Com 1.200 alunos divididos em três turnos o Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos – CODEFAS, primeiro ensino médio de tempo integral em Juazeiro, é o centro de Piranga.
Antes aluno, depois professor e agora seu Diretor, Charles Jean Pereira, mesmo com a fala técnica para explicar o que o CODEFAS persegue (a integralidade do ser humano), mostra de cara a paixão, o envolvimento e a dedicação, com a escola, com os professores, com os alunos e com a comunidade e deixou à mostra seu orgulho nesta quinta-feira (21/09), durante a execução do Projeto #Transformaê: olhou, andou, participou, incentivou, elogiou os alunos e recebeu com alegria os visitantes. Em cada atividade, artística, científica ou esportiva, empreendedora ou inovadora, fez questão de marcar presença.
Projetos os mais diversos, em áreas distintas, como por exemplo o DCAAP – Descontração em Crise de Ansiedade e Ataques de Pânico ou Filosofia em Quadrinhos, com história, roteiro e desenho de alunas do 1º ano e as atividades, desde a fanfarra, que às 5:30 da manhã percorreu as ruas de Piranga, o futebol e o teatro, foram atividades promovidas nesta Virada Educacional.
A ideia do Telescópio Dinâmico para descarte de pilhas e baterias, uma exigência da lei, interessou de perto o professor Marcos José Ribeiro Oliveira, também secretário de educação no município de Casa Nova: “Vamos aproveitar essa ideia, transformá-la profissionalmente, envolver os alunos da rede municipal de Casa Nova na confecção destes aparelhos de descarte e colocar um ou mais em cada unidade escolar de nossa cidade”.
E envolvimento, da comunidade, dos pais, dos alunos e professores é a meta de Charles Jean: “Não há o que reclamar. Nossos eventos sempre são lotados, com participação da comunidade e completa: “Mesmo nos eventos noturnos, ou no turno noturno, no dia a dia, o CODEFAS é tranquilo”. Do evento desta quinta-feira sai uma carta aberta, redigida por múltiplas mãos, com propostas, anseios (a sonhada implantação de cursos técnicos no turno noturno), constatando que o CODEFAS, além de integral está cada vez mais antenado com a comunidade.
Por Manoel Leão Jornalista de Piranga
0 comentários