A Câmara dos Deputados não alcançou hoje (25) o quorum mínimo de 51 parlamentares para abertura da sessão de debates. Com isso, a leitura da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer pelos crimes de obstrução de Justiça e organização criminosa não pôde ser lida em plenário.
No horário em que a sessão estava prevista para ter início, havia apenas 22 deputados na Casa, quando são necessários pelo menos 51 presentes. Na última sexta-feira (22), o plenário também não atingiu quorum para abrir sessão e a leitura não foi feita. Nova sessão foi convocada para esta terça-feira (26), às 11h30.
O processo foi entregue pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Secretaria-Geral da Mesa da Câmara na última quinta-feira (21). A partir do protocolo na Casa, a denúncia deve ser lida em plenário. Em seguida, o presidente Temer será notificado para que apresente sua defesa perante os deputados no prazo de até dez sessões plenárias.
A primeira etapa de análise pelos parlamentares ocorrerá na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), responsável por aprovar no prazo de até cinco sessões um parecer favorável ou não ao prosseguimento da denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF). O parecer será elaborado por relator ainda a ser designado pelo presidente da CCJ, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG).
A segunda denúncia contra o presidente Michel Temer foi apresentada ao STF pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot no último dia 14 de setembro. Nesse processo, Janot acusa Temer e parlamentares do PMDB de terem formado esquema de corrupção envolvendo integrantes do partido na Câmara dos Deputados com objetivo de obter vantagens indevidas em órgãos da administração pública. Na acusação por obstrução de Justiça, Temer teria atuado para comprar o silêncio do doleiro Lúcio Funaro, um dos delatores nas investigações e que teria sido o operador do suposto esquema. A suposta interferência teria ocorrido por meio dos empresários da J&F, Joesley Batista e Ricardo Saud, que também são acusados pelo mesmo crime.
A defesa de Michel Temer contestou as acusações e apresentou no STF pedido para que a denúncia fosse devolvida à PGR. Mas o plenário da Corte decidiu encaminhar a denúncia para a Câmara, a qual cabe autorizar ou não o prosseguimento da investigação.
Depois de passar pela CCJ, a denúncia deverá ser analisada em plenário, onde deve receber pelo menos 342 votos, o que corresponde a dois terços dos 513 deputados, quorum exigido pela Constituição para que uma denúncia contra um presidente da República seja investigada pelo Supremo. A previsão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é de que a votação da denúncia se encerre até o fim de outubro.
Fonte: Agência Brasil
5 comentários
26 de Sep / 2017 às 10h51
fala coxinhas quim e maria do socorro Kkkkkkkkkkkkk
26 de Sep / 2017 às 11h57
MARIO ANDRÉ...CONTRA TEMER,UMA DENUNCIA FAJUTA,ILEGAL,SEM PROVAS,MOVIDA POR UM SENTIMENTO DE VINGANÇA,PURA ARMAÇÃO,VAI TERMINAR ONDE DEVE,OU SEJA :NO LIXO !...TEMER FICA ATÉ 2019,QUANDO DILMA E LULA JA ESTARÃO RESIDINDO NO PRIVE DA PAPUDA !...FORA LULA...FICA TEMER...VOTAR EM TEMER FOI A MELHOR COISA QUE VOCES,OS MORTADELAS, FIZERAM PARA O BRASIL...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...SE SOUBESSEM LER NÃO TERIAM PAGO ESTE MICO...KKKKKKKKKKKKKKKK...ATÉ OS ADVOGADOS DE LULA COMPROVAM IGNORANCIA,QUE NADAM NA MAIONESE,PARA ELES JUNHO E NOVEMBRO TEM 31 DIAS... KKKKKK...CALENDÁRIO 'LULIANO' E NÃO O JULIANO..KKK
26 de Sep / 2017 às 12h08
POIS É,MARCELO OLDEBRECHT APRESENTOU OS RECIBOS DA PROPINA QUE PAGOU A LULA,4 MI DINHEIRO TIRADO DOS 300 MILHÕES ROUBADOS DO POVO BRASILEIRO,ADVOGADOS DE LULA APRESENTARAM À JUSTIÇA RECIBOS FALSOS DE ALUGUEL,DATADOS DE 31 DE JUNHO E 31 DE NOVEMBRO E OS MORTADELAS AINDA ACHAM QUE TEM MORAL PARA ATACAR OS COXINHAS,ONDE ? AMIGOS,NÃO SE FAÇAM DE OTARIOS,VOCES ESTÃO DANDO MURROS EM PONTAS DE FACAS ,FEITOS DE INOCENTES UTEIS E AINDA ACHAM QUE ESTÃO POR CIMA DA COCADA,SAIAM DESTA VIDA.NEM O PT QUER MAIS LULA OU VOCES AINDA NÃO SABEM QUE HADDAD JA CHUTOU A BUNDA DELE PARA SE CANDIDATAR A PRESIDENCIA ?
26 de Sep / 2017 às 12h14
POIS É MORTADELAS,ZÉ DIRCEU VOLTA PRA PRISÃO,COM MAIS 10 ANOS NO LOMBO,AGORA AO INVÉS DE 20 ANOS,APLICADOS POR MORO,SERÃO 30 ANOS,APLICADOS PELO TRF-4.MORO É BONZINHO,SÓ DEU 9 ANOS PRA LULA,QUE VAI PARA O TRF-4 E LA...
26 de Sep / 2017 às 16h41
O Temer está fazendo o que o PT sempre fez: PROPINAR. Aguentem o vice de Dilmentira.