construção do Hospital, retirando.....
19 de Oct / 2017 às 18h57
....Não poderia deixar de parabenizar o Dr. Adriano que colocou de forma clara e verdadeira a real situação em que se encontra a Saúde.