"O homem do campo precisa proteger a sua família, a sua propriedade, os seus insumos". Este foi um dos principais argumentos do Deputado Federal Guilherme Coelho na manhã desta quarta-feira (04/10), na Comissão de Agricultura, durante aprovação do Projeto de Lei n. 6.717/16, que disciplina sobre o porte rural de arma de fogo.
Para o deputado, a medida visa garantir proteção em zonas rurais às famílias vulneráveis a assaltos e outros perigos, que estão longe da assistência policial, comum às áreas urbanas. "É uma questão de segurança", reformou o parlamentar.
O texto aprovado estabelece que a concessão do porte de arma seja feita de maneira controlada pelas autoridades competentes. O proprietário precisa ter mais de 21 anos, morar na área rural e ter bons antecedentes. O Projeto de Lei ainda deve passar por outras duas comissões antes de ser encaminhado para votação em Plenário.
Ascom Dep. Guilherme Coelho
10 comentários
05 de Oct / 2017 às 09h13
Pena que até a sanção dessa lei muitas vítimas se darão desprovida de qualquer apoio na zona rural que vem sendo alvo de bandidos de alta periculosidade. Não entendo porque toleramos tanto descaso neste País; não entendo porque nos submetemos a tanta irresponsabilidade de nossos governantes...!
05 de Oct / 2017 às 09h22
A APROVAÇÃO DESSA LEI REQUER URGÊNCIA! SOMENTE O HOMEM DO CAMPO SABE A QUE VEM SE SUBMETENDO, SOBREVIVENDO A DANOS E PREJUÍZOS SEM NENHUMA MEDIDA PARA PUNIR COM RIGOR TANTOS MARGINAIS. PARABÉNS PELA INICIATIVA, DEPUTADO AFONSO HAMM, E AO DEP. GUILHERME COELHO PELO APOIO!!
05 de Oct / 2017 às 09h54
Até que enfim lembraram da zona rural! Estávamos pagando prá ver até quando continuaríamos sem apoio até das Delegacias que não priorizam sequer com um atendimento diferenciado. Somos criadores, proprietários, e sobretudo cidadãos e portanto distantes dos marginais BLINDADOS que vimos sendo vitimados. Só nos resta acompanhar... Torcer para que haja celeridade no trâmite da sanção.
05 de Oct / 2017 às 10h21
Enfim alguém iluminado provido de sensibilidade e ideia brilhante! A zona rural não vai deixar de lhe aplaudir de pé, Dep. Afonso/PP-RS, se a aprovação dessa lei for efetivada a curto prazo. BASTA DE TANTOS MARGINAIS NA ZONA RURAL sob vistas- grossas de nossas autoridades!
05 de Oct / 2017 às 12h10
Pensei que nós (cidadãos produtores) íamos continuar vulneráveis à LIVRE ação de tantos bandidos no campo... Em nossa região, não bastassem outras precariedades promovidas por essa política sangrenta, vimos, sem nenhum apoio das Polícias, nos submetendo a quadrilhas de marginais que a própria Constituição maquiou e trata com suavidade. Tomara que torne expresso o vigor da lei em prol do armamento de propriedades rurais... Tomara!...
05 de Oct / 2017 às 13h19
Concordo plenamente com o Projeto de Lei do Dep. Guilherme Coelho. Hoje o cidadão que mora na zona rural não pode possuir sequer uma espingarda bate-bucha, para abater um animal que estar lhe dando prejuízo, é preso por porte ilegal de arma de fogo, enquanto o traficante no Rio de Janeiro, possui fuzil moderno de alto poder de fogo, que usa em confronto com a própria polícia.
05 de Oct / 2017 às 17h12
O Sr. Guarabira citou o Rio de Janeiro para lembrar as armas pesadas usadas por bandidos, sem saber que nas micro-regiões, as do entorno de Juazeiro, já existem quadrilhas com armamento pesado. Meus pais possuem e residem em propriedade rural, e já tiveram impotentes na mira desses marginais enquanto lhes levaram um rebanho de mais de 80 ovinos. Registrar um BO, prá que?... Vou acompanhar para ver se de fato essa lei entrará em vigor.
05 de Oct / 2017 às 17h20
Bravo, Dep. Guilherme Coelho! Esperamos que toda a bancada ruralista some-se ao autor na corrida da sanção dessa lei, ou o saldo que tantos bandidos deixará na zona rural vai ser muito drástico. Muito roubo de animais vem se estendendo por Sento-Sé, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho, e Distritos circunvizinhos, sem que, qualquer medida seja tomada por quem compete. E os produtores desarmados... Obrigado, Deputado!
06 de Oct / 2017 às 00h14
Maior indice de roubo e assassinato de almas sebosas na rural de juazeiro chama se salitre. Essa policia e nada é a mesma coisa. Fazer BO pra que? Dep. Afonso Hamm, idealizou a lei de irrigação.
06 de Oct / 2017 às 06h43
Não responsabilizo as Polícias, mas à própria Constituição que tornou muito branda a punição a bandidos... Já não sabemos quanto valemos, se comparados aos marginais livres e soltos, amparados pela Justiça (devolvidos para a sociedade); nem sabemos se a propriedade é inviolável...? Entretanto, vamos aguardar a aprovação dessa lei.