O prefeito de Bom Jesus da Lapa, cidade do no oeste da Bahia, Eures Ribeiro, presidente da União das Prefeituras da Bahia (UPB), participou na manhã desta quarta-feira 20, do 9º Encontro Regional de Orientação aos Jurisdicionados, com o objetivo de qualificar os gestores públicos e servidores municipais para melhorar o desempenho das administrações dos municípios. O seminário teve a abertura no plenário da Câmara de Vereadores de Juazeiro e reuniu dezenas de prefeitos, vereadores e servidores de municípios de toda a região Norte da Bahia e de Pernambuco.
Eures Ribeiro disse ao blog que o Tribunal de Contas dos Municípios tem sido um importante parceiro dos gestores municipais. "Estamos trazendo a União dos Municípios da Bahia itinerante para promover e capacitar os técnicos através desses encontros com o objetivo de orientar, de qualificar os prefeitos, os funcionários para garantir mais transparência nas gestões e nas prestações de contas".
“É imprescindível que nossas equipes tenham o conhecimento de como fazer certo. Quando a gente leva o técnico do tribunal para tirar dúvidas e orientar diretamente esses profissionais, conseguimos estimular o cumprimento da lei e o bom uso do dinheiro público, que é o nosso principal objetivo”, explicou. Eures, prefeito de Bom Jesus da Lapa e atual presidente da UPB, tem sido uma referencia positiva na gestão de recursos e administração pública no estado.
O prefeito Paulo Bonfim, anfitrião do encontro, membro da diretoria da UPB, informou que mais de 90% das contas públicas municipais analisadas foram rejeitadas ou aprovadas com ressalva pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM) e isto "muito vezes provocado por detalhes técnicos".
Dentro deste contexto, para reforçar o papel pedagógico do TCM e a importância da aprovação das contas públicas, a UPB promove este encontro, que se encerra na próxima sexta-feira, 22 e tem uma ampla programação para enriquecer o saber dos gestores e servidores municipais com o objetivo de qualificar as administrações da Bahia, entre os temas em pauta os principais aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal em matéria de Contas municipais.
Redação Blog
2 comentários
20 de Sep / 2017 às 18h22
Esse prefeito, presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), abandonou sua cidade que foi escolhido e deixou a cidade em um verdadeiro caos sem precedentes e pousa como um bom "samaritano", algo que não é! Outro fato também é ele ainda não ter repassado o dinheiro que é de direito e por lei aos professores daquela cidade. Bom Jesus da Lapa é aonde aconteceu as 2 mortes de policiais que impediram o roubo ao banco de Lapa e quando um saiu quase morto, o gestor, esse na foto, não deu suporte ao policial. Essa cidade está abandonada, saúde sucateada, educação nota zero e só mesmo rezar!
20 de Sep / 2017 às 19h20
Esse ai eu duvido o Jair Bolsonaro querer o voto dele para Presidente da República.