Foi realizado na quinta-feira (21) na quadra da Faculdade Anhanguera em Juazeiro, o IV Seminário do BPC na Escola. O evento idealizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) teve como tema ‘A arte como ferramenta da inclusão’ e fez parte das comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. No mesmo local, foram entregues cadeiras de rodas adquiridas através do Projeto ‘Mobilize-se’ do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), além de apresentações culturais com alunos do ‘Supera PCD’ e exposições artísticas de alunos da Educação Inclusiva da rede municipal.
O coordenador do BPC, Josewilson Souza, trouxe dados sobre as conquistas em Políticas Públicas voltadas para as pessoas com deficiência em Juazeiro, destacando o Transformar, o BPC na Escola e o Supera PCD. Ele falou ainda sobre a importância do dia 21 de Setembro. “A prefeitura e a SEDES não poderiam deixar esse dia tão significativo passar em branco e o seminário traz a pessoa com deficiência como protagonista para ressaltar ainda mais a data”, disse. O evento contou com a tradução simultânea de uma intérprete de Libras.
Para Erika Alves, presidente da Associação Juazeirense de Deficientes Físicos, Visuais, Auditivos e Outros (AJDF), Juazeiro tem vários avanços a serem comemorados. “Temos no corpo de servidores da prefeitura diversas pessoas com deficiência sendo reconhecidas, e isso já mostra a preocupação da gestão para com esse público”, destacou.
Durante o evento, foram entregues três cadeiras de rodas adquiridas através de doações ao Programa ‘Mobilize-se’. A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Emanuela Mariano disse que “muitas coisas já têm melhorado e pensando em ainda mais melhorias o Conselho buscou com esse projeto trazer mais comodidade para as pessoas com deficiência”. Dona Bertanira Maria foi uma das contempladas e se emocionou durante a entrega da nova cadeira. “Estou muito feliz por que com esta cadeira nova vou poder me deslocar mais facilmente, pode passear e visitar minhas amigas”, festejou.
A secretária Cida Gama, se colocou à disposição para aprofundar as discussões acerca das políticas voltadas às pessoas com deficiência. “Temos avançado bastante no que se refere às políticas voltadas às pessoas com deficiência e a universidade é um excelente local para possibilitar novas discussões. É nossa obrigação trazer melhorias para toda a população e a gestão está aberta a contribuir”, completou. O evento foi encerrado com a apresentação dos alunos do Projeto “Supera PCD” que oferece aulas de dança para pessoas com deficiência.
Por Fabiana Diniz/SEDES
17 comentários
22 de Sep / 2017 às 22h27
A sociedade de Juazeiro quer explicações a pouca vergonha na tal da blitz realizada terça-feira com a distribuição de preservativos para as pessoas e até crianças na rua! O CMPD ñ tem argumentos para a população ñ é? E esse evento de ontem foi mais uma passagem em branco q ficará na história de Juazeiro com uma mulher inerente ao CMPD q só visa deslumbrar a mídia e na prefeitura comunista!
22 de Sep / 2017 às 22h30
A presidente do CMPD, para quem não sabe é uma pessoa que tem muita passagem livre na prefeitura com muitos benefícios, viagens caras em hotéis luxuosos, ganhou uma casa do programa Minha Casa Minha Vida e é aliada do PCdoB. Por que hoje ela ocupa um cargo desses?
22 de Sep / 2017 às 22h36
Desabafo: sou deficiente, moradora de Juazeiro e só vejo "milagres" por esse conselho, o coordenador, outros seguimentos da Pessoa com Deficiência em nossa cidade (ligados à prefeitura) e essa secretaria. A cidade já é abandonada em questões de infraestrutura para deficientes, sempre questionamos a escolha dessa senhora, presidente do CMPD, nada democrático e a falta de diálogo de todos. Nós os deficientes que votaram ou Joseph ou Charles, somos muito perseguidos e sem apoio, colaboração deles. É preciso a sociedade de Juazeiro e quem estiver lendo meu desabafo ficar atentos. Fora todos eles!
22 de Sep / 2017 às 22h40
Infelizmente as entregas das cadeiras de rodas no evento de ontem foi feita para os aliados, simpatizantes e eleitores do atual prefeito... Escolhidos a dedo pela por essa presidente do CMPD e do Josewilson, q está a frente das questões de deficiência em Juazeiro. Infelizmente minha mãe precisa de uma cadeira dessas e até hoje esse Conselho e ninguém dá prefeitura me fornece..
22 de Sep / 2017 às 22h47
Infelizmente o evento de ontem, diga-se de passagem, não foi grandioso em número de pessoas, a distribuição das cadeiras foi feita de modo aleatório por essa presidente do Conselho e todos envolvidos nas questões de deficiência da cidade. Apenas para os eleitores do prefeito! Infelizmente preciso de uma cadeira dessas para minha mãe. E até hj nem esse Conselho, secretaria e prefeitura nunca me forneceram nenhuma cadeira e vem essa mulher que muita coisa melhorou. Melhorou pra ela que usufrui de muitas coisas dentro da prefeitura e ninguém fala nada!
22 de Sep / 2017 às 22h55
Lendo o texto achei engraçado o que está mulher presidente desse Conselho politizado disse que tudo mudou... a cidade esta num verdadeiro caos com bebês morrendo na maternidade, muriçoca e esgoto tomando conta e ACESSIBILIDADE senhora presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência de Juazeiro, é zero! Preste atenção quando falar irrealidades de Juazeiro! Conheço gente com problemas e quase não podem ter acesso a nada em Juazeiro!
23 de Sep / 2017 às 11h01
#2020PRECISASERDIFERENTE disse uma verdade. Como é que una manifestação em alusão aos direitos dos deficientes coloca nas ruas crianças e distribuição de CAMISINHA nas ruas? É falta de que esse Conselho da prefeitura? O certo é levar a palavra aos populares com panfletos, diálogo claro e justificar e abordar irregulares com carro estacionamento indevidamente e colar um adesivo ou panfletar o carro com uma mensagem e um guarda para multar. Não aquilo que foi uma vergonha como foi nesse evento do BPC e as falas tortas da mulher que preside o Conselho dos deficientes, que em Juazeiro não mudou!
23 de Sep / 2017 às 14h10
A verdade precisa ser dita: A senhora presidente do Conselho ñ mostrou para o q veio e tão pouco sua parcela na contribuição com a causa da deficiência em Juazeiro. O mudar q ela fala foi para ela q ocupa inúmeras funções na prefeitura de Juazeiro...
23 de Sep / 2017 às 18h22
INFELIZMENTE É TRISTE PERCEBER OS GRANDES EQUÍVOCOS QUE SÃO COMETIDOS POR FALTA DE CONHECIMENTO DE CAUSA, TODA A CIDADE PRESENCIA O IMENSO ESFORÇO E SACRIFÍCIO QUE ESSA PRESIDENTE DO CONSELHO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, E ESSE RAPAZ JOSWILSON, FAZEM PARA EMPODERAR AS PESSOAS DESTA CLASSE, NA LUTA PELOS SEUS DIREITOS QUE SÃO VIOLADOS, PORÉM PERCEBEMOS TAMBÉM QUE GATOS PINGADOS, AO INVÉS DE SE UNIR PARA CONTRIBUIR, PROCURA DESESTIMULÁ-LOS, A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NUNCA TEVE TANTA VISIBILIDADE EM NOSSA SOCIEDADE, COMO TEM HOJE. QUEREM UM CONSELHO? SE UNAM AO MOVIMENTO, PARTICIPEM E CONTRIBUAM.
23 de Sep / 2017 às 18h38
Acho importante todas as manifestações a cima, porém o que nós queríamos ver mesmo, era vocês que são tão cheios de ideias participarem da construção desses projetos, percebe-se que não têm conhecimento de nada mesmo, duvidar não sabem nem o endereço do CMPD ou da AJDEF.
23 de Sep / 2017 às 18h40
Acho importante todas as manifestações a cima, porém o que nós queríamos ver mesmo, era vocês que são tão cheios de ideias participarem da construção desses projetos, percebe-se que não têm conhecimento de nada mesmo, duvidar não sabem nem o endereço do CMPD ou da AJDEF.
23 de Sep / 2017 às 19h38
Sabemos que Juazeiro, assim como outras cidades e estados tem muitoooooo a crescer questão de acessibilidade. Lendo a reportagem vejo que a colocação da presidente em dizer que Juazeiro já tem melhorando e precisa melhorar mais e mais. Posso citar exemplo a qual ela se refere: Educação inclusiva para pessoas com deficiência hoje temos o ensino AEE, residencial onde pessoas com deficiência tem sido contemplados,projetos voltados a assistir pessoas com deficiência a exemplo o Programa Transformar e Projeto Supera PCD a qual ambos foram e estão sendo divulgados na mídia sempre.
23 de Sep / 2017 às 19h48
Seria interessante que essas pessoas com deficiência que muito criticam , compareçam nos eventos, ações para que passe a ter conhecimento de perto de tudo que está acontecendo e saibam como poder ter seus direitos adquiridos.
23 de Sep / 2017 às 20h25
Como iria acontecer dela está no cargo de presidente seja em qualquer outro função no município sem ter acesso a prefeitura reuniões com os órgãos responsáveis. Creio que a pessoa que levantou tão questionamentos deveria pensar melhor. E as viagens citadas ao respeito da presidente tenho conhecimento que são viagens justamente voltadas as pessoas com deficiência,em questão as conferências municipais a qual qualquer pessoa pode participar e sair candidato representando nas conferências estaduais. Participem das conferência!
23 de Sep / 2017 às 20h37
Não sou pessoa com deficiência ,mais devido a ter amigo com deficiência passei a procura informações. Tem viagens referentes também ao passes livres municipais a qual são enviados para pessoas com deficiência de Juazeiro. Sobre as doações das cadeiras de rodas, são doações para que tem necessidade e procuram entra em contato.A seleção não é feita por aliados e sim por necessidade e pela procura. Observação que o projeto foi lançado ontem e feita a primeiras entregas. Vamos pensar mais, antes de sair falando algo que não tem conhecimento.
23 de Sep / 2017 às 20h42
Não sou pessoa com deficiência ,mais devido a ter amigo com deficiência passei a procura informações. Tem viagens referentes também ao passes livres intermunicipais a qual são enviados para pessoas com deficiência de Juazeiro. Sobre as doações das cadeiras de rodas, são doações para que tem necessidade e procuram entra em contato.A seleção não é feita por aliados e sim por necessidade e pela procura. Observação que o projeto foi lançado ontem e feita a primeiras entregas. Vamos pensar mais, antes de sair falando algo que não tem conhecimento.
24 de Sep / 2017 às 23h15
Boa noite! O que as pessoas disseram acima, nada mais é que a verdade sim! Qualquer cidadão conhece Juazeiro na Palma da mão para ter boca e reivindicar! Nós os gatos pingados q soma e chega o número de mais de 60 mil, temos olhos, ouvidos e boca para falar de Juazeiro! Agora, vcs elogiam a imprensa, mas quando ela noticia algo que incomoda, vcs acusam de perseguição política! Ninguém participará de nada pq o protesto de nós o povo de Juazeiro é ignorar a minoria q tomou o poder! Aproveitem 4 anos, passam rápido e do jeito e do jeito q o garçom ganhou por mil votos, será bem difícil em 2020...